ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NESTE SÍTIO

- Calendário - provas de equivalência à frequência

- Lista admitidos e excluídos Assistentes Operacionais [20/05]

- Informações-provas equivalência à frequência [17/05]

- Lista admitidas e excluídas Assistentes Técnicas [16/05]

- 9 de maio: Dia da Europa "Especial" [24/05]

- Casquilhos reconhecida como escola inovadora do ano [08/05]

- Cinema nos Casquilhos: "Perdida Mente" [09/05]

- Agrupamento no Encontro regional de basquete 3x3 [08/05]

- Feira do Livro [08/05]

- Conselhos de Turma - final de ano [08/05]

- Exames: alterações [06/05]

- Isolina Gonçalves - Saudade [04/05]

- Jantar ex-alunos Casquilhos [01/05]

- Feira de Oferta Formativa [03/05]

- Inauguração de Exposição [03/05]

- Concurso para 3 Assistentes Técnicos [29/04]

- Semana do Agrupamento [25/04]

- Dia das Artes [08/04]

- Caminhos (Com)sentidos [24/04]

- Concurso para 2 Assistentes Operacionais [23/04]

- EBQNT: Reuniões de DT com Encarregados de Educação [17/04]

- ESC: Reuniões de DT com Encarregados de Educação [17/04]

- Erasmus+: Os Casquilhos na Lituânia [05/04]

- Erasmus+: Os Casquilhos na Roménia [02/05]

- Erasmus+: A Europa no AE Casquilhos [05/04]

- Orçamento Participativo das Escolas [21/03]

- CNL - 3ª fase (intermunicipal) [19/03]

- Inscreve-te nos Clubes e Projetos do Agrupamento [04/10]

- Calendário letivo para 2018/2019 [25/08]

 

21.maio.2019

PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA - CALENDÁRIO

As provas de equivalência à frequência (2019 - 1ª fase) vão realizar-se de acordo com os seguintes calendários:

3º Ciclo

Ensino Secundário

Todos eles se realizam na Escola Secundária de Casquilhos

 

| 2019.05.21 |                                                                        topo

 

20.maio.2019

LISTA DE ADMITIDOS E EXCLUÍDOS - ASSISTENTES OPERACIONAIS

Vimos por este meio informar que foi hoje afixada, nos lugares em uso na Escola Secundária de Casquilhos, a "Lista de candidatos/as admitidos/as e excluídos/as" ao "Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias".

Os/as candidatos/as admitidos/as serão brevemente convocados/as para realizar a segunda fase de seleção - prova de avaliação de conhecimentos ou entrevista profissional de seleção consoante os casos.

 

A lista pode ser consultada aqui.

Declaração de retificação [22/05]

 

| 2019.05.20 |                                                                           topo

 

6 a 25.junho.2019

CONSELHOS DE TURMA - FINAL DO ANO LETIVO

Os conselhos de turma para avaliação final dos alunos realizam-se de acordo com os seguintes calendários:

5º, 6º, 7º e 8º anos - Escola Básica da Quinta Nova da Telha - 17 a 25 de junho;

9º, 11º e 12º anos - Escola Secundária de Casquilhos - 6 a 13 de junho;

10º ano - Escola Secundária de Casquilhos - 17 a 19 de junho.

 

| 2019.05.08 |                                                                        topo

 

17.maio.2019

INFORMAÇÕES-PROVAS EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

As informações-provas de equivalência à frequência (3.º ciclo e Ensino Secundário), assim como as informações-provas a nível de escola equivalentes a nacionais (3.º ciclo)  foram aprovadas em reunião de Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, a 16 de maio de 2019.

Podem ser consultadas aqui.

 

| 2019.05.17 |                                                                           topo

 

16.maio.2019

LISTA DE ADMITIDAS E EXCLUÍDAS - ASSISTENTES TÉCNICAS

Vimos por este meio informar que foi hoje afixada, nos lugares em uso na Escola Secundária de Casquilhos, a "Lista de candidatas admitidas e excluídas" ao "Procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 3 (três) postos de trabalho no Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)".

As candidatas admitidas serão brevemente convocadas para realizar a segunda fase de seleção - entrevista profissional de seleção.

 

A lista pode ser consultada aqui.

 

| 2019.05.17 |                                                                           topo

 

10 a 17.maio.2019

FEIRA DO LIVRO

Irá decorrer, entre 10 e 17 de maio, nas Bibliotecas da Escola Básica da Quinta Nova da Telha e da Escola Secundária de Casquilhos, uma FEIRA DO LIVRO, de acordo com o seguinte calendário:

EB Quinta Nova da Telha - de 10 a 16 de maio, das 9:00h às 13:15 e das 14:15 às  16:30.

