Serviço de Psicologia e Orientação

 

Uma estrutura orientada para a dinâmica de aproximação entre

a escola, a família, a comunidade e o mundo das atividades formativas e profissionais

 

Horário | 9:30-13:00 e 14:00-17:30

 

* psicologia@aecasquilhos.pt

 

Escola Secundária de Casquilhos (sede do agrupamento): 3ª e 4ª feira (manhã); 5ª feira, todo o dia – Bloco D

É 21 214 83 70

Ê 21 214 02 65

 

Escola Básica da Quinta Nova da Telha: 2ª feira (todo o dia); 3ª e 4ª feira (tarde)* – Bloco E

À 4ª feira à tarde realizam-se as reuniões da EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva)

É 21 217 09 60

 

Escolas do 1º Ciclo: 6ª feira

É 21 217 09 60 (EB Q Nova da Telha)

É 21 215 16 22 (EB nº 9)

É 21 214 02 89 (EB Palhais)

É 21 215 86 28 (EB Barreiro/ex-7)

 

 

O que é

 

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é um recurso técnico especializado para o apoio educativo em meio escolar, de acordo com as políticas educativas e os diplomas legais em vigor, que funciona nos estabelecimentos de educação e ensino da rede escolar pública do Ministério da Educação. Habitualmente, integra um profissional habilitado com formação superior na área científica da psicologia e abrange uma determinada área escolar ou geográfica de influência, designadamente os agrupamentos de escolas.

 

O Psicólogo em Meio Escolar sensibiliza, in/forma, aconselha e apoia sobre temáticas de interesse nas áreas da infância e juventude. Contribui para a compreensão e resolução colaborativa de dificuldades relacionadas com o desenvolvimento integral e bem-estar, a integração social, a adaptação à escola e aos processos de ensino-aprendizagem, a projeção formativa e profissional no futuro. Atua numa lógica integrada de evidências informadas pela participação de alunos, pais, encarregados de educação ou representantes legais, professores, órgãos e estruturas escolares, serviços e instituições parceiras para apoio complementar, tendo em vista o ambiente escolar harmonioso. Planifica e avalia intervenções de carácter promocional, preventivo e remediativo, prioritariamente numa perspetiva de promoção de competências e prevenção do aparecimento ou agravamento das dificuldades.

 

Técnica

 

Ana Isabel Beira, psicóloga com especialidade em Psicologia da Educação e especialidades avançadas em Psicologia Vocacional e do Desenvolvimento da Carreira e em Psicoterapia, com cédula profissional emitida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

 

 

O que faz

 

Apoio técnico-científico

Consultoria participativa e colaborativa para a tomada de decisões educativas e psicossociais

 

Orientação vocacional

Programa estruturado para o 9º ano

Informação e aconselhamento ao ensino secundário

Informação e aconselhamento individual e parental

Visitas de estudo, feiras, fóruns e atividades de exploração interativa

 

Aconselhamento, apoio psicológico e psicopedagógico

Aconselhamento individual

Aconselhamento parental para a intervenção familiar

Aconselhamento de professores e equipas para a co intervenção em grupos turma

Avaliação e intervenção psicológica coletiva (e/ou individual temporária)

Referenciação para serviços externos especializados

 

Apoio ao sistema de relações da comunidade educativa

Aconselhamento para a mediação de conflitos e resolução de problemas

Ações de sensibilização, informação e/ou formação temáticas

Programas para a promoção de competências (socio emocionais e académicas)

Colaboração no desenvolvimento de projetos e experiências pedagógicas

Articulação com serviços e instituições

 

Princípios

 

Conhecer informação subentende os princípios de respeito pela dignidade e direitos da pessoa, a integridade e responsabilidade profissional, a beneficência e a confidencialidade sobre dados pessoais, entre outros, constantes no código deontológico dos psicólogos portugueses. Para mais informações, consulte https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico.

 

Regresso à Escola em tempo de pandemia

 

O Serviço de Psicologia e Orientação, em conjunto com a Direção e de acordo com as orientações da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), face ao atual estado de contingência, dará continuidade à sua intervenção em meio escolar, em formato presencial e/ou à distância. Podem contactar o SPO alunos, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, no contexto das atividades educativas. Preferencialmente, será através da articulação prévia com os coordenadores de estabelecimento, professores titulares ou diretores de turma, via telefone e/ou email, para agendamento e análise de necessidades. O recurso à ação direta do SPO é, posteriormente, formalizado sob a forma de registo escrito participado pelo encarregado de educação, num ato voluntário e com consentimento informado sobre a participação em atividades de avaliação e intervenção psicológica.

 

Numa situação em que planeamos o imprevisível, priorizamos medidas específicas de suporte, promotoras de uma reintegração escolar que, por sua vez, assegure a Saúde Física, mas também Psicológica, e garanta o Bem-estar de todos.

 

No último ano letivo, a pandemia COVID-19 obrigou a alterações nos contextos educativos e nos processos de ensino-aprendizagem, gerando novas interações entre os alunos, os pais/cuidadores, os professores/outros profissionais e a escola. A incerteza e as mudanças nas dinâmicas relacionais e de aprendizagem mantêm-se neste novo ano letivo de 2020/2021, que agora se inicia. Toda a comunidade educativa enfrenta desafios excecionais, acompanhados por sentimentos de entusiasmo e algum alívio, sendo natural que predominem ainda sentimentos de incerteza e medo relativos à exposição ao vírus.

 

Recomendamos a leitura dos documentos Regressar à Escola em Tempo de Pandemia, preparado pela OPP em conjunto com a UNICEF, e ainda Dossier – Comunidade Educativa, para acesso ao conjunto de informações úteis dirigidas a Pais e Cuidadores, Diretores, Professores e Psicólogos. 

 

MANTER A SAÚDE PSICOLÓGICA | SEGUNDO CONFINAMENTO

 

Face à situação exigente resultante do novo confinamento geral, recomendamos a consulta de informação de apoio disponibilizada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, para enfrentar mais um grande desafio à nossa saúde psicológica e capacidade de resiliência.

 

Caixa de Ferramentas para manter a Saúde Psicológica em versão escrita ou áudio

Lista de Ações promotoras de Bem-estar Leve Consigo

Fact Sheet Ansiedade Fact Sheet Luto

 

Para aceder a todos os documentos de apoio produzidos no âmbito da Covid-19 clique aqui

 

 

Página atualizada em 2021.09.30   |   Dr.ª Ana Beira