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21.junho.2021

EB9 GANHA CONCURSO DA FARMÁCIA SILVA INÁCIO

O grupo D do Jardim-de-infância da EB9 ganhou o concurso de decoração de caixas de recolha de medicamentos em celebração do Dia da Criança. Este concurso foi promovido pela Farmácia Silva Inácio (Casquilhos) e contou com a participação de várias escolas da zona nas valências de creche, Jardim de Infância e 1º ciclo.  

A EB9 participou com a decoração de 7 caixas e conseguiu obter os dois primeiros lugares entre 22 concorrentes com cerca de 1900 votos de Facebook e Instagram para a sala vencedora – Grupo D, e cerca de 1360 votos para os grupos E/F que tiveram um meritório 2º lugar. 

O elevado grau de envolvência por parte das famílias destes grupos foi determinante para a divulgação dos trabalhos realizados e obtenção destes resultados. 

A Farmácia fez a entrega dos prémios aos vencedores no dia 21 de junho.  

Os participantes estão todos de parabéns! 

 

 

| 2021.06.22 |  Professora Maria José Valente  |                                               topo

 

20.junho.2021

O 4º E EXPLOROU O SISTEMA SOLAR

Os nossos meninos às vezes parece que andam na Lua, mas desta vez foi por bons motivos: andavam a estudar o sistema solar.

E nada melhor do que meter as mãos na massa e reproduzir os diversos planetas.

Vejam o resultado aqui.

 

| 2021.06.22 |  Professora Carla Ramos  |                                               topo

 

18.junho.2021

DIA ECO-ESCOLAS NA E. S. CASQUILHOS

18 de junho foi a data escolhida para comemorar o Dia Eco-Escolas na Escola Secundária de Casquilhos. Foi o culminar de um trabalho que decorreu ao longo do ano letivo e que contou com a colaboração de toda a comunidade escolar.

Na parte da manhã, alunos e professores participaram numa campanha de recolha de lixo na praia de Alburrica; à tarde, foi hasteada a Bandeira Eco-Escolas, pintada uma sarjeta no âmbito do projeto o “Mar Começa Aqui” e visitadas as exposições dos trabalhos “Collage de um ODS”, “Aves em Tecido” e “Eco-Poster” da escola. 

Nas últimas atividades, pudemos contar com a presença do Vereador do Ambiente, Bruno Vitorino, e do Presidente da União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, Carlos Raposinho, que elogiaram o envolvimento demonstrado por alunos, professores, funcionários e direção do Agrupamento no programa Eco-Escolas.

Agradecemos o apoio logístico da CMB na realização da limpeza da praia, através da colaboração da sua representante no Conselho Eco-Escolas, Sofia Vitória.

Contamos convosco no próximo ano letivo, para deitar mais uma gota de água na imensidão de oceano do que ainda há para fazer em prol do ambiente. 

Muito obrigado a todos!

 

Os professores coordenadores do programa Eco-Escolas da Escola Secundária de Casquilhos

 

[Podes ver algumas fotos das atividades aqui e aqui]

 

| 2021.06.22 |  Professores João Coelho e Sílvia Zuzarte  |                                            topo

 

17.junho.2021

CONCURSO PARA 1 (UM) ASSISTENTE TÉCNICO

Torna-se público que o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, abriu concurso para 1 (um) Assistente Técnico em regime de contrato em funções públicas por tempo indeterminado.

A abertura do procedimento concursal foi publicada no Diário da República, II Série, através do Aviso (extrato) n.º 11171/2021, de 17 de junho.

Foi também divulgada na Bolsa de Emprego Público (BEP) com o código de oferta OE202106/0438.

 

O Aviso integral, cuja leitura se recomenda, pode ser consultado em baixo e dele salientamos:

- Todas as candidaturas são obrigatória e exclusivamente submetidas na plataforma SIGRHE.

- Para concorrer a este concurso deve introduzir nessa plataforma a Sigla da Entidade Proponente 170884 e procurar o código de oferta BEP acima indicado: OE202106/0438.

- A formalização da candidatura pode ser feita colocando a digitalização dos documentos nessa mesma plataforma ou enviada por correio eletrónico para concursos@aecasquilhos.pt.

- Se quiser entregar os documentos em papel, deve marcar antecipadamente a sua presença nos Serviços Administrativos do Agrupamento (na Escola Secundária de Casquilhos - Barreiro) através do telefone 212148370.

- O prazo de candidatura decorre entre os dias 18 de junho e 2 de julho deste ano.

- Serão excluídas todas as candidaturas enviadas para o mail referido sem que tenham sido submetidas no SIGRHE.

- Serão excluídas também as candidaturas submetidas no SIGRHE sem que sejam presentes os documentos exigidos.

As datas de realização das diversas provas de seleção serão divulgadas posteriormente neste site.

 

De acordo com a lei, divulga-se a ata da primeira reunião do Júri de seleção na qual constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método (o original, devidamente assinado, encontra-se arquivado no Agrupamento).

 


Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 Aviso

 Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 1 (um) posto de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista assegurar necessidades permanentes.

 1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 08/06/2021, no uso das competências que lhe foram subdelegadas por Despacho n.º 3730-A/2021, de 12 de abril, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de 1 (um) posto de trabalho para as funções correspondentes à carreira e à categoria de assistente técnico deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, a constituir por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, considerando o disposto na Portaria n.º 73-A/2021, de 30 de março que alterou a Portaria n.º 245-A/2020, de 16 de outubro.

 2 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

 3 Legislação aplicável - O presente procedimento reger-se-á pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro, e Código do Procedimento Administrativo, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro.

 4 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do Despacho Interno n.º 53/21/MEF, de 30/03/2021, de Sua Excelência o Ministro de Estado e das Finanças, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n.os 3 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

 5 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sito na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO

 6 – Caracterização do posto de trabalho – Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na carreira e na categoria de assistente técnico, tal como descrito no anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, para os serviços administrativos dos AE/ENA, com o seguinte perfil de competências:

1. Exercer funções de natureza executiva;

2. Exercer funções de aplicação de métodos e processos inerentes à gestão de recursos humanos e alunos;

3. Exercer funções de aplicação de métodos e processos inerentes à gestão do orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento;

4. Exercer funções de secretaria, arquivo e expediente;

5. Dispor de competências de utilização das tecnologias digitais em áreas de software integradas no desenvolvimento da atividade inserida no correspondente conteúdo funcional, designadamente de processamento de texto e de folha de cálculo.

