EDIÇÕES ANTERIORES – ERASMUS +

Atividades realizadas:
- Peddy-papers, dinamizado pela escola anfitriã, permitindo que os alunos dos quatro países criassem laços e dinâmicas;
- Apresentações sobre os trajes tradicionais de cada país parceiro; vídeo reportagens centradas nas atividades desenvolvidas durante o intercâmbio;
- Podcast sobre o feedback dos alunos relativamente à sua participação neste projeto;
- Apresentação do trabalho à comunidade local, no Museu da Cultura Ucraniana de Svidník e desfile dos fatos tradicionais confecionados;
- Atividades destinadas ao aprofundamento do conhecimento da história e da cultura do país anfitrião, como as visitas ao Museu Etnográfico de Svidník, ao Castelo Lubovna, em Stara Lubovna, ao Museu das Ilusões “Tricklandia”, em Stary Smokovec, e às cidades de Presov – local os alunos participaram inclusive num “Escape Room” – e de Bardejov – Património Mundial da UNESCO.
Este intercâmbio resultou numa aventura extraordinária, onde as atividades realizadas, os desafios, a partilha de experiências, saberes e os momentos de convívio, potenciaram o aprofundamento de aptidões e competências tão necessárias ao desenvolvimento da interculturalidade. das relações pessoais, sociais e culturais, ao sucesso na vida profissional e ao exercício de uma cidadania europeia ativa.
Alunos Participantes:
10º Ano – Pedro Quintelas 11º Ano – Alicia Tavares, Catarina Matos, Catarina Rafael, João Santos, Laura Fernandes
Nota: Projeto financiado pela Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

Atividades realizadas:
- Conhecer e visitar a cidade de Bilbau e locais turísticos, paisagísticos e culturais;
- Explorar, de um modo pessoal e interativo, as diversas dinâmicas organizadas pelos países parceiros (Bélgica, Bulgária, Chipre, Espanha, Itália e Portugal);
- Workshops de exploração de idiomas;
- Apresentações sobre o contributo da União Europeia para o reforço dos valores democráticos entre os países;
- Visitas a Museus – Museu da Ciência “Eureka”, Museu Guggenheim, Museu de Reproduções de Bilbau.
- Visita a San Juan de Gaztelugatxe, um local dotado de uma beleza natural extraordinária, situado entre os aglomerados rochosos e o mar.
- Visitas às cidades de San Sebastian e, particularmente, Guernica, cujo bombardeamento durante a Guerra Civil Espanhola serviu de inspiração para uma das mais famosas pinturas de Pablo Picasso.
A influência intercultural ocorrida durante esta experiência, através de atividades dinâmicas, como jogos, danças regionais e workshops, entre os participantes, proporcionaram interações múltiplas entre alunos e educadores das diferentes nações.
Uma experiência inesquecível que contribuiu para o desenvolvimento de competências, para o estímulo das capacidades intelectuais, dos valores socioculturais e da independência dos alunos, influenciando beneficamente o seu trajeto enquanto indivíduos.
Alunos participantes:
11º Ano
Carolina Algarvio, Daniela Soares e Lara Gomes, Luana Almeida, Mariana Correia
Nota: Projeto financiado pela Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

