ESCOLA DIGITAL

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
DIA | HORA | LOCAL | RESPONSÁVEL | CONTACTAR |
Terça-feira | 09:30 – 11:30 | ES Casquilhos | Prof. Pedro Bernardino |
* Para comunicação de avarias e pedido de apoio técnico.
SERVIÇO DE CONETIVIDADE
A pedido da DGEstE, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025:
- Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado;
- Aos alunos abrangidos pelo projeto-piloto “Manuais Digitais”;
- Aos alunos que realizem provas em suporte digital;
- Em cada sala de aula de um dispositivo de conectividade nos ensinos básico e secundário dos estabelecimentos de ensino públicos.
Nota: para os novos contratos o processo de ativação dos cartões só se inicia depois de carregado na plataforma da Escola Digital o auto de entrega assinado pelo encarregado de educação ou aluno maior de idade.
EQUIPAMENTOS AVARIADOS
Se o portátil ou hotspot não está a funcionar corretamente ou sofreram algum dano, devem ser entregues na portaria da ES Casquilhos para reparação e evitar piorar a avaria/dano com nome, apelido e NIF do aluno, um contacto telefónico e uma breve descrição da avaria. No caso dos portáteis eles podem ser trocados por outros ou efetuada uma reposição do sistema para resolver a avaria. Por isso se a avaria o permitir, antes de entregar os equipamentos os encarregados de educação deverão guardar os documentos de que necessitem, noutro suporte. Para evitar este tipo de problemas, o Windows deve ser configurado com a conta MS 365 Copilot do aluno, criada pelo Agrupamento, ficando assim os documentos guardados na Nuvem. Se desconhecer os dados da conta do aluno, pode solicitá-los ao responsável pelo MS 365 Copilot do Agrupamento através do envio de um Ticket por aqui.
PROBLEMAS FREQUENTES
Não consigo aceder à Internet e recebo uma mensagem que há um problema com o servidor de DNS
Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem efetuar os seguintes passos:
1 - Ir às Definições do Windows -> Aplicações e nas Aplicações Instaladas localizar a aplicação Umbrella e desinstalar.
2 - Escrever na pesquisa na barra de tarefas (Windows) Ligações de rede e abrir. Na ligação WI-FI clicar com o botão direito do rato e escolher Propriedades. Depois escolher a linha Protocolo IP versão 4 e carregar no botão Propriedades e na janela seguinte ativar a opção Obter automaticamente o endereço do servidor de DNS e clicar em OK e novamente em OK.
O portátil/hotspot não funciona ou não funciona corretamente.
Entregue na portaria da ES Casquilhos com o respetivo carregador e junte uma folha com os seguintes elementos: nome do aluno e do encarregado de educação, ano e turma, NIF, contacto telefónico e uma breve descrição da avaria.
Processo de configuração inicial do Windows.
Para efetuar a configuração inicial do Windows, use a conta Microsoft do Agrupamento e siga o tutorial
Não sei qual a conta Microsoft do Agrupamento do meu educando, ou não me lembro do utilizador/palavra-passe.
Contacte o/a responsável ou diretor/a de turma e peça os dados da conta. Caso este/a os desconheça, deverá contactar por aqui o responsável pela reposição das palavras-passe.
Nota: O processo automático de recuperação de palavra-passe não funciona
Não consigo iniciar sessão no Windows porque não me lembro da palavra-passe.
Assim que ligo o portátil, este fica bloqueado e apresenta um ecrã com fundo azul a pedir um código para desbloquear.
Use este tutorial e leia-o com atenção, para efetuar o desbloqueio. Após iniciar sessão no Windows, verifique a 2ª página e efetue a atualização, para que não volte a bloquear.
Nota: O número de série está por baixo do portátil e caso esteja ilegível consulte o Auto de Entrega.
O meu Kit tem um hotspot ThingsMatrix (preto), pretendo inserir o cartão SIM e configurar.
Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial para proceder à sua configuração, no caso de não ter acesso à Internet.
O meu Kit tem um portátil INSYS com hotspot integrado e preciso de inserir o cartão.
Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial . Caso tenha um cartão SIM da operadora Vodafone veja nas páginas seguintes como configurar o APN no Windows.
Perdi o cartão SIM do meu Kit ou este encontra-se inutilizado.
Comunique a situação ao responsável pela Escola Digital no horário de atendimento ou por aqui para que este possa efetuar o pedido da 2ª via do cartão à respetiva operadora.
Perdi ou roubaram-me o meu Kit.
Apresente o Auto de Entrega às autoridades e participe a ocorrência. Seguidamente entregue na secretaria do Agrupamento o documento comprovativo emitido pelas autoridades.
Prazo limite para devolução do meu Kit.
Irá ser publicado no final de cada ano letivo, na página Avisos deste site o calendário de devolução, sendo obrigatória para os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º anos.
- Em caso de impossibilidade de efetuar a devolução na data estipulada, poderá fazê-lo apenas no local e hora definida no Horário de atendimento, ao responsável pela Escola Digital.
- Em caso de mudança de agrupamento ou abandono dos estudos, deverá efetuar a devolução o mais rapidamente possível, para poder requisitar outro Kit no novo Agrupamento (apenas aplicável à 1ª situação).
Nota: Solicita-se que seja feita uma reposição completa do Windows através deste tutorial.
O que sou obrigado a devolver, em bom estado e a funcionar.
- Portátil e respetivo carregador,
- Hotspot (se este não estiver integrado no portátil), e respetivo carregador(excepto ThingMatrix) e cabo.
- Cartão SIM (no entanto, caso esteja perdido, não impede a devolução do Kit)
Nota: Caso algum destes componentes esteja danificado ou em falta, contacte o responsável da Escola Digital por aqui(para obter informação sobre como resolver a situação antes da devolução do Kit).
Quando efetuar o levantamento do Kit.
No Início de cada ano letivo, irá ser publicado na página Avisos deste site o calendário para levantamento/entrega dos Kits, podendo os alunos do 5º e 10º anos efetuar o respetivo levantamento.
Caso seja aluno novo no Agrupamento ou ainda não tenha Kit, verifique no calendário, a respetiva data.
Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF
Entrei agora no Agrupamento ou não levantei o Kit no início do ano letivo mas pretendo fazê-lo agora.
Os encarregados de educação ou alunos da ES Casquilhos podem efetuar o levantamento no dia, hora e local referidos no horário de atendimento. Caso não consigam nesse horário contactar o responsável pela Escola Digital por aqui.