AE Casquilhos

ESCOLA DIGITAL

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

* Para comunicação de avarias e pedido de apoio técnico.

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Quarta-feira09:30 – 11:30ES CasquilhosProf. Pedro Bernardino

Enviar Ticket *

EQUIPAMENTOS AVARIADOS

Os equipamentos entregues para reparação podem ser trocados por outros ou efetuada uma reposição do sistema para resolver a avaria. Se a avaria o permitir, antes de entregar os equipamentos os encarregados de educação deverão guardar os documentos de que necessitem, noutro suporte. Para evitar este tipo de problemas, o Windows deve ser configurado com a conta Office 365 do aluno, criada pelo Agrupamento, ficando assim os documentos guardados na Nuvem. Se desconhecer os dados da conta do aluno, pode solicitá-los ao responsável da Escola Digital através do envio de um ticket, tal como indicado no quadro anterior.

SERVIÇO DE CONETIVIDADE

A pedido da DGEstE, vimos comunicar a informação presente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 103-C/2024, publicada no dia 16 de agosto, que determina os beneficiários da conetividade contratada para o período de outubro 2024 a junho de 2025:

  • Aos alunos beneficiários da ação social escolar dos ensinos básico e secundário que frequentem escolas públicas e estabelecimentos de ensino particulares e cooperativos abrangidos por contratos de associação com o Estado;
  •  Aos alunos abrangidos pelo projeto-piloto “Manuais Digitais”;
  • Aos alunos que realizem provas em suporte digital;
  • Em cada sala de aula de um dispositivo de conectividade nos ensinos básico e secundário dos estabelecimentos de ensino públicos.

Nota: para os novos contratos o processo de ativação dos cartões só se inicia depois de carregado na plataforma da Escola Digital o auto de entrega assinado pelo encarregado de educação ou aluno maior de idade.

ENVIO DE COMPROVATIVOS DE DEVOLUÇÃO

Tal como referi no ato de devolução dos Kits a quem não foi possível entregar comprovativo, devido ao mau funcionamento da plataforma, o envio por e-mail poderá ser demorado, uma vez que o comprovativo só será gerado quando o computador for preparado para voltar a entregar e esse procedimento ainda não está concluído. Mas irei dar prioridade neste procedimento a quem ainda não tem comprovativo.

PROBLEMAS FREQUENTES

Não consigo aceder à Internet e recebo uma mensagem que há um problema com o serviço de DNS

Para os computadores que já se encontram sem acesso à internet, devem optar por uma das seguintes soluções:
1 - Desativar manualmente o Umbrella em cada equipamento seguindo as instruções.
A partir do menu inicial do Windows, deve pesquisar por “Serviços”, abrindo a configuração correspondente.
Na lista de serviços apresentados deve procurar por “Umbrella Roaming Client”,
Na janela que será aberta, deve alterar o “Tipo de arranque” para “Desativado”, e clicar em “Parar” para interromper o serviço.
2 - Fazer o download para uma PEN da Ferramenta de Desativação do Umbrella que se encontra no seguinte link: https://www.inforlandia.com/suporte-tecnico-e-apoio/ e fazer correr o programa nos computadores que já têm bloqueio no acesso à internet.

O portátil/hotspot não funciona ou não funciona corretamente.

Entregue na portaria da ES Casquilhos com o respetivo carregador e junte uma folha com os seguintes elementos: nome do aluno e do encarregado de educação, ano e turma, NIF, contacto telefónico e uma breve descrição da avaria.

Processo de configuração inicial do Windows.

Para efetuar a configuração inicial do Windows, escolha a conta Microsoft do Agrupamento. Siga o tutorial

Não sei qual a conta Microsoft do Agrupamento do meu educando, ou não me lembro do utilizador/palavra-passe.

Contacte o/a responsável ou diretor/a de turma e peça os dados da conta. Caso este/a os desconheça, deverá contactar por e-mail o responsável pela Escola Digital.
Nota: O processo automático de recuperação de palavra-passe não funciona

Não consigo iniciar sessão no Windows porque não me lembro da palavra-passe.

