AE Casquilhos

Um dia, três grandes motivos para celebrar!

A 6 de junho, a EBQNT assinalou o Dia Make-A-Wish, o Dia Mundial da Criança e o Dia Eco-Escolas, com muita cor, alegria e consciência.
Durante a manhã, de azul vestida e com a pulseira dos desejos no pulso, a comunidade escolar juntou-se ao movimento Make-A-Wish e viveram-se momentos de animação, com atividades lúdicas para todos, a assinalar o Dia Mundial da Criança também. As atividades terminaram com um momento muito simbólico e cheio de orgulho: o hastear da bandeira verde, o Galardão Eco-Escolas, referente ao ano letivo de 2023/2024!

Clube “Faz-te à Vida”!

Entre o Saber-Estar, o Saber-Fazer e o Saber-Comer, assim foi mais um ano no Clube Faz-te à Vida. Sempre empenhados e divertidos, PARABÉNS a todos os seus membros!

Empreender no Barreiro – Feira IUPI

Os alunos das turmas D, E e F do 8.ºano participaram no projeto “Empreender no Barreiro”, uma parceria da Câmara Municipal do Barreiro e a Associação Territórios Criativos, tendo criado e desenvolvido, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, produtos únicos, pensados para surpreender, encantar e inspirar.
Os produtos criados pelos nossos alunos e de outros agrupamentos do concelho foram apresentados na Feira IUPI, que decorreu no dia 13 de maio, no Barreiro, cujo lema é “Quem empreende, aprende. Quem aprende, transforma”. A feira contou com uma enorme participação e os produtos desenvolvidos pelos nossos alunos tiveram muita aceitação. Muitos parabéns pelo empreendedorismo de todos os participantes!

Dia da Multiculturalidade e Inclusão

O respeito pela Multiculturalidade e a promoção da Inclusão foram os principais objetivos que levaram um grupo de alunos da Escola Secundária de Casquilhos a organizar, em conjunto com professores e assistentes operacionais, na manhã do dia 3 de junho, várias atividades como atuações musicais e de dança, um desfile etnográfico, jogos tradicionais e de separação de resíduos, uma mostra gastronómica, a distribuição de pipocas, crepes, waffles, pulseiras, biscoitos e marcadores de livros e, ainda, o recurso a um insuflável, para crianças e adolescentes interagirem. Participaram nas diversas atividades três grupos do ensino pré-escolar e duas turmas de 3º ano da Escola Básica Dona Francisca de Azambuja, duas turmas de 3º ano e uma turma de 5º ano da Escola Básica Quinta Nova da Telha, muitos alunos do 9º ao 12º ano da própria escola e, ainda, um grupo de alunos Erasmus +, provenientes da Alemanha. Os bens alimentares recolhidos foram distribuídos por famílias do Agrupamento de Escolas de Casquilhos e também por famílias apoiadas pela Associação Projeto Gratitude. Agradecemos a colaboração da Câmara Municipal, da Associação Projeto Gratitude, da Associação de Pais, da Fundação AMI e a todos os voluntários e intervenientes que tornaram esta iniciativa possível e muito bem sucedida.

51.º Aniversário do 25 de Abril: Palestra com Francisco Cantanhede

No decorrer das comemorações do 51.º aniversário do dia 25 de Abril de 1974, decorreu no dia 24 de Abril, na Escola Básica Quinta Nova da Telha, uma palestra com o Professor Francisco Cantanhede, que partilhou alguns momentos da vivência em ditadura e em liberdade.
Nas três sessões, dinamizadas no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal, participaram todas as turmas do 6.º ano de escolaridade.
Esta atividade foi bastante apreciada pelos alunos, que escutaram um testemunho real da História, tendo ainda a oportunidade de partilhar vivências contadas por familiares, como os seus avós.

80 Anos de Libertação de Auschwitz

O campo de concentração de Auschwitz, fundado em 1940, tornou-se um local de extermínio em massa, onde mais de um milhão de pessoas foram vítimas do regime nazi. Foi libertado a 27 de janeiro de 1945 pelas forças soviéticas, data designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
No âmbito das disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes e em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 11ºF, 12º C e D, assistiram à projeção do documentário “Os Últimos Dias” de Steven Spielberg, sobre os testemunhos de sobreviventes judeus húngaros dos campos de concentração de Auschwitz e Dachau. Foi igualmente projetado o filme “O Pianista” de Roman Polanski, de conteúdo autobiográfico, que retrata as memórias do pianista polaco Władysław Szpilman, durante a 2º guerra mundial.
A atividade foi seguida de debate sobre o tema do Holocausto e sobre a necessidade cada vez maior, de combater o discurso do ódio e a desinformação e de reforçar o papel e a importância do conhecimento histórico, sem o qual não há memória.