ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NESTE SÍTIO

- Concurso para 6 AO - Lista de admitidos/excluídos e calendário [28/02]

- Concurso para 6 Assistentes Operacionais - Aviso de abertura [03/02]

- St. Valentine's Day comemorado... à distância [20/02]

- Exames 2021 - Informação complementar do IAVE [18/02]

- #EstudoEmCasa - Ensino Secundário [08/02]

- Faleceu a ex-professora Ana Reis [04/04]

- Regresso às atividades letivas - Ensino à Distância [04/02]

- Agrupamento premiado como Rosto do ano 2020 - Área do Ensino [04/02]

- Alteração do calendário letivo [02/02]

- Orçamento Participativo das Escolas [02/02]

- Orientações para o Ensino Não Presencial [01/02]

- Conselhos de turma semestrais [25/01]

- Entrega de computadores durante a suspensão letiva [24/01]

- Suspensão das atividades letivas e educativas [21/01]

- Manter a Saúde Psicológica [19/01]

- Olimpíadas da Geografia [18/01]

 

- Todas as dúvidas respondidas aqui - FAQ [14 e 22/09]

- Plano de contingência atualizado [10/09]

- Como podem os Enc Ed. aceder ao E360? [10/09]

- Candidatura à Ação Social Escolar - CMB - 2020/21 (até ao 4º ano) [18/07]

- Candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos) [24/06]

- Calendário escolar para 2020/21 [09/07]

 

28.fevereiro.2021

CONCURSO 6 AO - LISTA DE ADMITIDOS/EXCLUÍDOS E CALENDÁRIO

Dá-se conhecimento público que se encontram afixados nos lugares em uso na escola sede do Agrupamento (portaria e entrada do Bloco Administrativo da Escola Secundária de Casquilhos) os seguintes documentos que podem também ser acedidos a partir destas ligações:

 

- Lista de candidatos não admitidos por não se terem candidatado no SIGRHE (1);

- Lista alfabética de candidatos admitidos e excluídos (2);

- Calendário de realização dos diversos métodos de seleção.

 

Ao abrigo da lei, poderão os candidatos solicitar Audiência de participação de interessados (reclamação) utilizando o formulário disponível na Direção-geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), disponível em versão .docx. Depois de preenchido, o mesmo deve ser entregue nos Serviços Administrativos do Agrupamento.

 

(1) Não cumpriram o disposto no Aviso de Abertura do Procedimento Concursal, ponto "10.2 – Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais comuns > Formulário de candidatura, no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt)." (Aviso de abertura publicado na BEP e em www.aecasquilhos.pt, de acordo com o Aviso (extrato) n.º 2165/2021, de 3 de fevereiro).

Todos os candidatos foram previamente informados por mail ou mensagem telefónica.

(2) Indicando-se na mesma lista:

i)     Número SIGRHE;

ii)    Nome (de acordo com o registado na plataforma referida em i);

iii)   Admissão ao concurso ou, nos casos em que se verifique, indicação da exclusão ou da admissão condicional por motivo de falta de documentos, com indicação da possibilidade de;

a.   Apresentação dos documentos em falta no prazo de 3 (três) dias úteis;

b.   Audiência de interessados (reclamação);

c.   Admissão condicional ao primeiro método de seleção;

iv)   Quais os métodos de seleção a realizar por cada um deles.

 

| 2021.02.28 | Renato Albuquerque, Vogal do Júri e Adjunto do Diretor  |                             topo

 

14.fevereiro.2021

ST. VALENTINE'S DAY COMEMORADO... À DISTÂNCIA

Mesmo em tempo de confinamento, os alunos do 2º ciclo e do 7º ano da Escola Básica da Quinta Nova da Telha celebraram o St. Valentine's com trabalhos alusivos à festividade.

Participaram as turmas dos 5º, 6º e 7º anos com pequenos trabalhos  de imagem e mensagens, que enviaram aos respetivos professores via Teams. 

 

Aqui ficam alguns destes trabalhos.

 

| 2021.02.18 | Professora Ângela Salgueiro  |

                                                                                  topo

 

18.fevereiro.2021

EXAMES 2021 - INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR DO IAVE

 O Instituto de Avaliação Externa do Ministério da Educação (IAVE) acaba de divulgar informação complementar sobre as provas finais de ciclo (9.º ano), os exames nacionais do ensino secundário e as provas de aferição.

Podes consultar aqui a Informação Complementar do IAVE.

Aconselhamos também a consulta regular da página de Exames 2021 neste site.

 

| 2021.02.18 |                                                                                       topo

 

8.fevereiro.2021

#ESTUDOEMCASA - ENSINO SECUNDÁRIO

 A pedido da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) transmitimos a seguinte informação:

 

 

#EstudoEmCasa

Blocos do Ensino Secundário também na televisão

 

As “aulas” do #EstudoEmCasa para o Ensino Secundário chegam também à televisão, já a partir desta segunda-feira, dia 8 de fevereiro.

