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- Concurso Linx Parade - 2º classificado [02/12]

- E a vida continua... no São Martinho [25/11]

- Dia Internacional da Filosofia [25/11]

- Adiada para 27/12 Convocatória Assembleia Eleitoral As. de Pais [12 e 25/11]

- Inscrição na Associação de Pais e Encarregados de Educação [12/11]

- E a vida continua... no Halloween [10-11]

- Desporto Escolar - 2020/2021 [22/10]

- Convocatória para Apresentação de Listas às Eleições para a APEEEBQNT [16/10]

- Alterações de horários - turmas [17/09]

- Todas as dúvidas respondidas aqui - FAQ [14 e 22/09]

- Plano de contingência atualizado [10/09]

- Como podem os Enc Ed. aceder ao E360? [10/09]

- Candidatura à Ação Social Escolar - CMB - 2020/21 (até ao 4º ano) [18/07]

- Candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos) [24/06]

- Calendário escolar para 2020/21 [09/07]

 

2.dezembro.2020

CONCURSO LINX PARADE - QNT OBTEM O 2º CLASSIFICADO

A turma A do 5º ano da Escola Básica da Quinta Nova da Telha participou, no passado mês de novembro, num concurso nacional com o nome LYNX PARADE, inserido no Projeto EducaLince.

Os alunos obtiveram um honroso 2º lugar na classificação final, na sua categoria, num concurso com 91 participantes.

O Projeto EducaLince é promovido pela Associação Defesa do Património de Mértola e cofinanciado pelo Fundo Ambiental e teve como objetivo informar e sensibilizar para a temática do Lince Ibérico, através de várias iniciativas, onde se inseriu o concurso LYNX PARADE.

Este foi um concurso artístico destinado a jovens e adultos, dos 10 aos 30 anos, cujo objetivo era a criação de uma ilustração alusiva ao tema, com recurso a materiais reciclados.

O 5ºA concorreu na categoria I (10 aos 17 anos), no âmbito dos conteúdos programáticos das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, com a orientação dos professores Patrícia Piteira, Flávio Piteira e Rosário Ribeiro.

 

[Podes ver aqui mais algumas fotos]

 

| 2020.12.02 |  Professores Patrícia Piteira, Flávio Piteira e Rosário Ribeiro  |                                    topo

 

25.novembro.2020

E A VIDA CONTINUA... NO SÃO MARTINHO

No dia 11 de novembro de 2020, no Centro de Apoio à Aprendizagem, comemorou-se o S. Martinho.

Decoraram-se e comeram-se as belas castanhas, assadas pelas docentes e assistente operacional. Os alunos terminaram a atividade com a leitura de um poema (elaborado por uma das docentes) inspirado no ambiente circundante.

Desta forma, tentou-se valorizar a tradição e proporcionar um "pequenino" convívio dentro dos "limites" possíveis e viáveis dos tempos que vivemos!

Participar nesta tradição e diferenciar experiências, permitiu aliar a aprendizagem à criatividade dos alunos num momento de boa disposição e diversão.

Será uma atividade a repetir no próximo ano letivo!

 

[Podes ver aqui a reportagem fotográfica]

 

| 2020.11.25 |  Professoras Carla Freire, Sara Pedro e Sónia Ganito  |                                                topo

 

25.novembro.2020

DIA INTERNACIONAL DA FILOSOFIA - 19 DE NOVEMBRO

Em 2005 a UNESCO determinou que na terceira quinta-feira de cada mês de novembro seria assinalado o Dia Mundial da Filosofia.

Para comemorar esta data, transcrevemos, com a devida vénia, do Jornal ROSTOS online a seguinte publicação:

 

Intercâmbio Barreiro – Seixal no Dia Internacional da Filosofia<br>Intercâmbio Barreiro – Seixal no Dia Internacional da Filosofia

Pensar a Liberdade e Pensar Deus

 

Maria Emília Santos - Milucha - Filosofa Barreirense, apaixonada pela Filosofia, que vive para além da vida profissional, lamenta que esta celebração do Dia Internacional da Filosofia não tenha grande visibilidade nos órgãos de comunicação social.

A Professora Isabel Silva, que integra o Grupo de Professores de Filosofia da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Seixal, lançou o repto aos seus alunos de produzirem pequenos vídeos, a propósito da pandemia, através dos quais fossem suscitados temas de debate filosófico, para serem abordados na sala de aula, hoje, que se celebra o Dia Internacional da Filosofia.

Estes vídeos foram partilhados com os alunos da Professora Maria Emília Santos (Milucha) da Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro.

A criatividade dos alunos, neste tempo de pandemia, proporcionou que, hoje, nas aulas fosse feita uma abordagem de dois temas, por um lado, no âmbito da Filosofia do Direito, o tema da Liberdade; por outro lado no âmbito da Filosofia da Religião, o tema de Deus.

 

Liberdade associada ao estado de emergência

 

Numa breve troca de palavras com Milucha Santos, o rosto do Colóquio dos Jovens Filosofos, que anualmente decorre no Barreiro, agora suspenso devido à pandemia, referiu ao jornal «Rostos» que no dia de hoje, na sala de aula, os vídeos que foram enviados para o Barreiro, oriundos do Seixal, proporcionaram um debate interessante sobre os efeitos da pandemia nas vivências de cada cidadão, o tema da Liberdade, nomeadamente o direito do Estado que deve garantir a Liberdades estar a tomar medidas que a condicionam, que limitam as liberdades, ou que que limita a segurança das pessoas, foi interessante a abordagem de prós e contras do ponto de vista da Filosofia do Direito. O tema da Liberdade associado ao estado de emergência, proporcionou uma ampla reflexão filosófica.

 

Aproximar ou afastar o ser humano da ideia de Deus

 

Referiu Milucha Santos, que outra abordagem, no âmbito da pandemia, esteve relacionada com o debate da ideia de Deus, em torno do bem e do mal, se existe um mal em tão larga escala a afectar a humanidade, este assunto permitiu uma reflexão em torno de duas posições, por um lado a pandemia pode afastar o ser humano de Deus, porque permite um mal em tão larga escala, por outro lado, pode aproximar o ser humano da ideia de Deus, aproximando o homem do divino. Estas abordagens, à volta da Filosofia da Religião e da Filosofia do Direito, foram interessantes e motivadoras para assinalar o Dia Internacional da Filosofia.

Por outro lado, o intercâmbio entre as duas escolas do Barreiro e Seixal, foi muito positiva.

 

Dia Internacional da Filosofia não tem grande visibilidade

 

Milucha Santos referiu que recebeu da Associação de Professores de Filosofia propostas de trabalho visando assinalar em sala de aula o Dia Internacional da Filosofia, com leitura de textos e análise de diversos temas.

No entanto a Filósofa Barreirense, apaixonada pela Filosofia, que vive para além da vida profissional, lamentou que esta celebração do Dia Internacional da Filosofia não tenha grande visibilidade nos órgãos de comunicação social.

 

| 2020.11.25 |  Texto e foto: Jornal Rostos   |                                       topo

 

12.novembro.2020

INSCRIÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Caros Pais/Encarregados de Educação 

  

Somos a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Quinta Nova da Telha (APEEQNT), que trabalha para contribuir nas melhorias das condições dos alunos da Pré-escola ao 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Casquilhos. 

  

Com base num trabalho diário, respondemos a dúvidas e preocupações dos pais, em constante cooperação com as Entidades correspondentes. 

  

Anualmente, fazíamos o envio de envelopes distribuídos pelos alunos, com o objetivo de recolhermos as inscrições de associados. 

  

Este ano, excecionalmente, estamos a solicitar o preenchimento da inscrição de cada Encarregado de Educação online através do seguinte link: 

  

https://forms.gle/J4ihyzTBNGwe2m5H9 

 

Solicitamos ainda que o pagamento seja efetuado por transferência bancária para 

IBAN : PT50 0035 0141 00072000830 68 

BIC SWIFT: CGDIPTPL 

E  o envio do comprovativo para 

Email : apaqntinscricoes@gmail.com 

 

 

Podem ser sócios da APEEQNT todos os pais e/ou encarregados de educação dos alunos que frequentam:

- Escola Básica 2/3 da Quinta Nova da Telha

- Escola Básica n.º 9

- Escola Básica do Barreiro

- Escola Básica de Palhais

Como associado terá direito a :

- Eleger e ser eleito para os órgãos da Associação;

- Beneficiar dos protocolos estabelecidos com os parceiros da Associação; 

- O resultado do nosso trabalho é habitualmente enviado via e-mail, aos associados. 

  

Estamos presentes e unidos num único objetivo:

Bem-estar, segurança e enriquecimento dos nossos filhos!

 

| 2020.11.12 |  Maria João Cleto  |                                                    topo

 

12 e 25.novembro.2020

ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL - DIA 27/12/2020

CONVOCATÓRIA ADIADA PARA 17 DE DEZEMBRO

 

Barreiro, 12 de novembro de 2020

 

Convocatória para Assembleia Geral Eleitoral

 

Convocam-se todos os associados para a Assembleia Geral Eleitoral que se realizará no próximo dia 17/12/2020, pelas 20h00 via ZOOM

(ID da Reunião 755 8887 1671 e Senha de acesso: 3hK5CQ),

link:

https://us04web.zoom.us/j/75588871671?pwd=ZFRRNzYvUEImU0tYY0d1WE8w N1R6UT09  nos termos do estipulado no art.º 29 dos Estatutos.