 7 Posicionamento remuneratório - 1.ª posição remuneratória da categoria de assistente técnico da carreira de assistente técnico, nível 5 da tabela remuneratória única (EUR: 703.13€).

 8 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

- Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República Portuguesa, por convenção internacional ou por lei especial;

- 18 anos de idade completos;

- Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

- Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

- Cumprimento das leis de vacinação obrigatória.

 b) Ser titular do 12.º ano de escolaridade ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 2 de acordo com o previsto na alínea b) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP, não se admitindo a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional e possuir preferencialmente competências na área digital designadamente em software de processamento de texto e de folha de cálculo.

 9 – Para efeitos do disposto na alínea k) do n.º 4 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento, ou seja, já sejam detentores de um contrato na modalidade de relação jurídica de emprego público, por tempo indeterminado, no mesmo Agrupamento de Escolas.

 10 - Formalização das candidaturas:

 10.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).

10.2 Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação (SIGRHE) em Situação Profissional > PND – Proc. concursais comuns > Formulário de candidatura no portal da Direção-Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt)

 As candidaturas são formalizadas por uma das seguintes vias:

-      upload dos documentos na referida aplicação;

-      envio por correio eletrónico;

-      entrega nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro;

-      envio pelo correio, para a morada identificada no n.º 5 do presente Aviso, em carta registada com aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas.

 As candidaturas deverão ser acompanhadas dos seguintes documentos:

-      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Quando aplicável, devem ser apresentados os comprovativos de formação na área digital, designadamente em software para processamento de texto e folhas de cálculo.

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas, com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

 10.3. Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 8 do artigo 20.º Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, a não apresentação dos documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos legalmente exigidos e atrás referidos, determina a exclusão dos candidatos.

 10.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 10.5 - Nos termos do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem juntar documento comprovativo do grau e tipo de deficiência.

 10.6 - Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

 11 - Métodos de seleção

11.1 – Nos termos do artigo 36.º da LTFP e do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplicam-se os métodos de seleção obrigatórios Prova de Conhecimentos (PC) e Avaliação Psicológica (AP).

 11.2 – Aos candidatos que estejam a cumprir ou a executar atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, os métodos de seleção a aplicar são a Avaliação Curricular (AC) e a Entrevista de Avaliação de Competências (EAC), conforme estabelecido nas alíneas a) e b) do n.º 2 da referida disposição legal e das alíneas c) e d) do n.º 1 do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.3 – Prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e, ou, profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício das funções descritas no n.º 6 do presente Aviso. Será valorada de 0 a 20 valores e com expressão até às centésimas.

 11.3.1 – Tipo, forma e duração da prova de conhecimentos: prova escrita de realização individual, efetuada em papel, com a duração máxima de 90 minutos, composta por:

a) itens de escolha múltipla, preenchimento, associação e/ou ordenação, sem recurso a consulta;

b) pelo menos, 1 item de resposta aberta.

11.3.2 – Temas da prova de conhecimentos:

a) temas de cultura geral e atualidade;

b) Segurança e Saúde no Trabalho;

c) conhecimentos básicos do sistema educativo português;

d) Agrupamento de Escolas de Casquilhos;

e) Princípios do desempenho dos funcionários públicos;

f) Código do Procedimento Administrativo;

g) Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas;

h) Processador de texto Word;

i) Folha de cálculo Excel.

 11.3.3 – Bibliografia necessária:

 Segurança e saúde no trabalho - Lei n.º 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 3/2014, de 28 de janeiro. Disponível online em https://dre.pt/application/file/571084 (Anexo que republica a legislação em causa).

Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.º 115/97, de 19 de setembro, 49/2005, de 30 de agosto, 85/2009, de 27 de agosto, e 65/15, de 3 de julho. A versão consolidada está disponível online em https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34444975/view?p_p_state=maximized.

Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, disponível online em https://dre.pt/home/-/dre/115652962/details/maximized.

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B2gqK2NVQblqV2pjREYwdHlBblU/view.

Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1iirsKv1qLA9-DVk1Gkp4wdT-G1chRvo0/view

Código de Ética e Conduta dos Trabalhadores da DGAEP. Disponível em https://www.dgaep.gov.pt/upload/Instrumentos_Gestao/Codigo_Etica_Conduta.pdf

Lei Geral do Trabalho em Funções Publicas (LTFP) aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho. Versão consolidada disponível em https://dre.pt/legislacao-consolidada/-/lc/57466875/view?w=2019-01-14

Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro (Código do Procedimento Administrativo). Disponível na versão atualizada em http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=2248&tabela=leis

Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 85/2016, de 21 de dezembro (SNC-AP - Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas). Disponível em https://dre.pt/home/-/dre/70262478/details/maximized

 11.4 – Avaliação psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências definido no n.º 6 do presente Aviso. A avaliação psicológica pode comportar uma ou mais fases e é valorada, em cada fase intermédia, se existir, através das menções classificativas de Apto e Não apto e, na última fase do método, para os candidatos que a tenham completado, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.5 - Avaliação curricular (AC) visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, designadamente nas áreas de software em processamento de texto e folha de cálculo, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, e que obrigatoriamente são os seguintes: Habilitação Académica de Base ou Curso equiparado, Experiência Profissional, Formação Profissional e Avaliação de Desempenho. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

 11.6 – Entrevista de Avaliação de Competências (EAC) visa avaliar, numa relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências essenciais para o exercício da função, sendo avaliada segundo níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 11.7 – Nos termos do artigo 6.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, aplica-se ainda o método de seleção Entrevista Profissional de Seleção (EPS).

 11.8 – Entrevista Profissional de Seleção (EPS) visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. A entrevista é pública, sendo o local, data e hora da sua realização atempadamente afixados em local visível e público nas instalações da entidade empregadora pública e disponibilizada na sua página eletrónica.

