AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASQUILHOS, BARREIRO - 170884

LIGAÇÕES

Notícias   |   Calendário   |   Contactos   |   Direção   |   Documentos  |  Exames 2022   |   Manuais Escolares   |   Oferta 2022/23   |   Turmas/Horários

Percursos no tempo - Rumo a Roma

Entre os dias 16 e 19 de fevereiro, decorreu uma viagem a Roma da Escola Secundária de Casquilhos, que englobou setenta e dois alunos do 11° e 12° anos, dos cursos de Humanidades, Artes e ainda alguns alunos de Ciências. Foi uma ideia que partiu de vários professores e foi desenvolvida e coordenada pela professora Helena Sardinha Pereira, de História.

No primeiro dia, saímos da nossa escola às três da manhã, chegando assim ao aeroporto às quatro. Tendo chegado a Roma às dez e meia, ficámos alojados no hostel Meiniger, que fica perto da estação Termini. Durante a tarde desse mesmo dia, ficámos a conhecer algumas fontes turísticas da cidade de Roma, tais como, a Fonte do Tritão e a Fonte de Quatro Rios, assim como vimos o Panteão de Agripa.

No segundo dia, tomámos o pequeno-almoço no hostel e em seguida começámos a nossa jornada a pé em direção ao Fórum Romano, onde tivemos algum tempo para andarmos livremente pelo recinto. Posteriormente, seguimos caminho até ao Coliseu, almoçando por lá. Depois da hora de almoço, fomos a pé até ao Circus Maximus onde apreciámos a paisagem, enquanto esperávamos o autocarro que nos levaria às catacumbas de S. Calixto. Logo após, retornámos ao hostel de autocarro.

No terceiro dia, depois do pequeno-almoço, reunimos à frente do hostel, para partimos para o Vaticano. Quando chegámos ao Vaticano, tivemos um tempo livre para podermos explorar o espaço. Durante esse tempo, nós os quatro decidimos ir visitar a Basílica de S. Pedro, juntamente com outros colegas e professores. Na parte da tarde visitámos os Museus do Vaticano. Após isso regressámos ao hostel. Depois de jantar, tivemos a oportunidade de ir visitar o Hard Rock de Roma.

No quarto e último dia, na parte da manhã, tivemos tempo para podermos comprar lembranças e posteriormente voltámos ao hostel para almoçar, e, a meio da tarde, fomos para o aeroporto.

Em suma, foi uma viagem enriquecedora em termos culturais e sociais, que achámos muito gratificante.

Os alunos do 11ºC: Alberto Coimbra, Ana Clara Afonso, Daniela Soares, Jorge Ribeiro