ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NESTE SÍTIO

- Renovação de matrículas [07/07]

- Exames nacionais 2020 [06/07]

- Avaliação final dos alunos - divulgação [03/07]

- Norma 02 (resumo) - Instruções para exame [01/07]

- Os Casquilhos e os rankings de escolas [29/06]

- Candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos) [24/06]

- ADIADA Devolução de manuais escolares e livros da Biblioteca [24/06 e 02/07]

- Encarregados de Educação passam a poder aceder ao E360 [19/06]

- Conselhos de Turma - final de ano [18/06]

- Oferta de EMRC para 2020/21 [18/06]

- Sara Dias (24-03-2002 - 10-06-2020)

- Adenda às Informações-Prova do IAVE (09/06)

- Concurso para 3 AO (PREVPAP) - Resultados Avaliação Curricular [05/06]

- Mostra de oferta formativa Barreiro | Moita [26/05]

- Matrículas para 2020/2021 [03/05 e 25/06]

Alunos do Agrupamento premiados [16/05]

- Alterações ao calendário escolar e de exames [14/04]

- Calendário letivo para 2019/2020 [02/09]

 

7.julho.2020

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

Como é do conhecimento público, não tem sido possível aceder ao Portal de Matrículas.

Assim, o Ministério da Educação esclarece:

"Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informo V. Exa. que as renovações de matrícula (EPE, 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º, 12.º) passam, a partir do dia de hoje, a processar-se de forma automática, nos mesmos termos em que acontecia no ano letivo transato, com exceção de transferências de estabelecimento.

Para os alunos cujos Encarregados de Educação tenham já procedido a submissão de renovação no Portal das Matrículas, não são necessárias mais diligências, uma vez que os AE/ENA já dispõem de toda a informação e o processo está completo.

 

Para os restantes Encarregados de Educação, o Agrupamento irá informar oportunamente por este meio sobre as datas para:

- recolher consentimento relativo à proteção de dados pessoais;

- apurar as opções relativas a AEC (1.º ciclo) e EMR, bem como às disciplinas anuais de opção de 12.º ano;

- identificar as necessidades de transporte escolar;

- recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.

Dado o atual contexto de pandemia, todos estes procedimentos devem ser realizados, preferencialmente, através de meios digitais, evitando-se, por esta via, a necessidade de deslocação à escola por parte dos Encarregados de Educação;

Todos os anos de início de ciclo (1º, 5º 7º e 10º ano), bem como as transferências, têm obrigatoriamente de continuar a tramitar no Portal das Matrículas."

 

| 2020.07.07 |                                                                           topo

 

6.julho.2020

EXAMES FINAIS 2020

Lembramos que os exames nacionais 2020 se realizam na Escola Secundária de Casquilhos (salas C e B).

 

| 2020.07.06 |                                                                           topo

 

3.julho.2020

AVALIAÇÃO FINAL DOS ALUNOS - DIVULGAÇÃO

Já se encontra disponível na Caderneta Digital de cada aluno a classificação final deste ano letivo.

Paralelamente, as fichas de informação de cada aluno estão a ser enviadas por email pelo respetivo professor titular ou Diretor de Turma.

 

Lembramos que os alunos do 11º ou 12º anos que tenham reprovado nalguma disciplina "devem inscrever-se ou alterar a sua condição para alunos autopropostos, mediante o preenchimento de um novo boletim, para os exames finais nacionais ou provas de equivalência à frequência da 1ª fase, nos dois dias úteis seguintes ao dia da  afixação das pautas  da avaliação sumativa do 3º período", ou seja, dias 6 e 7 de julho de 2020.

 

Pode fazer aqui o download do boletim de matrícula para exame que deve preencher e enviar para o email secretaria@aecasquilhos.pt

Instruções de preenchimento

Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário

Tabela Cursos Ensino Secundário

 

| 2020.07.03 |                                                                           topo

 

1.julho.2020

NORMA 02 (RESUMO) - INSTRUÇÕES PARA EXAME

A Norma 02/JNE/2020 fornece instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação dos exames e provas.

Chamamos a atenção que a realização de exames obriga, este ano, ao uso de máscara durante a duração dos mesmos.