 11.9 – A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através de uma das seguintes fórmulas:

 CF = 0,45 PC + 0,25 AP + 0,30 EPS

ou

CF = 0,45 AC + 0,25 EAC + 0,30 EPS

 11.10 – Serão excluídos do procedimento, nos termos do n.º 10 do artigo 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de seleção, não lhes sendo aplicado o método seguinte.

11.10.1. Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 11.11 - Os métodos de seleção devem ser aplicados num único momento, podendo-se optar pela sua utilização faseada, desde que devidamente fundamentada, nos termos do n.º 1 do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.1 - No caso da aplicação dos métodos de seleção num único momento à totalidade dos candidatos, pode ainda o júri fasear a avaliação dos métodos de seleção, avaliando no método seguinte apenas os candidatos com aproveitamento obtido no método anterior, nos termos do n.º 2 artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 11.11.2 - Caso o dirigente máximo do órgão ou serviço responsável pelo recrutamento opte por fasear a utilização dos métodos de seleção, deve fazê-lo da seguinte forma:

a) Aplicação, num primeiro momento, à totalidade dos candidatos, apenas do primeiro método obrigatório;

b) Aplicação do segundo método e dos métodos seguintes apenas a parte dos candidatos aprovados no método imediatamente anterior, a convocar por conjuntos sucessivos de candidatos por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades;

c) Dispensa de aplicação do segundo método ou dos métodos seguintes aos restantes candidatos, que se consideram excluídos, sem prejuízo do disposto na alínea d) do artigo 7.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, quando os candidatos aprovados nos termos das alíneas anteriores satisfaçam as necessidades de recrutamento do procedimento concursal.

 11.12 – Os candidatos aprovados no primeiro método de seleção a convocar para a realização do segundo método, são notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 12 - Composição do Júri:

Presidente: Maria de Guadalupe Guerreiro Malveiro Munhão, Coordenadora Técnica.

Vogais efetivos: Margarida Silva Gomes Silva, Assistente Técnica, e Renato Lomelino Pereira Albuquerque, professor, Adjunto do Diretor.

Vogais suplentes: Maria Clara Grosso Bernardino, professora, Subdiretora, e Isabel da Conceição Costa da Silva Vilela, Assistente Técnica.

12.1 - A presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Margarida Silva Gomes Silva, Assistente Técnica.

 12.2 - Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, os critérios de apreciação e de ponderação de cada um dos métodos de seleção a utilizar, bem como o sistema de classificação final dos candidatos, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

 13 - Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, para realização da audiência dos interessados nos termos do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 14 - A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

 15 – Critérios de ordenação preferencial:

15.1 - Em caso de igualdade de valoração, os critérios a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 15.2 – Para efeitos da alínea b) do n.º 1 do artigo 27.º da referida Portaria, aos candidatos com deficiência deve ser observado o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 16 – A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados é notificada, para efeitos de audiência de interessados, nos termos do n.º 1 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro e do artigo 121.º do Código do Procedimento Administrativo.

 16.1 - A lista unitária da ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é afixada nas respetivas instalações em local visível e público e disponibilizada na página eletrónica do Agrupamento de Escolas (www.aecasquilhos.pt), sendo ainda publicado um aviso no Diário da República, 2.ª série, com informação sobre a sua publicitação.

 17 - Prazo de validade: O procedimento concursal é válido para o preenchimento dos postos de trabalho a ocupar e para os efeitos do previsto nos n.os 3 e 4 do artigo 30.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro.

 18 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

 19 – Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, por extrato, bem como no sítio da Internet deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, e na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), de forma integral, no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série.

 Barreiro, 08 de junho de 2021. O Diretor. Luís Miguel Mota Rino

 

| 2021.06.17  | O Diretor  |                                                                        topo

 

17.junho.2021

MATRÍCULAS - DISCIPLINA DE EMRC

A Educação Moral e Reliosa Católica (EMRC) é uma disciplina que pretende dar aos alunos uma experiência no caminho do auto conhecimento, da cultura e dos valores.

Não se pretende evangelizar as crianças e jovens, mas ajudá-los a crescer, sabendo fazer as suas escolhas e formular opiniões, críticas construtivas alusivas às várias temáticas que vão sendo abordadas. As atividades desenvolvidas em aula, adaptadas a cada ano letivo, bem como os Encontro de alunos de diferentes escolas e atividades diversas lúdico desportivas, campanhas de solidariedade, colóquios, visitas de estudo, comemoração de datas importantes, são algumas das diversas atividades pedagógicas a desenvolver em cada ano letivo.

Assim, venho deste modo convidar o seu educando à frequência desta disciplina de oferta obrigatória por parte das escolas, mas de carácter facultativo para os alunos.

Contudo, chamo a vossa atenção para o facto da mesma se reger legalmente segundo as normas gerais das demais disciplinas. Nos 1º, 2º e 3º ciclos não é permitida a anulação da disciplina. A avaliação não conta para a retenção dos alunos, contudo rege-se legalmente como as outras disciplinas (Decreto-Lei n.º 70/2013, de 23 de maio).

Partilho dois pequenos vídeos “Biteable”, um para o Ensino Básico e outro para o Ensino Secundário, podendo aceder a cada um desses vídeos através do seguinte link:

- Ensino Básico:

 https://biteable.com/watch/2911319/129f40e4073995d4bbd3fd2ee41d5d8f

 - Ensino Secundário:

https://biteable.com/watch/2973662/7a4d715544329959de50944e814c75a5

 

| 2021.06.17 |  Professora de EMRC, Cristina Marques  |                                                            topo

 

16.junho.2021

SE EU FOSSE UM QUADRO, SERIA...

No âmbito das disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Design de Moda, sob a orientação dos professores Cristina Silva e António Soares, as alunas do Curso Profissional de Design de Moda (11º H) realizaram este projeto no qual escolheram uma pintura famosa e reproduziram-na fotografando-se na pose e com o look.

O resultado inclui bichos de estimação, roupas, acessórios de casa e outros itens, na tentativa de chegar o mais próximo possível das diferentes pinturas.

Algumas alunas tentaram repetir os detalhes das obras com precisão enquanto outras fazem-no com sentido de humor.

No final, o resultado é sempre surpreendente.

