ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NESTE SÍTIO

- Listas ordenadas finais - Horários 29 a 37 [24/09]

- Concurso a Bolsas de Mérito - alunos do SASE [20/09]

- Lista ordenada final - GR 240 - Cancelado [20/09]

- Concurso para 2 AO - Resultados - Retificação [20/09]

- Concurso para 2 Assistentes Operacionais (tempo parcial) [26/08]

- Horários 10 e 12º - retificação [14/09]

- Lista ordenada final - GR 120 [12/09]

- Receção de EE de novos alunos da EB 9 - Atualização [13/09]

- Receção de EE de novos alunos da EB Barreiro (ex-7) Atualização [13/09]

- Receção de EE de novos alunos da EB Palhais Atualização [13/09]

- Receção de EE e novos alunos da EBQNTelha Atualização [13/09]

- Receção de novos alunos da ESCasquilhos [06/09]
          - Lançamento do Ano Letivo 2021/22 - QNT e ESC [03/09]

- Lançamento do Ano Letivo 2021/22 - Pré-escolar e 1º Ciclo [03/09]

- Primeiros Conselhos de Turma [01/09]

- Calendário escolar para 2021/22 [24/07]

- Resultados do Concurso para professor/a bibliotecário/a [04/08]

- Concurso AT: concluído. Toda a documentação [26/8]

- Devolução de manuais escolares / novos vouchers [30/06]

- Candidatura à ASE (2021/2022) [27/06]

- Matrículas: disciplina de EMRC [17/06]

- Exames: instruções para os alunos (resumo da Norma 02) [24/05]

- Exames para melhoria de classificação [25 e 26/05]

- Exames 2021 [29/03]

- Matrículas para 2021-2022 [15/04]

 

- Como podem os Enc Ed. aceder ao E360? [2020/10/09]

 

24.setembro.2021

LISTAS ORDENADAS FINAIS - HORÁRIOS 29 A 37

Tornam-se públicas as seguintes listas ordenadas finais:

- Horário 29, Grupo de Recrutamento 500 (Matemática), 11 horas - lista ordenada final;

- Horário 30, Grupo de Recrutamento 550 (Informática), 22 horas - lista ordenada final;

- Horário 31, Grupo de Recrutamento 400 (História), 22 horas - lista ordenada final;

- Horário 32, Grupo de Recrutamento 520 (Biologia e Geologia), 15 horas - lista ordenada final;

- Horário 33, Grupo de Recrutamento 300 (Português), 15 horas - lista ordenada final;

- Horário 34, Grupo de Recrutamento 510 (Física e Química), 20 horas - lista ordenada final;

- Horário 35, Grupo de Recrutamento 500 (Matemática), 22 horas - lista ordenada final;

- Horário 37, Grupo de Recrutamento 530 (Educação Tecnológica), 9 horas - lista ordenada final.

 

| 2021.09.24 |  O Diretor  |                                                             topo

 

20.setembro.2021

BOLSAS DE MÉRITO

Informam-se os alunos a frequentar o Ensino Secundário, subsidiados pela Ação Social Escolar (escalão A ou escalão B), que o prazo para a candidatura à Bolsa de Mérito decorre até ao dia 24 de setembro de 2021.

Condições para obtenção da bolsa

No ano letivo anterior o aluno deverá ter frequentado todas as disciplinas do plano de estudos e ter tido aproveitamento a todas as disciplinas;

Entende-se por mérito a obtenção de classificação média anual, no ano letivo anterior, igual ou superior a:

· Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 10ºano: quatro valores no 9º ano;

· Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 11ºano: catorze valores no 10º ano;

· Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 12º ano: catorze valores no 11º ano.

 

Os alunos podem adquirir o impresso de candidatura no SASE. Após o respetivo preenchimento e ter sido assinado pelo Encarregado/a de Educação, deve ser entregue no SASE.

 

| 2021.09.20 |  O Diretor  |                                                             topo

 

20.setembro.2021

LISTA ORDENADA FINAL - H36 - GR 240 -

Informa-se que este horário foi anulado durante o concurso devido à atribuição das horas a docente colocado no Agrupamento com horário incompleto, pelo que fica sem efeito a respetiva lista ordenada final - Grupo de Recrutamento 240 (Educação Visual e Educação Tecnológica - 2º Ciclo).

 

| 2021.09.20 |  O Diretor  |                                                             topo

 

15.setembro.2021

HORÁRIOS 10º E 12º ANOS - ES CASQUILHOS - RETIFICAÇÃO

Tendo-se constatado um erro nos horários anteriormente divulgados, informa-se que os horários das seguintes turmas sofreram pequenos reajustamentos que podem ser consultados na página Turmas/horários:

10ºA

10ºB

10ºC

10ºD

10ºF

12ºD

12ºE

12ºF

12ºH

Chamamos a atenção para eventuais mudanças de salas em relação aos horários originais.

Agradecemos a compreensão e a colaboração na divulgação desta informação.

 

| 2021.09.14 |  O Diretor  |                                                             topo

 

12.setembro.2021

LISTA ORDENADA FINAL - H15 - GR 120

Torna-se pública a lista ordenada final do concurso para 1 horário do Grupo de Recrutamento 120 (Inglês - 1º Ciclo).

 

| 2021.09.12 |  O Diretor  |                                                             topo

 

08.setembro.2021

RECEÇÃO DE NOVOS ALUNOS - EB 9

As receções aos novos alunos da Escola Básica n.º 9 do Barreiro realizam-se dia 16 de setembro, quinta-feira, de acordo com o seguinte horário:

 

EB Nº 9 DO BARREIRO

PRÉ ESCOLAR

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS(INICIAL)

1º GRUPO

PRÉ C

09:15 -10:15

SALA VERMELHA

A - J

PRÉ D

09:15 -10:15

SALA AZUL

B - L

PRÉ E

09:15 -10:15

SALA AMARELA

A - L

PRÉ F

09:15 -10:15

SALA LARANJA

A - G

PRÉ G

09:15 -10:15

SALA VERDE

A - J

2º GRUPO

PRÉ C

10:30-11:30

SALA VERMELHA

K - T

PRÉ D

10:30-11:30

SALA AZUL

M - V

PRÉ E

10:30-11:30

SALA AMARELA

M - T

PRÉ F

10:30-11:30

SALA LARANJA

I - M

PRÉ G

10:30-11:30

SALA VERDE

L - Y

 

EB Nº 9 DO BARREIRO

1º CICLO

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS(INICIAL)

1º GRUPO

1ºB

14:00-15:00

SALA 15

A - F

1ºC

14:00-15:00

SALA 7

A - L

1ºD

14:00-15:00

SALA 16

A - G

4ºC

14:00-15:00

SALA 13

A - I

2º GRUPO

1ºB

15:15-16:15

SALA 15

J - S

1ºC

15:15-16:15

SALA 7

M - V

1ºD

15:15-16:15

SALA 16

H - T

4ºC

15:15-16:15

SALA 13

M - V

 

Deve comparecer apenas 1 (um) adulto por criança. Solicita-se que as crianças não compareçam.

As atividades letivas começam dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.08 |                                                                           topo

 

08.setembro.2021

RECEÇÃO DE NOVOS ALUNOS - EB BARREIRO (EX-7)

As receções aos novos alunos da Escola Básica do Barreiro (ex-n.º 7) realizam-se dia 16 de setembro, quinta-feira, de acordo com o seguinte horário:

 

EB BARREIRO

PRÉ ESCOLAR

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS(INICIAL)

1º GRUPO

PRÉ H

10:00 -11:00

SALA AZUL

A-L e T-Z

PRÉ I

09:30 -10:30

SALA VERDE

A - J

2º GRUPO

PRÉ H

11:15 -12:15

SALA AZUL

M - S

PRÉ I

10.45 -11:45

SALA VERDE

K - Y

 

EB BARREIRO

1ºCICLO

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS(INICIAL)

1º GRUPO

1ºE

10:00 -11:00

BL. A-R/C

A - L

2º GRUPO

1ºE

11:15 -12:15

BL. A-R/C

M - W

 

Deve comparecer apenas 1 (um) adulto Deve comparecer apenas 1 (um) adulto por criança. Solicita-se que as crianças não compareçam.