Lembramos ainda que "os alunos não podem ter junto de si quaisquer suportes escritos não autorizados como, por exemplo, livros, cadernos, ou folhas nem quaisquer sistemas de comunicação móvel como computadores portáteis, aparelhos de vídeo ou áudio, incluindo telemóveis, relógios com comunicação wireless (smartwatch), bips, etc.. Os objetos não estritamente necessários para a realização da prova como mochilas, carteiras, estojos, etc. devem ser recolhidos por elementos da escola ou colocados junto à secretária dos professores vigilantes, devendo os equipamentos aí colocados ser devidamente desligados."

Podem consultar aqui um Resumo da Norma 02 elaborada expressamente para os nossos alunos.

Também podem consultar aqui a Norma 02 (texto integral).

 

| 2020.07.01 |                                                                           topo

 

29.junho.2020

OS CASQUILHOS E OS RANKINGS DE ESCOLAS

Todos os anos o Ministério da Educação divulga os rankings das escolas baseados nos resultados dos alunos das diversas escolas nos exames nacionais realizados no ano letivo anterior.

Todos os anos se verifica que alunos com condições sociais, económicas e culturais mais elevadas obtêm melhores resultados escolares, o que explica que os primeiros lugares sejam sistematicamente ocupados por colégios particulares.

Por isso mesmo, o próprio Ministério da Educação elabora um ranking alternativo em que pondera os resultados escolares nos exames nacionais com o que seria expetável tendo em conta um conjunto de outros fatores.

Valendo o que vale, aqui se divulgam os resultados referentes aos exames de 2019 nos concelhos do Barreiro e Moita:

 

Escola

Ranking (1)

Indicador de sucesso (2)

Escola Secundária de Casquilhos

157º

2,79

Escola Secundária Augusto Cabrita

203º

1,68

Escola Secundária da Moita

226º

1,15

Escola Secundária de Santo André

298º

-0,54

Escola Básica e Secundária de Alfredo da Silva

404º

-3,6

Escola Básica e Secundária de Santo António

517º

-9,49

Escola Secundária da Baixa da Banheira

520º

(?)

 

(1) “O que se analisa é a percentagem de percursos diretos de sucesso na escola face à percentagem de percursos diretos de sucesso dos alunos do resto do país que ingressaram no ensino secundário com um nível de conhecimentos semelhante.” Fonte: Jornal Público.

(2) “Diferença entre a % de percursos de sucesso no 3º ciclo na escola e a % de percursos de sucesso entre os alunos de todo o país que, nos 3 anos anteriores, no final do 9º ano, tiveram resultados semelhantes aos alunos desta escola. Ter um percurso de sucesso é ter nota positiva nos dois exames do 12º ano, sem ter chumbado no 10º e 11º. O valor apresentado corresponde à média dos últimos 3 anos letivos (2017/2019).” Fonte: Jornal Expresso.

 

| 2020.06.29 |                                                                           topo

 

8.setembro.2019

ATUALIZAÇÕES NESTE SITE

Por vezes, para poupar tempo, os dispositivos eletrónicos estão direcionados para a última versão consultada (cache) e não para a versão atualizada.

Aconselham-se todos os utilizadores a atualizar com frequência a pesquisa do site (em computadores com Windows instalado fazer, por exemplo, Shift+F5).

Obrigado.

 

| 2019.09.08 |                                                                           topo

 

24.junho.2020

DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES E LIVROS DA BIBLIOTECA (2019/20)

Atendendo às alterações legislativas que se anunciam na Comunicação Social,  o Agrupamento decidiu ADIAR a devolução dos manuais escolares.

Contudo, havendo a necessidade de entregar alguns itens aos Encarregados de Educação (desenhos, material escolar, verbas entregues para visitas de estudo que não se realizaram, etc.), estes devem comunicar com os DT para verificar se os momentos de encontro abaixo indicados se mantêm.


 

ESCOLA BÁSICA DA QUINTA NOVA DA TELHA:

 

 

Manhã 

9:00 - 10:30

 

Tarde

14:00 - 15:30

 

11:00 - 12:30

16:00 - 17:30

Dia

SALA 5F

SALA 6F

BIBLIOTECA

SALA 5F

SALA 6F

BIBLIOTECA

6

5º A

5º B

E

D

C

5º F

7

6º A

6º B

6º D

6º C

6º E

6º F

8

7º A

7º B

7º C

7º D

7º E

7º F

9

8º A

8º B

8º C

8º D

8º E

8º F

 

Para que seja respeitada a regra de distanciamento físico, os Encarregados de Educação  deverão comparecer em apenas um dos turnos indicados (9:00 - 10:30 ou 11:00 - 12:30; 14:00 – 15:30 ou 16:00 – 17:30) de acordo com a informação enviada pelo respetivo Diretor de Turma.