Estão todos convidados a participar na Assembleia Geral Eleitoral.

Ficamos a aguardar a sua participação.

Cumprimentos, APEEEBQNT

 

| 2020.11.12 |  Maria João Cleto  |                                                    topo

 

30.outubro.2020

E A VIDA CONTINUA... NO HALLOWEEN

No Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) dos Casquilhos fizemos umas caixas de papelão decoradas com motivos do Halloween.

Depois cada aluno fez pão com chouriço com todas as regras de segurança.

Os alunos comeram 1 pão na sala e levaram 2 para casa dentro da respetiva caixa.

O pão estava delicioso, quentinho e a cheirar tão bem!

Os alunos adoraram.

 

[Podes ver aqui a reportagem fotográfica]

 

| 2020.10.30 |  Professoras Carla Freire, Sara Pedro e Sónia Ganito  |                                                topo

 

10.novembro.2020

ATAQUE INFORMÁTICO - PHISHING

URGENTE

 

Informamos que o mail da direção do Agrupamento (direcao@aecasquilhos.pt) foi alvo de um ataque informático, tendo sido geradas mensagens para todos os contactos aí existentes.

Solicitamos que avisem todos os vossos contactos que a mensagem que está a ser enviado do mail da direção do Agrupamento com o texto "Oi, A senha do arquivo: Inv10112020_010..." ou que fala de um eventual "pagamento", assinado pela "aAdjunta Lina Fialho" é falsa e aparenta ser um esquema de "phishing" (tentativa de apropriação de dados).

O mail não deve ser aberto e deve ser apagado.

Não temos, até ao momento, informação de consequências para os utilizadores que receberam esta mensagem e os dados de alunos, docentes e funcionários não terão sido acedidos.

Recomendamos vivamente a alteração imediata das passwords de proteção e o recurso a novas senhas de acesso "fortes" (incluindo minúsculas, maiúsculas, algarismos, símbolos gráficos, etc.)

 A respetiva queixa-crime irá ser apresentada de imediato.

Apesar de sermos totalmente alheios ao sucedido, pedimos desculpa por qualquer incómodo causado.

 

| 2020.11.10 |  A Direção  |                                                    topo

 

3.novembro.2020

ASSOCIAÇÃO DE PAIS - ASSEMBLEIA GERAL

A pedido da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2/3 da Quinta Nova da Telha, divulgamos a seguinte convocatória:

 

Cumprindo o disposto no artigo 6.º, n.º 2, alínea b) dos nossos estatutos, que determina que compete à Assembleia Geral a alteração e aprovação dos Estatutos da Associação, convocam-se todos os associados para a Assembleia Geral que se realizará no próximo dia 11/11/2020, pelas 20h00 via ZOOM  com a seguinte agenda de trabalhos:

 

Ponto 1 – Apresentação das alterações aos Estatutos.

Ponto 2 – Votação da proposta de alteração dos Estatutos.

 

Lembramos também que só terão direito a votar os associados com quotização regularizada, mas todos serão convidados a participar na Assembleia Geral Eleitoral.

 

ID da Reunião 782 5129 5276

 Senha de acesso: 9hxmak,

link: https://us04web.zoom.us/j/78251295276?pwd=bHkwYWtPaTUyK3RJWkE4S1U5dDlNQT09

 

Podes ver aqui o original da convocatória.

 

| 2020.11.03 |  A Direção  |                                                    topo

 

2.novembro.2020

CONSELHOS DE TURMA - AVALIAÇÃO DO 1º PERÍODO - v. 2

Convocam-se os professores dos Conselhos de Turma abaixo indicados de acordo com o seguinte calendário e Ordem de Trabalhos:

 

Ensino Básico e Ensino Secundário (Cursos Científico-Humanísticos)

1.       Informações;

2.       Apreciação do aproveitamento;

3.       Análise do comportamento;

4.       Apreciação/Proposta dos Apoios ao Estudo e Tutorias;

5.       Plano Curricular de Turma; 

6.       Outros assuntos.

 

Ensino Profissional

1.       Informações;

2.       Conferência do registo da classificação dos módulos realizados;

3.       Apreciação do Aproveitamento;

4.       Análise do Comportamento;

5.       Ponto da situação relativamente à assiduidade dos alunos;

6.       Balanço das horas de formação;

7.       Outros assuntos.

 

Nota: todos os conselhos de turma realizam-se online através da plataforma Teams. Duração prevista - 1h 45min.

 

Hora

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

Ano Turma

18 dezembro (6ªfeira)

16:00

6º E

 

 

 

 

 

 

18:00

6º C

           

21 dezembro (2ªfeira)

8:15

6º A

7º A

11º B

11º G

11º H

 

 

10:00

6º B

7º B

9º A

10º C

11º A

12º E

 

11:45

 

7º E

9º F

10º F

12º C

 

 

14:30

5º C

7º C

9º E

 

11º C

12º A

12º F

16:15

5º D

8º B

 

10º G

 

 

 

18:00

7º F

 

 10º E

 

 

 

 

22 dezembro (3ªfeira)

8:15

5º B

8º D

9º D

 

 

 

 

10:00

5º E

8º F

9º B

11º D

12º B

 

 

11:45

5º A

8º E

11º E

 

 

 

 

14:30

6º D

7º D

9º C

10º D

12º D

 

 

16:15

6º F

8º C

10º B

11º F

12º G

 

 

18:00

8º A

 10º A

 

 

 

 

 

 

 

| 2020.11.10 |  O Diretor  |                                                    topo

 

22.outubro.2020

MOBILIDADE ENTRE CONCELHOS - ESCLARECIMENTO

Divulga-se o seguinte esclarecimento do Sr. Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares:

 

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, de 26 de outubro, que vem determinar que os cidadãos não podem circular para fora do concelho de residência habitual, no período compreendido entre as 00:00h do dia 30 de outubro de 2020 e as 06:00h do dia 3 de novembro de 2020, chamo a vossa melhor atenção para as seguintes disposições aí enunciadas no que respeita ao setor da Educação;

 

1-    Nos termos da alínea a), do n.º 16, da referida RCM, a restrição de circulação, nesses dias, não se aplica ao “pessoal docente e não docente dos estabelecimentos escolares”;

2-    Conforme a alínea g), do mesmo n.º 16, a restrição de circulação, nesses dias, também não se aplica a “menores e seus acompanhantes para estabelecimentos escolares, creches e atividades de tempos livres, bem como às deslocações de estudantes para instituições de ensino superior ou outros estabelecimentos escolares”.

 

Ainda assim, no caso de algum elemento da comunidade educativa ser abordado pelas forças de segurança pública poderá declarar que o motivo da deslocação é o trabalho/frequência da Escola.

 

Mais solicito, que estas informações/disposições constantes na RCM n.º 89-A/2020, de 26 de outubro, possam ser divulgadas por todos os elementos da comunidade educativa.

 

Ainda antes deste esclarecimento, a Direção do Agrupamento já tinha feito chegar a todas as estruturas intermédias (Coordenadores de escolas, Coordenadores de Departamento, Coordenadores de Diretores de Turma, Coordenadora Técnica e Encarregada Operacional) uma declaração, devidamente assinada, que será entregue a todos os alunos, docentes ou funcionários que o desejem.

A declaração pode ser obtida também nos Serviços Administrativos, na Escola Secundária de Casquilhos.

 

| 2020.10.27 |  A Direção  |                                                    topo

 

22.outubro.2020

OFERTAS DE ESCOLA - NOVAS LISTAS ORDENADAS

Divulga-se a lista ordenada das seguintes ofertas de escola:

 

- Horário 38 - Grupo de Recrutamento 240 (EV e Tecnológica) - 6 horas

- Horário 35 - Grupo de Recrutamento 520 (Biologia) - 16 horas

 

| 2020.10.22 e 26 |                                                      topo

 

22.outubro.2020

DESPORTO ESCOLAR

Já estão disponíveis os horários dos diversos núcleos e equipas do Desporto Escolar que vão funcionar em 2020/2021 no nosso Agrupamento.

Podes consultá-los AQUI.

Contacta com o teu professor de Educação Física.

Inscreve-te!

 

| 2020.10.22 |                                                      topo

 

22.outubro.2020

PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Em resposta a questões colocadas por vários encarregados de educação, esclarecemos:

 

O grupo disciplinar de Educação Física do Agrupamento de Casquilhos segue escrupulosamente as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) no que concerne aos procedimentos a ter na realização das aulas da disciplina, em todos os espaços onde intervém, a saber:

1. As aulas decorrem essencialmente em espaço exterior nas duas escolas conforme recomendação da DGS; os espaços fechados (salas de ténis de mesa, ginásios, pavilhão, outros) só são utilizados em alternativa quando se justifica.