Os 75 blocos pedagógicos temáticos semanais produzidos para o Ensino Secundário, que desde o início do ano letivo têm vindo a ser disponibilizados na RTP Play, vão passar a estar acessíveis na posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira) da televisão digital terrestre (TDT), num espaço ainda sem programação, que será utilizado temporariamente, e na posição 444 das operadoras de cabo.

 

Num momento em que, por força da pandemia, é necessário voltar ao ensino a distância, ter redundância na disponibilização de recursos pedagógicos é especialmente relevante.

 

Resultado da parceria do Ministério da Educação (ME) com a RTP, o #EstudoEmCasa nasceu em abril do ano passado, como complemento ao ensino a distância, ao qual foi decidido recorrer, por conta da situação epidemiológica vivida.

 

Apesar do ensino presencial, no início do ano letivo o ME decidiu manter e alargar o projeto ao Ensino Secundário, transformando o #EstudoEmCasa no conjunto mais completo de recursos educativos em língua portuguesa acessível a todos e em formato televisivo.

Trata-se, assim, de um importante recurso ao dispor dos professores e uma ferramenta extraordinariamente útil à aprendizagem dos alunos.

Agora é dado este novo passo. Na perspetiva de proporcionar um acesso universal, os conteúdos relativos ao Ensino Secundário veem a sua distribuição alargada à televisão, à semelhança do que acontece no Ensino Básico.

 

Deste modo, o #EstudoEmCasa passa a estar disponível na televisão, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade, de segunda a sexta-feira, com a função de reforçar as aprendizagens num contexto síncrono e/ou assíncrono, quer para o trabalho autónomo dos alunos, quer para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores, cumprindo-se a maior parte das componentes curriculares dos cursos científico-humanísticos (do 10.º ao 12.º ano) e dos cursos profissionais (do 1.º ao 3.º ano).

 

Os 15 blocos pedagógicos temáticos diários do Ensino Básico são transmitidos na RTP Memória e os 15 do Ensino Secundário através das posições referidas, das 09h00 às 16h30, com interpretação em língua gestual portuguesa (no caso do Secundário a grelha diária é repetida a partir das 16h30).

Todos os conteúdos, do Básico ao Secundário, permanecem disponíveis na RTP Play, através da app #EstudoEmCasa, e nas plataformas de videoclube nas diferentes operadoras cabo (horários e conteúdos gráficos em anexo e em formato para descarregar com qualidade aqui: https://we.tl/t-c1BcH2GlIE).

 

O projeto #EstudoEmCasa é uma parceria do Ministério da Educação com a RTP, contando com o apoio das Editoras Leya e Porto Editora.

Para a edição 2020/2021 foram criadas uma equipa de coordenação e uma equipa específica para o seu desenvolvimento, composta por mais de quatro dezenas de professores e cinco intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, estando a responsabilidade pedagógica a cargo da Direção-Geral da Educação.

 

O #EstudoEmCasa nas várias plataformas

 

Internet: https://www.rtp.pt/play/estudoemcasa/ (emissão de cada dia on demand e módulos individualizados); e em https://estudoemcasa.dge.mec.pt/ (recursos educativos utilizados na aula);

APP: #EstudoEmCasa - https://www.rtp.pt/instale-estudoemcasa/

 

Televisão - Ensino Básico:

– TDT – posição 7

– MEO – posição 100

– NOS – posição 19

– Vodafone – posição 17

– Nowo – posição 1

 

Televisão – Ensino Secundário:

            - TDT – posição 8 (posição 9 nos Açores e na Madeira)

            - MEO, NOS, Vodafone e Nowo – posição 444

 

Nesta parceria do Ministério da Educação com o serviço público de televisão, destaque ainda para a programação da RTP 2, que voltou a reforçar os conteúdos infantis nos últimos dias, uma resposta particularmente importante para as crianças da Educação Pré-Escolar.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

João Miguel Gonçalves

Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

 

| 2021.02.08 |                                                                                       topo

 

4.fevereiro.2021

FALECEU A EX-PROFESSORA ANA REIS BARATA

 Ana Reis Barata foi professora de História na Escola Secundária do Barreiro, atual Escola Secundária de Casquilhos.

Durante anos, foi também orientadora de estágio de muitos dos que hoje são professores desta disciplina nas diversas escolas do Barreiro e da Moita, os seus "meninos" como ela dizia e como todos eles se assumiam.

Vestida com a sua inconfundível bata aos quadradinhos, instrumento de trabalho original de que muito se orgulhava numa altura em que ninguém usava bata, estava sempre disposta a transmitir aos alunos e colegas os seus muitos saberes, levando-os pelo país a visitar, no local, os vestígios do passado e da História Local que tanto a entusiasmavam.

 

Aos filhos, ao José e à Ana Rosa, também eles professores, um grande abraço de solidariedade, na esperança de que, ao deixar-nos, tenha encontrado o conforto na outra vida em que acreditava com tanta fé.

 

| 2021.02.04 |                                         topo

 

4.fevereiro.2021

REGRESSO ÀS ATIVIDADES LETIVAS - ENSINO À DISTÂNCIA

 

A partir de 8 de fevereiro de 2021, o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, irá retomar as atividades letivas, agora no regime não presencial (Ensino à Distância).