 


ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS:

 

Dia

14:00 - 15:30

16:00 - 17:30

Local

6 de julho

9º A

Refeitório

7 de julho

9º B

8 de julho

9º C

9 de julho

9º D

10 de julho

9º E

 

Dia

14:00 - 15:30

16:00 - 17:30

Local

13 de julho

11º A

Refeitório

14 de julho

11º B

15 de julho

11º C

16 de julho

11º D

17 de julho

11º E

16 de julho

11º F

  

Dia

14:00 - 15:30

16:00 - 17:30

Local

20 de julho

12º A

Refeitório

21 de julho

12º B

22 de julho

12º C

23 de julho

12º D

24 de julho

12º E

2 de julho

12º F

1 de julho

12º G

 

Para que seja respeitada a regra de distanciamento físico, os Encarregados de Educação  deverão comparecer em apenas um dos turnos indicados (14:00 – 15:30 ou 16:00 – 17:30) de acordo com a informação enviada pelo respetivo Diretor de Turma.

 


Solicita-se aos alunos e encarregados de educação que tenham ainda consigo livros pertencentes às bibliotecas do agrupamento que façam a sua devolução juntamente com os manuais escolares. Chama-se a particular atenção para o facto da não entrega destes livros representar uma perda para todos, uma vez que alguns dos livros são exemplares únicos.

 


A 3 de agosto, terá início a emissão de novos vales (vouchers) relativos aos alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade (6.º, 8º, 9º, 11º e 12º anos).

A 13 de agosto, terá início a emissão de vales (vouchers) relativos aos alunos dos restantes anos de escolaridade (5º, 7º e 10º anos).

 

| 2020.06.24 e 07.02 |                                                           topo

 

18.junho.2020

DEVOLUÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES

O Ministério da Educação divulgou as normas para devolução dos Manuais Escolares gratuitos recebidos no início das aulas.

Podem ler essa norma AQUI.

Em breve, através dos professores titulares ou dos DT, o Agrupamento irá divulgar as normas específicas.

 

| 2020.06.18 |                                                           topo

 

24.junho.2020

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (2020/21) - 5º AO 12º ANOS

Informam-se os senhores encarregados de educação que estão a decorrer as candidaturas de concessão de auxílios económicos a vigorar no ano letivo de 2020/2021 (5º ao 12º anos).

Quanto ao 1º Ciclo, da responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro, aguardam-se ainda as respetivas orientações.

Devido às medidas de contingência impostas pelo COVIDl9, os senhores encarregados de educação devem proceder ao preenchimento do boletim, editável e disponível em baixo, devendo o mesmo ser preenchido, assinado e enviado para o email odias@aecasquilhos.pt até ao próximo dia 27 de julho.

O boletim de candidatura deve ser enviado juntamente com os seguintes documentos:

1 - Documento da Segurança Social comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de familia OU documento emitido pelo serviço processador de vencimentos (caso se trate de trabalhador da Administração Pública), comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;

2 - Comprovativo de IBAN (Número de Identificação Bancário). Este documento pode ser obtido numa caixa Multibanco ou através de homebanking e destina-se a eventuais pagamentos de ações relacionadas com a ASE (visitas de estudo, bolsas de mérito...)

 

Boletim de candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos, formato doc). Este documento irá ser transferido para o seu computador (num computador com Windows, para a pasta Transferências).

 

| 2020.06.24 |                                                           topo

 

18.junho.2020

CONSELHOS DE TURMA - FINAL DE ANO

Os Conselhos de Turma de final do ano vão-se realizar de acordo com o calendário seguinte.

Todas as reuniões decorrem online através da plataforma Teams.