2. Não é permitido tomar banho e não é utilizado o “saco de valores”.

3. Foram traçados circuitos de movimentação aos/nos espaços de prática; colocados dispensadores de Solução Antissética de Base Alcoólica (SABA) para higienização das mãos no início e no fim da atividade; aos alunos é relembrado constantemente a distância de 3 metros mesmo em momento de exercício prático, pois trabalham em grupo, não havendo jogo formal; procura-se a partilha mínima de materiais, aspeto que cada professor tem em conta; os materiais partilhados são pulverizados/higienizados com SABA no fim de cada aula.

4. A utilização do uso de máscara não é obrigatória podendo ser dispensada, conforme aconselhado pela DGS durante a realização de exercício físico; durante esses momentos em que os alunos podem retirar a máscara, devem guardá-la nos seus pertences, colocando-a de novo, logo que o exercício termina.

 

| 2020.10.22 |                                                      topo

 

20.outubro.2020

CONSELHOS DE TURMA INTERCALARES - OUT/NOV 2020

Vão-se realizar, de acordo com a Convocatória e o Calendário seguintes, os Conselhos de Turma intercalares:

 

[NOTA: todos os conselhos de turma se realizam online através da plataforma Teams]

1. Informações;

2. Análise da avaliação intercalar da turma;

3. Análise do comportamento;

4. Proposta dos Apoios ao Estudo e Tutorias;

5. Plano Curricular de Turma;

6. Outros assuntos.

 

5º ano

A

29-out

(5ª feira)

15:30

B

30-out

(6ª feira)

15:30

C

30-out

(6ª feira)

16:30

D

29-out

(5ª feira)

16:30

E

29-out

(5ª feira)

17:30

6º ano

A

02-nov

(2ª feira)

15:30

B

28-out

(4ª feira)

15:30

C

28-out

(4ª feira)

16:30

D

03-nov

(3ª feira)

14:30

E

28-out

(4ª feira)

17:30

F

05-nov

(5ª feira)

14:30

7º ano

A

30-out

(6ª feira)

8:30

B

30-out

(6ª feira)

9:30

C

30-out

(6ª feira)

10:30

D

05-nov

(5ª feira)

9:30

E

05-nov

(5ª feira)

8:30

F

03-nov

(3ª feira)

9:30

8º ano

A

04-nov

(4ª feira)

8:30

B

04-nov

(4ª feira)

9:30

C

04-nov

(4ª feira)

10:30

D

28-out

(4ª feira)

8:30

E

28-out

(4ª feira)

9:30

F

28-out

(4ª feira)

10:30

9º ano

A

02-nov

(2ª feira)

9:30

B

03-nov

(3ª feira)

19:00

C

02-nov

(2ª feira)

8:30

D

04-nov

(4ª feira)

19:00

E

27-out

(3ª feira)

19:00

F

28-out

(4ª feira)

19:00

 

10º ano

A

29-out

(5ª feira)

19:00

B

28-out

(4ª feira)

9:30

C

02-nov

(2ª feira)

19:00

D

27-out

(3ª feira)

9:30

E

27-out

(3ª feira)

10:30

F

03-nov

(3ª feira)

8:30

G

30-out

(6ª feira)

11:00

11º ano

A

03-nov

(3ª feira)

17:00

B

30-out

(6ª feira)

16:30

C

02-nov

(2ª feira)

14:30

D

04-nov

(4ª feira)

17:00

E

02-nov

(2ª feira)

15:30

F

28-out

(4ª feira)

17:30

G

02-nov

(2ª feira)

16:30

H

04-nov

(4ª feira)

19:00

12º ano

A

29-out

(5ª feira)

16:30

B

29-out

(5ª feira)

17:30

C

05-nov

(5ª feira)

16:30

D

05-nov

(5ª feira)

17:30

E

26-out

(2ª feira)

14:30

F

29-out

(5ª feira)

16:30

G

05-nov

(5ª feira)

19:00

 

Devem-se considerar também convocados os representantes dos pais/encarregados de educação e o delegado de turma.

 

| 2020.10.20 |                                                      topo

 

16.outubro.2020

CONVOCATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO DE LISTAS ÀS ELEIÇÕES PARA A APEEEBQNT

Está aberto, até ao próximo dia 30 de outubro, o período de apresentação de listas para a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica da Quinta Nova da Telha (APEEEBQNT).

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

 

 

 

 

 

| 2020.10.16 |                                                      topo

 

8.outubro.2020

LISTAS ORDENADAS DE DOCENTES - OFERTAS DE ESCOLA 2020

Divulgam-se as listas ordenadas das seguintes ofertas de escola:

 

- Horário 23 - Grupo de Recrutamento 320 (Francês) - 14 horas;

- Horário 24 - Grupo de Recrutamento 550 (Informática) - 22 horas;

- Horário 25 - Grupo de Recrutamento 220 (Português e Inglês) - 22 horas;

- Horário 27 - Grupo de Recrutamento 510 (Físico-Química) - 10 horas;

- Horário 29 - Grupo de Recrutamento 220 (Português e Inglês) - 20 horas;

- Horário 32 - Grupo de Recrutamento 600 (Artes Visuais) - 14 horas;

 

Os candidatos selecionados serão contactados pela Direção.

 

| 2020.09.22 |                                                      topo

 

1.outubro.2020

FALECEU O "TI" PEREIRA

Muitos nem sabíamos o seu nome completo: António do Rosário Pereira.

Para todos, durante muitos anos na Escola Secundária de Casquilhos, era sempre o "Ti" Pereira.

Não era preciso saber mais: sempre que era preciso alguma coisa, desde arranjar uma simples torneira, substituir uma lâmpada ou ajudar os alunos ou os professores nos seus projeto, todos sabíamos que se podia contar com ele: um verdadeiro faz-tudo.

Sempre com um sorriso nos lábios, uma piada pronta, um gesto galante com as senhoras, foi uma figura incontornável.

Deixou-nos, partiu, acabou.

Deixou as saudades connosco, com todos nós que o conhecemos, mas muito em especial entre os funcionários desta escola.

À família, em especial à São, ao Paulo, ao Kiko e ao António, o nosso abraço de solidariedade.

A inevitabilidade da perda, que se foi revelando dia após dia, não a tornou mais suave. Que as boas recordações nos possam ajudar.

 

Atendendo às presentes condições de saúde, o funeral realiza-se dia 3, sábado, às 11:00 no Cemitério da Vila Chã. Realizar-se-á uma breve cerimónia à porta do Cemitério às 10:30

 

| 2020.10.01 |                                                                           topo

 

30.setembro e 16.outubro.2020

CONCURSO PARA ASSISTENTES OPERACIONAIS - HORÁRIOS PARCIAIS

Divulgamos por este meio a lista unitária ordenada de candidatos/as admitidos/as a este concurso, decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

 

Lista unitária ordenada de candidatos/as admitidas/os

 

Ata nº 3 do Júri de seleção

 

| 2020.11.03 | 


Divulgamos por este meio a lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os a este concurso (6 - seis - Assistentes Operacionais, horários parciais a termo certo), decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as excluídos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

 

Lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os

 

| 2020.10.16 | 


Foi publicado no Diário da República, o Aviso n.º 15068/2020, de 30 de setembro, referente ao processo de seleção para contrato de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial ("horas de limpeza").

Estão a concurso 6 (seis) lugares de Assistentes Operacionais, com horários diários de 3,5 horas e contrato até dia 30 de junho de 2021.

O concurso realiza-se através de impresso próprio a entregar nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, a enviar em carta registada ou a enviar pelo correio eletrónico para concursos@aecasquilhos.pt

Prazo de candidaturas: 1 a 15 de outubro.

Esta oferta encontra-se registada na Bolsa de Emprego Público (BEP) com o n.º OE202010/0005 e foi publicitada no Correio da Manhã de dia 1 de outubro de 2020.

Os critérios de ordenação dos candidatos constam na 1ª ata do Júri de seleção.

 

É o seguinte o texto do Aviso:

 

 

EDUCAÇÃO

 

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

 

Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 

Aviso n.º 15068/2020

 

Sumário: Abertura de procedimento concursal para seis assistentes operacionais — horário parcial (horas de limpeza).

 

Abertura de Procedimento Concursal

 

O Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (Escola sede: Escola Secundária de Casquilhos, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 Barreiro) torna público que se encontra aberto o processo de seleção para contrato de trabalho a termo resolutivo certo a tempo parcial, autorizado por despacho de 27/08/2020 do Senhor Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, nos termos da Portaria 125-A/2019, de 30 de abril.

 

1  — Número de trabalhadores: 6 (seis).

2  — Local de Trabalho: escolas do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, indicadas no sítio eletrónico (www.aecasquilhos.pt).

3  — Função: Assistente Operacional (Grau 1) que pode incluir, entre outras, as seguintes tarefas:

a)  Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

b)  Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

c)  Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

d) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

e)  Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.

4  — Horário: 3,5 horas diárias, 5 dias por semana.

5  — Remuneração: valor em vigor de acordo com as tabelas da função pública, acrescido do valor de subsídio de refeição vigente nas mesmas tabelas.