A Leiteira - Carolina Jóia; Os Amantes - Maria Máximo; Frida Kahlo - Joana Ramalho; Dama com Arminho - Bárbara Santos; Mona Lisa - Ana Piçarra; Salomé com cabeça de São João Batista - Alexandra Batista; Rapariga do brinco de pérola - Ricardina Andrade (na foto ao lado; Dama com Arminho - Beatriz Escada; Le Désespéré - Carolina Miranda.

 

[Podes ver aqui os vários trabalhos ou clicando na imagem]

 

| 2021.06.16 |  Texto: professora Cristina Silva  |     topo

 

14.junho.2021

PROJETO DE EDUCAÇÃO SEXUAL - 12º E

Os cartazes aqui apresentados contemplam os temas abordados pela escola no Projeto de Educação Sexual de Turma "Compreensão da sexualidade como uma das componentes mais sensíveis da pessoa", em primeiro lugar, e " Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas", em segundo lugar.

O projeto foi coordenado pela professora Ana Garrido e realizado na disciplina de Oficina de Artes sob a coordenação da professora Cristina Silva.

Os alunos do 12º E do curso de Artes desenvolveram no presente ano letivo os seus projetos com o intuito de sensibilizarem a comunidade escolar para os comportamentos abusivos, contribuindo-se assim para a formação integral dos alunos no exercício da cidadania e com repercussão na comunidade educativa/família.

Em termos gráficos, usaram como referência Saul Bass, designer gráfico norte-americano, que optava geralmente pelas formas simples e altamente sintetizadas, quase abstratas. Os contornos tinham muitas vezes um aspeto de recortes espontâneos, preenchidos com cores vivas cuidadosamente selecionadas. É também uma característica sua a inteligente gestão que normalmente fazia do espaço vazio num cartaz.

 

[Podes ver aqui os vários cartazes ou clicando na imagem]

 

| 2021.06.14 |  Professora Cristina Silva  |                                                            topo

 

14.junho.2021

VOTA NO NOSSO ECO-CÓDIGO

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa Eco-Escolas: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região expresso num conjunto de frases.

O poster Eco-código é uma forma de comunicação deste Eco-Código e é assim o resultado da criatividade, técnica e aplicação em programa informático, por parte dos alunos envolvidos na sua criação, que fundamentaram a sua proposta a partir das seguintes ideias: para garantir que a Terra seja um planeta ambientalmente sustentável é essencial alterar atitudes e sensibilizar cada habitante a seguir novas medidas relacionadas com a sua proteção; economizar água e energia, reciclar e reduzir a produção do lixo, ter um consumo consciente, são ações que todos podemos fazer para promover um ambiente mais sustentável.

Surgiu assim a ideia de representar alguém a “arrancar” as atitudes irresponsáveis e as ações que levaram ao atual desequilíbrio ambiental, tentando libertar o planeta do colete de forças que o sufoca.

Os conceitos abordados neste Poster tentam consciencializar toda a comunidade para desenvolver estratégias que nos levem a planear e executar ações, que promovam a utilização equilibrada dos recursos do nosso planeta, evitando desperdícios.

As frases utilizadas, e que reforçam toda a ideia do Poster, resultaram de uma auscultação aos alunos através das suas professoras de português, através de debates temáticos realizados em sala de aula.

Todo o trabalho gráfico foi desenvolvido durante as aulas de Design de Moda. A elaboração gráfica do Poster foi da responsabilidade das alunas Ana Piçarra, Bárbara Santos e Joana Ortega, turma H do 11º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Casquilhos.

Vai decorrer uma votação da comunidade virtual, através da página de Facebook do Programa Eco-Escolas. Serão premiados os trabalhos com maior número de gostos no Facebook Eco-Escolas https://www.facebook.com/ecoescolas/ de 1 a 15 de julho de 2021

 

[Clica na imagem para a veres com melhor definição]

 

| 2021.06.14 |  Texto: professora Sílvia Zuzarte; cartaz: Ana, Bárbara e Joana, 11º H  |                      topo

 

09.junho.2021

AO PRINCÍPIO ERAM OS CARTOONS...

Alunos das turmas 11.º D, 11.º E, 11.º G e 12.º F foram desafiados a fazer uma apreciação crítica a quatro cartoons diferentes para a disciplina de Português: “The dramaticity of plastic pollution”, de Agim Sulaj, “Extinction”, de Ben Jennings, “Global Warming”, de Victor Eugen Mihai, e “Destruição de florestas”, de Jarbas.

As três primeiras ilustrações mencionadas foram finalistas do concurso European Cartoon Award e as quatros têm uma preocupação comum bem evidente nos títulos. 

Posteriormente, estes textos foram apresentados aos discentes do 10.º ano da turma do curso cientifico-humanístico de Artes Visuais. Na disciplina de Desenho, sem que fosse divulgado o título ou o autor do cartoon, habilmente, os alunos da turma 10.º F conseguiram aproximar-se, em muitos casos, das ilustrações originais.

Alguns dos produtos finais, aqueles que incidiram sobre a temática do lixo marinho, foram, ainda, enviados para o concurso “Amar o Mar”, do programa Eco-Escolas, do qual o nosso agrupamento faz parte, acompanhados de frases com compromissos dos nossos jovens.  

Na disciplina de Inglês, os alunos do 11.º D criaram slogans criativos alusivos a este tema. 

Projetos interdisciplinares deste género tornam-se cruciais na formação dos jovens, uma vez que promovem o desenvolvimento de competências de diferentes áreas constantes do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tais como linguagens e textos, sensibilidade estética e artística, pensamento crítico e criativo, bem-estar, saúde e ambiente, entre outras.

Claramente, foram fomentados valores de liberdade, responsabilidade e integridade, assim como de cidadania e participação.

A Educação Ambiental para a Sustentabilidade é uma preocupação do Agrupamento de Escolas de Casquilhos que pretende despertar/valorizar nos jovens comportamentos de preservação do nosso planeta e dos seres que nele vivem.

Neste caso, o cartoon foi o ponto de partida para a discussão e para a reflexão. 

Sente-te motivado para assumir um novo compromisso e para a ação consultando os slogans e as ilustrações produzidas.  