- Apresentações nacionais sobre os acessórios que integram os trajes tradicionais dos quatro países da parceria;
- Visitas guiadas ao Museu Benaki e ao Museu de Joias Ilias Lalaounis, local onde se realizou um workshop sobre o processo de conceção e produção de joalheria.
- Visitas a monumentos e locais emblemáticos: Acrópole de Atenas e respetivo museu; Estádio Panatenaico; Canal de Corinto; Anfiteatro de Epidaurus e Nafplion, a primeira capital do Estado Grego.
- Elaboração de documentários das atividades realizadas;
- Vídeo reportagens e podcasts, para recolha do feedback dos participantes.
Os momentos de convívio, assim como trabalhar e aprender com pessoas de diferentes locais do mundo, foram aprendizagens que contribuíram para o crescimento e evolução dos alunos, enquanto cidadãos. Uma oportunidade de contato com outras culturas, que resultou numa experiência inesquecível, para todos os que nela participaram.
Alunos participantes:
11º Ano – Alicia Paquete, Catarina Matos, Dinis Isidro, Marta Dias 12ºAno – Diogo Gonçalves, Lucas Martins
Nota: Projeto financiado pela Comissão Europeia.
A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
Outras escolas envolvidas:
11th Gymnasium of Thessaloniki, Thessaloniki – Grécia
Zakladna skola,Kudlovska 11 – Humenne, Slovakia
IES PEDRO SOTO DE ROJA – Granada, Espanha
Refers to the Erasmus+ project (KA210-SCH – Small-scale partnerships in school education) with title: Sm(art) robots – H(app)y kids with the participation of the following schools: 11th Gymnasium of Thessaloniki, Greece (coordinator) Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, Portugal IES

Os projetos europeus sob a coordenação da professora Cristina Ramalho (GR 330), integrados na Esc. Sec. de Casquilhos do Barreiro no âmbito do Erasmus+, permitem aos seus alunos experiências de partilha com colegas de toda a Europa.

Projetos Erasmus+ (2020/2023)
Escolas envolvidas:
Heilig Hartcollege Wezembeek-Oppem – Tervuren, Bélgica
18 Comprehensive school William Gladstone – Sofia, Bulgária
Terra Santa College – Nicosia, Chipre
Liceo Scientifico Pasteur – Roma, Itália
IES Miguel de Unamuno – Bilbau, Espanha
Aceda ao site do projeto na imagem
Projetos Erasmus+ (2018/2020)
Escolas envolvidas:
I Gimnazija – Zagreb, Croácia
SEK-Atlántico S.L. – Pontevedra, Espanha
Katolickie Liceum Ogólnokształcące z Oddziałami Gimnazjalnymi im. Romualda Traugutta w Chojnicach – Chojnice, Polónia
Colegiul National Gheorghe Lazar Sibiu – Sibiu, Roménia
Tevfik Ileri Anadolu Lisesi – Rize, Turquia
Aceda ao site do projeto na imagem
Escolas envolvidas:
Vtoro OU “Nikola I. Vapcarov” – Varna, Bulgária
Základná škola s materskou školou – Bratislava, Eslováquia
C.D.P.Fernando de los Ríos – Ronda, Espanha
Appleby Primary School – Appleby-in-Westmorland, Reino Unido
Scoala Gimnaziala Stefan cel Mare – Vaslui, Roménia
Aceda ao site do projeto, na imagem
Projetos Erasmus+ (2017/2019)

Escolas envolvidas:
Střední Umeleckoprumyslová Škola – SPŠ, Svidník, Eslováquia, IES Fidiana, Cordoba, Espanha, 11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia, Střední Umeleckoprumyslová Škola Sv. Anežky, Český Krumlov, República Checa

Escolas envolvidas:
SPŠ Svidník, Eslováquia, 11th Lyceum Peristeriou, Atenas, Grécia, IES Districte Maritim, Valência, Espanha, IIS “Bertarelli – Ferraris”, Milão, Itália

Escolas envolvidas:
Istituto Comprensivo Alessandro Manzoni, Priolo Gargallo, Itália, XIV Istituto Comprensivo Karol Wojtyla, Siracusa, Itália, Gimnazjum nr 7, Gdynia, Polónia, IES FIDIANA, Córdoba, Espanha

Escolas envolvidas:
Colegiul National Ienachita Vacarescu, Targoviste, Roménia, 1st International School of Ostrava, Ostrava, República Checa, IPS F. S. CABRINI, Taranto, Itália, Taurages “Ausros” pagrindine mokykla, Taurage, Lituânia, I Liceum Olgonoksztalcace z Oddzialami Dwujezycznymi im. Tomasza Zana we Wschowie, Wschova, Polónia, Lanchester EP Primary School, Lanchester, Reino Unido