6  — Duração do Contrato: até 30 de junho de 2020, ao abrigo da alínea h) do artigo 57.º da Lei do Trabalho em Funções Públicas.

7  — Requisitos Legais exigidos:

a) Nacionalidade portuguesa;

b) 18 anos de idade completos;

c)  Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe desempenhar;

d) Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e) Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

f)  Possuir escolaridade obrigatória ou experiência profissional comprovada, para efeitos de assegurar os serviços de assistente operacional de grau 1.

8  — Métodos de seleção: dada a urgência do procedimento, o método de seleção será a avaliação curricular.

9  — A avaliação curricular (AC) visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e a avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, nomeadamente: as habilitações académicas, a formação profissional, a experiência profissional e o tempo de desempenho no período anterior, no exercício de funções caracterizadas do posto de trabalho a preencher. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética simples das classificações dos elementos a avaliar.

10  A publicação dos resultados obtidos na avaliação curricular é afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas e na sua página eletrónica.

11 A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção com a seguinte ponderação:

CF = 100 % (AC).

 12  — São motivos de exclusão do presente procedimento:

12.1 — O incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legais ou regularmente previstos;

12.2 — Obtenção de uma valoração inferior a 9,5 valores na avaliação curricular;

12.3 A obtenção de uma valoração final inferior a 9,5 valores, na aplicação dos métodos de seleção ou em resultado do emprego da fórmula do ponto 11. do presente aviso.

13  — Não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem postos de trabalho previstos no mapa de pessoal do órgão ou serviço idênticos aos postos de trabalho para cuja ocupação se publicita o procedimento.

14  Haverá lugar à audiência de interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, após a aplicação de todos os métodos de seleção e antes de ser proferida a decisão final. Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no artigo 10.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, mas preferencialmente, por correio eletrónico, nos termos dos n. os 7 e 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro. As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado pelo Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, disponibilizado no endereço eletrónico da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), em www.dgaep.gov.pt, podendo ser obtido na página eletrónica ou junto dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

15  — Nos termos do n.º 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação do método a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais são publicitadas no sítio da Internet da entidade.

16  — A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

17  Critérios de desempate: em caso de igualdade de valoração, os critérios de desempate a adotar são os constantes do artigo 27.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

18  — O Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.

19  — Composição e identificação do júri

Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, subdiretora do Agrupamento.

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, adjunto do Diretor e professor de nomeação definitiva do quadro de agrupamento; Maria do Rosário Silva Bandeira Ferreira, encarregada operacional.

Vogais suplentes: Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho, adjunta do Diretor e profes- sora de nomeação definitiva do quadro de agrupamento, e Carlos Avelino Marques Santos Pedro, adjunto do Diretor e professor de nomeação definitiva do quadro de agrupamento.

20  — A presidente de júri será substituída nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Renato Lomelino Pereira Albuquerque.

21  — A lista unitária de ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é publicada na BEP, afixada em local público e visível nas instalações da escola sede do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º 5 do artigo 28.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

22  — Prazo de concurso: 10 (dez) dias úteis a contar da data de publicação deste Aviso no Diário da República, nos termos do artigo 18.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril;

23 — Formalização das Candidaturas: As candidaturas deverão ser formalizadas em impresso próprio, que será fornecido aos interessados, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro ou obtido no sítio eletrónico da Escola (www.aecasquilhos.pt) e entregues no prazo de candidatura, pessoalmente nos Serviços Administrativos, durante o período de atendimento ao público, enviadas por correio com Aviso de Receção ou por via eletrónica para a caixa de correio concursos@aecasquilhos.pt.

24  — A candidatura deverá ser acompanhada, sob pena de exclusão, de:

a) Comprovativo da identificação declarada;

b) Fotocópias dos seguintes documentos:

Certificado de habilitações literárias;

Número de identificação fiscal e número de identificação da segurança social (obrigatório apenas para quem não apresentar Cartão de Cidadão);

 c)  Curriculum Vitae ou Portefólio, devidamente assinado e identificado com fotografia;

d) Declarações de tempo de serviço (se existente);

e) Declaração de formação profissional (se existente);

f)  Declaração de algum grau de incapacidade e tipo de deficiência, no caso de existir, e respetiva declaração de que considera o processo de seleção adequado às suas capacidades de comunicação/expressão.

 25  Nos termos do disposto no n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

26  — Os resultados do concurso serão afixados nos Serviços Administrativos da escola sede e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

27  — Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2020/2021.

28  — O procedimento concursal deverá ser consultado na página eletrónica da Escola (www.aecasquilhos.pt).

 

2 de setembro de 2020. — O Diretor, Luís Miguel Mota Rino.

 

| 2020.09.30 | O Diretor  |                                   topo

 

16.setembro.2020

CENTRO DE FORMAÇÃO DE ESCOLAS NO ERASMUS+

Centro de Formação de Escolas dos Concelhos do Barreiro e MoitaEm setembro 2020 o Centro de Formação de Escolas do Barreiro e Moita iniciou o projeto de internacionalização da formação que constituía uma das premissas do Plano de Ação da atual Diretora, Alzira Nobre Mendes. O Centro apresentou-se pela primeira vez como candidato ao Programa Erasmus +, enquanto entidade coordenadora de projetos de consórcio que incidem respetivamente em duas dimensões formativas diferentes: Ensino Escolar e Educação de Adultos.

O consórcio do Ensino Escolar abrange os 13 Agrupamentos dos concelhos Barreiro e Moita . Este projeto com o título “Happier teachers, much better teaching towards more successful students”, compreenderá 86 mobilidades nas quais serão contemplados docentes de todas as escolas incluindo as respetivas estruturas de gestão. A formação ocorrerá em países da União Europeia, nomeadamente, Chipre, Irlanda Hungria, Roménia, República Checa e Finlândia, abrangendo visitas as escolas, cursos de formação em gestão e liderança, coaching para professores e educadores, desenvolvimento linguístico e gestão de projetos.

O consórcio da Educação de Adultos abrange os Agrupamentos de Escolas dos dois concelhos com Centros Qualifica e/ou Cursos de Educação e Formação de Adultos e ainda a Rumo - cooperativa de solidariedade. Este projeto, com o título de “A regional adult education, one for inclusion”, compreenderá 34 mobilidades nas quais serão abrangidos formadores e outros técnicos ligados ao setor. A formação realizar-se-á em França (Guadalupe), Letónia, Grécia, Espanha, Islândia e Irlanda, abrangendo visitas a instituições de formação de adultos e cursos estruturados em áreas como multiculturalismo, estratégias e competências para o ensino de adultos.

Ambos os projetos serão implementados em 24 meses entre setembro de 2020 e agosto de 2022 e espera-se que tenham como impacto a melhoria da qualidade de ensino nos respetivos setores considerando a abrangência regional dos mesmos, bem como o desenvolvimento e a consolidação da dimensão Europeia do Centro de Forma e respetivas escolas associadas.

 

| 2020.09.22 | Alzira Mendes, Diretora do CFEBM  |                                   topo

 

16.setembro, 2 de outubro e 19.novembro.2020

CONCURSO PARA ASSISTENTES OPERACIONAIS - RESERVA DE RECRUTAMENTO

Divulgamos por este meio a lista ordenada de candidatos/as admitidos/as a este concurso, decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

 

Lista ordenada de candidatos/as admitidas/os

 

Esta lista foi homologada pelo Diretor do Agrupamento conforme consta do

Aviso n.º 18074/2020 - Diário da República n.º 218/2020, Série II de 2020-11-09

 

| 2020.11.19 | 


Divulgamos por este meio a lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os a este concurso, decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as excluídos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

 

Lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os

 

| 2020.10.02 | 


 

Foi publicado no dia 16 de setembro, no Diário da República, o Aviso (extrato) n.º 14008/2020 referente a procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.

O Aviso de Abertura integral, que a seguir se divulga, será publicado também hoje na Bolsa de Emprego Pública (BEP) com o n.º OE202009/0723.

Os procedimentos são realizados na plataforma SIGRHE conforme indicado em baixo.

Este procedimento visa criar uma reserva de recrutamento de candidatos para substituir Assistentes Operacionais enquanto estes estiverem doentes.

 

Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

Aviso

 

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias.  

 

1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 13/08/2020, no uso das competências que lhe foram delegadas por Despacho n.º 7151-B/2020 do Subdiretor-Geral, proferido em 14 de julho de 2020, publicado em Diário da República, 2.ª série — n.º 135, Parte C, a 14 de julho de 2020, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de postos de trabalho para as funções correspondentes à carreira e categoria de assistente operacional deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na modalidade de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias, nos termos do artigo 32 da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

2 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do Regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

3 – Legislação aplicável - O presente procedimento rege-se pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro e Código do Procedimento Administrativo.

4 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do Despacho n.º 442/2020/MF, de 30 de junho de 2020, de Sua Excelência o Ministro de Estado e das Finanças, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n. os 2 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

5 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sita na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO.

