AE Casquilhos

Keith Haring – Posições relativas entre o objeto

Sob influência do graffiti e da
banda desenhada, Keith Haring
deixou uma obra vasta que
procurou escapar aos circuitos oficiais da arte, ganhando fôlego nas ruas de Nova
Iorque e de tantas outras cidades sob a forma de desenhos dispersos e de murais.
Em Nova Iorque, entre 80 e 85, criou desenhos a giz em estações do
metropolitano – representou figuras humanas e animais que chamaram a atenção
dos habitantes da cidade.

Desafio Bancos/Cadeiras com pauzinhos de café

Trabalho de articulação entre as disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Visual para o estudo da Metodologia de Projeto. Para o desenvolvimento da Metodologia de Projeto os alunos desenvolveram trabalhos nas diferentes fases que envolve o estudo prévio, pesquisa, esboços, desenho técnico, conceção do objeto e experimentação ou testagem.
O desafio foi a construção de um banco ou de uma cadeira com pauzinhos de café. Estudaram os modelos, as Propriedades da Madeira Estruturas e no Desenho Técnico aprenderam a representação de objetos em Perspectivas e Vistas.

Exposição no Pavilhão Polivalente no mês de março de 2024

Mascarilhas de Carnaval

Foram realizadas mascarilhas de Carnaval com inspiração no artista Juan Miró pelas turmas do 6.ºA 6.ºB 6.ºD e 6.ºE na disciplina de Educação Visual.
Exposição no Pavilhão Polivalente/Átrio da escola em fevereiro 2024.

Caricaturas d’Os Maias

No ano letivo transato, sob a coordenação das professoras Emanuela Costa e Fernanda Martins, os alunos da atual turma 12.ºE (Artes Visuais) criaram caricaturas de várias personagens da obra Os Maias, de Eça de Queirós.

13ª Coletiva de Artes

A trajetória da Coletiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos desde a sua origem, em 2008, na antiga Galeria Municipal do Barreiro, é notável.
Chegar à 13ª edição é uma conquista significativa, não apenas pela longevidade do evento, mas também pelo impacto que a Coletiva tem na comunidade educativa e na cidade em geral.

Feira de Formação e Emprego Barreiro

O SPO Agrupamento de Escolas de Casquilhos
fez a divulgação da oferta educativa e formativa do AEC, na Feira de Formação e Emprego Barreiro – Moita Passaporte para o Futuro 2024, junto das comunidades locais dos concelhos do Barreiro e da Moita.

Artistas a brincar

Os meninos e meninas da sala I da educação pré-escolar (EBB) exploraram as obras do pintor Romero Britto.
Reproduziram algumas das suas obras e, inspirados no pintor, criaram também as suas próprias obras de arte, que mereceram a organização de uma exposição de modo a mostrarem os seus trabalhos.
Os convidados foram todos os colegas da escola, a equipa educativa e os pais.