AE Casquilhos

80 Anos de Libertação de Auschwitz

O campo de concentração de Auschwitz, fundado em 1940, tornou-se um local de extermínio em massa, onde mais de um milhão de pessoas foram vítimas do regime nazi. Foi libertado a 27 de janeiro de 1945 pelas forças soviéticas, data designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.
No âmbito das disciplinas de História A e História da Cultura e das Artes e em articulação com a área de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos do 11ºF, 12º C e D, assistiram à projeção do documentário “Os Últimos Dias” de Steven Spielberg, sobre os testemunhos de sobreviventes judeus húngaros dos campos de concentração de Auschwitz e Dachau. Foi igualmente projetado o filme “O Pianista” de Roman Polanski, de conteúdo autobiográfico, que retrata as memórias do pianista polaco Władysław Szpilman, durante a 2º guerra mundial.
A atividade foi seguida de debate sobre o tema do Holocausto e sobre a necessidade cada vez maior, de combater o discurso do ódio e a desinformação e de reforçar o papel e a importância do conhecimento histórico, sem o qual não há memória.

O cinema sobre o tema ao longo do tempo