Se a conta que usou foi a Microsoft do Agrupamento, contacte o responsável pela Escola Digital para efetuar uma reposição da palavra-passe.

Se usou outra conta, efetue a reposição completa do sistema através deste tutorial.
Nota: Irá perder os ficheiros que estiverem armazenados localmente

 

Assim que ligo o portátil, este fica bloqueado e apresenta um ecrã com fundo azul a pedir um código para desbloquear.

Use este tutorial e leia-o com atenção, para efetuar o desbloqueio. Após iniciar sessão no Windows, verifique a 2ª página e efetue a atualização, para que não volte a bloquear.
Nota: O número de série está por baixo do portátil e caso esteja ilegível consulte o Auto de Entrega.
 

O meu Kit tem um hotspot ThingsMatrix (preto), pretendo inserir o cartão SIM  e configurar.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial para proceder à sua configuração, no caso de não ter acesso à Internet.

O meu Kit tem um portátil INSYS com hotspot integrado e preciso de inserir o cartão.

Use o cartão no formato Micro e não no formato Nano (escolha o tamanho médio) e siga este tutorial . Caso tenha um cartão SIM da operadora Vodafone veja nas páginas seguintes como configurar o APN no Windows.

Perdi o cartão SIM do meu Kit ou este encontra-se inutilizado.

Comunique a situação ao responsável pela Escola Digital no horário de atendimento ou via e-mail para que este possa efetuar o pedido da 2ª via do cartão à respetiva operadora.

Perdi ou roubaram-me o meu Kit. 

Apresente o Auto de Entrega às autoridades e participe a ocorrência. Seguidamente entregue na secretaria do Agrupamento o documento  comprovativo emitido pelas autoridades.

Prazo limite para devolução do meu Kit.

Irá ser publicado no final de cada ano letivo, na página Avisos deste site o calendário de devolução, sendo obrigatória para os alunos que concluem o 4º, 9º e 12º anos.

  • Em caso de impossibilidade de efetuar a devolução na data estipulada, poderá fazê-lo antes ou depois, na Secretaria do Agrupamento.
  • Em caso de mudança de agrupamento ou abandono dos estudos, deverá efetuar a devolução o mais rapidamente possível, para poder requisitar outro Kit no novo Agrupamento (apenas aplicável à 1ª situação).

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF, também para facilitar o processo de atribuição do Kit a um novo aluno solicita-se que seja feita uma reposição completa do Windows através deste tutorial.

O que sou obrigado a devolver, em bom estado e a funcionar.

  • Portátil e respetivo carregador,
  • Hotspot (se este não estiver integrado no portátil), e respetivo carregador(excepto ThingMatrix) e cabo.
  • Cartão SIM (no entanto, caso esteja perdido, não impede a devolução do Kit)
    Nota: Caso algum destes componentes esteja danificado ou em falta,  contacte o responsável da Escola Digital (para obter informação sobre como resolver a situação antes da devolução do Kit). 

Quando efetuar o levantamento do Kit.

No Início de cada ano letivo, irá ser publicado na página Avisos deste site o calendário para levantamento/entrega dos Kits, podendo os alunos do  5º e 10º anos efetuar o respetivo levantamento.

Caso seja aluno novo no Agrupamento ou ainda não tenha Kit, verifique no calendário, a respetiva data.

Nota: Por forma a acelerar o processo, identificar o aluno com o respetivo NIF 

Entrei agora no Agrupamento ou não levantei o Kit no início do ano letivo mas pretendo fazê-lo agora.

Os alunos do ensino secundário podem efetuar o levantamento no dia, hora e local referidos no horário de atendimento.

Para os alunos do 1º, 2º ou 3º Ciclo neste momento não existem Kits disponíveis para entrega e devem enviar e-mail com os seguintes elementos: nome, apelido, ano, turma e NIF do aluno para serem adicionados à lista de espera.