Estas atividades, tal como no ano anterior, irão decorrer na plataforma Teams, à qual os alunos e docentes acedem com o mail institucional que lhes foi fornecido no início do ano letivo.

As atividades à distância são atividades pedagógicas e que pressupõem o trabalho de todos e, tal como nas aulas presenciais, exige-se que o aluno esteja sempre disponível, num local confortável e adequado para o ensino e a aprendizagem, de acordo com a especificidade da disciplina/área (uma mesa ou uma secretária, por exemplo), tendo junto de si o material necessário (manual, caderno, lápis, etc.)

Como os momentos síncronos no ensino não presencial não são difundidos, isto é, acontecem apenas em contexto de grupo turma, o microfone e a câmara do meio informático utilizado pelos alunos terão de permanecer ligados, podendo o professor desligar os micros dos alunos para melhor funcionamento dos momentos de aprendizagem.

Sabemos que os meios informáticos colocam questões delicadas de preservação de imagem e de proteção de dados que constituem, certamente, uma preocupação para todos, mas, sem eles, muito dificilmente os docentes conseguirão observar e acompanhar objetivamente o trabalho dos alunos.

Do lado do docente, não lhe é permitido realizar a gravação de imagens ou sons dos momentos síncronos. Essas gravações também não são permitidas aos alunos. Aliás, os alunos continuam submetidos ao estatuto disciplinar e todas as tentativas de manipulação e difusão de imagens ou sons destes momentos serão punidos.

Sabemos que nada substitui as aulas presenciais e a interação que esse regime permite, mas, infelizmente, a situação pandémica obriga a reinventarmo-nos (escolas, docentes, alunos e funcionários) e, cada vez mais, a necessitar do acompanhamento e participação dos pais e encarregados de educação.

Por isso, estes devem acompanhar o trabalho dos nossos alunos e fazer cumprir os princípios que aqui se referem.

Cada aluno deverá consultar no Teams o seu calendário e frequentar as aulas aí indicadas, sendo marcadas faltas aos alunos que não comparecerem ou se atrasarem.

Os momentos síncronos decorrerão durante um mínimo de 70% do tempo total previsto (no caso dos 2° e  3° ciclos e secundário), podendo ocupar a totalidade da aula de acordo com a planificação de cada docente.

Mantêm-se os intervalos entre cada aula definidos no início do ano letivo no horário do aluno.

Agradecemos a colaboração de todos, certos de que, para além da proteção da saúde dos membros da nossa comunidade, ambicionamos o sucesso académico dos nossos alunos.

 

Barreiro, 4 de fevereiro de 2021

O Diretor

 

| 2021.02.04 |  O Diretor  |                                                                       topo

 

4.fevereiro.2021

AGRUPAMENTO PREMIADO COMO ROSTO DO ANO 2020 - ÁREA DO ENSINO

 Mais uma vez o Jornal Rostos.pt decidiu atribuir os prémios Rostos do Ano.

Desta vez, o nosso Agrupamento foi reconhecido pelo seu trabalho com o prémio Rosto do Ano 2020 - Área do Ensino.

Agradecendo esta distinção, deixamos aqui a ligação para o artigo publicado por este órgão de comunicação do nosso concelho.

 

Rosto do Ano 2020 – Área do Ensino

Agrupamento de Escolas de Casquilhos- um espaço de todos para todos

 

| 2021.02.04 |                                                                                       topo

 

3.fevereiro.2021

CONCURSO PARA ASSISTENTES OPERACIONAIS

O Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, abriu concurso para 6 (seis) Assistentes Operacionais em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado.

A abertura do procedimento concursal foi publicada no Diário da República, II Série, através do Aviso (extrato) n.º 2165/2021, de 3 de fevereiro.

Foi também divulgada na Bolsa de Emprego Público (BEP) com o código de oferta OE202102/0059.

 

O Aviso integral, cuja leitura se recomenda, pode ser consultado em baixo e dele salientamos:

- Todas as candidaturas são obrigatória e exclusivamente submetidas na plataforma SIGRHE.

- Para concorrer a este concurso deve introduzir nessa plataforma a Sigla da Entidade Proponente 170884 e procurar o código de oferta BEP acima indicado: OE202102/0059.

- A formalização da candidatura pode ser feita colocando a digitalização dos documentos nessa mesma plataforma ou enviada por correio eletrónico para concursos@aecasquilhos.pt.

- Se quiser entregar os documentos em papel, deve marcar antecipadamente a sua presença nos Serviços Administrativos do Agrupamento (na Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro) através do telefone 212148370.

- O prazo de candidatura decorre entre os dias 4 e 17 de fevereiro deste ano.

- Serão excluídas todas as candidaturas enviadas para o mail referido sem que tenham sido submetidas no SIGRHE.

- Serão excluídas também as candidaturas submetidas no SIGRHE sem que sejam presentes os documentos exigidos.

As datas de realização das diversas provas de seleção serão divulgadas posteriormente neste site.