As atividades letivas começam dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.06 |                                                                           topo

 

08.setembro.2021

RECEÇÃO DE NOVOS ALUNOS - EB PALHAIS

As receções aos novos alunos da Escola Básica de Palhais realizam-se dia 16 de setembro, quinta-feira, de acordo com o seguinte horário:

 

EB PALHAIS

PRÉ ESCOLAR

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS

(INICIAL)

1º GRUPO

PRÉ J

10:00 -11:00

PAVILHÃO PRÉ

A - G

2º GRUPO

PRÉ J

11:15 -12:15

PAVILHÃO PRÉ

J - T

 

EB PALHAIS

1ºCICLO

ANO/TURMA

HORAS

LOCAL

NOMES PRÓPRIOS

(INICIAL)

1º GRUPO

1ºF

10:00 -11:00

1.ºANDAR

A - F

2º GRUPO

1ºF

11:15 -12:15

1.ºANDAR

G - V

 

Deve comparecer apenas 1 (um) adulto por criança. Solicita-se que as crianças não compareçam.

As atividades letivas começam dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.08 |                                                                           topo

 

06.setembro.2021

RECEÇÃO DE NOVOS ALUNOS - E. B. Q. N. DA TELHA

As receções aos Encarregados de Educação dos novos alunos da Escola Básica da Quinta Nova da Telha realizam-se dia 16 de setembro, quinta-feira, de acordo com o seguinte horário:

 

PRÉ ESCOLAR (1)
Ano/Turma Horas Local  
PRÉ A 13:30 – 14:30 A1 A a L
PRÉ B 13:30 – 14:30 A2 A a K
PRÉ A 14:45 – 15:45 A1 M a Z
PRÉ B 14:45 – 15:45 A2 L a Z

 

1º CICLO (1)
Ano/Turma Horas Local  
1º A 09:30 – 10:30 A6 A a I
2º B 09:30 – 10:30 A4 A a G
1º A 10:45 – 11:45 A6 J a Z
2º B 10:45 – 11:45 A4 H a Z

 

5º ANO
Ano/Turma Horas Local
A 08:30 Polivalente
B 10:00 Polivalente
C 11:30 Polivalente
D 14:00 Polivalente
E 15:30 Polivalente
F 17:00 Polivalente

 

(1) As turmas são divididas em 2 grupos. Os EE devem comparecer de acordo com a letra inicial do primeiro nome do seu educando indicada na tabela acima.

 

As receções aos Encarregados de Educação e alunos serão realizadas dia 16 de setembro, nos seguintes moldes:

a) Haverá receção aos Encarregados de Educação de todas as crianças da Educação Pré-Escolar

b) Haverá receção aos Encarregados de Educação das crianças que vão frequentar o 1º ano e às que integram a turma 2ºB;

c) Apenas deve comparecer 1 (um) adulto. Se o Encarregado de Educação não puder comparecer, deve assegurar a presença de outro adulto;

d) Para evitar ao máximo as aglomerações, cada turma será dividida em 2 grupos que reunirão separadamente com a educadora ou professora titular;

e) É obrigatório o uso de máscara pelos adultos;

Solicita-se que as crianças da Educação Pré-escolar e do primeiro ciclo não compareçam.

As atividades letivas começam dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.06 |                                                                           topo

 

06.setembro.2021

RECEÇÃO DE NOVOS ALUNOS - E. S. CASQUILHOS

As receções aos novos alunos da Escola Secundária de Casquilhos realizam-se dia 16 de setembro, quinta-feira, de acordo com o seguinte horário:

 

Ano Turma Sala Horário
9º Ano A C1 09:00
B C2 09:30
C C3 10:00
D LF 10:30
E C5 11:00
10º Ano A E7 09:00
B E10 09:30
C B2 10:00
D A10 10:30
E A11 11:00
F D4 11:30
G D1 08:30

 

 

Por uma questão de espaço e de distanciamento social, solicita-se aos Encarregados de Educação que não compareçam, colocando eventuais questões no horário de atendimento do respetivo Diretor de Turma.

As atividades letivas começam dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.06 |                                                                           topo

 

03.setembro.2021

LANÇAMENTO DO ANO LETIVO 2021/22 - PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

Encontra-se ainda a decorrer, até 7 de setembro, a 2ª fase de exames nacionais, o que condiciona as diversas atividades de preparação do próximo ano letivo.

Contudo, podemos já divulgar as seguintes informações relativas à Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo:

1 - O Agrupamento irá iniciar, este ano, uma aproximação à normalidade anterior à pandemia para todos os alunos, embora salvaguardando as medidas de higiene e de distanciamento social aconselhadas pela DGS;

2 - Cada turma terá uma sala fixa;

3 - As receções ao Encarregado de Educação e alunos serão realizadas dia 16 de setembro, nos seguintes moldes:

a) Haverá receção a todas as crianças da Educação Pré-Escolar e respetivo Encarregado de Educação;

b) Haverá receção às crianças que vão frequentar o 1º ano e às que integram as turmas 2ºB e 4ºC;

c) Apenas deve acompanhar a criança 1 (um) adulto. Se o Encarregado de Educação não puder comparecer, deve assegurar a presença desse adulto;

d) Para evitar ao máximo as aglomerações, cada turma será dividida em 2 grupos que reunirão separadamente com a educadora ou professora titular;

e) O horário destas receções será divulgado posteriormente;

f) É obrigatório o uso de máscara pelos adultos;

4 - As listas das turmas (alunos) serão afixadas no próximo dia 10 de setembro, sexta-feira, pelas 14:30, nos seguintes locais:

- turmas da EB Quinta Nova da Telha: nessa escola;

- turmas de EB do Barreiro (ex-n.º 7) e EB nº 9 do Barreiro: na Escola Secundária de Casquilhos;

- turmas da EB Palhais: nessa escola.

5 - Durante os dias de aulas, continua a ser altamente recomendado que cada aluno transporte de casa um suplemento alimentar para comer a meio da manhã e um recipiente reutilizável cheio de água. Não devem ser transportados pelos alunos produtos cujo consumo não é permitido nas escolas: refrigerantes, batatas fritas, bolos com creme, etc.

 

| 2021.09.03 |                                                                           topo

 

03.setembro.2021

LANÇAMENTO DO ANO LETIVO 2021/22 - ESC E QNT - ATUALIZADO

Encontra-se ainda a decorrer, até 7 de setembro, a 2ª fase de exames nacionais, o que condiciona as diversas atividades de preparação do próximo ano letivo.

Contudo, podemos já divulgar as seguintes informações relativas à Escola Básica da Quinta Nova da Telha e à Escola Secundária de Casquilhos:

1 - Já todos os professores conhecem as turmas e as disciplinas que vão lecionar neste ano letivo;

2 -  Estão já atribuídas as Direções de Turma;

3 - O Agrupamento irá iniciar, este ano, uma aproximação à normalidade anterior à pandemia para os alunos do 5º ao 12º anos, embora salvaguardando as medidas de higiene e de distanciamento social aconselhadas pela DGS;

4 - Cada uma destas turma terá uma sala fixa onde decorrem a maioria das aulas; excetuam-se as disciplinas de Educação Física, TIC, os turnos de Físico-Química/FQ A, Ciências Naturais/Biologia e Geologia, etc.