 

SLOGANS – 11.º D

The more we use plastic, the more it consumes our planet. – Filipa Alves

Let’s catch fish not plastic! - Diana Aleixo

Stop the pollution quick, don’t make water sick! – Joana Rocha

Wait, stop and think. Save water to drink! – Joana Rocha

For this Earth we adore, let’s all do more! – Joana Rocha

Before throwing into the sea the materials that take years to undo, think about the creative work that can be done. – Jeizebell Évora

Don’t waste if the planet you wanna save! – Mª Rita Isidro

What does not go to waste, goes to the sea! – Diogo Aires

We are the killers! – Tiago Ribeiro

A planet with no quality water is a planet without quality of life. – Anniê Gomes

Throw away bad environmental habits, don’t throw trash to the floor! – Sara Silva

It’s not a dream. Pollution in the world is real! - Leandro Paulino

The solution to pollution is to recycle to save the sea’s life cycle. – Sara Rosado e Sueli Semedo

Don’t you “sea” what you’re doing to the sea? – Beatriz Evangelista e Carolina Amador

Why contribute for pollution when you can contribute for evolution? - Beatriz Evangelista e Carolina Amador

The solution is no pollution. - Beatriz Evangelista e Carolina Amador

 

 

[Podes ver aqui alguns dos cartoons ou clicando na imagem]

 

| 2021.06.09 |  Professora Emanuela Costa  |                                                                         topo

 

05.junho.2021

MARTA DIAS - EXPOSIÇÃO VIRTUAL DAS SUAS PINTURAS

 

Marta Dias é uma jovem aluna da Escola Básica da Quinta Nova da Telha, no Barreiro, onde frequenta o 8.º ano.

Com apenas 13 anos (n. 15/6/2007) já teve de enfrentar grandes desafios na sua pequena vida, levando-a a exprimir através da pintura a sua sensibilidade e o seu desejo de viver.

Esta exposição virtual mostra-nos uma pequena parte do seu trabalho.

Força Marta!

 

[Podes ver aqui a exposição virtual ou clicando na imagem]

 

| 2021.06.05 |                                                 topo

 

02.junho.2021

INFORMAÇÕES-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

 

O Conselho Pedagógico do Agrupamento aprovou no dia 1 de junho as informações-prova de equivalência das disciplinas dos diversos ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundária.

Podes consultá-las na página de Exames [Ponto 5]

 

| 2021.06.02 |                                                                                              topo

 

1.junho.2021

EXPOSIÇÃO ARQUITETURA - EB QUINTA NOVA DA TELHA

ARQUITETURA refere-se ao projeto de edifícios pela humanidade, uma área de atuação multidisciplinar que trabalha entre arte e ciência e também engloba o projeto de paisagens, cidades, interiores, cenários, móveis e objetos individuais. Áreas como paisagismo, urbanismo, design industrial e planeamento regional estão, assim, diretamente relacionados com a arquitetura.

Neste sentido, procurou-se, junto dos alunos do oitavo ano do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, lançar o desafio de, através da “Modelação 3D”, dar a descobrir novas ferramentas e materiais para obter volumes, assim como todo o equilíbrio estético envolvente.

Este é o resultado de muito empenho, experimentação e criatividade. Estão, assim, de parabéns todos os alunos participantes, bem como a Professora Patrícia Santos.

Como disse um dia Le Corbusier: “A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz”.

 

[Podes ver aqui a exposição virtual ou clicando na imagem]

 

| 2021.06.01 |  Professora Patrícia Santos  |                 topo

 

31.maio.2021

HORÁRIO GR 510 - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

 

Divulga-se por este meio a Lista final ordenada de um horário do Grupo de Recrutamento 510 (Física e Química).

 

 

| 2021.05.31 |                                                                                              topo

 

27.maio.2021

COLLAGE DE UM ODS - EXPOSIÇÃO VIRTUAL

Os alunos de Geografia A do 10ºAno e de Geografia C do 12ºAno vão participar no concurso "Collage de um ODS", no âmbito do programa Eco-Escolas.

Cada aluno selecionou um ou dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU e fez colagens, com diferentes materiais, para os representar.

Na Exposição virtual podem ver os doze melhores trabalhos da Escola Secundária que vão ser sujeitos a uma votação entre as turmas, para ser eleito o trabalho que nos irá representar no 3º escalão do concurso. 

Boa sorte para todos os apurados nesta fase.

Em cada reprodução liga a informação (no canto superior direito) para veres o nome do autor.

 

[Podes ver aqui a exposição virtual ou clicando na imagem]

 

| 2021.05.27 |  Professor João Coelho  |              topo

 

27.maio.2021

AVES - EXPOSIÇÃO VIRTUAL

“AVES”

Este é o nome da nova exposição patente na Escola Secundária de Casquilhos. A sua enorme variedade na natureza, a sua plumagem multicolorida ou monocromática, os seus sons melodiosos e a sua capacidade de voar, de olhar o mundo de uma outra perspetiva sempre fascinaram o ser humano... Parabéns a todos os alunos do décimo segundo ano do Curso de Artes Visuais e à Professora Maria Martins.

Como disse José Saramago:

A minha ideia, quando concebi o “Memorial do Convento” estava limitada à construção do convento e é depois que verifico que nessa mesma época um padre tinha a ideia de fazer uma máquina de voar. Então, este facto modificou-o completamente... A partir daí, o romance tinha que ser diferente, completamente diferente. E toda a oposição entre o que cai e o que sobe, entre o pesado e o leve, o que quer voar e o que impede que voe; toda essa relação entre liberdade e autoridade, entre invenção e convenção, ganha uma dimensão que antes não estava nos meus propósitos e que modifica completamente o romance. Com essa figura que está entre os dois mundos, o que significa que está num terceiro, o mundo mais próximo da natureza, isto é, ao ser natural, se é que existe. Acho que não existe. Todos somos seres culturais, por um olhar, por um entendimento, conseguimos ir mais fundo que a superfície das coisas. E isso, esse aspecto complexo, é o que impede que o “Memorial” seja lido em linha recta, porque exige constantemente outras leituras e outras interpretações.

 

[Podes ver aqui a exposição virtual ou clicando na imagem]

 

| 2021.05.27 |  Professora Fernanda Martins  |                                               topo

 

25.maio.2021

EXAMES PARA MELHORIA DE CLASSIFICAÇÃO

 

Foi publicada dia 25 de maio a Lei n.º 31-A/2021 que permite a realização de exames nacionais de melhoria de classificação no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição extraordinário, alterando o Decreto-Lei n.º 10-B/2021, de 4 de fevereiro.