 

De acordo com a lei, divulga-se a ata da primeira reunião do Júri de seleção na qual constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método.

 


Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 Aviso  

Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 6 (seis) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assistente operacional.

 1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 27/1/2021, no uso das competências que lhe foram subdelegadas por Despacho n.º 818-B/2021, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 12, de 19 de janeiro de 2021, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de 6 (seis) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de assistente operacional deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, a constituir por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

 2 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

 3 – Legislação aplicável - O presente procedimento rege-se pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, no Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, na Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, na Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro e no Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, na sua redação atual.

 4 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do Despacho Interno n.º 05/21/MEF, de 15/01/2021, de Sua Excelência o Ministro de Estado e das Finanças, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n.os 3 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

 5 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, com sede na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO.

6 – Caracterização do posto de trabalho - Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na carreira e categoria de assistente operacional, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, de acordo designadamente com o seguinte perfil de competências:

a) Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

b) Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;

c) Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

d) Exercer atividades de apoio aos serviços de ação social escolar, laboratórios, refeitório, bar e bibliotecas escolares, de modo a permitir o seu normal funcionamento;

e) Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a sua manutenção e gestão de stocks necessários ao seu funcionamento;

f) Participar com os docentes no acompanhamento das crianças e jovens com vista a assegurar um bom ambiente educativo;

g) Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

h) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

i) Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.

 7 – Posicionamento remuneratório - 4.ª posição remuneratória da categoria de assistente operacional, nível 4 da tabela remuneratória única, à qual corresponde o montante pecuniário de EUR: 645,07€ (base remuneratória na Administração Pública).

 8 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

i)              Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República Portuguesa, por convenção internacional ou por lei especial;

ii)             18 anos de idade completos;

iii)            Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

iv)            Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

v)             Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

b) Ser detentor da escolaridade obrigatória (considerando a data de nascimento) ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 1, de acordo com o previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.

c) A título excecional, no presente procedimento concursal é admissível, em substituição do nível habilitacional, a relevância da formação e, ou, experiência profissionais, conforme o n.º 2 do artigo 34.º da LTFP.

9 Para efeitos do disposto na alínea k) do n.º 4 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento ou seja, já sejam detentores de um contrato na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado no mesmo Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada.

 10 - Formalização das candidaturas:

 10.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).

 10.2 – Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais comuns > Formulário de candidatura, no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt).

As candidaturas são formalizadas por uma das seguintes vias:

- upload dos documentos na referida aplicação;

- envio por correio eletrónico;

- entrega nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro;

- envio pelo correio, para a morada identificada no n.º 5 do presente Aviso, em carta registada com aviso de receção, dirigida ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas.

As candidaturas deverão ser acompanhadas dos seguintes documentos:

-      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

 10.3. Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, a não apresentação dos documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos legalmente exigidos e atrás referidos, determina a exclusão dos candidatos do procedimento.

 10.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 10.5 - Nos termos do n.º 1 do artigo. 6.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem juntar documento comprovativo do grau e tipo de deficiência.

 10.6 - Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

 11 - Métodos de seleção

11.1 – Nos termos das alíneas a) e b) do n.º 1 do artigo 36.º da LTFP e das alíneas a) e b) do n.º 1  do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplicam-se os métodos de seleção obrigatórios Prova de Conhecimentos (PC) e Avaliação Psicológica (AP).

11.2Aos candidatos que estejam a cumprir ou a executar atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, os métodos de seleção a aplicar são a Avaliação Curricular (AC) e a Entrevista de Avaliação de Competências (EAC), conforme estabelecido nas alíneas a) e b) do n.º 2 da referida disposição legal e das alíneas c) e d) do n.º 1  do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.3 – Prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e, ou, profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício das funções descritas no n.º 6 do presente Aviso. Será valorada de 0 a 20 valores e com expressão até às centésimas.

 11.3.1 – Tipo, forma e duração da prova de conhecimentos: prova escrita de realização individual, efetuada em papel, com a duração máxima de 90 minutos, composta por:

a) itens de escolha múltipla, preenchimento, associação e/ou ordenação;

b) pelo menos, 1 item de resposta aberta. 

11.3.2 – Temas da prova de conhecimentos:

a) temas de cultura geral e atualidade;

b) regras básicas de primeiros socorros;

c) normas básicas de higiene e segurança no trabalho;

d) conhecimentos básicos do sistema educativo português;

e) conhecimento do Estatuto do Aluno e Ética Escolar;

f) conhecimento do Agrupamento de Escolas de Casquilhos. 

11.3.3 – Bibliografia necessária:

Reis, Isabel (2010). Manual de Primeiros Socorros. DGIDC, Ministério da Educação. Disponível online em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/primeirossocorros.pdf.

Segurança e saúde no trabalho - Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro. Disponível online em https://dre.pt/application/file/571084 (Anexo que republica a legislação em causa).

Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.º 115/97, de 19 de setembro, 49/2005, de 30 de agosto, 85/2009, de 27 de agosto, e 65/15, de 3 de julho. A versão consolidada está disponível online em https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34444975/view?p_p_state=maximized.