5 - A esmagadora maioria das aulas destas turmas decorrerão de manhã, havendo algumas disciplinas depois do período de almoço, 1 ou 2 dias por semana;

6 - Para os alunos, desde o 5º até ao 12º anos, o início e o fim de cada tempo letivo sofreram as seguintes alterações:

  Início

Fim

1

08:00 

08:50 

2

08:55 

09:45 

3

09:55 

10:45

4

10:55 

11:45 

5

11:50 

12:40 

6

12:45 

13:35 

7

14:15 

15:05

8

15:10

16:00

9

16:05 

16:55

10

17:00 

17:50

Chamamos a atenção que o período de almoço foi alargado: as turmas que terminam as aulas às 13:35 só terão aulas às 15:15; as turmas que começam as aulas da tarde às 14:15, terão terminado as da manhã às 12:40. Assegura-se, assim, um período para almoço de cerca de 90 minutos quando há necessidade de o tomar na Escola Básica da Quinta Nova da Telha ou na Escola Secundária de Casquilhos. Aconselha-se, sempre que possível, que os alunos almocem em casa.

7 - São muito poucas as turmas que terminarão as suas atividades às 18:00.

8 - Para permitir as reuniões de planificação de atividades, nenhuma turma terá aulas às quartas-feiras após as 13:35.

9 - O levantamento dos vouchers (manuais reutilizados) deve ser feito no seguinte período, em cada uma das escolas:

ESCOLA BÁSICA DA QUINTA NOVA DA TELHA

9:30 - 12:30

14:30 – 16:30

ANO DE ESCOLARIDADE

DIA

5º ANO

6 de setembro

6º ANO

7 de setembro

7º ANO

(1)

8º ANO

8 de setembro

 

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

9:30 - 12:30

14:30 -16:30

ANO DE ESCOLARIDADE

DIA

9º ANO

9 de setembro

10º ANO

(1)

11º ANO

10 de setembro

11:00 - 12:30

14:30 -16:30

12º ANO

13 de setembro

 

(1)  Foram adotados novos manuais escolares a todas as disciplinas do 7º e 10º ano, exceto a Matemática/Matemática A ou B/MACS

10 - As receções aos pais e alunos do 5º ano serão realizadas dia 16 de setembro nos seguintes moldes:

a) Apenas deve acompanhar a criança 1 (um) adulto. Se o Encarregado de Educação não puder comparecer, deve assegurar a presença desse adulto;

b) O horário destas receções será divulgado posteriormente;

c) É obrigatório o uso de máscara pelos adultos.

11 - As receções aos alunos do 9º e 10º anos serão no mesmo dia 16 de setembro, nas respetivas salas de aula da Escola Secundária de Casquilhos em moldes a divulgar. Por uma questão de espaço, solicita-se aos Encarregados de Educação que não compareçam, colocando eventuais questões no horário de atendimento do respetivo Diretor de Turma.

12 - As listas das turmas (alunos) serão afixadas no próximo dia 10 de setembro, sexta-feira, pelas 14:30, nos seguintes locais:

- turmas da EB Quinta Nova da Telha: nessa escola;

- turmas de EB do Barreiro (ex-n.º 7), EB nº 9 do Barreiro e E. Secundária de Casquilhos: na Escola Secundária de Casquilhos;

- turmas da EB Palhais: nessa escola.

13 - Os horários de cada turma serão afixados no mesmo momento, nos locais acima indicados, e publicados em www.aecasquilhos.pt

14 - Continua a ser obrigatório o uso de máscara dentro destas duas escolas. No primeiro dia de aulas, cada aluno receberá um conjunto de 3 máscaras reutilizáveis que deverão ser lavadas antes de utilizadas.

15 - De acordo com as orientações da DGS e ME, todos os alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário serão testados para COVID-19, após consentimento informado do respetivo Encarregado de Educação, nas suas escolas, no início do ano letivo, em data e hora a anunciar posteriormente.

16 - Continua a ser altamente recomendado que cada aluno transporte de casa um suplemento alimentar para comer a meio da manhã e um recipiente reutilizável para água. O bar dos alunos, quer numa, quer noutra escola, apenas estará aberto no 2º e 3º intervalo da manhã (entre as 9:40 e as 10:05 e entre as 10:40 e as 11:00). Não devem ser transportados pelos alunos produtos cujo consumo não é permitido nas escolas: refrigerantes, batatas fritas, bolos com creme, etc.

17 - Continua a não ser permitido sair destas escolas durante o período escolar de cada aluno. Excetua-se apenas o caso de um professor ter faltado ao último tempo marcado no horário do aluno, se o Encarregado de Educação tiver autorizado a saída nessa situação, ou por motivos excecionais (consultas médicas, doença súbita, etc.).

18 - No caso da turma 9ºE (e apenas nesta turma) os alunos cujo primeiro nome começa com uma letra entre A e F frequentam no primeiro semestre a disciplina de Educação Tecnológica; os alunos cujo primeiro nome começa com uma letra entre G e Z frequentam no primeiro semestre a disciplina de Educação Musical. No segundo semestre (aproximadamente por altura do Carnaval), cada aluno troca de disciplina.

19 - As atividades letivas de todos os anos de escolaridade terão início dia 17 de setembro, sexta-feira.

 

| 2021.09.01 e 03 |                                                                           topo

 

01.setembro.2021

PRIMEIROS CONSELHOS DE TURMA

Convocam-se os professores dos Conselhos de Turma abaixo indicados de acordo com o seguinte calendário e Ordem de Trabalhos:

 

1. Informações;

2. Breve caracterização da turma;

3. Definição de critérios comuns/estratégias de atuação;

4. Análise das medidas de promoção do sucesso escolar;

5. Plano Curricular de Turma (Domínios de Autonomia Curricular e Projeto de Articulação Curricular);

6. Divulgação do Plano de Contingência;

7. Outros assuntos.

 

Nota: todos os conselhos de turma realizam-se na escola sede.

 

Barreiro, 1 de setembro de 2021

O Diretor

________________________________

(Luís Miguel Mota Rino)

 

Podes aceder aqui ao calendário dos Conselhos de Turma

 

| 2021.09.01 |                                                                           topo

 

26.agosto.2021 e 20.setembro.2021

CONCURSO PARA 2 ASSISTENTES OPERACIONAIS (TEMPO PARCIAL) - RETIFICAÇÃO

Alertado por diversos candidatos "(...) o Júri foi verificar de novo o ficheiro Excel que tinha dado origem à Lista Unitária Ordenada de Candidatos/as e verificou que tinha acontecido uma desformatação generalizada de que o Júri não se apercebeu na (...) reunião de catorze de setembro e que colocou à frente do nome de um candidato, a classificação de outro.

Perante esta situação, o Júri deliberou:

UM – Anular as listas aprovadas na reunião de catorze de setembro passado próximo, nomeadamente, a “Lista de Candidatos/as Admitidos/as a Concurso”, a “Lista de Candidatos/as Excluídos/as do Concurso” e a “Lista Unitária Ordenada de Candidatos/as”.

DOIS – Proceder à verificação, candidato a candidato, de toda a documentação recebida e das classificações atribuídas;

TRÊS – Aprovar as novas listas anexas a esta ata, assim como o resumo da grelha EXCEL;

QUATRO – Abrir novo período de audiência de interessados a contar, nos termos da lei, da divulgação destas listas no sítio eletrónico do Agrupamento e nos locais em uso na Escola Secundária de Casquilhos;

CINCO – Dar conhecimento destas deliberações, através de correio eletrónico, aos diversos candidatos." (Ata nº 3 20210920 do Júri de Seleção)

 

Do acontecido, pedimos desculpas a todos os interessados, voltando-se a divulgar por este meio os seguintes documentos respeitantes ao concurso para 2 (dois) Assistentes Operacionais - contratos de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial (Aviso n.º 16173/2021, de 26 de agosto, publicado no Diário da República, II Série, e anúncio BEP n.º OE202108/0586):

 

- Lista de candidatos admitidos e excluídos. [versão retificada a 20.09.2021]

- Lista ordenada final. [versão retificada a 20.09.2021]

Nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo, informa-se que decorre um novo período de 10 (dez) dias úteis para audiência prévia de interessados (reclamações).