 

Hora

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

29 junho (2ªfeira)

8h30min

8ºE

 

 

 

 

10h00min

5ºC

8ºA

10ºB

11ºB

 

11h30min

7ºD

12ºF

 

 

 

14h00min

5ºE

9ºD

10ºE

12ºC

 

15h30min

7ºE

 

 

 

 

30 junho (3ªfeira)

8h30min

6ºE

8ºC

 

 

 

10h00min

5ºF

9ºE

10ºF

11ºF

 

11h30min

6ºB

7ºA

11ºE

12ºA

 

14h00min

5ºA

6ºC

9ºA

10ºA

10ºG

15h30min

6ºF

8ºD

12ºB

 

 

1 julho (4ªfeira)

8h30min

5ºB

6ºD

9ºB

10ºC

11ºA

10h00min

5ºD

7ºF

9ºC

10ºD

11ºD

11h30min

7ºB

12ºD

 

 

 

14h00min

7ºC

12ºE

 

 

 

15h30min

6ºA

8ºB

10ºH

11ºC

 

2 julho (5ªfeira)

8h30min

8ºF

 

 

 

 

 

As reuniões irão decorrer com a seguinte Ordem de Trabalhos:

 

Ensino Básico

1. Informações;

2. Balanço do Ensino à Distância;

3. Apreciação do aproveitamento;

4. Análise do comportamento;

5. Apoio Tutorial Especifico - Apreciação/Balanço.

6. Plano Curricular de Turma;

7. Outros assuntos.

 

Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos)

1. Informações;

2. Balanço do Ensino à Distância;

3. Apreciação do aproveitamento;

4. Análise do comportamento;

5. Apreciação/Proposta de Apoios ao Estudo;

6. Plano Curricular de Turma;

7. Outros assuntos.

 

Ensino Secundário (Cursos Profissionais)

1. Informações;

2. Conferência do registo da classificação dos módulos realizados;

3. Balanço do Ensino à Distância;

4. Apreciação do Aproveitamento;

5. Análise do Comportamento;

6. Registo dos alunos com módulos em atraso;

7. Ponto da situação relativamente à assiduidade dos alunos;

8. Balanço das horas de formação;

9. Outros assuntos.

 

 

| 2020.06.18 |  O Diretor  |                                                         topo

 

19.junho.2020

ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PASSAM A PODER ACEDER AO E360

Neste ano letivo, o Agrupamento aderiu à plataforma E360, da responsabilidade do Ministério da Educação, que permite a gestão integrada dos alunos (processos, registo biográfico, faltas, sumários, etc.).

Esta plataforma está, finalmente, disponível para encarregados de educação através da "Caderneta Digital".

Transcrevemos a informação recebida:

 

Está disponível a Aplicação “Caderneta do Aluno” para telemóveis e tablet, tanto Andróide como iOS. Esta aplicação permite aceder às informações do E360 (plataforma de gestão de alunos do Agrupamento).

A “Aplicação Caderneta do Aluno” apresenta um conjunto de funcionalidades simples e orientadas quer para os Encarregados de Educação (EE) de Alunos, quer para os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as modalidades de ensino.

 O acesso à aplicação faz-se usando o mecanismo autenticação.gov, nomeadamente a Chave Móvel Digital, esta aplicação tem funcionalidades como por exemplo:
- Consultar dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação,

- Horário do aluno,

- Currículo com as respectivas disciplinas e docentes associados,

- Identificação do diretor de Turma e do seu horário de atendimento,

- Ocorrências de natureza disciplinar,

- Assiduidade do aluno,
- Avaliação do aluno (incluindo este ano letivo),
- Sumários das aulas e lista de tarefas por disciplina.

- Permitirá a justificação de faltas e a comunicação do EE com o diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.

A Aplicação para telemóveis e tablets Andróide pode ser descarregada aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.caderneta.dgeec  

A Aplicação para iOS pode ser descarregada na Apple Store sob o nome de “Caderneta do Aluno”.

 O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação (EE) ou dos Alunos. A Escola não tem interferência neste processo, todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, o Agrupamento não tem qualquer controlo nos acessos, nem pode criar ou gerir acessos.

Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel estão no sítio:  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email:  cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt 

 

Se tiver dúvidas sobre como descarregar a aplicação, pode consultar este tutorial.

 

| 2020.06.19 |                                                           topo

 

18.junho.2020

OFERTA DE EMRC PARA 2020/21

Os alunos de Educação Moral e Religião Católica fizeram um vídeo para esclarecerem todos os colegas sobre o que se faz nesta disciplina.