Estatuto do Aluno e Ética Escolar - Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro. Disponível online em https://dre.pt/pesquisa/-/search/174840/details/maximized.

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B2gqK2NVQblqV2pjREYwdHlBblU/view.

 11.4 – Avaliação psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências definido no n.º 6 do presente Aviso. A avaliação psicológica pode comportar uma ou mais fases e é valorada, em cada fase intermédia, se existir, através das menções classificativas de Apto e Não apto e, na última fase do método, para os candidatos que a tenham completado, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.5 - Avaliação curricular (AC) visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida. Para tal serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, e que obrigatoriamente serão os seguintes: Habilitação Académica de Base ou Curso equiparado, Experiência Profissional, Formação Profissional e Avaliação de Desempenho. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

11.6 – Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) visa avaliar, numa relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências essenciais para o exercício da função, sendo avaliada segundo níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.7 – Nos termos do artigo 6.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplica-se o método de seleção Entrevista Profissional de Seleção (EPS).

 11.8 – Entrevista Profissional de Seleção (EPS) visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. A entrevista é pública, sendo o local, data e hora da sua realização atempadamente afixados em local visível e público nas instalações da entidade empregadora pública e disponibilizada na sua página eletrónica.

 11.9 – A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através de uma das seguintes fórmulas:

 CF = 0,45 PC + 0,25 AP + 0,30 EPS

ou

CF = 0,45 AC + 0,25 EAC + 0,30 EPS

 11.10 – Serão excluídos do procedimento, nos termos do n.º 10 do artigo 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos ou fases, não lhes sendo aplicado o método ou fase seguintes.

11.10.1. Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 11.11 - Os métodos de seleção devem ser aplicados num único momento, podendo-se optar pela sua utilização faseada, desde que devidamente fundamentada, nos termos do n.º 1 do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.1 - No caso da aplicação dos métodos de seleção num único momento à totalidade dos candidatos, pode ainda o júri fasear a avaliação dos métodos de seleção, avaliando no método seguinte apenas os candidatos com aproveitamento obtido no método anterior, nos termos do n.º 2 artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.2 - Caso o dirigente máximo do órgão ou serviço responsável pelo recrutamento opte por fasear a utilização dos métodos de seleção, deve fazê -lo da seguinte forma:

a) Aplicação, num primeiro momento, à totalidade dos candidatos, apenas do primeiro método obrigatório;

b) Aplicação do segundo método e dos métodos seguintes apenas a parte dos candidatos aprovados no método imediatamente anterior, a convocar por conjuntos sucessivos de candidatos por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades;

c) Dispensa de aplicação do segundo método ou dos métodos seguintes aos restantes candidatos, que se consideram excluídos, sem prejuízo do disposto na alínea d) do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, quando os candidatos aprovados nos termos das alíneas anteriores satisfaçam as necessidades de recrutamento do procedimento concursal.

 11.12 – Os candidatos aprovados no primeiro método de seleção a convocar para a realização do segundo método, são notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 12 - Composição do Júri:

 Presidente: Maria do Rosário Silva Bandeira Freire, Encarregada Operacional.

Vogais efetivos: Maria da Saudade Silva e Pinto Oliveira da Silva, Assistente Operacional, e Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor.

Vogais suplentes: Maria Clara Grosso Bernardino, Subdiretora, e Carlos Avelino dos Santos Pedro, Adjunto do Diretor.

 12.1 - O presidente do júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor.

 12.2 - Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os critérios de apreciação e de ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, bem como o sistema de classificação final dos candidatos, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

 13 - Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados nos termos do artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados,  nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 14 - A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

 15 – Critérios de ordenação preferencial

15.1 - Em caso de igualdade de valoração, os critérios de ordenação preferencial a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 15.2 – Para efeitos da alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º da referida Portaria, aos candidatos com deficiência deve ser observado o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 16 – A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados é notificada, para efeitos de audiência de interessados, nos termos do n.º 1 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro e do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 16.1 - A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é afixada nas respetivas instalações em local visível e público e disponibilizada na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (www.aecasquilhos.pt), sendo ainda publicado um aviso no Diário da República, 2.ª série, com informação sobre a sua publicitação.

 17 - Prazo de validade: O procedimento concursal é válido para o preenchimento dos postos de trabalho a ocupar e para os efeitos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 30.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 18 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

 19 – Nos termos do disposto no  n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, por extrato, bem como no sítio da Internet deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (www.aecasquilhos.pt) e na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), de forma integral, no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série.

 27 de janeiro de 2017. O Diretor, Luís Miguel Mota Rino

 

| 2021.02.03 |                                                                                                  topo

 

2.fevereiro.2021

ALTERAÇÃO DO CALENDÁRIO LETIVO

De acordo com as informações já disponíveis, o calendário do segundo e do terceiro período irá sofrer as seguintes alterações:

Reinício das aulas do 2º período (Ensino à Distância): 8 de fevereiro;

Fim do 2º período: 26 de março (não haverá interrupção de Carnaval).