6 – Caracterização do posto de trabalho - Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na categoria de assistente operacional, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de auxiliar de ação educativa, de acordo designadamente com o seguinte perfil de competências:

a) Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

b) Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;

c) Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

d) Exercer atividades de apoio aos serviços de ação social escolar, laboratórios, refeitório, bar e bibliotecas escolares, de modo a permitir o seu normal funcionamento;

e) Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a sua manutenção e gestão de stocks necessários ao seu funcionamento;

f) Participar com os docentes no acompanhamento das crianças e jovens com vista a assegurar um bom ambiente educativo;

g) Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

h) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

i) Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços. 

7 Posicionamento remuneratório - 4.ª posição remuneratória da carreira e categoria de assistente operacional, nível 4 da tabela remuneratória única, à qual corresponde o montante pecuniário de EUR: 645,07€ (base remuneratória na Administração Pública).

8 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

i)              Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República Portuguesa, por convenção internacional ou por lei especial;

ii)             18 anos de idade completos;

iii)            Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

iv)            Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

v)             Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

b) Ser detentor da escolaridade obrigatória (considerando a data de nascimento) ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 1, de acordo com o previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.

c) A título excecional, a falta da habilitação exigida pode ser colmatada pela relevância da formação e, ou, pela relevância da experiência profissional, conforme dispõe o n.º 2 do artigo 34.º da LTFP.

9 – Para efeitos do disposto na alínea K) do n.º 4 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento ou seja, já sejam detentores de um contrato na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado no  mesmo Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada.

10 — Formalização das candidaturas:

10.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público (BEP).

10.2 – Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais  > Formulário de candidatura no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt) e formalizadas através da entrega, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, ou enviadas pelo correio, para a morada identificada no n.º 5 do presente Aviso, em carta registada com Aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas, dos seguintes documentos:

-      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

10.3. Nos termos do disposto na alínea a) do n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2009, a não apresentação dos documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos legalmente exigidos e atrás referidos, determina a exclusão dos candidatos.

10.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

10.5 - Nos termos do n.º 1 do art. 6.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem  juntar documento comprovativo do grau e tipo de deficiência.

10.6 — Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

 

11 - Métodos de seleção

11.1 Nos termos do n.º 6 do artigo 36.º da LTFP e da alínea c) do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019 e dada a urgência do procedimento, o método de seleção será exclusivamente a Avaliação Curricular (AC), que visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica  e profissional:

11.2 — Sendo que:

11.2.1. Habilitação Literária (HAB), graduada com a seguinte pontuação:

i) 20 Valores — Escolaridade obrigatória e ações de formação relevantes;

ii) 16 Valores — Escolaridade obrigatória ou curso que lhe seja equiparado, mas sem ações de formação relevantes;

iii) 12 Valores — Sem escolaridade obrigatória, mas com experiência profissional comprovada;

iv) 10 Valores - Sem escolaridade obrigatória, mas com ações de formação relevantes.

11.2.2. Experiência Profissional (EP), tempo de serviço no exercício das funções a desempenhar, com um nível de desempenho elevado, para as quais se promove o presente procedimento concursal, de acordo com a seguinte pontuação:

i)  20 Valores — 5 anos ou mais de tempo de serviço;

ii) 16 Valores — mais de 3 anos a menos de 5 anos de tempo de serviço;

iii) 14 Valores — mais de 1 ano a menos de 3 anos de tempo de serviço;

iv) 12 valores — menos de 1 ano de tempo de serviço;

v)  10 valores — sem experiência profissional.

11.3 - O Júri pode exigir aos candidatos que apresentem documentos comprovativos de factos por ele referidos no currículo que possam relevar para a apreciação do seu mérito e que se encontrem deficientemente comprovados.

11.4 - A valoração do método anteriormente referido será convertida numa escala de 0 a 20 valores, de acordo com a especificidade do método, através da aplicação da seguinte fórmula:

AC = (HAB+EP)/2

12 - Notificação da exclusão do procedimento concursal: os candidatos excluídos são notificados para a realização de audiência prévia, nos termos do artigo. 121.º do Código do Procedimento Administrativo, por uma das formas previstas no n.º 1 do artigo 23.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril.

13 - Publicitação dos resultados: a publicitação dos resultados obtidos é efetuada através da lista, ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público das instalações do Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada e disponibilizada na respetiva página eletrónica.

14 - Ordenação final dos candidatos: a ordenação final dos candidatos que completem o procedimento é efetuada por ordem decrescente das classificações quantitativas obtidas, expressa numa escala de 0 a 20 valores.

15 - Critérios de ordenação preferencial: em caso de igualdade de valoração, serão adotados, de acordo com o previsto na alínea b), do ponto 2, artigo 27.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril, os seguintes critérios de ordenação preferencial:

a) A classificação mais elevada atribuída na Experiência Profissional (EP);

b) A habilitação académica mais elevada (HAB);

c) O maior número de horas de formação relevante para as tarefas a desempenhar.

16 - A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados, bem como a lista de exclusão de candidatos ocorrida no decurso da aplicação do método de seleção são notificadas aos respetivos candidatos, para a realização de audiência prévia nos termos do artigo. 121.º do Código do Procedimento Administrativo, por uma das formas previstas no n.º 1 do artigo 23.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril.

17 - A lista unitária de ordenação final, após homologação, será afixada em local visível e público das instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª série do Diário da República com informação sobre a sua publicitação.

18 - Nos termos do n.º  6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, as atas do júri onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação dos elementos do método de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, são publicitadas no sítio da Internet do Agrupamento.

19 – Serão excluídos do procedimento os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores, nos termos do n.º 10 do artigo 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

 20 - Composição do Júri:

 Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, Subdiretora.

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor, e Maria do Rosário Silva Bandeira Ferreira, Encarregada Operacional.

Vogais suplentes: Carlos Avelino Marques dos Santos Pedro e Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho, Adjuntos do Diretor.

20.1 — O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivos Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor.

 21 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

22 – Nos termos do disposto no  n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, por extrato, bem como no sítio da Internet deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro e na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), de forma integral, no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série.

 Barreiro, 14 de agosto de 2020. O Diretor, Luís Miguel Mota Rino

Podes consultar aqui a Ata do Júri de 14/8/2020 que contém os critérios de ordenação dos candidatos.

 

| 2020.09.16 |                                                                           topo

 

16.setembro.2020

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO - REGRESSO À ESCOLA 20/21

O Serviço de Psicologia e Orientação, em conjunto com a Direção e de acordo com as orientações da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), face ao atual estado de contingência, irá dar continuidade à sua intervenção em meio escolar, nos domínios da Orientação Vocacional, do Apoio Psicológico - Aconselhamento e Psicopedagógico, bem como do Apoio ao Sistema de Relações da Comunidade Educativa. Preferencialmente, será realizada em articulação prévia com os coordenadores de escola, professores titulares e diretores de turma, via email psicologia@aecasquilhos.pt ou telefone 21 212 148 370 (sede de agrupamento), para agendamento e análise de necessidades. Numa situação em que planeamos o imprevisível, priorizamos medidas específicas de suporte, promotoras de uma reintegração escolar que, por sua vez, assegure a Saúde Física, mas também Psicológica, e garanta o Bem-estar de todos.  

No último ano letivo, a pandemia COVID-19 obrigou a alterações nos contextos educativos e nos processos de ensino-aprendizagem, gerando novas interações entre os alunos, os pais/cuidadores, os professores/outros profissionais e a escola. A incerteza e as mudanças nas dinâmicas relacionais e de aprendizagem mantêm-se neste novo ano letivo de 2020/2021, que agora se inicia. Toda a comunidade educativa enfrenta desafios excecionais, acompanhados por sentimentos de entusiasmo e algum alívio, sendo natural que predominem ainda sentimentos de incerteza e medo relativos à exposição ao vírus. 

Recomendamos a leitura dos documentos Regressar à Escola em Tempo de Pandemia, preparado pela OPP em conjunto com a UNICEF, e ainda Dossier – Comunidade Educativa, para acesso ao conjunto de informações úteis dirigidas a Pais e Cuidadores, Diretores, Professores e Psicólogos.

 

| 2020.09.16 | Ana Isabel Beira, Psicóloga  |                                   topo

 

14.setembro.2020

ALTERAÇÕES DE HORÁRIOS - TURMAS

Neste momento, estamos a corrigir pequenas incorreções na atribuição de salas ou na sequência das disciplinas.

Apesar de, no geral, estas alterações não afetarem as horas de entrada e de saída dos alunos, solicitamos que verifiquem os horários das seguintes turmas:

- 9º F

- Todas as turmas do 9º ano: alteração da sala das TIC

- 10º C (Curso de Ciências e Tecnologias)

- 10º D

- 12º A e B (disciplina de Biologia)

- 12º A, B e F (sala da disciplina de Inglês)

 

| 2020.09.17 |                                                                           topo

 

14.setembro.2020

TODAS AS DÚVIDAS RESPONDIDAS AQUI - FAQ

Respondendo às questões frequentemente colocadas (FAQ) pelos encarregados de educação/pais, professores, funcionários e alunos, a direção elaborou uma página com essas questões e as respetivas respostas.

