A trajetória da Coletiva de Artes da Escola Secundária de Casquilhos desde a sua origem, em 2008, na antiga Galeria Municipal do Barreiro, é notável.
Chegar à 13ª edição é uma conquista significativa, não apenas pela longevidade do evento, mas também pelo impacto que a Coletiva tem na comunidade educativa e na cidade em geral.
Sem dúvida, o compromisso crescente entre a qualidade das obras e a interação do público ao longo dos anos é o reflexo da dimensão que a «mostra» atingiu, sustentada no crescente desenvolvimento artístico dos projetos exibidos.
Ao proporcionar um espaço de exposição e apreciação para os alunos do curso de Artes Visuais e do curso profissional de Design de Moda, as entidades envolvidas não só reconhecem o talento e a competência destes jovens artistas, como também os desafia a enfrentar o público num contexto real, enriquecendo a sua formação e preparando-os para o mundo além da escola.
Sendo a mais forte expressão da motivação, do empenho e da dedicação de todo o grupo, alunos e professores, a Coletiva de Artes dos «Casquilhos» pretende contribuir para a promoção das artes e da cultura locais, sem ignorar o fortalecimento dos laços entre a escola e a comunidade.