Há 50 anos, Portugal viveu um momento histórico: um grupo de jovens capitães levou a cabo um golpe de Estado que derrubou o regime ditatorial que dominava no nosso país há mais de quatro décadas. Como sabemos, o conhecimento da história é a base para pensarmos o nosso presente e o nosso futuro. Assim, a evocação dos 50 anos do 25 de Abril, na Escola Secundária de Casquilhos, pretendeu reforçar a importância da democracia e do respeito pelos direitos humanos que jamais podem ser postos em causa!
Com este pensamento em mente, os alunos das turmas 9.ºB, 12.ºC e 12.ºE, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Educação Visual, História A e Português, ilustraram alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, procederam à recolha de composições poéticas alusivas ao Estado Novo e criaram eles próprios poemas que retratam as alterações que se operaram na sociedade portuguesa entre os anos de 1974 e 2020.
Pretendemos que esta evocação da revolução e dos direitos que nos foram restituídos seja um momento de aprendizagem, de reflexão e de ação. “25 de Abril, sempre!