Podem vê-lo AQUI ou no YouTube (https://youtu.be/qf84FKb7lWI)

 

| 2020.06.18 |  Professora Susana Nobre  |                                 topo

 

10.junho.2020

O Agrupamento de Escolas de Casquilhos lamenta informar o falecimento da sua aluna Sara Isabel Farinha Dias.

A Sara era aluna do 12º C e deixou-nos a todos subitamente, sem nos dar tempo de lhe dizermos mais uma vez como gostávamos dela e como o seu sorriso iluminava a nossa vida.

Nesta hora de imensa dor e saudade, o Agrupamento apresenta à família e aos colegas as mais sentidas condolências.

O funeral realiza-se dia 17 de junho, com saída do Hospital do Barreiro pelas 10:00 para o Crematório da Quinta do Conde.

 

| 2020.06.16 |                                                           topo

 

8.junho.2020

PUBLICADA ADENDA ÀS INFORMAÇÕES-PROVA DO IAVE

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames e provas nacionais, publicou a 9 de junho uma Adenda às Informações-Prova que esclarece algumas questões relacionadas com os exames nacionais e as alterações decorrentes da suspensão das atividades letivas presenciais.

A referida Adenda pode ser consultada AQUI ou na página de Exames 2020.

 

| 2020.06.01 e 08 |                                                           topo

 

26.maio.2020

MOSTRA DE OFERTA FORMATIVA BARREIRO I MOITA

MOSTRA DE OFERTA FORMATIVA BARREIRO I MOITA

PASSAPORTE PARA O FUTURO 2020/2021

 

 Escolas do Barreiro e Moita juntam-se para organizar a 2ª Edição da Mostra de Oferta Formativa Barreiro I Moita - “Passaporte para o Futuro 2020”, um evento que se enquadra no âmbito da Orientação Escolar e Profissional de jovens.

A situação Pandémica da COVID-19 inviabilizou a sua realização em espaço físico, prevista nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS).

Com a vontade, criatividade e colaboração de todos/as os/as envolvidos/as e o apoio dos meios digitais, a Oferta Formativa do Barreiro e da Moita 2020/2021 poderá ser consultada no site da Rede para a Empregabilidade Barreiro I Moita (REBM), através do Separador “Oferta Formativa” - http://www.empregabilidadebm.pt/oferta.php.

Esta iniciativa que a Rede para a Empregabilidade Barreiro Moita (REBM) promove, no âmbito do Eixo da Qualificação, desde há cerca de um ano, num trabalho conjunto com a Rede de Psicólogos da Frente Ribeirinha, com vista a responder a questões relacionadas com a orientação vocacional e profissional, tem agora a sua expressão num formato digital em adaptação à situação pandémica atual e em adequação aos tempos modernos e à Era Digital.

No entanto, face ao valor da relação e acompanhamento de proximidade aos(às) alunos(as) do 9º ano das Escolas do Barreiro e da Moita, está previsto o envolvimento e acompanhamento de diretores(as) de turma e Psicólogos(as) das Escolas, neste processo e, nomeadamente em sessões dirigidas a esta temática da Orientação Vocacional e Profissional, através de momentos partilhados em plataformas digitais.

 

[Podes aceder ao cartaz e aos links nele existentes clicando na imagem]

 

| 2020.05.26 |  Dr.ª Ana Beira  |                                                         topo

 

03.maio.2020

MATRÍCULAS PARA 2020/2021

Os registos de primeira matrícula, renovações de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico decorrem de 04 de maio a 30 de junho.

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5º, 7º e 10º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

Porque o período destinado a esta fase de matrículas é muito curto, sugerimos que os Encarregados de Educação iniciem desde já o pedido de matricula/renovação preenchendo os 3 primeiros passos (Consentimentos, Dados do Encarregado de Educação, Dados Gerais do Aluno) deixando apenas para ser preenchido entre 26 de junho a 8 de julho o 4º passo (Dados da matrícula) e a submissão do pedido.

As matrículas são realizadas online, no Portal das Matrículas, um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.

Se é Encarregado de Educação, a matrícula do seu educando deve ser realizada, preferencialmente, nesta aplicação que lhe permite, mediante consentimento prévio, fornecer toda a informação e documentação necessária à instrução do processo de matrícula.

A presente aplicação permite realizar a primeira matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o registo de renovação de matrícula e o pedido de transferência de escola dos alunos na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário nas várias modalidades de ensino destinadas a jovens.