Chamamos a atenção que quem queira inscrever-se para estes  exames o deve fazer na PIEPE (Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames) até ao próximo dia 31 de maio.

No dia 26 de maio foi publicado o Despacho Normativo n.º 14-A/2021 que procede à regulamentação destes exames.

No mesmo dia, o Júri Nacional de Exames publicou o seguinte esclarecimento (Comunicação n.º 1/JNE/2021) que deves ler.

 

| 2021.05.25 e 26 |                                                                                              topo

 

25.maio.2021

EXAMES: INSTRUÇÕES PARA OS ALUNOS (RESUMO DA NORMA 02)

Todos os alunos que estão inscritos nos exames devem ler o documento que resume os aspetos fundamentais da Norma 02.

A Norma 02 está publicada integralmente na página de Exames 2021.

 

Recomendamos a consulta de toda a outra informação disponível na página de Exames 2021.

 

| 2021.05.24 |                                                                                              topo

 

25.maio.2021

CASQUILHOS NOS CAMPEONATOS EUROPEUS DE KARATE

Decorreu em Porec, na Croácia, entre 23 e 29 de maio deste ano, o Campeonato Europeu de Seniores de Karate.

A professora Ana Cruz, que leciona atualmente na Escola Secundária de Casquilhos, integrava a equipa de Kata que obteve a medalha de bronze para Portugal.

Kata é uma simulação de luta real, onde o praticante, neste caso, as 3 praticantes que integravam a equipa feminina, executam uma sequência de golpes e defesas pré determinada, de acordo com o estilo de Karate e o nível das praticantes.

Na última sessão, a equipa portuguesa derrotou a equipa turca.

 

[Podes ver aqui a exibição da equipa portuguesa (em vídeo)

 

|2021.06.09| Foto: Federação Portuguesa de Karate. Vídeo: Facebook Ana Cruz |      topo

 

22.março.2021

REGULAMENTO DE EXAMES - 2021

Foi publicado o Regulamento de Exames - 2021, assim como a Norma 01/2021, a lista de máquinas de calcular autorizadas, os pré-requisitos e muitas outras informações.

Já te podes inscrever nos exames através da  - PIEPE (entre 24 de março e 15 de abril - a inscrição já não é feita na Secretaria).

Instruções para te inscreves nos exames através do PIEPE: AQUI (recebidas a 01/04).

 

Chamamos a atenção para os seguintes pontos:

1 -  A realização de exames finais nacionais ocorre apenas nas disciplinas que sejam eleitas como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior (Artigo 12.º);

2 - Prazo de inscrição para a 1.ª fase de exames - de 24 de março a 15 de abril;

3 - Todos os alunos se inscrevem para exame na qualidade de "autopropostos";

4 - As inscrições para a realização dos exames finais nacionais do ensino secundário são efetuadas através da plataforma de inscrição eletrónica em provas e exames (Artigo 12.º), disponível em https://jnepiepe.dge.mec.pt.

5 - Os exames finais nacionais são obrigatoriamente realizados na 1.ª fase (Artigo 13.º);

6 - Os alunos dos cursos profissionais de nível secundário realizam exames finais nacionais nas disciplinas que elejam como provas de ingresso, independentemente do ano, do curso ou do percurso de formação que frequentam, devendo, contudo, ser acautelada a validade dos exames a utilizar como provas de ingresso (Artigo 13.º);

7 - Os alunos que se vão candidatar ao ensino superior devem fazer também agora na Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) o respetivo pedido de senha  de candidatura. No mesmo local pode-se também  consultar o Guia Geral de Exames.

8 - Os alunos do 12º ano que pretendem concorrer ao ensino superior com os exames das disciplinas bienais realizados no ano passado têm também de se inscrever este ano na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames - PIEPE. Preenchem todos os dados e selecionam, no campo 5.1 a opção "Não realiza exames/provas, apenas requer a ficha ENES?"

9 - Todas as dúvidas sobre os exames dos nossos alunos devem ser colocadas exclusivamente aos Serviços Administrativos do Agrupamento: secretaria@aecasquilhos.pt.

 

Recomendamos a consulta de toda a informação disponível na página de Exames 2021.

 

| 2021.03.29 |                                                                                              topo

 

09.junho.2021

CONSELHOS DE TURMA - FINAL DO 3.º PERÍODO [v. 4.0]

 

Todas as reuniões decorrem online através da plataforma Teams

 

Hora

Ano

Turma

Ano

Turma

 

 

 

4 junho (sexta-feira)

8:30

11º H

 

21 junho (segunda-feira)

9:00

11º G

12º A

11:00

11º E

12º E

14:00

11º C

12º B

16:00

12º F

 

22 junho (terça-feira)

9:00

11º D

 

11:00

11º F

 

14:00

12º C

 

16:00

12º D

 

23 junho (quarta-feira)

14:00

11º A

 

16:00

11º B

 

24 junho (quinta-feira)

9:00

9º F

 

14:00

9º A

 

16:00

9º B

 

25 junho (sexta-feira) 

9:00

9º C

 

11:00

9º D

 

14:00

9º E

 

 

Hora

Ano

Turma

Ano

Turma

Ano

Turma

 

 

 

 

24 junho (quinta-feira)

11:00

10º F

 

 

14:30

7º E

8º C

 

25 junho (sexta-feira)

9:00

7º A

 

 

11:00

7º B

10º D

 

14:30

7º F

10º E

 

16:30

 

10º C

 

29 junho (terça-feira)

11:00

8º D

10º A

 

14:30

7º C

8º E

10º G

16:30

7º D

8º F

10º B

30 junho (quarta-feira)

14:30

8º B

 

 

16:30

8º A

 

 

 

 

 

 

9 julho (sexta-feira)

9:00

5º A

 

 

11:00

5º B

6º C

 

14:00

5º C

6º D

 

16:00

5º D

6º A

 

12 julho (segunda-feira)

9:00

5º E

 

 

11:00

6º B

 

 

14:00

6º E

 

 

16:00

6º F

 

 

 

| 2021.05.28 e 06.09 |                                                                     topo

 

24.maio.2021

PRÉMIOS "NÓS PROPOMOS!" 2021

Os alunos de Geografia C, da turma 12ºF, foram, pelo segundo ano consecutivo, os mais premiados nos concursos temáticos do projeto "Nós Propomos!", promovido pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa.

