RECURSOS PARA A SAÚDE PSICOLÓGICA E BEM-ESTAR NO REGRESSO À ESCOLA
O regresso à escola coloca desafios, alterações no comportamento e emoções aos alunos e família. Preparar um novo ano escolar inclui a Saúde Psicológica e o Bem-Estar, a colocar igualmente dentro da mochila.
Encarregados de Educação – É importante estarmos atentos/as aos sinais de alerta , sem esquecermos oautocuidado e os desafios que o regresso às aulas representa.
A sexualidade humana é muito diversa e pode assumir várias formas. Não diz respeito apenas às relações sexuais, mas também aos nossos sentimentos, pensamentos, comportamentos e atrações.
A sexualidade é pessoal e uma parte importante de quem somos. Não existe uma única sexualidade, mas a que faz sentido para cada um de nós e que se altera ao longo do tempo. Descobri-la e vivê-la é importante para a nossa saúde física e psicológica.
Alguns recursos, baseados nas evidências da Ciência Psicológica, podem ajudar-nos a compreender melhor a sexualidade e o seu impacto na nossa saúde e bem-estar.
O bullying em contexto escolar aumentou 37%, de acordo com números revelados pela PSP, a Ordem dos Psicólogos Portugueses lançou o documento “Vamos Falar Sobre Bullying” e a check list“Estou a ser vítima de bullying ou bully?” em Outubro de 2022, para assinalar o Dia Mundial de Combate ao Bullying e fazer chegar mais literacia sobre este tema à população.
A guerra afeta-nos a todos, à comunidade, ao país e ao mundo. Gera sentimentos, que destroem comunidades e famílias, e quebra o desenvolvimento do tecido social e económico, provocando pobreza, migração forçada, violência, insegurança, perda de liberdade e dignidade.
A guerra tem impacto psicológico, junto das vítimas diretas dos conflitos, mas o seu alcance é mais abrangente e significativo nas pessoas em situação de maior vulnerabilidade, causando diminuição do bem-estar, aumento do sofrimento físico e psicológico, a curto, médio e longo prazo.