Estes documentos estão também afixados nos lugares em uso na Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro.

Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2021/2022.

 

 

| 2021.09.20 |                                                                           topo


Torna-se público que o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, abriu concurso para 2 (dois) Assistentes Operacionais em regime de contrato em funções públicas a termo certo a tempo parcial.

A abertura do procedimento concursal foi publicada no Diário da República, 2ª Série, através do Aviso n.º 16173/2021, de 26 de agosto.

Foi também divulgada na Bolsa de Emprego Público (BEP) com o código de oferta OE202108/0586 e no jornal Correio da Manhã de dia 27/08/2021.

 

O Aviso integral, cuja leitura se recomenda, pode ser consultado em baixo e dele salientamos:

 

- As candidaturas deverão ser formalizadas em impresso próprio*, que será fornecido aos interessados, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro ou obtido no sítio eletrónico da Escola (www.aecasquilhos.pt) e entregues no prazo de candidatura,

- pessoalmente nos Serviços Administrativos, durante o período de atendimento ao público;

- enviadas por correio com Aviso de Receção; ou

- por via eletrónica para a caixa de correio concursos@aecasquilhos.pt

 

- O prazo de candidatura decorre entre 27 de agosto e 9 de setembro deste ano.

 

De acordo com a lei, divulga-se a ata da primeira reunião do Júri de seleção na qual constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método (o original, devidamente assinado, encontra-se arquivado no Agrupamento).

 

* Formulário em formato pdf.


Educação

Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares

Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 Aviso

Abertura de Procedimento Concursal

O Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (Escola sede: Escola Secundária de Casquilhos, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO) torna público que se encontra aberto procedimento concursal para contrato de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial, autorizado por despacho de 29/07/2021 do Senhor Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, nos termos da Portaria 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro.

1.   Número de trabalhadores: 2 (dois).

2.   Local de Trabalho: escolas do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, indicadas no sítio eletrónico (www.aecasquilhos.pt).

3.    Função: Assistente Operacional (Grau 1) que pode incluir, entre outras, as seguintes tarefas:

a)      a) Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

b)      b)Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

c)      c) Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

d)      d) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

e)      e) Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.

4.    Horário: 3,5 horas diárias, 5 dias por semana.

5.    Remuneração: valor em vigor de acordo com as tabelas da função pública, acrescido do valor de subsídio de refeição vigente nas mesmas tabelas.

6.    Duração do Contrato: desde o dia 17 de setembro de 2020, ou o dia a seguir à homologação dos resultados deste concurso, se ocorrer depois dessa data, até 30 de junho de 2022, ao abrigo da alínea h) do artigo 57.º da Lei do Trabalho em Funções Públicas.

7.    Requisitos Legais exigidos:

a)      a) Nacionalidade portuguesa;

b)      b) 18 anos de idade completos;

c)      c) Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d)      d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e)      e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

f)      f) Possuir escolaridade obrigatória ou experiência profissional comprovada, para efeitos de assegurar os serviços de assistente operacional de grau 1.

8.    Métodos de seleção: dada a urgência do procedimento, o método de seleção será a avaliação curricular.

9.    A avaliação curricular (AC) visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e a avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, nomeadamente: as habilitações académicas, a formação profissional, a experiência profissional e o tempo de desempenho no período anterior, no exercício de funções caracterizadas do posto de trabalho a preencher. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética simples das classificações dos elementos a avaliar.

10.   A publicação dos resultados obtidos na avaliação curricular é afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas e na sua página eletrónica.

11.    A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção com a seguinte ponderação:

CF = 100% (AC).

12.    São motivos de exclusão do presente procedimento:

12.1.    O incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legais ou regularmente previstos;

12.2.    Obtenção de uma valoração inferior a 9,5 valores na avaliação curricular;

12.3.     A obtenção de uma valoração final inferior a 9,5 valores em resultado do emprego da fórmula do ponto 11. do presente aviso.

13.    Não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal do órgão ou serviço idênticos aos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o procedimento.

Haverá lugar à audiência de interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, após a aplicação de todos os métodos de seleção e antes de ser proferida a decisão final. Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro, mas preferencialmente, por correio eletrónico, nos termos dos n. os 7 e 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro. As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado pelo Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, disponibilizado no endereço eletrónico da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), em www.dgaep.gov.pt, podendo ser obtido na página eletrónica ou junto dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

14.   Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação do método a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

15.   A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

Critérios de desempate: em caso de igualdade de valoração, os critérios de desempate a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro.

16.    O Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.

17.    Composição e identificação do júri

     - Presidente: Maria do Rosário Silva Bandeira Ferreira, encarregada operacional.

     - Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, adjunto do Diretor, e Maria da Saudade Silva e Pinto Oliveira da Silva, Assistente Operacional.

     - Vogais suplentes: Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho e Carlos Avelino Marques Santos Pedro, adjuntos do Diretor.

18.    A presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Renato Lomelino Pereira Albuquerque.

19.    A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é publicada na BEP, afixada em local público e visível nas instalações da escola sede do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª Série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º 5 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro.

20.   Prazo de concurso: 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste Aviso no Diário da República, nos termos do artigo 18.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro;

21.   Formalização das Candidaturas: As candidaturas deverão ser formalizadas em impresso próprio, que será fornecido aos interessados, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro ou obtido no sítio eletrónico da Escola (www.aecasquilhos.pt) e entregues no prazo de candidatura, pessoalmente nos Serviços Administrativos, durante o período de atendimento ao público, enviadas por correio com Aviso de Receção ou por via eletrónica para a caixa de correio concursos@aecaquilhos.pt.

22.   A candidatura deverá ser acompanhada, sob pena de exclusão, de:

a)   Comprovativo da identificação declarada;

b)   Fotocópias dos seguintes documentos:

      - Certificado de habilitações literárias;

     - Número de identificação fiscal e número de identificação da segurança social (obrigatório apenas para quem não apresentar Cartão de Cidadão);

c)   Curriculum Vitae ou Portefólio, devidamente assinado e identificado com fotografia;

d)   Declarações de tempo de serviço (se existente);

e)   Declaração de formação profissional (se existente);

f)    Declaração de algum grau de incapacidade e tipo de deficiência, no caso de existir, e respetiva declaração de que considera o processo de seleção adequado às suas capacidades de comunicação/expressão.

23.  Nos termos do disposto no n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, com as alterações introduzidas pela Portaria 12-A/2021, de 11 de janeiro, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

24.  Os resultados do concurso serão afixados nos Serviços Administrativos da escola sede e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

25.  Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2021/2022.

26.  O procedimento concursal deverá ser consultado na página eletrónica da Escola (www.aecasquilhos.pt).

9 de agosto de 2021. — O Diretor, Luís Miguel Mota Rino.

 

| 2021.08.26 |                                                                           topo

 

24.julho.2021

CALENDÁRIO ESCOLAR 2021/22

Foi publicado em Diário da República o calendário escolar para 2021/22 - Despacho n.º 6726-A/2021, de 8 de julho.

Este documento pode ser consultado na página Calendário ou AQUI.

 

 

| 2021.07.24 |                                                                           topo

 

04.agosto.2021

CONCURSO PARA PROFESSOR/A BIBLIOTECÁRIO/A

Torna-se público o resultado do concurso externo para recrutamento de 1 (um) professor bibliotecário para o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

 

| 2021.08.04 |  O Diretor   |                                               topo


Torna-se público que nos termos dos artigos 8.º a 11º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, adiante designada por Portaria, se encontra aberto, a partir desta data, concurso externo para recrutamento de 1 (um) professor bibliotecário para o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

De acordo com o disposto nessa Portaria, os docentes interessados em exercer funções de Professor Bibliotecário devem apresentar a respetiva candidatura, no prazo de dez dias úteis após a publicação do presente aviso, por uma das seguintes formas:

  • em suporte papel, entregue nos Serviços Administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, situados na Escola Secundária de Casquilhos, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO;

  • por email, para a caixa de correio concursos@aecasquilhos.pt

Os candidatos opositores ao concurso devem dispor de formação em qualquer das áreas previstas no anexo II da referida Portaria.

