AE Casquilhos

ESCOLA DIGITAL

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

DIAHORALOCALRESPONSÁVELCONTACTO  
Quarta-feira09:00 – 12:00ES CasquilhosProf. Pedro Bernardino pbernardino@aecasquilhos.pt 

EQUIPAMENTOS AVARIADOS

Os equipamentos entregues para reparação, podem ser trocados por outros ou efetuada uma reposição do sistema para resolver a avaria. Por isso se a avaria o permitir devem antes de entregar os equipamentos guardar os documentos que necessitem noutro suporte. Para evitar este tipo de problemas, o Windows deve ser configurado com a conta Office 365 do Agrupamento criada para o aluno, assim os seus documentos serão guardados na Nuvem e nunca serão perdidos.

SERVIÇO DE CONETIVIDADE

Divulga-se a informação presente na Lei de Orçamento de Estado, Artigo 143.º “Até ao final do ano letivo 2023/2024, é assegurada a gratuitidade do serviço de conetividade aos professores, bem como aos alunos dos ensinos básico e secundário beneficiários da ação social escolar posicionados nos 1.º, 2.º e 3.º escalões do abono familiar.”

DEVOLUÇÃO DOS KITS

Os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º ano têm de devolver o Kit e devem fazê-lo de acordo com o calendário publicado aqui.
Solicita-se que antes da devolução seja feita uma reposição completa do Windows como se explica neste tutorial.
Os alunos do 12º com portáteis HP sem teclado numérico podem efetuar a reposição premindo repetidamente F11  depois de premir o botão de ligar. 

PROBLEMAS FREQUENTES

O portátil/hotspot não funciona ou não funciona corretamente.

Entregue na portaria da ES Casquilhos com o respetivo carregador e junte uma folha com os seguintes elementos: nome do aluno e do encarregado de educação, ano e turma, NIF, contacto telefónico e uma breve descrição da avaria.

Processo de configuração inicial do Windows.

Para efetuar a configuração inicial do Windows, escolha a conta Microsoft do Agrupamento. Siga o tutorial

Não sei qual a conta Microsoft do Agrupamento do meu educando, ou não me lembro do utilizador/palavra-passe.

Contacte o/a responsável ou diretor/a de turma e peça os dados da conta. Caso este/a os desconheça, deverá contactar por e-mail o responsável pela Escola Digital.
Nota: O processo automático de recuperação de palavra-passe não funciona

Não consigo iniciar sessão no Windows porque não me lembro da palavra-passe.

Se a conta que usou foi a Microsoft do Agrupamento, contacte o responsável pela Escola Digital para efetuar uma reposição da palavra-passe.

Se usou outra conta, efetue a reposição completa do sistema através deste tutorial.
Nota: Irá perder os ficheiros que estiverem armazenados localmente

 

Assim que ligo o portátil, este fica bloqueado e apresenta um ecrã com fundo azul a pedir um código para desbloquear.

Use este tutorial e leia-o com atenção, para efetuar o desbloqueio. Após iniciar sessão no Windows, verifique a 2ª página e efetue a atualização, para que não volte a bloquear.
Nota: O número de série está por baixo do portátil e caso esteja ilegível consulte o Auto de Entrega.
 

O meu Kit tem um hotspot ThingsMatrix (preto), pretendo inserir o cartão SIM  e configurar.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial para proceder à sua configuração, no caso de não ter acesso à Internet.

O meu Kit tem um portátil INSYS com hotspot integrado e preciso de inserir o cartão.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial . Caso tenha um cartão SIM da operadora Vodafone veja nas páginas seguintes como configurar o APN no Windows.

Perdi o cartão SIM do meu Kit ou este encontra-se inutilizado.

Comunique a situação ao responsável pela Escola Digital no horário de atendimento ou via e-mail para que este possa efetuar o pedido da 2ª via do cartão à respetiva operadora.

Perdi ou roubaram-me o meu Kit. 

Apresente o Auto de Entrega às autoridades e participe a ocorrência. Seguidamente entregue na secretaria do Agrupamento o documento  comprovativo emitido pelas autoridades.

Prazo limite para devolução do meu Kit.

Irá ser publicado no final de cada ano letivo, na página Avisos deste site o calendário de devolução, sendo obrigatória para os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º anos.

  • Em caso de impossibilidade de efetuar a devolução na data estipulada, poderá fazê-lo antes ou depois, na Secretaria do Agrupamento.
  • Em caso de mudança de agrupamento ou abandono dos estudos, deverá efetuar a devolução o mais rapidamente possível, para poder requisitar outro Kit no novo Agrupamento (apenas aplicável à 1ª situação).

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF, também para facilitar o processo de atribuição do Kit a um novo aluno solicita-se que seja feita uma reposição completa do Windows através deste tutorial.

O que sou obrigado a devolver, em bom estado e a funcionar.

  • Portátil e respetivo carregador,
  • Hotspot (se este não estiver integrado no portátil), e respetivo carregador(excepto ThingMatrix) e cabo.
  • Cartão SIM (no entanto, caso esteja perdido, não impede a devolução do Kit)
    Nota: Caso algum destes componentes esteja danificado ou em falta,  contacte o responsável da Escola Digital (para obter informação sobre como resolver a situação antes da devolução do Kit). 

Quando efetuar o levantamento do Kit.

No Início de cada ano letivo, irá ser publicado na página Avisos deste site o calendário para levantamento/entrega dos Kits, podendo os alunos do 1º, 5º e 10º anos efetuar o respetivo levantamento.

Caso seja aluno novo no Agrupamento ou ainda não tenha Kit, verifique no calendário, a respetiva data.

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF 

Entrei agora no Agrupamento ou não levantei o Kit no início do ano letivo mas pretendo fazê-lo agora.

Os alunos do ensino secundário podem efetuar o levantamento no dia, hora e local referidos no horário de atendimento.

Para os alunos do 1º, 2º ou 3º Ciclo neste momento não existem Kits disponíveis para entrega e devem enviar e-mail com os seguintes elementos: nome, apelido, ano, turma e NIF do aluno para serem adicionados à lista de espera.

Fui adicionado à lista de espera e ainda não tenho o Kit.

No momento só é possível entregar Kits "recuperados", sendo o processo de recuperação lento, e a lista de espera já é bem longa. Pedimos assim a vossa compreensão e que aguardem o nosso contacto, para proceder ao levantamento do Kit na secretaria.

Nota: Neste momento é possível a entrega de Kits tipo III (secundário) a alunos do 8º e 9º ano que ainda não têm Kit, quem o queira fazer envie mail a fazer o pedido. O Agrupamento vai tb adquirir em breve Kits tipo I com verba fornecida pelo estado para alunos do 1º ciclo.