AE Casquilhos

80 Anos de Libertação de Auschwitz

O campo de concentração de Auschwitz, fundado em 1940, tornou-se um local de extermínio em massa, onde mais de um milhão de pessoas foram vítimas do regime nazi. Foi libertado a 27 de janeiro de 1945 pelas forças soviéticas, data designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
No âmbito das disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes e em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 11ºF, 12º C e D, assistiram à projeção do documentário “Os Últimos Dias” de Steven Spielberg, sobre os testemunhos de sobreviventes judeus húngaros dos campos de concentração de Auschwitz e Dachau. Foi igualmente projetado o filme “O Pianista” de Roman Polanski, de conteúdo autobiográfico, que retrata as memórias do pianista polaco Władysław Szpilman, durante a 2º guerra mundial.
A atividade foi seguida de debate sobre o tema do Holocausto e sobre a necessidade cada vez maior, de combater o discurso do ódio e a desinformação e de reforçar o papel e a importância do conhecimento histórico, sem o qual não há memória.

Conversas com… José Pacheco Pereira

No dia 3 de dezembro, pelas 14h30, a Biblioteca da Escola Secundária de Casquilhos foi palco de uma conversa com José Pacheco Pereira. A iniciativa integrou o projeto “Conversas com…”, que visa proporcionar aos alunos encontros com especialistas e profissionais de diferentes áreas. José Pacheco Pereira, conhecido historiador, cronista e político, foi o convidado desta edição, numa organização liderada pelas professoras Maria Emília Santos, Marília Constantino e pelo professor estagiário Pedro Gonçalves.
Antes do início formal do evento, em tom descontraído, Pacheco Pereira partilhou curiosidades sobre a sua carreira. “Sou licenciado em Filosofia, escrevi sobre História e dei aulas de Sociologia. Tudo errado”, comentou com humor. Recordou também episódios marcantes, como a sua detenção na fronteira da Rússia com Mário Soares e a transformação vivida no dia 25 de abril de 1974, afirmando: “De manhã era uma pessoa e à tarde outra.”
Os alunos, ainda a ocupar os lugares na sala disposta em formato de hemiciclo, foram recebidos pela Diretora do Agrupamento, Professora Luísa Dias. Na sua intervenção, destacou a importância da reflexão sobre a liberdade, a democracia e as redes sociais, especialmente entre os jovens, reiterando o papel da escola na formação integral e na promoção de uma sociedade democrática.

Vamos ajudar quem precisa!

Está a decorrer mais uma campanha de recolha de alimentos doados por alunos, pais docentes e funcionários das cinco escolas do Agrupamento.
Até dia 9 de dezembro, contribua com um dos produtos sugeridos no cartaz, para ajudarmos quem precisa neste Natal!
Muito obrigado.

Alunos da ESC no Bootcamp “E se eu fosse político por um dia”

Das várias candidaturas submetidas, foram selecionados quatro grupos de alunos do Agrupamento para participarem no Bootcamp que decorreu no Algarve, em Portimão, entre os dias 19 e 20 de novembro. Os projetos finalistas – Barreiro Colorido (2 alunos do 12º E); Arte que Alimenta (3 alunos do 12º C); Easyway (3 alunos do 12º D e 1 aluno do 12º F) e Centro Juvenil no Barreiro (3 alunos do 12º E) – representaram o Agrupamento nesta iniciativa da Câmara Municipal do Barreiro e dos Territórios Criativos. Ao todo foram selecionados onze projetos inovadores de várias escolas do Barreiro. Os alunos premiados com o Bootcamp puderam participar em workshops, sessões de capacitação, passeio de barco em Albufeira, entre outras atividades. Dia 28 de novembro, no AMAC, os jovens premiados apresentaram publicamente as suas propostas para a cidade do Barreiro.

Hastear da bandeira Eco-Escolas e dia Make a Wish

Na Escola Básica Quinta Nova da Telha, elegemos o dia 5 de junho, Dia do Ambiente, para comemorar também o Dia Eco-Escolas e o Dia Make-A-Wish.
Neste dia, entre outras atividades, decorreu o hastear da bandeira verde, o Galardão Eco-Escolas, que representa o interesse e o empenho da nossa comunidade escolar em prol da melhoria do ambiente que nos envolve.
Também no mesmo dia e no âmbito do Programa Make-A-Wish Vai À Escola, decorreram aqui as Comemorações do 44.º World Wish Day com o MOVE FOR WISH KIDS. A comunidade escolar adquiriu a pulseira dos desejos, vestiu uma peça de roupa azul e tirou uma fotografia para simbolizar a data. Juntos, ajudámos a realizar desejos que transformam a vida de crianças e jovens gravemente doentes, proporcionando momentos de força, alegria e esperança.

Poster Eco-Código Esc. Sec. de Casquilhos

O Eco-Código da Escola Secundária de Casquilhos identifica um conjunto de atitudes que contribuem para a melhorar o meio ambiente.

O Poster Eco-Código é uma forma de divulgar o Eco-Código, que é construído com frases da autoria de alunos da escola, sendo o mesmo atualizado todos os anos.

O trabalho gráfico do Poster Eco-Código deste ano letivo foi desenvolvido nas aulas de Design de Moda pelas alunas Esther Sousa, Eva Duarte, Iara Fialho, Inês Silva, Marta Marques e Vitória Zyenina do 10.º G, sob a orientação do professor António Soares.