Para matrículas para os ensinos básico ou secundário recorrente ou para outras ofertas educativas e formativas destinadas a adultos devem ser contactados os estabelecimentos de educação e ensino respetivos.

Nos casos em que os Encarregados de Educação não possuam meios informáticos e/ou não o consigam autonomamente preencher e submeter o seu processo de matrícula ou renovação de matrícula por esta via, devem fazê-lo “de modo presencial nos serviços competentes do estabelecimento de educação e de ensino da área da residência do aluno, independentemente das preferências manifestadas para a frequência, procedendo esses serviços ao registo eletrónico da matrícula na aplicação informática”.

Para mais detalhes relativos aos procedimentos de matrícula ano letivo 2020/2021 consulte  as perguntas frequentes da Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

 

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  1. Senha de acesso (credenciais) ao Portal das Finanças
  2. Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)  
  3. Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital 

Pode consultar aqui um tutorial que o Agrupamento organizou para orientar os Encarregados de Educação no Portal das Matrículas e que pode consultar passo a passo: TUTORIAL.

 

| 2020.05.03 e 06.27 |                                                               topo

 

16.maio.2020

PROJETO "NÓS PROPOMOS!" DO IGOT

Já foram divulgados os resultados dos concursos temáticos de desenho, fotografia, texto, spot publicitário e vídeo do projeto "Nós Propomos!" do IGOT. 

Os trabalhos dos nossos alunos foram premiados em todas as categorias, num total de dois primeiros lugares, um segundo lugar, um terceiro lugar e quatro menções honrosas. A Escola Secundária de Casquilhos foi a que recebeu mais distinções a nível nacional, como se poderá constatar nos ficheiros em anexo.

O professor responsável pelo projeto agradece à Direção do Agrupamento, à Câmara Municipal, ao Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), ao Grupo Disciplinar de Geografia e a todos os docentes que contribuíram para o sucesso desta atividade na escola. 

Uma última palavra para os alunos que, com a sua imaginação, empenho e criatividade, nos deixaram a todos bem representados a nível nacional. 

Bem hajam!

 

Projeto “Nós Propomos!” do IGOT

 

Concurso de Desenho

1º Lugar

Mariana Figueiredo (11º F)

Concurso de Desenho 2019_20.pptx

 

Concurso de Fotografia

Menção Honrosa

Margarida Rodrigues (11º F)

2º Lugar

Ana Tapada (11º F)

Concurso de Fotografia 2019_20.pptx

 

Spot Publicitário

3º Lugar

“Voluntariado na Escola nº9 – Barreiro”

Ana Tapada, Gabriel Inácio, Lara Morais, Margarida Rodrigues e Mariana Figueiredo (11ºF)

1º Lugar

“A Escola Secundária de Casquilhos em risco de incêndio?!”

Alexandra Gutu, Beatriz Mesquita e Raquel Martins (11ºC);  Ilona Nacu e Mariana Pereira (11ºC)

Concurso de Spot Pulicitário 2019_20.pptx

 

Concurso de Texto

Menção Honrosa

Tiago Matos (11ºD)

Menção Honrosa

Rodrigo Mendonça (11ºD)

Concurso de Texto 2019_2020.pptx

 

Vídeo

Menção Honrosa

“Travessia pedonal da Via Férrea”

Diogo Rosa, João Pinto, Miguel Matias, Pedro Cardoso e Rodrigo Graça (11ºD)

Concurso de Vídeo 2019_20.pptx

 

| 2020.05.16 |  Prof. João Coelho  |                                          topo

30.abril.2020

CONCURSO PARA 3 ASSISTENTES OPERACIONAIS (PREVPAP)

Foi publicada no dia 5 de junho de 2020 a classificação da Avaliação Curricular dos candidatos ao procedimento concursal indicado em baixo.

Pode consultar aqui a classificação da Avaliação Curricular dos candidatos, ordenados alfabeticamente, e a Ata n.º 3 do Júri de seleção.


Lista de excluídas  e  Ata n.º 2 [18/05/2020]

Ata nº 1


Foi colocado no dia 30 de abril de 2020 na Bolsa de Emprego Público (BEP), com a referência OE 202004/0428, o seguinte Aviso:

 

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a assistentes operacionais

 Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho no Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)

 1. Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 28/04/2020, no uso das competências que lhe foram delegadas pelo Despacho n.º 2104/2019 da Diretora-Geral da Administração Escolar, proferido em 25 de fevereiro de 2019, publicado em 1 de março de 2019 no Diário da República, 2.ª série, n.º 43, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na categoria de assistente operacional, da carreira de assistente operacional.

