Festival Barreiro em Curtas

No passado dia 28 de maio, o Auditório Municipal Augusto Cabrita acolheu a sessão pública do Festival Barreiro em Curtas, que decorreu entre as 10h00 e as 13h00. O evento reuniu a comunidade educativa do concelho em torno da exibição de curtas-metragens criadas por alunos das escolas secundárias do Barreiro, no âmbito de um projeto que alia criatividade, história local e expressão audiovisual.
As curtas-metragens apresentadas foram realizadas por alunos da Escola Secundária de Casquilhos, Escola Secundária Augusto Cabrita, Escola Secundária de Santo André e Escola Secundária de Santo António. A sessão contou ainda com a presença de alunos e professores da Escola Secundária Alfredo da Silva, no público.
O Auditório Municipal esteve lotado, com mais de 320 alunos presentes, num ambiente de entusiasmo, partilha e valorização do trabalho artístico e colaborativo dos jovens participantes.
O júri foi composto por três personalidades de referência:
Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema;
Américo João, professor de Vídeo e Multimédia em Almada;
Catarina Neves, jornalista da SIC.
O evento contou também com a presença de dois convidados especiais, que contribuíram com intervenções e reflexões enriquecedoras:
Rui Pires, realizador e vencedor do DOC Lisboa 2024 com o filme Palácio dos Cidadãos;
Dr. Virgílio Loureiro, prestigiado professor e enólogo português,.
Os prémios atribuídos foram gentilmente financiados pelo Rotary Club do Barreiro. Já a formação dos alunos e os custos associados aos formadores foram patrocinados pela Câmara Municipal do Barreiro, através do seu Setor de Educação e Cultura.
Este festival foi uma celebração do talento jovem, da memória coletiva e da capacidade das escolas em promover projetos interdisciplinares de impacto, com forte ligação à identidade local e ao poder transformador da arte.
Os nossos vídeos
As nossas fotos