Apesar de não substituir as receções aos pais/alunos que não se realizaram na maior parte dos anos de escolaridade, esta lista pretende esclarecer toda a comunidade escolar sobre o início das atividades letivas que se aproxima.

Consulte aqui as FAQ. ATENÇÃO: Alterada a resposta 17

Aproveitamos para desejar a todos mas, muito especialmente, aos nossos alunos, um excelente ano letivo que, embora realizado em moldes diferentes do habitual, pretende atingir os mesmos objetivos, definidos no nosso Projeto Educativo: "O Agrupamento está empenhado em proporcionar um serviço educativo de qualidade que assegure o efetivo sucesso educativo das suas crianças/alunos"

 

| 2020.09.14 |                                                                           topo

 

12.setembro.2020

VÍDEOS PARA OS ALUNOS

"(...) o Ministério da Educação, em colaboração com o Ministério da Saúde, produziu dois vídeos (um direcionado para crianças do pré-escolar e alunos do 1.º ciclo, e outro apropriado para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário) e um cartaz (para alunos a partir do 2.º ciclo do ensino básico e até ao ensino secundário), que complementam as orientações anteriormente emitidas pelo Ministério da Educação e pela Direção-Geral da Saúde. 

Neste início do ano letivo 2020/2021, reforçamos a importância de informar e sensibilizar toda a comunidade educativa para as regras de acesso e permanência nos estabelecimentos de educação e ensino."

 

 

 

 

Alunos da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo

 

Alunos do 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário

 

Podes ver também o cartaz para toda a comunidade.

 

| 2020.09.12 |                                                                           topo

 

10.setembro.2020

INÍCIO DO ANO - ATIVIDADES A DESENVOLVER

 

DATA

HORA

ATIVIDADES A DESENVOLVER

10 de setembro

18:00

Divulgação dos horários da Educação pré-escolar e do 1º Ciclo

11 de setembro

18:00

Divulgação dos horários do 5º ao 12º anos

14, 15 e 16 setembro (2ª a 4ª feira)

Ver calendário

Conselhos de Turma (2º, 3º ciclos e E. Secundário)

15 e 16 de setembro (3ª e 4ª feira)

Ver calendário

Receção aos Enc. Ed. (Pré-escolar e 1º ano)

16 de setembro, quarta-feira

Ver calendário

Receção aos Enc. Ed. (5º Ano)

17 de setembro, 5ª feira

Ver horários letivos

INÍCIO DAS ATIVIDADES LETIVAS

Distribuição dos kits com máscaras laváveis

 

| 2020.09.10 |                                                                           topo

 

10.setembro.2020

INEXISTÊNCIA DE RECEÇÕES AOS ENC. EDUCAÇÃO - ESCLARECIMENTO

Esclarecemos os pais/encarregados de educação que, no sentido de minimizar as possibilidades de contágio nesta situação pandémica que vivemos, o Agrupamento decidiu fazer reuniões de esclarecimento (receções) apenas aos anos que considerou imprescindíveis: pré-escolar, 1º e 5º anos.

Mesmo nestes casos, as reuniões são apenas com 1 (um) adulto por criança, estas não poderão estar presentes e, para que se pudessem fazer reuniões com menos pessoas, os encarregados de educação de cada sala/turma foram divididos em 2 ou 3 sessões diferentes.

Percebemos que os dias de hoje provocam grande ansiedade e dúvidas a todos sobre o modo como irá decorrer o próximo ano letivo.

Prometemos que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir a higienização dos espaços, a proteção individual, o acesso aos locais de higiene pessoal e o distanciamento social de todos os que frequentam as nossas escolas.

O nosso Plano de Contingência, atualizado pelo Conselho Pedagógico já este mês, está disponível e deve ser consultado.

Como sempre, colocaremos aqui a informação disponível e responderemos, por mail, às dúvidas ainda remanescentes.

Já está disponível no site uma lista com as perguntas mais frequentes que nos têm sido colocadas (FAQ) e as respetivas respostas.

 

| 2020.09.10 |                                                                           topo

 

10.setembro.2020

COMO PODEM OS ENC. DE EDUCAÇÃO ACEDER AO E360?

Voltamos a divulgar a informação publicada neste site em julho deste ano.

Chamamos a atenção que só podem aceder ao E360 através da aplicação (app) para telemóvel, apesar do que é dito no site do próprio programa.

 

Neste ano letivo [2019/2020], o Agrupamento aderiu à plataforma E360, da responsabilidade do Ministério da Educação, que permite a gestão integrada dos alunos (processos, registo biográfico, faltas, sumários, etc.).

Esta plataforma está, finalmente, disponível para encarregados de educação através da "Caderneta Digital".

Transcrevemos a informação recebida:

 

Está disponível a Aplicação “Caderneta do Aluno” para telemóveis e tablet, tanto Andróide como iOS. Esta aplicação permite aceder às informações do E360 (plataforma de gestão de alunos do Agrupamento).

A “Aplicação Caderneta do Aluno” apresenta um conjunto de funcionalidades simples e orientadas quer para os Encarregados de Educação (EE) de Alunos, quer para os alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as modalidades de ensino.

O acesso à aplicação faz-se usando o mecanismo autenticação.gov, nomeadamente a Chave Móvel Digital, esta aplicação tem funcionalidades como por exemplo:

- Consultar dados de registo biográfico do aluno e do Encarregado de Educação,

- Horário do aluno,

- Currículo com as respectivas disciplinas e docentes associados,

- Identificação do diretor de Turma e do seu horário de atendimento,

- Ocorrências de natureza disciplinar,

- Assiduidade do aluno,

- Avaliação do aluno (incluindo este ano letivo),

- Sumários das aulas e lista de tarefas por disciplina.

- Permitirá a justificação de faltas e a comunicação do EE com o diretor de Turma, bem como a atualização de dados do registo biográfico.

A Aplicação para telemóveis e tablets Andróide pode ser descarregada aqui: https://play.google.com/store/apps/details-id=pt.caderneta.dgeec  

A Aplicação para iOS pode ser descarregada na Apple Store sob o nome de “Caderneta do Aluno”.

O acesso é feito através da Chave Móvel Digital dos Encarregados de Educação (EE) ou dos Alunos. A Escola não tem interferência neste processo, todo o sistema de registo e acesso está dependente do serviço de autenticação do governo, o Agrupamento não tem qualquer controlo nos acessos, nem pode criar ou gerir acessos.

Todas as informações sobre como criar a chave móvel digital e sua associação a um número de telemóvel estão no sítio:  www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital

Qualquer questão sobre esta aplicação deve ser endereçada para o email:  cadernetadoaluno@dgeec.mec.pt 

 

Se tiver dúvidas sobre como descarregar a aplicação, pode consultar este tutorial.

Veja aqui as funcionalidades da Caderneta Digital.

Veja aqui como pedir e como usar a CMD (Chave Móvel Digital)

 

|  2020.06.19 e 13.09  |                                                           topo

 

2.setembro.2020

ANO LETIVO 2020/2021 - DIVULGAÇÃO DAS TURMAS

Para além das informações divulgadas anteriormente, esclarece-se que as relações de alunos (turmas) serão afixadas nas respetivas escolas no próximo dia 8 de setembro, terça-feira, após o período de almoço.

Apesar de estarem prontas há já algum tempo, devido aos exames nacionais que estão a decorrer na escola-sede elas só serão afixadas após o fim dos mesmos.

Lembramos que a Direção utiliza exclusivamente este sítio eletrónico para divulgar as informações necessárias.

 

| 2020.09.02 |  A Direção  |                                                            topo

24.agosto.2020

ANO LETIVO 2020/2021 - INFORMAÇÕES GERAIS

Para além das informações constantes no documento divulgado anteriormente (ver ligação na notícia seguinte) esclarece-se o seguinte:

 

1 - Encontra-se já na página de Turmas/horários a listagem de todos os grupos/turmas que irão funcionar no ano letivo de 2020/21 em cada escola do Agrupamento (desde a Educação Pré-escolar até ao 12º ano);

2 - A constituição de cada sala (pré-escolar e 1º ciclo - lista de alunos) será afixada na respetiva escola e na escola sede (Escola Secundária de Casquilhos);

3 - A constituição de cada turma (lista de alunos), do 2º e 3º ciclo e do ensino secundário será afixada também nas respetivas escolas e na escola sede;

4 - As listas de alunos NÃO são divulgadas através da internet;

5 - O horário de funcionamento, no regime presencial, de cada sala ou turma será divulgada através deste site na página Turmas/horários;

6 - Perante a situação pandémica e os cuidados a ter e de acordo com as orientações das autoridades de saúde, no próximo ano letivo cada turma irá ocupar quase sempre a mesma sala (salvaguardando-se a exceção das disciplinas práticas com salas próprias - Laboratórios, por exemplo);

7 - Cada turma (do 5º ao 12º ano) irá também ter aulas apenas num dos períodos do dia (desde que a carga letiva o permita), de acordo com o seguinte esquema:

5º e 6º anos – manhã;

7º e 8º anos – tarde;

9º e 10º anos – tarde;

11º e 12º anos – manhã;

8 - Nas turmas do 5º ao 12º ano (Escola Básica da Quinta Nova da Telha e Escola Secundária de Casquilhos), o período da manhã decorre entre as 8:00 e as 13:30 e o período da tarde entre as 13:00 e as 18:35;

9 - O horário da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo decorre entre as 8:30 e as 17:30, incluindo a pré-escolar as atividades de apoio à família e o 1º Ciclo as atividades de enriquecimento curricular. Atenção: os alunos de cada sala entrarão na respetiva escola em horários desencontrados (nem todos os alunos começam às 8:30);

10 - Todas as listas e horários referidos anteriormente serão divulgados durante a primeira quinzena de setembro e a sua afixação anunciada neste site;

11 - Os alunos que desenvolvem atividades extra-curriculares (atividade desportiva ou musical, salas de estudo, escolas de línguas...) devem alertar desde já essas entidades que deverão adaptar-se a estes horários visto que o contrário não será possível.