2. Legislação aplicável: Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro (PREVPAP); Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril e Código do Procedimento Administrativo.

3. Local de Trabalho: Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, com sede na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO

4. O procedimento concursal destina-se à ocupação de 3 (três) postos de trabalho na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, nos termos constantes do artigo 40.º e seguintes da LTFP.

5. Fundamentos para a abertura do procedimento concursal comum: o presente procedimento concursal é aberto no âmbito do PREVPAP, para regularização das situações de trabalho precário previstas no artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

6. Caracterização do posto de trabalho: Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de assistente operacional, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de auxiliar de ação educativa, de acordo designadamente com o seguinte perfil de competências:

a) Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

b) Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;

c) Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

d) Exercer atividades de apoio aos serviços de ação social escolar, laboratórios, refeitório, bar e bibliotecas escolares, de modo a permitir o seu normal funcionamento;

e) Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a sua manutenção e gestão de stocks necessários ao seu funcionamento;

f) Participar com os docentes no acompanhamento das crianças e jovens com vista a assegurar um bom ambiente educativo;

g) Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

h) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

i) Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.

 7. Habilitações literárias exigidas: Ser detentor da escolaridade obrigatória (considerando a data de nascimento) ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 1, de acordo com o previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.

8. Posição remuneratória: 4.º nível remuneratório da tabela remuneratória única (EUR: 645,07€).

9. Requisitos de admissão relativos ao trabalhador:

9.1. Exerça ou tenha exercido funções que correspondam ao conteúdo funcional da carreira/categoria de assistente operacional, sem o vínculo jurídico adequado, reconhecido nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

9.2. Ser detentor dos requisitos cumulativos, enunciados no artigo 17.º da LTFP:

a)         Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b)         18 anos de idade completos;

c)         Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

d)         Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e)         Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

9.3. Possuir as habilitações literárias constantes do ponto 7. do presente aviso.

9.4. A título excecional, no presente procedimento concursal é admissível em substituição do nível habilitacional, a relevância da formação ou experiência profissionais conforme o n.º 2 do artigo 34.º da LTFP e nos termos do artigo 31.º da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro.

10. Forma e prazo de apresentação das candidaturas:

10.1. Prazo: 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (www.aecasquilhos.pt).

10.2. Forma: As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais restritos - PREVPAP > Formulário de candidatura no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt) e formalizadas através da entrega, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, ou enviadas pelo correio, para a morada identificada no n.º 3 do presente Aviso, em carta registada com Aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada ou remetidas por via eletrónica para o endereço de email direcao@aecasquilhos.pt, até às 24h00 horas do último dia do prazo para apresentação das candidaturas, dos seguintes documentos:

a)         Fotocópia do Certificado de Habilitações;

b)         Fotocópia dos Certificados ou comprovativos de ações de formação realizadas com relevância para o posto de trabalho objeto de candidatura;

c)         Curriculum Vitae;

d)         Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

e)         Declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer ou tenha exercido funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca, a categoria com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente às menções qualitativas e quantitativas obtidas na avaliação do desempenho dos últimos três anos, se aplicável.

10.3. Nos termos do disposto no n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

11. Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

12. Métodos de Seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular e a entrevista profissional de seleção.

12.1. A avaliação curricular (AC) visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e a avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, nomeadamente: as habilitações académicas, a formação profissional, a experiência profissional e o tempo de desempenho no período anterior, no exercício de funções caracterizadas do posto de trabalho a preencher. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

12.2. A entrevista profissional de seleção (EPS) visa avaliar, de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e os aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

12.3. Os candidatos são convocados para a entrevista profissional de seleção nos termos do artigo 24.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, e por uma das formas previstas no artigo 10.º do mesmo diploma, mas preferencialmente, por correio eletrónico, de acordo com o n.º 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, indicando o dia, hora e local da realização do mencionado método de seleção.

12.4. A publicação dos resultados obtidos nos métodos de seleção é efetuada através de lista, ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas ou escola não agrupada e na sua página eletrónica.