Início do 3º período: 5 de abril;

Fim do 3º período: a divulgar posteriormente pelo Ministério da Educação.

Estas alterações já estão disponíveis na página Calendário deste site.

 

| 2021.02.02 |                                                                                                  topo

 

2.fevereiro.2021

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - 2021

Todos os anos o Ministério da Educação promove o Orçamento Participativo, aberto às escolas com alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário que frequentem estabelecimentos públicos de ensino.

Assim, os alunos podem apresentar propostas que "identificam claramente uma melhoria pretendida na escola, através da aquisição de bens e/ou serviços que sejam necessários ou convenientes para a beneficiação do espaço escolar e/ou da forma da sua utilização ou destinados a melhorar os processos de ensino aprendizagem e do qual possa beneficiar ou vir a beneficiar toda a comunidade escolar."

Cada proposta é elaborada por 1 a 5 estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário e deve beneficiar toda a comunidade educativa.

Na Escola Básica da Quinta Nova da Telha, cada proposta tem de ter 14 subscritores e deve ser apresentada neste formulário. O valor a utilizar é de 500 euros.

Na Escola Secundária de Casquilhos, cada proposta tem de ter 34 subscritores e deve ser apresentada neste formulário. O valor a utilizar é de 676 euros.

O prazo para entrega de propostas está aberto até ao próximo dia 26 de fevereiro e as mesmas serão votadas online em data a anunciar depois.

 

Para saberes mais, podes consultar:

- o site do Orçamento Participativo das Escolas;

- o Regulamento;

- a calendarização definida pelo Conselho Geral do Agrupamento.

 

Participa na melhoria da escola em que estudas!

 

| 2021.02.02 | A Presidente do Conselho Geral, professora Maria do Anjo Albuquerque  |                  topo

 

1.fevereiro.2021

ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO NÃO PRESENCIAL (E@D)

Dando cumprimento às orientações do Conselho de Ministros e do Conselho Pedagógico deste Agrupamento, reunido no passado dia 20 de janeiro, a Direção aprovou o seguinte documento com orientações para o Ensino Não Presencial (E@D - ensino à distância) que se aplicarão, tanto quanto é do conhecimento público, a partir de dia 8 de fevereiro próximo.

 

Orientações para Ensino à Distância - janeiro de 2021

 

Entretanto, o Agrupamento continua a distribuir aos alunos com ASE o equipamento informático já recebido de acordo com as regras definidas pelo Ministério da Educação.

 

| 2021.02.01 |                                                                                                  topo

 

25.janeiro.2021

CONSELHOS DE TURMA SEMESTRAIS (AVALIAÇÃO)

Convocam-se os conselhos de turma abaixo indicados, para os dias e horas seguintes:

 

Dia

Ano / Turma

Hora

2 fevereiro (3ªfeira)

7º A

9:00

7º B

9:30

7º C

10:00

7º D

10:30

7º E

11:00

7º F

11:30

 

3 fevereiro (4ªfeira)

8º A

9:00

8º B

9:30

8º C

10:00

8º D

10:30

8º E

11:00

8º F

11:30

 

4 fevereiro (5ªfeira)

9º A

9:00

9º B

9:30

9º C

10:00

9º D

10:30

9º E

11:00

9º F

11:30

 

 

Os conselhos de Turma irão proceder à avaliação das disciplinas semestrais (Educação Musical e Complemento à Educação Artística [Educação Tecnológica]) e realizam-se na plataforma Teams.

NOTA: as classificações dos alunos serão lançadas no programa E-360 apenas no final do ano. Até lá, ficarão registadas em anexo à ata deste conselho de turma.

 

| 2021.01.25 |                                                                                                  topo

 

24.janeiro.2021

ENTREGA DE COMPUTADORES DURANTE A SUSPENSÃO LETIVA

O Agrupamento irá continuar a distribuir o equipamento informático atribuído aos alunos de acordo com as regras definidas pelo Ministério da Educação durante o período de suspensão das atividades letivas e educativas. A lista dos alunos que irão receber este equipamento agora já foi comunicada pelo respetivos Diretores de Turma.

O equipamento pode ser levantado pelos Encarregados de Educação na Escola Secundária de Casquilhos de acordo com o seguinte calendário e horário:

dias 25, 26 e 27 de janeiro, 1, 2 e 3 de fevereiro, entre as 14:30 e as 16:30

 

| 2021.01.24 |                                                                                                  topo

 

21.janeiro.2021

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS E EDUCATIVAS

De acordo com a determinação do Conselho de Ministros de 21 de janeiro, encontram-se encerradas a partir das 18:35 dessa data todas as atividades letivas, em qualquer dos regimes previstos (presencial, misto ou à distância). Prevê-se que o encerramento termine às 18:35 do próximo dia 5 de fevereiro.

Recomenda-se a leitura das instruções e recomendações emitidas pala Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) do Ministério da Educação.

Iremos informando neste local as alterações que entretanto forem surgindo.

 

| 2021.01.21 |                                                                                                  topo

 
19.janeiro.2021
MANTER A SAÚDE PSICOLÓGICA - SEGUNDO CONFINAMENTO
         Perante o novo confinamento, o Serviço de Orientação Escolar divulgou na sua página diversas informações úteis para manter a saúde psicológica.