Os prémios recebidos, no Seminário Nacional realizado online no passado dia 22 de maio, foram os seguintes:

- 3 primeiros lugares, nos concursos de spot publicitário, fotografia e desenho;

- 2 segundos lugares, no concurso de vídeo;

- 2 terceiros lugares, nos concursos de spot publicitário e desenho;

- 3 menções honrosas, nos concursos de fotografia, texto e póster.

"Barreiro, abraça o Tejo!"  e "Barreiro + Jovem" foram os temas dos dois grupos de trabalho participantes.

Estão assim de parabéns os alunos Ana Raquel Tapada, Beatriz Ramos, Gabriel Inácio, Margarida Rodrigues e Mariana Fernandes, autores do primeiro projeto, e os alunos Carlos Cruz, Catarina Vicente, Gonçalo Carrilho, Ilona Nacu e Mariana Pereira, responsáveis pelo segundo.

O professor responsável agradece o grande envolvimento dos alunos e respetivas famílias, bem como o apoio constante da Direção do Agrupamento e da Câmara Municipal e a todos os docentes que têm dado o seu contributo para o sucesso do projeto.

Muito obrigado!

 

[podes ver aqui as imagens de alguns dos trabalhos premiados]

 

| 2021.05.24 |  Professor João Coelho  |                                                    topo

 

21.maio.2021

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA - 8.ª EDIÇÃO

No passado dia 21 de maio, teve lugar a 1.ª fase das Olimpíadas da Língua Portuguesa (escalão B), na Escola Secundária de Casquilhos.

Estas Olimpíadas têm como principal objetivo incentivar o bom uso da língua portuguesa, contribuindo para uma atitude crítica face ao Português padrão e fomentando a conservação de um património cultural veiculado através da língua.

Neste ano letivo, os alunos do ensino secundário contactaram com uma crónica de Manuel António Pina e com um excerto de Metamorfoses, de Ovídio.

Foram testados em relação à capacidade de interpretação, assim como em relação aos recursos expressivos, às orações, às funções sintáticas, aos tempos e modos verbais, entre outros conteúdos da disciplina de Português.

Apesar de não ter havido grande adesão, congratulamo-nos por uma aluna da turma 12.ºF, a Ilona Nacu, ter passado à fase seguinte.

Desejamos que leve a Escola Secundária de Casquilhos ao pódio, na 2.ª fase!

 

| 2021.05.24 |  Professora Emanuela Costa  |                                                    topo

 

29.abril.2021

CAMPANHA "LAÇO AZUL"

A Câmara Municipal do Barreiro associou-se à CPCJ DO Barreiro para divulgar e dinamizar junto da comunidade, durante o mês de abril, a campanha “Laço Azul” que assinala o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Neste âmbito, o nosso Agrupamento decidiu dar corpo a esta iniciativa e desenvolver um conjunto de atividades com os alunos que pode integrar a contextualização e sensibilização ao tema e a decoração de um laço com os tons da campanha - azul.

Assim sendo, cada aluno decorou um pequeno laço em tons de azul, complementado com grafismos e/ou palavras alusivas ao tema.

Todos os laços fizeram parte da composição e construção de dois laços "gigantes" que foram expostos, um na Escola Básica da Quinta Nova da Telha e outro na Escola Secundária de Casquilhos.

Cada aluno colocou também, de forma simbólica, "um laço" na rede da sua escola, de forma a suscitar a curiosidade da comunidade escolar e a sensibilizar para a importância da promoção dos direitos das crianças, das relações de proximidade, de afeto e de uma parentalidade positiva, para que todas as crianças cresçam saudáveis e em segurança.

No dia 27/04/2021, 3.ª feira, duas turmas da EBQNT realizaram uma receção a um desfile de motas alusivo ao tema, protagonizado pelo Moto Clube do Barreiro, que percorreu o concelho do Barreiro alertando a comunidade para esta problemática.

No final, os laços fizeram parte de uma reportagem fotográfica para enviar à CPCJ do Barreiro.

 

Turmas e professores participantes:

 

- Educação Visual: 5A /6A; 6B; 6D; 6E; 6F / 7C; 7E; 7F / 8A; 8B / 9A; 9B;9C; 9D; 9F

Professoras: Patrícia Piteira (Coordenadora/Dinamizadora), Liliana Pereira e Patrícia Santos.

 

- Educação Especial 1º/ 2º/3º Ciclos e Secundário

Andreia Santos (Coordenadora/Dinamizadora), Humberto Pimenta, Cristina Sousa, Fátima Rosado, Helena Jesus, Carlos Feijão

Sónia Ganito (Coordenadora/Dinamizadora), Carla Pais Freire, Sara Pedro

 

[Podes ver aqui a reportagem fotográfica]

 

| 2021.05.24 |  Professor Carlos Feijão  |                                                    topo

 

08.junho.2021

CONCURSO PARA 1 (UM) ASSISTENTE TÉCNICO - CANCELADO

Lamentamos informar que se verificou um erro de forma no procedimento concursal para Assistente Técnico do nosso Agrupamento  (Aviso n.º 8658/2021, de 11 de maio, do Diário da República e anúncio n.º OE202105/0269 na Bolsa de Emprego Público - BEP). 

 

Assim, o Senhor Diretor decidiu hoje (8 de junho) cancelar o referido procedimento e enviar para o Diário da República um aviso para a abertura de novo procedimento concursal para 1 (um) Assistente Técnico com contrato em funções públicas por tempo indeterminado. 

 

Pedimos antecipadamente desculpas pelos eventuais inconvenientes causados.

Todos os candidatos foram notificados deste cancelamento por email.

 

Após a publicação em Diário da República, o aviso de abertura (integral) será publicado no site do Agrupamento (www.aecasquilhos.pt) e publicitado na BEP. 

A candidatura terá de ser novamente submetida na plataforma SIGRHE.