12.5. A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através da seguinte fórmula:

CF = 70% (AC) + 30% (EPS)

12.6. São motivos de exclusão do presente procedimento:

a)         O incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legal ou regularmente previstos;

b)         Obtenção de uma valoração inferior a 9,5 valores na avaliação curricular;

c)         A não comparência à entrevista profissional de seleção;

d)         A obtenção de uma valoração final inferior a 9,5 valores, na aplicação dos métodos de seleção ou em resultado do emprego da fórmula do ponto 12.5 do presente aviso.

12.7. Haverá lugar à audiência de interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, após a aplicação de todos os métodos de seleção e antes de ser proferida a decisão final. Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, mas preferencialmente, por correio eletrónico, nos termos dos n. os 7 e 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro. As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado pelo Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, disponibilizado no endereço eletrónico da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), em www.dgaep.gov.pt, podendo ser obtido na página eletrónica ou junto dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

12.8. Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

13. A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida nos métodos de seleção.

13.1. Critérios de desempate: Em caso de igualdade de valoração, os critérios de desempate a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

14. O Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.

15. Composição e identificação do júri

Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, Subdiretora

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor

Vogais suplentes: Maria do Rosário da Silva Bandeira Ferreira.

15.1. O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos.

16. A lista unitária da ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é publicada na BEP; afixada em local público e visível das instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª Série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º 5 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

17. Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, o presente aviso é publicitado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

 28 de abril de 2020

O Diretor

(Luís Miguel Mota Rino)

Chamamos a atenção que o prazo de candidatura termina dia 15 de maio e que este procedimento concursal se destina apenas à integração no Estado dos assistentes operacionais que exerceram funções neste Agrupamento (PREVPAP).

A ata da primeira reunião do júri de seleção que, entre outros assuntos, inclui o previsto no ponto 12.8. do Aviso de Abertura, pode ser consultada aqui em formato PDF.

O Aviso pode ser consultado aqui em formato PDF.

O impresso referido no ponto 12.7. pode ser obtido no site da DGAEP (quando clica na ligação, o documento será descarregado para o seu computador, na pasta de Transferências).

 

| 2020.04.30 |                                                               topo

 

14.abril.2020

ALTERAÇÕES AO CALENDÁRIO ESCOLAR E DE EXAMES

O Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, determina no seu Artigo 10.º, o seguinte:

 

Artigo 10.º

Regime excecional relativo ao calendário escolar

1 — É aplicável o calendário escolar aprovado pelo Despacho n.º 5754 -A/2019, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 115, de 18 de junho, com exceção do termo do 3.º período, que ocorre a 26 de junho de 2020.

2 — As provas de equivalência à frequência no ensino básico e secundário realizam-se nas datas fixadas, respetivamente, nos anexos I e II ao presente decreto-lei e do qual fazem parte integrante.

3 — Os exames finais nacionais realizam -se nas datas fixadas nos quadros 1 e 2 do anexo III ao presente decreto -lei e do qual faz parte integrante.

4 — As escolas que, no âmbito da autonomia e flexibilidade, disponham de calendários escolares próprios, devem proceder à sua adequação, tendo em conta o disposto no presente artigo, com vista a garantir as aprendizagens e a realização das provas de equivalência à frequência e dos exames finais nacionais.

 

 

| 2020.04.14 |                                                             topo

 

junho.2019

CALENDÁRIO LETIVO PARA 2019/2020

O Ministério da Educação fez publicar o  Despacho n.º 5754-A/2019, de 18 de junho, que define o calendário escolar para o ano letivo de 2019/2020.

O mesmo calendário, para além de definir o início e o fim dos 3 períodos e as interrupções escolares, fixa também as datas das provas de aferição, das provas finais de ciclo, das provas de equivalência à frequência e dos exames nacionais.

 

Versão do calendário (2019/2020) em Word (docx) editável para marcação de testes, aniversários... (ensino básico e secundário)

Versão do calendário (2019/2020) em Acrobat (pdf) para imprimir e escrever manualmente (ensino básico e secundário)

 

| 2018.09.02 |                                                                                       topo

8.janeiro.2020

MEMÓRIAS DOS OUTROS PERÍODOS

Podes ver o que aconteceu no 1º período deste ano clicando AQUI.

Para veres a memória do 2º período clica AQUI.

 

| 2020.04.13 |                                                                           topo

 
ESCLARECIMENTO

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