12 - As atividades letivas presenciais iniciam-se, para todos os anos e escolas, no dia 17 de setembro.

13 - O calendário letivo está disponível na página Calendário.

Lembramos ainda que:

- a partir de dia 1 de setembro irá começar a segunda fase dos exames nacionais referentes a 2019/2020 pelo que, ao contrário do que seria desejável por todos, o Agrupamento não pode estar concentrado a 100% na preparação do próximo ano letivo;

- os erros associados aos vouchers e/ou a impossibilidade de os gerar não são da responsabilidade deste Agrupamento e solicitamos aos Encarregados de Educação que procurem auxílio na escola sede apenas como último recurso. Por exemplo: nos vouchers de todos os alunos do 5º ano não aparecem os manuais de Educação Visual, Educação Musical e Educação Física (manual único para o 5º e 6º anos). A situação já foi reportada e aguarda-se solução para a mesma;

- mais informações serão disponibilizadas neste mesmo local quando estiverem disponíveis.

 

| 2020.08.24 |  A Direção  |                                                                     topo

 

8.agosto.2020

CRITÉRIOS GERAIS PARA 2020/2021

Divulgam-se os Critérios Gerais de Admissão de Alunos, Constituição de Turmas, Distribuição do Serviço Docente e Elaboração de Horários, aprovados no passado dia 23 de julho em Conselho Pedagógico do Agrupamento e que tiveram parecer positivo do Conselho Geral reunido nesse mesmo dia.

Chama-se a especial atenção aos critérios definidos para minimizar os efeitos da atual pandemia, nomeadamente:

- alteração dos horários de entrada e de saída dos alunos de cada turma que funcionarão quase exclusivamente num dos turnos (manhã ou tarde);

- redução dos períodos de intervalo;

- fixação de cada turma numa única sala;

- definição de alternativas em regime misto (presencial/à distância) e não presencial (à distância).

 

| 2020.08.08 |                                                                           topo

 

27.julho/16.setembro/1, 9 e 27.outubro/19.novembro.2020

CONCURSO PARA ASSISTENTES TÉCNICOS - RESERVA DE RECRUTAMENTO

Foi homologada dia 27 de outubro pelo Diretor do Agrupamento a Lista unitária de ordenação final deste procedimento concursal que seguiu para publicação em Diário da República:

Aviso n.º 17871/2020 - Diário da República n.º 215/2020, Série II de 2020-11-04

 

| 2020.11.19 |                                                                           topo


Foi divulgada no dia 9 de outubro a Lista ordenada final de candidatos/as a este concurso, decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as excluídos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

Divulgamos também a ata da reunião do Júri deste procedimento concursal que decorreu no mesmo dia.

 

| 2020.10.09 |                                                                           topo


Divulgamos por este meio a lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os a este concurso, decorrendo a partir de hoje o prazo de 10 (dez) dias para audiência prévia de interessados/as.

Atendendo ao número de candidatos/as excluídos/as e ainda ao facto de muitos não indicarem a caixa de correio eletrónica (email), a divulgação da presente lista será feita através da sua afixação nos lugares de uso na Escola Secundária de Casquilhos e da sua publicação no sítio eletrónico do Agrupamento.

Divulgamos também a ata da reunião do Júri deste procedimento concursal que decorreu no dia 15/09/2020.

Lista de candidatos/as admitidos/as e não admitidas/os

 

Lista consolidada de candidatas/os admitidas/os e não admitidas/os após a audiência prévia de interessadas/os.

 

| 2020.10.01 |                                                                           topo


Foi publicado no Diário da República o Aviso (extrato) n.º 10879/2020, de 27 de julho, que abre concurso para Reserva de Recrutamento para Assistentes Técnicos deste Agrupamento (substituição de Assistentes Técnicos quando estiverem impedidos de trabalhar por períodos superiores a 12 dias).

O Aviso de Abertura integral, que a seguir se divulga, foi publicado também hoje na Bolsa de Emprego Pública (BEP) com o n.º OE202007/0674.

Os procedimentos são realizados na plataforma SIGRHE conforme indicado em baixo.

 

Aviso

 

Procedimento concursal comum de recrutamento para a contratação em regime de contrato a termo resolutivo para a carreira e categoria de assistente técnico, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias. 

  

1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 20/07/2020, no uso das competências que lhe foram delegadas por Despacho 7151-B/2020 do Subdiretor-Geral, proferido em 14 de julho  de 2020, publicado em Diário da República, 2.ª série — n.º 135, Parte C — 14 de julho de 2020, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de postos de trabalho para as funções correspondentes à carreira e categoria de assistente técnico deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro na modalidade de contrato a termo resolutivo para a categoria de assistente técnico, tendo em vista a constituição de reserva de recrutamento, para assegurar necessidades transitórias, nos termos do artigo 32 da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

2 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

3 – Legislação aplicável - O presente procedimento rege-se pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro e Código do Procedimento Administrativo.

4 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do despacho n.º 442/2020/MF de 30 de junho de 2020 de Sua Excelência o Ministro de Estado e das Finanças, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n. os 2 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

5 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, com sede na Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO.

6 – Caracterização do posto de trabalho - Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na categoria de assistente técnico, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, para os serviços administrativos dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, compreendendo designadamente as atividades inerentes à gestão de alunos, pessoal, orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento, secretaria, arquivo e expediente.

7 Posicionamento remuneratório - 1.ª posição remuneratória da carreira e categoria de assistente técnico, nível 5 da tabela remuneratória única, à qual corresponde o montante pecuniário de EUR: 693.13€.

8 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

i)              Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição da República Portuguesa, por convenção internacional ou lei especial;

ii)             18 anos de idade completos;

iii)            Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

iv)            Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

v)             Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

b) Ser titular do 12.º ano de escolaridade ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 2 de acordo com o previsto na alínea b) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP, não se admitindo a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissional.

9 – Para efeitos do disposto na alínea K) do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria  e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento ou seja, já sejam detentores de um contrato na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado no mesmo Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada.

 

10 — Formalização das candidaturas:

 10.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente aviso na Bolsa de emprego público (BEP).

10.2 – Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais> Formulário de candidatura no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt) e formalizadas através da entrega, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, ou enviadas pelo correio, para a morada identificada no n.º 5 do presente Aviso, em carta registada com Aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas ou Escola não Agrupada até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas, dos seguintes documentos:

 -      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

10.3. Nos termos do disposto na alínea a) no n.º 8 do artigo 20.º da Portaria n.º 125-A/2009, a não apresentação dos documentos comprovativos do preenchimento dos requisitos legalmente exigidos e atrás referidos, determina a exclusão dos candidatos.

10.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

10.5 - Nos termos do n.º 1 do art. 6.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem  juntar documento comprovativo do grau e tipo de deficiência.

10.6 — Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

11 - Métodos de seleção

11.1 Nos termos do n.º 6 do artigo 36.º da LTFP e da alínea c) do artigo 5.º da Portaria n.º 125-A/2019 e dada a urgência do procedimento, o método de seleção será exclusivamente a Avaliação Curricular (AC), que visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional:

11.2 — Sendo que:

A avaliação curricular será ponderada de acordo com a seguinte fórmula:

            AC = (HAB + 2EP + FP + AD) / 5

Habilitação académica de base (HAB) será graduada de acordo com a seguinte pontuação:

·       20 valores – Habilitação superior à exigida;

·       16 valores – 12.º Ano de escolaridade ou equiparado;

Experiência profissional (EP) será graduada de acordo com a seguinte pontuação:

·       20 valores – com experiência de 8 anos ou mais, no exercício de funções inerentes à carreira e categoria conforme descritas no aviso de abertura;

·       18 valores – com experiência igual ou superior a 5 anos e inferior a 8 anos, no exercício de funções inerentes à carreira e categoria conforme descritas no aviso de abertura;

·       16 valores – com experiência inferior a 5 anos, no exercício de funções inerentes à carreira e categoria conforme descritas no aviso de abertura;

·       12 valores – sem experiência no exercício de funções inerentes à carreira e categoria conforme descritas no aviso de abertura;

·       10 valores – sem experiência profissional.