Os candidatos devem dirigir requerimento ao Diretor, no qual manifestem a sua intenção de concorrer ao concurso externo para o desempenho da função de professor bibliotecário, acompanhado de documentos comprovativos dos elementos referidos no n.º 3 do artigo 11.º da referida Portaria.
Os critérios de seleção e respetiva pontuação são os que constam da Portaria, nomeadamente no Artigo 11.º do Capítulo III e no Anexo II.

A lista de classificação final será ordenada por ordem decrescente da classificação obtida.

Após a aplicação da fórmula, referida no ponto anterior, tem preferência o candidato que obteve maior pontuação, de forma sucessiva, nos pontos A, B ou C referidos no n.º 3 do artigo 11.º da referida Portaria.

A lista de classificação final será elaborada após a análise das candidaturas por parte do júri e publicitada na página eletrónica do Agrupamento em www.aecasquilhos.pt

O docente com a pontuação total mais elevada, resultante da aplicação da fórmula atrás referida, é designado pelo Diretor do agrupamento de escolas para o exercício de funções de professor bibliotecário.

Da lista final de classificação, cabe recurso hierárquico a interpor no prazo de cinco dias úteis a contar do dia seguinte à sua divulgação, dirigido ao Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

 

Barreiro, 20 de julho de 2021

O Diretor

 

[Podes obter aqui o Aviso de Abertura deste procedimento concursal.]

[Podes consultar aqui a Ata n.º 1 do Júri de Seleção. Nota: no rodapé, onde se lê "Júri de seleção de Assistentes Operacionais" deve ler-se "Júri de seleção de Professor Bibliotecário"]

 

| 2021.07.20 |   O Diretor  |                                                                              topo

 

30.junho.2021

DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES / NOVOS VOUCHERS

O regime de gratuidade de manuais escolares implica a prática de reutilização através da Plataforma MEGA - Manuais Escolares Gratuitos.

A devolução dos manuais escolares (exceto os do 1.º ciclo) distribuídos gratuitamente ocorre no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, quando se trata de disciplinas sujeitas a exame.

Deverão ser devolvidos os manuais recebidos nos anos letivos de 2019/2020 e 2020/21.

 

Ensino Secundário

Os alunos de 10º ano não devolvem os manuais distribuídos no presente ano letivo (todas as disciplinas estão sujeitas a exame até ao final do curso), devolvendo apenas os de 9.º ano (distribuídos no ano letivo 2019/2020) em data a definir.

Os manuais das disciplinas em que os alunos realizam exame deverão ser entregues após a publicação das classificações dos mesmos (11º e 12º ano, após data a definir).

 

Emissão de vouchers

   

Está previsto para 16 de agosto  o  início da emissão de vales relativos aos alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade (6.º, 8º, 9º, 11º e 12º anos).

Está previsto para 23 de agosto o Início da emissão de vales relativos aos alunos dos restantes anos de escolaridade (5º, 7º e 10º anos).

 

| 2021.06.30 |                                                                                topo

 

27.junho.2021

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (2021/2022)

Informam-se os senhores encarregados de educação que estão a decorrer as candidaturas de concessão de auxílios económicos a vigorar no ano letivo de 2021/2022 (5º ao 12º anos).

Quanto à Educação Pré-escolar e ao 1º Ciclo, a responsabilidade é da Câmara Municipal do Barreiro, de acordo com os procedimentos que serão posteriormente divulgados.

Devido às medidas de contingência impostas pelo COVIDl9, os senhores encarregados de educação devem proceder ao preenchimento do boletim, editável e disponível em baixo, devendo o mesmo ser preenchido, assinado e enviado, até dia 31 de julho, para o email odias@aecasquilhos.pt .

O boletim de candidatura deve ser enviado juntamente com os seguintes documentos:

1 - Documento da Segurança Social comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de familia OU documento emitido pelo serviço processador de vencimentos (caso se trate de trabalhador da Administração Pública), comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;

2 - Comprovativo de IBAN (Número de Identificação Bancário). Este documento pode ser obtido numa caixa Multibanco ou através de homebanking e destina-se a eventuais pagamentos de ações relacionadas com a ASE (visitas de estudo, bolsas de mérito...)

 

Boletim de candidatura à Ação Social Escolar 2021/22 (5º ao 12º anos, formato doc). Este documento irá ser transferido para o seu computador (num computador com Windows, para a pasta Transferências/Download).

 

| 2021.06.27 |  SASE  |                                               topo

 

25.agosto.2021

CONCURSO PARA 1 (UM) ASSISTENTE TÉCNICO

Foi homologada hoje pela Senhora Subdiretora do Agrupamento a Lista Unitária Ordenada Final da candidata aprovada e demais deliberações do júri do procedimento concursal comum de recrutamento  para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado para este Agrupamento (código de oferta na BEP OE202106/0438).

A homologação está afixada nos lugares em uso neste Agrupamento de Escolas, pode ser consultada AQUI e será agora, nos termos da lei, enviada para publicação em Diário da República.

 

| 2021.08.25 |                                                                           topo


Divulga-se por este meio a Lista Unitária Ordenada Final do concurso para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado para este Agrupamento (código de oferta na BEP OE202106/0438).

A lista está ordenada por ordem decrescente dos resultados das candidatas, seguindo-se a grafia indicada pelas mesmas na plataforma SIGRHE.

Ao abrigo da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, decorre um período de 10 (dez) dias úteis para audiência prévia de interessados (reclamações).

 

| 2021.08.10 |                                                                           topo


Divulgam-se, por este meio, os resultados da Entrevista Profissional de Seleção.

A lista está ordenada por ordem alfabética das candidatas, seguindo-se a grafia indicada pelas mesmas na plataforma SIGRHE.

Ao abrigo da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, decorre um período de 10 (dez) dias úteis para audiência prévia de interessados (reclamações).

 

| 2021.08.10 |                                                                           topo


Divulgam-se, por este meio, os seguintes documentos respeitantes ao concurso para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado para este Agrupamento (código de oferta na BEP OE202106/0438).

- Resultados do segundo método de seleção: Entrevista de Avaliação de Competências e Avaliação Psicológica.

- Convocatória para a Entrevista Profissional de Seleção (EPS), terceiro e último método de seleção, .

A EPS realiza-se na sala da Biblioteca da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, de acordo com o horário divulgado na respetiva convocatória.

 

| 2021.08.04 |                                                                           topo


Convocam-se por este meio os/as candidatos/as indicados/as na lista ao segundo método de seleção – Entrevista de Avaliação de Competências – a realizar na Escola Secundária de Casquilhos, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO, de acordo com o calendário e horário aí indicado.

 

| 2021.07.19 |                                                                           topo


Convocam-se por este meio os/as candidatos/as indicados/as na lista ao segundo método de seleção – Avaliação Psicológica – a realizar na Escola Secundária de Casquilhos, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO, de acordo com o calendário e horário aí indicado.

 Nota: na Convocatória, onde se lê "Testes cronometrados de personalidade, aptidões e concentração" deve ler-se "Testes cronometrados de personalidade, aptidões e atenção".

 

| 2021.07.19 |                                                                                                             topo


Divulgam-se por este meio os resultados do primeiro método de seleção - Avaliação Curricular.

A lista está ordenada por ordem alfabética dos candidatos/as, seguindo-se a grafia indicada pelos mesmos/as na plataforma SIGRHE.

Ao abrigo da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, decorre um período de 10 (dez) dias úteis para audiência prévia de interessados (reclamações).

