AE Casquilhos

ESCOLA DIGITAL

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Quarta-feira09:30 – 11:30ES CasquilhosProf. Pedro Bernardino

Enviar Ticket *

* Para comunicação de avarias e pedido de apoio técnico.

LEVANTAMENTO DOS KITS

Os alunos do 2º ao 12º ano que ainda não têm Kit, podem efetuar o levantamento dos Kits de acordo com o calendário publicado aqui.
Se próximo da data de levantamento da respetiva turma/ano, não tenham recebido ainda o comprovativo de devolução devem enviar um ticket por aqui a pedir informação, uma vez que não é possível entregar novo Kit sem antes ter sido efetivada na plataforma a devolução do entregue (ainda há comprovativos por gerar). Também não é possível entregar Kits a alunos com matricula condicionada, por isso quem pediu equivalência e entregou certificados de habilitações deve contactar a secretaria para se certificar que a matricula já não está condicionada.

ENVIO DE COMPROVATIVOS DE DEVOLUÇÃO

Tal como referi no ato de devolução dos Kits a quem não foi possível entregar comprovativo, devido ao mau funcionamento da plataforma, o envio por e-mail poderá ser demorado, uma vez que o comprovativo só será gerado quando o computador for preparado para voltar a entregar e esse procedimento ainda não está concluído. Mas irei dar prioridade neste procedimento a quem ainda não tem comprovativo.

SERVIÇO DE CONETIVIDADE

A pedido da DGEstE, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025:

  • Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado;
  •  Aos alunos abrangidos pelo projeto-piloto “Manuais Digitais”;
  • Aos alunos que realizem provas em suporte digital;
  • Em cada sala de aula de um dispositivo de conectividade nos ensinos básico e secundário dos estabelecimentos de ensino públicos.

Nota: para os novos contratos o processo de ativação dos cartões só se inicia depois de carregado na plataforma da Escola Digital o auto de entrega assinado pelo encarregado de educação ou aluno maior de idade.

EQUIPAMENTOS AVARIADOS

Os equipamentos entregues para reparação podem ser trocados por outros ou efetuada uma reposição do sistema para resolver a avaria. Se a avaria o permitir, antes de entregar os equipamentos os encarregados de educação deverão guardar os documentos de que necessitem, noutro suporte. Para evitar este tipo de problemas, o Windows deve ser configurado com a conta Office 365 do aluno, criada pelo Agrupamento, ficando assim os documentos guardados na Nuvem. Se desconhecer os dados da conta do aluno, pode solicitá-los ao responsável da Escola Digital através do envio de um ticket, tal como indicado no quadro anterior.

PROBLEMAS FREQUENTES

Não consigo aceder à Internet e recebo uma mensagem que há um problema com o serviço de DNS

Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 - Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.
A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.

O portátil/hotspot não funciona ou não funciona corretamente.

Entregue na portaria da ES Casquilhos com o respetivo carregador e junte uma folha com os seguintes elementos: nome do aluno e do encarregado de educação, ano e turma, NIF, contacto telefónico e uma breve descrição da avaria.

Processo de configuração inicial do Windows.

Para efetuar a configuração inicial do Windows, escolha a conta Microsoft do Agrupamento. Siga o tutorial

Não sei qual a conta Microsoft do Agrupamento do meu educando, ou não me lembro do utilizador/palavra-passe.

Contacte o/a responsável ou diretor/a de turma e peça os dados da conta. Caso este/a os desconheça, deverá contactar por e-mail o responsável pela Escola Digital.
Nota: O processo automático de recuperação de palavra-passe não funciona

Não consigo iniciar sessão no Windows porque não me lembro da palavra-passe.

Se a conta que usou para configurar o Windows foi a do Office 365 do Agrupamento, envie um ticket por aqui a solicitar a reposição da palavra-passe.

Se usou outra conta, efetue a reposição completa do sistema através deste tutorial.
Nota: Irá perder os ficheiros que estiverem armazenados localmente

 

Assim que ligo o portátil, este fica bloqueado e apresenta um ecrã com fundo azul a pedir um código para desbloquear.

Use este tutorial e leia-o com atenção, para efetuar o desbloqueio. Após iniciar sessão no Windows, verifique a 2ª página e efetue a atualização, para que não volte a bloquear.
Nota: O número de série está por baixo do portátil e caso esteja ilegível consulte o Auto de Entrega.
 

O meu Kit tem um hotspot ThingsMatrix (preto), pretendo inserir o cartão SIM  e configurar.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial para proceder à sua configuração, no caso de não ter acesso à Internet.

O meu Kit tem um portátil INSYS com hotspot integrado e preciso de inserir o cartão.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial . Caso tenha um cartão SIM da operadora Vodafone veja nas páginas seguintes como configurar o APN no Windows.

Perdi o cartão SIM do meu Kit ou este encontra-se inutilizado.

Comunique a situação ao responsável pela Escola Digital no horário de atendimento ou via e-mail para que este possa efetuar o pedido da 2ª via do cartão à respetiva operadora.

Perdi ou roubaram-me o meu Kit. 

Apresente o Auto de Entrega às autoridades e participe a ocorrência. Seguidamente entregue na secretaria do Agrupamento o documento  comprovativo emitido pelas autoridades.

Prazo limite para devolução do meu Kit.

Irá ser publicado no final de cada ano letivo, na página Avisos deste site o calendário de devolução, sendo obrigatória para os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º anos.

  • Em caso de impossibilidade de efetuar a devolução na data estipulada, poderá fazê-lo antes ou depois, na Secretaria do Agrupamento.
  • Em caso de mudança de agrupamento ou abandono dos estudos, deverá efetuar a devolução o mais rapidamente possível, para poder requisitar outro Kit no novo Agrupamento (apenas aplicável à 1ª situação).

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF, também para facilitar o processo de atribuição do Kit a um novo aluno solicita-se que seja feita uma reposição completa do Windows através deste tutorial.

O que sou obrigado a devolver, em bom estado e a funcionar.

  • Portátil e respetivo carregador,
  • Hotspot (se este não estiver integrado no portátil), e respetivo carregador(excepto ThingMatrix) e cabo.
  • Cartão SIM (no entanto, caso esteja perdido, não impede a devolução do Kit)
    Nota: Caso algum destes componentes esteja danificado ou em falta,  contacte o responsável da Escola Digital (para obter informação sobre como resolver a situação antes da devolução do Kit). 

Quando efetuar o levantamento do Kit.

No Início de cada ano letivo, irá ser publicado na página Avisos deste site o calendário para levantamento/entrega dos Kits, podendo os alunos do  5º e 10º anos efetuar o respetivo levantamento.

Caso seja aluno novo no Agrupamento ou ainda não tenha Kit, verifique no calendário, a respetiva data.

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF 

Entrei agora no Agrupamento ou não levantei o Kit no início do ano letivo mas pretendo fazê-lo agora.

Os alunos podem efetuar o levantamento no dia, hora e local referidos no horário de atendimento.