 

| 2021.06.08 | O Diretor  |                                                                        topo

 

28.abril.2021

CONCURSO 6 AO - HOMOLOGAÇÃO DA LISTA UNITÁRIA FINAL

Avisa-se que, de acordo com o disposto no n.º 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, alterada pela Portaria n.º 12-A/2021, de 11 de janeiro, foi hoje homologada a lista unitária de ordenação final dos candidatos a 6 (seis) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para as funções correspondentes à carreira e categoria de assistente operacional, conforme aviso n.º 2165/2021, de 3 de fevereiro, e aviso na Bolsa de Emprego Público n.º OE202102/0059.

A Lista Unitária de Ordenação Final Homologada encontra-se afixada em local visível e público das instalações da Escola Secundária de Casquilhos, escola sede do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sita na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 Barreiro e disponibilizada no sítio eletrónico do mesmo Agrupamento em www.aecasquilhos.pt.

28 de abril de 2021. - O Diretor, Luís Miguel Mota Rino.

 

NOTA: A referida lista foi hoje enviada para publicação em Diário da República.

 

| 2021.04.28| O Diretor  |                                                                        topo

 

15.abril.2021

MATRÍCULAS PARA 2021-2022

Reproduzimos a informação fornecida pelo Ministério da Educação sobre as Matrículas para o ano letivo 2021-2022.

 

 

MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

Informações para os Encarregados de Educação [2021-2022]

 

Em 2021, a matrícula e a renovação de matrícula são realizadas no Portal das Matrículas: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt

Uma só plataforma para pedidos de matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.

É permitida a matrícula e renovação de matrícula nos estabelecimentos de educação e de ensino quando não for possível através do portal.

 

RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS

Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:

• Na transição para os 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos; e

• Na manutenção nos 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos, em caso de não transição.

As renovações automáticas são igualmente aplicáveis a transições no Pré-Escolar.

 

ATENÇÃO: Os alunos que frequentam em 2020-2021 o 8º ano na EB Quinta Nova da Telha e que transitam para o 9º ano, TÊM de ir ao Portal das matrículas para mudar de estabelecimento de educação (para a ES de Casquilhos).

 

Não se esqueça que deve atualizar os seus dados pessoais, se tiverem sofrido alterações depois da última matrícula ou renovação, mas em data que esteja fora do calendário de matrículas.

 

COM RENOVAÇÕES AUTOMÁTICAS TENHO DE IR AO PORTAL DAS MATRÍCULAS?

É necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

• Matrícula, pela primeira vez, no Pré-Escolar e no 1.º ano;

• Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º, 10.º e 12.º anos;

• Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:

− A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;

− A alteração de encarregado de educação;

− A mudança de curso ou de percurso formativo;

− A escolha de disciplinas.

 

CALENDÁRIO - MATRÍCULAS 2021-2022

  • PRÉ-ESCOLAR e 1.º ANO - de 15 de abril a 14 de maio

  • 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º ANOS - de 10 a 16 de julho

  • 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 12.º ANOS - de 18 a 30 de junho

 

Podes ver aqui a Apresentação do Ministério da Educação.

Podes consultar no sítio da DGEstE as FAQ.

Podes consultar aqui o Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril, que altera e republica o Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril [Matrículas].

 

| 2021.04.15 e 28|                                                                               topo

 

10.setembro.2020

COMO PODEM OS ENC. DE EDUCAÇÃO ACEDER AO E360?

Voltamos a divulgar a informação publicada neste site em julho deste ano.

Chamamos a atenção que só podem aceder ao E360 através da aplicação (app) para telemóvel, apesar do que é dito no site do próprio programa.

 

Neste ano letivo [2019/2020], o Agrupamento aderiu à plataforma E360, da responsabilidade do Ministério da Educação, que permite a gestão integrada dos alunos (processos, registo biográfico, faltas, sumários, etc.).

Esta plataforma está, finalmente, disponível para encarregados de educação através da "Caderneta Digital".

Transcrevemos a informação recebida:

 

Está disponível a Aplicação “Caderneta do Aluno” para telemóveis e tablet, tanto Andróide como iOS. Esta aplicação permite aceder às informações do E360 (plataforma de gestão de alunos do Agrupamento).

A “Aplicação Caderneta do Aluno” apresenta um conjunto de funcionalidades simples e orientadas quer para os Encarregados de Educação (EE) de Alunos, quer para os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as modalidades de ensino.

O acesso à aplicação faz-se usando o mecanismo autenticação.gov, nomeadamente a Chave Móvel Digital, esta aplicação tem funcionalidades como por exemplo:

- Consultar dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação,

- Horário do aluno,

- Currículo com as respectivas disciplinas e docentes associados,

- Identificação do diretor de Turma e do seu horário de atendimento,

- Ocorrências de natureza disciplinar,

- Assiduidade do aluno,

- Avaliação do aluno (incluindo este ano letivo),

- Sumários das aulas e lista de tarefas por disciplina.

- Permitirá a justificação de faltas e a comunicação do EE com o diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.

A Aplicação para telemóveis e tablets Andróide pode ser descarregada aqui: https://play.google.com/store/apps/details-id=pt.caderneta.dgeec  

A Aplicação para iOS pode ser descarregada na Apple Store sob o nome de “Caderneta do Aluno”.

O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação (EE) ou dos Alunos. A Escola não tem interferência neste processo, todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, o Agrupamento não tem qualquer controlo nos acessos, nem pode criar ou gerir acessos.

Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel estão no sítio:  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email:  cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt 

 

Se tiver dúvidas sobre como descarregar a aplicação, pode consultar este tutorial.

Veja aqui as funcionalidades da Caderneta Digital.

Veja aqui como pedir e como usar a CMD (Chave Móvel Digital)

 

|  2020.06.19 e 13.09  |                                                           topo

 

9.julho.2020

CALENDÁRIO ESCOLAR 2020/21

Foi publicado em Diário da República o calendário escolar para 2020/21 - Despacho n.º 6906-B/2020, de 3 de julho.

Este documento pode ser consultado na página Calendário ou AQUI.

 

 

| 2020.07.09 |                                                                           topo

 
ESCLARECIMENTO

Os textos e as fotos não assinadas são da autoria e responsabilidade do administrador do site.

 

Renato Albuquerque (administrador de www.aecasquilhos.pt)

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