 

| 2021.07.19 |                                                                                                             topo


Divulgam-se por este meio os resultados do primeiro método de seleção - Prova de Conhecimentos - realizado no dia 16 de julho de 2021 na Escola Básica da Quinta Nova da Telha.

A lista está ordenada por ordem alfabética dos candidatos/as, seguindo-se a grafia indicada pelos mesmos/as na plataforma SIGRHE.

Ao abrigo da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, decorre um período de 10 (dez) dias úteis para audiência prévia de interessados (reclamações).

 

| 2021.07.19 |                                                                                                             topo


Torna-se pública a lista de candidatos que foram admitidos e excluídos ao concurso para 1 (um) Assistente Técnico, assim como os métodos de seleção a que serão submetidos.

Para os candidatos que vão realizar a prova de Conhecimentos, lembramos que a mesma se realiza no próximo dia 16 de julho, sexta-feira.

A Prova de Conhecimentos tem a duração de 60 minutos a que acresce uma tolerância de 30 minutos.

Realiza-se na Escola Básica da Quinta Nova da Telha, Rua Bento da Silva Fernandes, Barreiro.

A prova começa às 9:30.

Os/as candidatos/as devem comparecer 30 minutos antes e serem portadores/as de documento de identificação com fotografia e uma caneta/esferográfica de cor azul ou preta.

A Prova é realizada sem recurso a consulta e não é permitido o uso de instrumentos eletrónicos (telemóvel, calculadora, relógio inteligente, etc.) que devem estar desligados.

Recomendamos a leitura do calendário anteriormente divulgado.

 

| 2021.07.08 |                                                                                                             topo


Torna-se pública a lista de candidatos/as que não foram admitidos ao concurso para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado e os respetivos motivos.

 

Torna-se também púbico o calendário previsto para os diversos métodos de seleção.

Chama-se a atenção que este calendário é apenas uma previsão para orientação dos candidatos/as e que pode sofrer alterações que serão sempre comunicadas aqui ou afixadas nos locais em uso no Agrupamento (entrada da Escola Secundária de Casquilhos e entrada do bloco Administrativo da mesma escola).

 

| 2021.07.06 |                                                                                                             topo


Torna-se público que o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, abriu concurso para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado.

A abertura do procedimento concursal foi publicada no Diário da República, II Série, através do Aviso (extrato) n.º 11171/2021, de 17 de junho.

Foi também divulgada na Bolsa de Emprego Público (BEP) com o código de oferta OE202106/0438.

 

O Aviso integral, cuja leitura se recomenda, pode ser consultado em baixo e dele salientamos:

- Todas as candidaturas são obrigatória e exclusivamente submetidas na plataforma SIGRHE.

- Para concorrer a este concurso deve introduzir nessa plataforma a Sigla da Entidade Proponente 170884 e procurar o código de oferta BEP acima indicado: OE202106/0438.

- A formalização da candidatura pode ser feita colocando a digitalização dos documentos nessa mesma plataforma ou enviada por correio eletrónico para concursos@aecasquilhos.pt.

- Se quiser entregar os documentos em papel, deve marcar antecipadamente a sua presença nos Serviços Administrativos do Agrupamento (na Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro) através do telefone 212148370.

- O prazo de candidatura decorre entre os dias 18 de junho e 2 de julho deste ano.

- Serão excluídas todas as candidaturas enviadas para o mail referido sem que tenham sido submetidas no SIGRHE.

- Serão excluídas também as candidaturas submetidas no SIGRHE sem que sejam presentes os documentos exigidos.

As datas de realização das diversas provas de seleção serão divulgadas posteriormente neste site.

 

De acordo com a lei, divulga-se a ata da primeira reunião do Júri de seleção na qual constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método (o original, devidamente assinado, encontra-se arquivado no Agrupamento).

 


Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 Aviso

 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista assegurar necessidades permanentes.

 1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 08/06/2021, no uso das competências que lhe foram subdelegadas por Despacho n.º 3730-A/2021, de 12 de abril, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho para as funções correspondentes à carreira e à categoria de assistente técnico deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, a constituir por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, considerando o disposto na Portaria n.º 73-A/2021, de 30 de março que alterou a Portaria n.º 245-A/2020, de 16 de outubro.

 2 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

 3 Legislação aplicável - O presente procedimento reger-se-á pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, e Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro.

 4 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do Despacho Interno n.º 53/21/MEF, de 30/03/2021, de Sua Excelência o Ministro de Estado e das Finanças, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n.os 3 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

 5 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sito na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO

 6 – Caracterização do posto de trabalho – Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na carreira e na categoria de assistente técnico, tal como descrito no anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, para os serviços administrativos dos AE/ENA, com o seguinte perfil de competências:

1. Exercer funções de natureza executiva;

2. Exercer funções de aplicação de métodos e processos inerentes à gestão de recursos humanos e alunos;

3. Exercer funções de aplicação de métodos e processos inerentes à gestão do orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento;

4. Exercer funções de secretaria, arquivo e expediente;

5. Dispor de competências de utilização das tecnologias digitais em áreas de software integradas no desenvolvimento da atividade inserida no correspondente conteúdo funcional, designadamente de processamento de texto e de folha de cálculo.

 7 Posicionamento remuneratório - 1.ª posição remuneratória da categoria de assistente técnico da carreira de assistente técnico, nível 5 da tabela remuneratória única (EUR: 703.13€).

 8 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

- Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República Portuguesa, por convenção internacional ou por lei especial;

- 18 anos de idade completos;

- Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

- Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

- Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

 b) Ser titular do 12.º ano de escolaridade ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 2 de acordo com o previsto na alínea b) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP, não se admitindo a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional e possuir preferencialmente competências na área digital designadamente em software de processamento de texto e de folha de cálculo.

 9 – Para efeitos do disposto na alínea k) do n.º 4 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento, ou seja, já sejam detentores de um contrato na modalidade de relação jurídica de emprego público, por tempo indeterminado, no mesmo Agrupamento de Escolas.

 10 - Formalização das candidaturas:

 10.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).

10.2 Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE) em Situação Profissional > PND – Proc. concursais comuns > Formulário de candidatura no portal da Direção-Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt)

 As candidaturas são formalizadas por uma das seguintes vias:

-      upload dos documentos na referida aplicação;

-      envio por correio eletrónico;

-      entrega nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro;

-      envio pelo correio, para a morada identificada no n.º 5 do presente Aviso, em carta registada com aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas.

 As candidaturas deverão ser acompanhadas dos seguintes documentos:

-      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Quando aplicável, devem ser apresentados os comprovativos de formação na área digital, designadamente em software para processamento de texto e folhas de cálculo.

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas, com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

 10.3. Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 8 do artigo 20.º Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, a não apresentação dos documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos legalmente exigidos e atrás referidos, determina a exclusão dos candidatos.

 10.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 10.5 - Nos termos do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem juntar documento comprovativo do grau e tipo de deficiência.

 10.6 - Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

 11 - Métodos de seleção

11.1 – Nos termos do artigo 36.º da LTFP e do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplicam-se os métodos de seleção obrigatórios Prova de Conhecimentos (PC) e Avaliação Psicológica (AP).

 11.2 – Aos candidatos que estejam a cumprir ou a executar atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, os métodos de seleção a aplicar são a Avaliação Curricular (AC) e a Entrevista de Avaliação de Competências (EAC), conforme estabelecido nas alíneas a) e b) do n.º 2 da referida disposição legal e das alíneas c) e d) do n.º 1 do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.3 – Prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e, ou, profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício das funções descritas no n.º 6 do presente Aviso. Será valorada de 0 a 20 valores e com expressão até às centésimas.

 11.3.1 – Tipo, forma e duração da prova de conhecimentos: prova escrita de realização individual, efetuada em papel, com a duração máxima de 90 minutos, composta por:

a) itens de escolha múltipla, preenchimento, associação e/ou ordenação, sem recurso a consulta;

b) pelo menos, 1 item de resposta aberta.