Formação profissional (FP) será classificada de acordo com a seguinte pontuação:

·       20 valores – formação diretamente relacionada com a área funcional, com igual ou mais de 60 horas;

·       18 valores – formação diretamente relacionada com a área funcional, com menos de 60 horas;

·       14 valores – formação indiretamente relacionada com a área funcional, com igual ou mais de 60 horas;

·       12 valores – formação indiretamente relacionada com a área funcional, com menos de 60 horas;

·       10 valores – sem formação.

Avaliação do desempenho (AD) relativa ao último período, não superior a três, em que o candidato cumpriu ou executou atribuição, competência ou atividade idêntica às do posto de trabalho a ocupar, será classificada de acordo com a seguinte fórmula:

AD = 4 [(A+B+C)/3]

Em que A, B e C referem-se às pontuações das avaliações quantitativas dos últimos anos.

Os candidatos que não tenham avaliação do desempenho, ou tendo, não seja em atividades idênticas às do posto de trabalho a ocupar, serão valorados neste parâmetro com 10 valores.

11.3 - O Júri pode exigir aos candidatos que apresentem documentos comprovativos de factos por ele referidos no currículo que possam relevar para a apreciação do seu mérito e que se encontrem deficientemente comprovados.

12 - Notificação da exclusão do procedimento concursal: os candidatos excluídos são notificados para a realização de audiência prévia nos termos do artigo. 121.º do Código do Procedimento Administrativo, por uma das formas previstas no n.º 1 do artigo 23.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril.

13 - Publicitação dos resultados: a publicitação dos resultados obtidos é efetuada através da lista, ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público das instalações do Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada e disponibilizada na respetiva página eletrónica.

14 - Ordenação final dos candidatos: a ordenação final dos candidatos que completem o procedimento é efetuada por ordem decrescente das classificações quantitativas obtidas, expressa numa escala de 0 a 20 valores.

15 - Critérios de ordenação preferencial: em caso de igualdade de valoração, serão adotados, de acordo com o previsto na alínea b), do ponto 2, artigo 27.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril, os seguintes critérios de ordenação preferencial:

a) A classificação mais elevada atribuída na Experiência Profissional (EP);

b) A habilitação académica mais elevada (HAB);

c) O maior número de horas de formação relevante para as tarefas a desempenhar.

16 - A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados, bem como a lista de exclusão de candidatos ocorrida no decurso da aplicação do método de seleção são notificadas aos respetivos candidatos, para a realização de audiência prévia nos termos do artigo. 121.º do Código do Procedimento Administrativo, por uma das formas previstas no n.º 1 do artigo 23.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril.

17 - A lista unitária de ordenação final, após homologação, será afixada em local visível e público das instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª série do Diário da República com informação sobre a sua publicitação.

18 - Nos termos do ponto 6 do artigo 11.º da Portaria n.º 125 -A/2019, de 30 de abril, as atas do júri onde constam os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação dos elementos do método de seleção a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método, são publicitadas no sítio da Internet do Agrupamento.

19 – Serão excluídos do procedimento os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores, nos termos do n.º 10 do artigo 9.º da Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril.

 20 - Composição do Júri: 

Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, Subdiretora.

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor, e Maria de Guadalupe Guerreiro Malveiro Munhão, Coordenadora Técnica.

Vogais suplentes: Carlos Avelino Marques dos Santos Pedro e Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho, Adjuntos do Diretor.

20.1 — O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos pelo vogal efetivo Renato Lomelino Pereira Albuquerque.

21 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição da República Portuguesa, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

22 – Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 11.º da Portaria n.º 125-A/2019, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, por extrato, bem como no sítio da Internet deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro (www.aecasquilhos.pt) e na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), de forma integral, no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série.

 

Barreiro, 20 de julho de 2020. O Diretor, Luís Miguel Mota Rino

 

| 2020.07.28 |                                                                           topo

 

18.julho.2020

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR - CMB

Ação Social Escolar (ASE) constitui um conjunto de medidas de apoio, aos alunos e respetivas famílias, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades de acesso e sucesso escolar, conforme decorre do disposto na Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovado pela Lei 46/86 de 14 de outubro, na sua redação atual.

No âmbito da racionalização dos modelos de organização e gestão da administração local, fundamentalmente, através da simplificação e desmaterialização de procedimentos, a Câmara Municipal do Barreiro pretende adotar novas metodologias e tecnologias web. Para o efeito, pretende utilizar uma plataforma eletrónica que torne os processos educativos menos burocráticos e mais rápidos e eficazes para a nossa comunidade educativa. 

Este novo serviço visa simplificar todo o processo de candidatura e oferecer um maior controle e rapidez de resposta da autarquia aos pais e encarregados de educação. 

De modo a qua ferramenta funcione de modo eficiente, o seu papel é fundamental. Assim, caso seja do seu interesse efetuar a candidatura à ASE (Ação Social Escolar) ou consultar as refeições do seu educando, solicitamos que aceda à plataforma com os dados que lhe serão facultados através de mensagem para o correio eletrónico ou caixa de correio. Formalize a inscrição seguindo os passos indicados, preenchendo todos os campos pedidos e anexando a documentação necessária para a conclusão da candidatura.

Para proceder à candidatura referente à ASE (Ação Social Escolar) deve aceder a este link: https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx

Deverá ter em sua posse a documentação necessária devidamente digitalizada:

  • Declaração válida e atualizada do posicionamento nos escalões de atribuição do abono de família, emitida pelo serviço competente da Segurança Social ou pela entidade processadora do vencimento do encarregado de educação;

  • Em caso de desemprego, declaração emitida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional;

  • Em caso de beneficiários de Rendimento Social de Inserção, declaração emitida pela Segurança Social; 

  • Os alunos com necessidades educativas específicas, de caráter permanente e com programa educativo individual (PEI) ficam obrigados a apresentar Declaração Médica ou Atestado Multiuso no ato da candidatura. Nestes casos dispensa-se a entrega de declaração de posicionamento nos escalões do abono de família. 

  • Em caso de agendamento no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) o comprovativo ou declaração de marcação. 

Nos casos em que os pais e encarregados de educação não disponham de acesso à internet, existe um serviço da Divisão de Educação, Desposto e Associativismo onde podem ser efetuadas as candidaturas. Nesta situação especifica, é fundamental que os encarregados de educação efetuem marcação obrigatória através do contacto telefónico 21 206 8199 e levem consigo, no ato do atendimento, a documentação tida como necessária. 

O referido serviço funciona no Edifício Américo Marinho, Parque da Cidade do Barreiro, e tem o seguinte horário: 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 9h30 às 12h30 e das 13h45 às 16h45. 

De forma a reduzir e mitigar os riscos de infeção pelo novo coronavírus é essencial que seja mantida a distância social e obrigatório o uso de máscara.

 

| 2020.07.18 |  CMB  |                                                                         topo

 

8.setembro.2019

ATUALIZAÇÕES NESTE SITE

Por vezes, para poupar tempo, os dispositivos eletrónicos estão direcionados para a última versão consultada (cache) e não para a versão atualizada.

Aconselham-se todos os utilizadores a atualizar com frequência a pesquisa do site (em computadores com Windows instalado fazer, por exemplo, Shift+F5).

 

Obrigado.

 

| 2019.09.08 |                                                                           topo

 

24.junho.2020

CANDIDATURA À AÇÃO SOCIAL ESCOLAR (2020/21) - 5º AO 12º ANOS

Informam-se os senhores encarregados de educação que estão a decorrer as candidaturas de concessão de auxílios económicos a vigorar no ano letivo de 2020/2021 (5º ao 12º anos).

Quanto ao 1º Ciclo, a responsabilidade é da Câmara Municipal do Barreiro e deve ser feita no site https://siga1.edubox.pt/SIGA/memberLogin.aspx.

Devido às medidas de contingência impostas pelo COVIDl9, os senhores encarregados de educação devem proceder ao preenchimento do boletim, editável e disponível em baixo, devendo o mesmo ser preenchido, assinado e enviado para o email odias@aecasquilhos.pt . O prazo foi prolongado até dia 31 de agosto.

O boletim de candidatura deve ser enviado juntamente com os seguintes documentos:

1 - Documento da Segurança Social comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de familia OU documento emitido pelo serviço processador de vencimentos (caso se trate de trabalhador da Administração Pública), comprovativo do posicionamento no escalão de atribuição de abono de família;

2 - Comprovativo de IBAN (Número de Identificação Bancário). Este documento pode ser obtido numa caixa Multibanco ou através de homebanking e destina-se a eventuais pagamentos de ações relacionadas com a ASE (visitas de estudo, bolsas de mérito...)

 

Boletim de candidatura à Ação Social Escolar 2020/21 (5º ao 12º anos, formato doc). Este documento irá ser transferido para o seu computador (num computador com Windows, para a pasta Transferências).

 

| 2020.06.24 e 07.23 |                                                           topo

 

9.julho.2020

CALENDÁRIO ESCOLAR 2020/21

Foi publicado em Diário da República o calendário escolar para 2020/21 - Despacho n.º 6906-B/2020, de 3 de julho.

Este documento pode ser consultado na página Calendário ou AQUI.

 

 

| 2020.07.09 |                                                                           topo

 
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