          Recomenda-se a consulta e leitura destas instruções e recomendações.

| 2021.01.19 |  Dr.ª Ana Beira  |                                                                           topo

18.janeiro.2021

OLIMPÍADAS DA GEOGRAFIA

É com satisfação que partilhamos com a comunidade educativa que o aluno Ricardo Roque do 10º ano, turma D, ficou apurado para a final das Olimpíadas de Geografia, que se realizam em Lisboa, no mês de abril, ou através da Internet, caso a situação pandémica não permita a sessão presencial. 

Nesta terceira edição das Olimpíadas de Geografia, participaram 10 alunos da Escola Secundária de Casquilhos, num universo de 506 alunos em representação de 76 escolas. 

A primeira eliminatória decorreu no passado dia 13 de janeiro, online, nos computadores da Biblioteca, em simultâneo com todas as restantes escolas. 

O Ricardo Roque foi o melhor classificado a nível nacional, entre todos os alunos de 10º que participaram.

Muitos parabéns e boa sorte para a final!

 

[Podes ver aqui uma pequena reportagem fotográfica]

 

| 2021.01.18 |  Texto e fotos: professor João Coelho  |                                  topo

 

14.setembro.2020

TODAS AS DÚVIDAS RESPONDIDAS AQUI - FAQ

Respondendo às questões frequentemente colocadas (FAQ) pelos encarregados de educação/pais, professores, funcionários e alunos, a direção elaborou uma página com essas questões e as respetivas respostas.

Apesar de não substituir as receções aos pais/alunos que não se realizaram na maior parte dos anos de escolaridade, esta lista pretende esclarecer toda a comunidade escolar sobre o início das atividades letivas que se aproxima.

Consulte aqui as FAQ.

Aproveitamos para desejar a todos mas, muito especialmente, aos nossos alunos, um excelente ano letivo que, embora realizado em moldes diferentes do habitual, pretende atingir os mesmos objetivos, definidos no nosso Projeto Educativo: "O Agrupamento está empenhado em proporcionar um serviço educativo de qualidade que assegure o efetivo sucesso educativo das suas crianças/alunos"

 

| 2020.09.14 |                                                                           topo

 

10.setembro.2020

COMO PODEM OS ENC. DE EDUCAÇÃO ACEDER AO E360?

Voltamos a divulgar a informação publicada neste site em julho deste ano.

Chamamos a atenção que só podem aceder ao E360 através da aplicação (app) para telemóvel, apesar do que é dito no site do próprio programa.

 

Neste ano letivo [2019/2020], o Agrupamento aderiu à plataforma E360, da responsabilidade do Ministério da Educação, que permite a gestão integrada dos alunos (processos, registo biográfico, faltas, sumários, etc.).

Esta plataforma está, finalmente, disponível para encarregados de educação através da "Caderneta Digital".

Transcrevemos a informação recebida:

 

Está disponível a Aplicação “Caderneta do Aluno” para telemóveis e tablet, tanto Andróide como iOS. Esta aplicação permite aceder às informações do E360 (plataforma de gestão de alunos do Agrupamento).

A “Aplicação Caderneta do Aluno” apresenta um conjunto de funcionalidades simples e orientadas quer para os Encarregados de Educação (EE) de Alunos, quer para os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as modalidades de ensino.

O acesso à aplicação faz-se usando o mecanismo autenticação.gov, nomeadamente a Chave Móvel Digital, esta aplicação tem funcionalidades como por exemplo:

- Consultar dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação,

- Horário do aluno,

- Currículo com as respectivas disciplinas e docentes associados,

- Identificação do diretor de Turma e do seu horário de atendimento,

- Ocorrências de natureza disciplinar,

- Assiduidade do aluno,

- Avaliação do aluno (incluindo este ano letivo),

- Sumários das aulas e lista de tarefas por disciplina.

- Permitirá a justificação de faltas e a comunicação do EE com o diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.

A Aplicação para telemóveis e tablets Andróide pode ser descarregada aqui: https://play.google.com/store/apps/details-id=pt.caderneta.dgeec  

A Aplicação para iOS pode ser descarregada na Apple Store sob o nome de “Caderneta do Aluno”.

O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação (EE) ou dos Alunos. A Escola não tem interferência neste processo, todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, o Agrupamento não tem qualquer controlo nos acessos, nem pode criar ou gerir acessos.

Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel estão no sítio:  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email:  cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt 

 

Se tiver dúvidas sobre como descarregar a aplicação, pode consultar este tutorial.

Veja aqui as funcionalidades da Caderneta Digital.

Veja aqui como pedir e como usar a CMD (Chave Móvel Digital)

 

|  2020.06.19 e 13.09  |                                                           topo

 

18.julho.2020

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - CMB

Ação Social Escolar (ASE) constitui um conjunto de medidas de apoio, aos alunos e respetivas famílias, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar, conforme decorre do disposto na Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovado pela Lei 46/86 de 14 de outubro, na sua redação atual.