11.3.2 – Temas da prova de conhecimentos:

a) temas de cultura geral e atualidade;

b) Segurança e Saúde no Trabalho;

c) conhecimentos básicos do sistema educativo português;

d) Agrupamento de Escolas de Casquilhos;

e) Princípios do desempenho dos funcionários públicos;

f) Código do Procedimento Administrativo;

g) Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas;

h) Processador de texto Word;

i) Folha de cálculo Excel.

 11.3.3 – Bibliografia necessária:

 Segurança e saúde no trabalho - Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro. Disponível online em https://dre.pt/application/file/571084 (Anexo que republica a legislação em causa).

Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.º 115/97, de 19 de setembro, 49/2005, de 30 de agosto, 85/2009, de 27 de agosto, e 65/15, de 3 de julho. A versão consolidada está disponível online em https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34444975/view?p_p_state=maximized.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, disponível online em https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximized.

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B2gqK2NVQblqV2pjREYwdHlBblU/view.

Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1iirsKv1qLA9-DVk1Gkp4wdT-G1chRvo0/view

Código de Ética e Conduta dos Trabalhadores da DGAEP. Disponível em https://www.dgaep.gov.pt/upload/Instrumentos_Gestao/Codigo_Etica_Conduta.pdf

Lei Geral do Trabalho em Funções Publicas (LTFP) aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho. Versão consolidada disponível em https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/57466875/view?w=2019-01-14

Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro (Código do Procedimento Administrativo). Disponível na versão atualizada em http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2248&tabela=leis

Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 85/2016, de 21 de dezembro (SNC-AP - Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Disponível em https://dre.pt/home/-/dre/70262478/details/maximized

 11.4 – Avaliação psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências definido no n.º 6 do presente Aviso. A avaliação psicológica pode comportar uma ou mais fases e é valorada, em cada fase intermédia, se existir, através das menções classificativas de Apto e Não apto e, na última fase do método, para os candidatos que a tenham completado, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.5 - Avaliação curricular (AC) visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, designadamente nas áreas de software em processamento de texto e folha de cálculo, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, e que obrigatoriamente são os seguintes: Habilitação Académica de Base ou Curso equiparado, Experiência Profissional, Formação Profissional e Avaliação de Desempenho. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

 11.6 – Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) visa avaliar, numa relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências essenciais para o exercício da função, sendo avaliada segundo níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.7 – Nos termos do artigo 6.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplica-se ainda o método de seleção Entrevista Profissional de Seleção (EPS).

 11.8 – Entrevista Profissional de Seleção (EPS) visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. A entrevista é pública, sendo o local, data e hora da sua realização atempadamente afixados em local visível e público nas instalações da entidade empregadora pública e disponibilizada na sua página eletrónica.

 11.9 – A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através de uma das seguintes fórmulas:

 CF = 0,45 PC + 0,25 AP + 0,30 EPS

ou

CF = 0,45 AC + 0,25 EAC + 0,30 EPS

 11.10 – Serão excluídos do procedimento, nos termos do n.º 10 do artigo 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de seleção, não lhes sendo aplicado o método seguinte.

11.10.1. Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 11.11 - Os métodos de seleção devem ser aplicados num único momento, podendo-se optar pela sua utilização faseada, desde que devidamente fundamentada, nos termos do n.º 1 do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.1 - No caso da aplicação dos métodos de seleção num único momento à totalidade dos candidatos, pode ainda o júri fasear a avaliação dos métodos de seleção, avaliando no método seguinte apenas os candidatos com aproveitamento obtido no método anterior, nos termos do n.º 2 artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.2 - Caso o dirigente máximo do órgão ou serviço responsável pelo recrutamento opte por fasear a utilização dos métodos de seleção, deve fazê-lo da seguinte forma:

a) Aplicação, num primeiro momento, à totalidade dos candidatos, apenas do primeiro método obrigatório;

b) Aplicação do segundo método e dos métodos seguintes apenas a parte dos candidatos aprovados no método imediatamente anterior, a convocar por conjuntos sucessivos de candidatos por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades;

c) Dispensa de aplicação do segundo método ou dos métodos seguintes aos restantes candidatos, que se consideram excluídos, sem prejuízo do disposto na alínea d) do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, quando os candidatos aprovados nos termos das alíneas anteriores satisfaçam as necessidades de recrutamento do procedimento concursal.

 11.12 – Os candidatos aprovados no primeiro método de seleção a convocar para a realização do segundo método, são notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 12 - Composição do Júri:

Presidente: Maria de Guadalupe Guerreiro Malveiro Munhão, Coordenadora Técnica.

Vogais efetivos: Margarida Silva Gomes Silva, Assistente Técnica, e Renato Lomelino Pereira Albuquerque, professor, Adjunto do Diretor.

Vogais suplentes: Maria Clara Grosso Bernardino, professora, Subdiretora, e Isabel da Conceição Costa da Silva Vilela, Assistente Técnica.

12.1 - A presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Margarida Silva Gomes Silva, Assistente Técnica.

 12.2 - Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os critérios de apreciação e de ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, bem como o sistema de classificação final dos candidatos, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

 13 - Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 14 - A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

 15 – Critérios de ordenação preferencial:

15.1 - Em caso de igualdade de valoração, os critérios a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 15.2 – Para efeitos da alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º da referida Portaria, aos candidatos com deficiência deve ser observado o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 16 – A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados é notificada, para efeitos de audiência de interessados, nos termos do n.º 1 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro e do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 16.1 - A lista unitária da ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é afixada nas respetivas instalações em local visível e público e disponibilizada na página eletrónica do Agrupamento de Escolas (www.aecasquilhos.pt), sendo ainda publicado um aviso no Diário da República, 2.ª série, com informação sobre a sua publicitação.

 17 - Prazo de validade: O procedimento concursal é válido para o preenchimento dos postos de trabalho a ocupar e para os efeitos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 30.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 18 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

 19 – Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, por extrato, bem como no sítio da Internet deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, e na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), de forma integral, no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série.

 Barreiro, 08 de junho de 2021. O Diretor. Luís Miguel Mota Rino

 

| 2021.06.17  | O Diretor  |                                                                        topo

 

17.junho.2021

MATRÍCULAS - DISCIPLINA DE EMRC

A Educação Moral e Reliosa Católica (EMRC) é uma disciplina que pretende dar aos alunos uma experiência no caminho do auto conhecimento, da cultura e dos valores.

Não se pretende evangelizar as crianças e jovens, mas ajudá-los a crescer, sabendo fazer as suas escolhas e formular opiniões, críticas construtivas alusivas às várias temáticas que vão sendo abordadas. As atividades desenvolvidas em aula, adaptadas a cada ano letivo, bem como os Encontro de alunos de diferentes escolas e atividades diversas lúdico desportivas, campanhas de solidariedade, colóquios, visitas de estudo, comemoração de datas importantes, são algumas das diversas atividades pedagógicas a desenvolver em cada ano letivo.

Assim, venho deste modo convidar o seu educando à frequência desta disciplina de oferta obrigatória por parte das escolas, mas de carácter facultativo para os alunos.

Contudo, chamo a vossa atenção para o facto da mesma se reger legalmente segundo as normas gerais das demais disciplinas. Nos 1º, 2º e 3º ciclos não é permitida a anulação da disciplina. A avaliação não conta para a retenção dos alunos, contudo rege-se legalmente como as outras disciplinas (Decreto-Lei n.º 70/2013, de 23 de maio).