No âmbito da racionalização dos modelos de organização e gestão da administração local, fundamentalmente, através da simplificação e desmaterialização de procedimentos, a Câmara Municipal do Barreiro pretende adotar novas metodologias e tecnologias web. Para o efeito, pretende utilizar uma plataforma eletrónica que torne os processos educativos menos burocráticos e mais rápidos e eficazes para a nossa comunidade educativa. 

Este novo serviço visa simplificar todo o processo de candidatura e oferecer um maior controle e rapidez de resposta da autarquia aos pais e encarregados de educação. 

De modo a qua ferramenta funcione de modo eficiente, o seu papel é fundamental. Assim, caso seja do seu interesse efetuar a candidatura à ASE (Ação Social Escolar) ou consultar as refeições do seu educando, solicitamos que aceda à plataforma com os dados que lhe serão facultados através de mensagem para o correio eletrónico ou caixa de correio. Formalize a inscrição seguindo os passos indicados, preenchendo todos os campos pedidos e anexando a documentação necessária para a conclusão da candidatura.

Para proceder à candidatura referente à ASE (Ação Social Escolar) deve aceder a este link: https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx

Deverá ter em sua posse a documentação necessária devidamente digitalizada:

  • Declaração válida e atualizada do posicionamento nos escalões de atribuição do abono de família, emitida pelo serviço competente da Segurança Social ou pela entidade processadora do vencimento do encarregado de educação;

  • Em caso de desemprego, declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional;

  • Em caso de beneficiários de Rendimento Social de Inserção, declaração emitida pela Segurança Social; 

  • Os alunos com necessidades educativas específicas, de caráter permanente e com programa educativo individual (PEI) ficam obrigados a apresentar Declaração Médica ou Atestado Multiuso no ato da candidatura. Nestes casos dispensa-se a entrega de declaração de posicionamento nos escalões do abono de família. 

  • Em caso de agendamento no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) o comprovativo ou declaração de marcação. 

Nos casos em que os pais e encarregados de educação não disponham de acesso à internet, existe um serviço da Divisão de Educação, Desposto e Associativismo onde podem ser efetuadas as candidaturas. Nesta situação especifica, é fundamental que os encarregados de educação efetuem marcação obrigatória através do contacto telefónico 21 206 8199 e levem consigo, no ato do atendimento, a documentação tida como necessária. 

O referido serviço funciona no Edifício Américo Marinho, Parque da Cidade do Barreiro, e tem o seguinte horário: 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h45 às 16h45. 

De forma a reduzir e mitigar os riscos de infeção pelo novo coronavírus é essencial que seja mantida a distância social e obrigatório o uso de máscara.

 

| 2020.07.18 |  CMB  |                                                                         topo

 

24.junho.2020

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (2020/21) - 5º AO 12º ANOS

Informam-se os senhores encarregados de educação que estão a decorrer as candidaturas de concessão de auxílios económicos a vigorar no ano letivo de 2020/2021 (5º ao 12º anos).

Quanto ao 1º Ciclo, a responsabilidade é da Câmara Municipal do Barreiro e deve ser feita no site https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx.

Devido às medidas de contingência impostas pelo COVIDl9, os senhores encarregados de educação devem proceder ao preenchimento do boletim, editável e disponível em baixo, devendo o mesmo ser preenchido, assinado e enviado para o email odias@aecasquilhos.pt . O prazo foi prolongado até dia 31 de agosto.

O boletim de candidatura deve ser enviado juntamente com os seguintes documentos:

1 - Documento da Segurança Social comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de familia OU documento emitido pelo serviço processador de vencimentos (caso se trate de trabalhador da Administração Pública), comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;

2 - Comprovativo de IBAN (Número de Identificação Bancário). Este documento pode ser obtido numa caixa Multibanco ou através de homebanking e destina-se a eventuais pagamentos de ações relacionadas com a ASE (visitas de estudo, bolsas de mérito...)

 

Boletim de candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos, formato doc). Este documento irá ser transferido para o seu computador (num computador com Windows, para a pasta Transferências).

 

| 2020.06.24 e 07.23 |                                                           topo

 

9.julho.2020

CALENDÁRIO ESCOLAR 2020/21

Foi publicado em Diário da República o calendário escolar para 2020/21 - Despacho n.º 6906-B/2020, de 3 de julho.

Este documento pode ser consultado na página Calendário ou AQUI.

 

 

| 2020.07.09 |                                                                           topo

 

31.12.2020

MEMÓRIA DO 1.º PERÍODO

Deixamos aqui a memória do que aconteceu no nosso Agrupamento e relatámos no 1º período.

Visitantes do site no 1º período:

setembro - 12 167

outubro - 5 677

novembro - 4 608

dezembro - 3 876

 

| 2020.12.31 |                                                                           topo

 
ESCLARECIMENTO

Os textos e as fotos não assinadas são da autoria e responsabilidade do administrador do site.

 

Renato Albuquerque (administrador de www.aecasquilhos.pt)

webmaster.casquilhos@gmail.com