Partilho dois pequenos vídeos “Biteable”, um para o Ensino Básico e outro para o Ensino Secundário, podendo aceder a cada um desses vídeos através do seguinte link:

- Ensino Básico:

 https://biteable.com/watch/2911319/129f40e4073995d4bbd3fd2ee41d5d8f

 - Ensino Secundário:

https://biteable.com/watch/2973662/7a4d715544329959de50944e814c75a5

 

| 2021.06.17 |  Professora de EMRC, Cristina Marques  |                                                            topo

 

25.maio.2021

EXAMES PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO

 

Foi publicada dia 25 de maio a Lei n.º 31-A/2021 que permite a realização de exames nacionais de melhoria de classificação no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição extraordinário, alterando o Decreto-Lei n.º 10-B/2021, de 4 de fevereiro.

Chamamos a atenção que quem queira inscrever-se para estes  exames o deve fazer na PIEPE (Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames) até ao próximo dia 31 de maio.

No dia 26 de maio foi publicado o Despacho Normativo n.º 14-A/2021 que procede à regulamentação destes exames.

No mesmo dia, o Júri Nacional de Exames publicou o seguinte esclarecimento (Comunicação n.º 1/JNE/2021) que deves ler.

 

| 2021.05.25 e 26 |                                                                                              topo

 

25.maio.2021

EXAMES: INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS (RESUMO DA NORMA 02)

Todos os alunos que estão inscritos nos exames devem ler o documento que resume os aspetos fundamentais da Norma 02.

A Norma 02 está publicada integralmente na página de Exames 2021.

 

Recomendamos a consulta de toda a outra informação disponível na página de Exames 2021.

 

| 2021.05.24 |                                                                                              topo

 

22.março.2021

REGULAMENTO DE EXAMES - 2021

Foi publicado o Regulamento de Exames - 2021, assim como a Norma 01/2021, a lista de máquinas de calcular autorizadas, os pré-requisitos e muitas outras informações.

Já te podes inscrever nos exames através da  - PIEPE (entre 24 de março e 15 de abril - a inscrição já não é feita na Secretaria).

Instruções para te inscreves nos exames através do PIEPE: AQUI (recebidas a 01/04).

 

Chamamos a atenção para os seguintes pontos:

1 -  A realização de exames finais nacionais ocorre apenas nas disciplinas que sejam eleitas como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior (Artigo 12.º);

2 - Prazo de inscrição para a 1.ª fase de exames - de 24 de março a 15 de abril;

3 - Todos os alunos se inscrevem para exame na qualidade de "autopropostos";

4 - As inscrições para a realização dos exames finais nacionais do ensino secundário são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (Artigo 12.º), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt.

5 - Os exames finais nacionais são obrigatoriamente realizados na 1.ª fase (Artigo 13.º);

6 - Os alunos dos cursos profissionais de nível secundário realizam exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso, independentemente do ano, do curso ou do percurso de formação que frequentam, devendo, contudo, ser acautelada a validade dos exames a utilizar como provas de ingresso (Artigo 13.º);

7 - Os alunos que se vão candidatar ao ensino superior devem fazer também agora na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) o respetivo pedido de senha  de candidatura. No mesmo local pode-se também  consultar o Guia Geral de Exames.

8 - Os alunos do 12º ano que pretendem concorrer ao ensino superior com os exames das disciplinas bienais realizados no ano passado têm também de se inscrever este ano na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames - PIEPE. Preenchem todos os dados e selecionam, no campo 5.1 a opção "Não realiza exames/provas, apenas requer a ficha ENES?"

9 - Todas as dúvidas sobre os exames dos nossos alunos devem ser colocadas exclusivamente aos Serviços Administrativos do Agrupamento: secretaria@aecasquilhos.pt.

 

Recomendamos a consulta de toda a informação disponível na página de Exames 2021.

 

| 2021.03.29 |                                                                                              topo

 

15.abril.2021

MATRÍCULAS PARA 2021-2022

Reproduzimos a informação fornecida pelo Ministério da Educação sobre as Matrículas para o ano letivo 2021-2022.

 

 

MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

Informações para os Encarregados de Educação [2021-2022]

 

Em 2021, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Uma só plataforma para pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.

É permitida a matrícula e renovação de matrícula nos estabelecimentos de educação e de ensino quando não for possível através do portal.

 

RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS

Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:

• Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos; e

• Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, em caso de não transição.

As renovações automáticas são igualmente aplicáveis a transições no Pré-Escolar.

 

ATENÇÃO: Os alunos que frequentam em 2020-2021 o 8º ano na EB Quinta Nova da Telha e que transitam para o 9º ano, TÊM de ir ao Portal das matrículas para mudar de estabelecimento de educação (para a ES de Casquilhos).

 

Não se esqueça que deve atualizar os seus dados pessoais, se tiverem sofrido alterações depois da última matrícula ou renovação, mas em data que esteja fora do calendário de matrículas.

 

COM RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS TENHO DE IR AO PORTAL DAS MATRÍCULAS?

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

• Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;

• Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;

• Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:

− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;

− A alteração de encarregado de educação;

− A mudança de curso ou de percurso formativo;

− A escolha de disciplinas.

 

CALENDÁRIO - MATRÍCULAS 2021-2022

  • PRÉ-ESCOLAR e 1.º ANO - de 15 de abril a 14 de maio

  • 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º ANOS - de 10 a 16 de julho

  • 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ANOS - de 18 a 30 de junho

 

Podes ver aqui a Apresentação do Ministério da Educação.

Podes consultar no sítio da DGEstE as FAQ.

Podes consultar aqui o Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril, que altera e republica o Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril [Matrículas].

 

| 2021.04.15 e 28|                                                                               topo

 

10.setembro.2020

COMO PODEM OS ENC. DE EDUCAÇÃO ACEDER AO E360?

Voltamos a divulgar a informação publicada neste site em julho deste ano.

Chamamos a atenção que só podem aceder ao E360 através da aplicação (app) para telemóvel, apesar do que é dito no site do próprio programa.

 

Neste ano letivo [2019/2020], o Agrupamento aderiu à plataforma E360, da responsabilidade do Ministério da Educação, que permite a gestão integrada dos alunos (processos, registo biográfico, faltas, sumários, etc.).

Esta plataforma está, finalmente, disponível para encarregados de educação através da "Caderneta Digital".

Transcrevemos a informação recebida:

 

Está disponível a Aplicação “Caderneta do Aluno” para telemóveis e tablet, tanto Andróide como iOS. Esta aplicação permite aceder às informações do E360 (plataforma de gestão de alunos do Agrupamento).

A “Aplicação Caderneta do Aluno” apresenta um conjunto de funcionalidades simples e orientadas quer para os Encarregados de Educação (EE) de Alunos, quer para os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as modalidades de ensino.

O acesso à aplicação faz-se usando o mecanismo autenticação.gov, nomeadamente a Chave Móvel Digital, esta aplicação tem funcionalidades como por exemplo:

- Consultar dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação,

- Horário do aluno,

- Currículo com as respectivas disciplinas e docentes associados,

- Identificação do diretor de Turma e do seu horário de atendimento,

- Ocorrências de natureza disciplinar,

- Assiduidade do aluno,

- Avaliação do aluno (incluindo este ano letivo),

- Sumários das aulas e lista de tarefas por disciplina.

- Permitirá a justificação de faltas e a comunicação do EE com o diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.

A Aplicação para telemóveis e tablets Andróide pode ser descarregada aqui: https://play.google.com/store/apps/details-id=pt.caderneta.dgeec  

A Aplicação para iOS pode ser descarregada na Apple Store sob o nome de “Caderneta do Aluno”.

O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação (EE) ou dos Alunos. A Escola não tem interferência neste processo, todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, o Agrupamento não tem qualquer controlo nos acessos, nem pode criar ou gerir acessos.

Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel estão no sítio:  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email:  cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt 

 

Se tiver dúvidas sobre como descarregar a aplicação, pode consultar este tutorial.

Veja aqui as funcionalidades da Caderneta Digital.

Veja aqui como pedir e como usar a CMD (Chave Móvel Digital)

 

|  2020.06.19 e 13.09  |                                                           topo

 
ESCLARECIMENTO

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