ES de Casquilhos - de 13 a 17 de maio, das 8:20 às 13:15 e das 14:15 às 16h:00

Apelamos à vossa participação, visitando a Feira do Livro, individualmente ou com turma.

Mais se informa que, para a realização de visitas com turma, os/as docentes deverão proceder à inscrição da respetiva turma no calendário que se encontrará afixado na sala de professores de cada escola.

 

| 2019.05.08 |  Professoras Isabel Teixeira e Leonor Inácio  |                                 topo

 

10.maio.2019

CINEMA NOS CASQUILHOS - "PERDIDA MENTE"

Integrado no ciclo de cinema "Uma Personalidade, Um Filme", o Clube de Cinema e Fotografia dos Casquilhos apresenta dia 10 de Maio (sexta-feira), pelas 14h15, no auditório da Escola Secundária de Casquilhos, o filme 'Perdida Mente', de Margarida Gil (Portugal, 2010).

A exibição do filme será feita com a presença da realizadora e da atriz Eunice Correia.

Vem assistir e debater connosco.

 

| 2019.05.06 | Professor Carlos Coentro |

 

 topo

 

9.maio.2019

DIA DA EUROPA "ESPECIAL"

O Dia da Europa, dia 9 de maio de 2019, foi celebrado este ano de uma forma muito “Especial” no Agrupamento de Escolas de Casquilhos. Após uma minuciosa e colaborativa preparação por parte dos professores de Educação Especial e dos seus alunos, a sala A6 vestiu-se de “Uma Europa” mais próxima, em que os objetivos de paz, união, liberdade, inclusão e diversidade, foram festejados por todos com uma participação muito empenhada, repleta de motivação, alegria e originalidade.

Representando um conjunto de países da União Europeia, os professores e os alunos viajaram das “suas” nacionalidades, transportando uma diversidade cultural que encheu de cor todo o espaço de encontro:

- De França, veio a Professora Gabriela França; da Itália, a Professora Sara Pedro; a Alemanha foi transportada pela Professora Carla Pais; o Professor Humberto Pimenta surgiu de Espanha; o Professor Leonel Moreira trouxe a Grécia; Portugal foi revelado pelos Professores Cristina Sousa e Rui Alves; as Professoras da Unidade de Ensino Estruturado do 1º Ciclo da Escola Básica n.º 9, Leonor Almeida e Liliana Martins, abordaram a simbologia geral do Dia da Europa.

Em cada um dos países estiveram representados os principais aspetos turísticos, as particularidades tradicionais, algumas curiosidades e festividades, as músicas, danças e cantores mais famosos. Foram projetados alguns filmes e como não poderia ficar esquecido, as mesas foram enfeitadas pela gastronomia de cada país, repleta de salgados e doces típicos.

O Departamento de Educação Especial, através do grupo organizador da atividade, agradece a total disponibilidade da colega Helena Pereira e dos seus dois alunos, João Casaca e Marta Guerreiro, da turma D, do 12.º ano, que desde o primeiro momento se ofereceram para colaborar, tendo criado um ambiente de informação, participação e interação com todos os alunos e professores, através de uma atividade dinâmica que integrava a descoberta de curiosidades e particularidades referentes aos países da União Europeia representados.

Um bem-haja a todos os que colaboraram nesta atividade, nomeadamente ao nosso Coordenador de Departamento Carlos Feijão, que com a sua alegria e boa disposição também contribuiu para toda a motivação vivida!

 

[Podes ver aqui uma breve memória fotográfica]

 

| 2019.05.24 |  Texto: professora Carla Pais. Fotos: Gabriela França  |                           topo

 

7.maio.2019

REGIONAL DE BASQUETEBOL - DESPORTO ESCOLAR

Decorreu dia 7 de maio o Encontro Regional de Basquetebol 3x3 do Desporto Escolar. da Península de Setúbal.

O Agrupamento de Escolas de Casquilhos esteve em destaque neste Encontro, tendo os atletas, que foram acompanhados pelo prof António Parreira, obtido os seguintes resultados:

Juvenis femininos - equipa campeã regional;

Infantis A masculinos - vice-campeões;

Infantis B femininos - 3º lugar.

Parabéns aos nossos alunos pelo excelente desempenho.

 

[Podes ver aqui uma breve memória fotográfica]

 

| 2019.05.06 |       topo

 

3.maio.2019

ES CASQUILHOS RECONHECIDA COMO ESCOLA INOVADORA DO ANO

No dia 3 de maio, alunos do 6º e 10º anos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, acompanhados pelos professores Nuno Inácio e Sílvia Zuzarte, representaram muito bem o Agrupamento na 1ª edição dos prémios Milage Aprender+ 2018/2019 que decorreu em Lagoa, Algarve. Estão todos de parabéns!

Nestes prémios, a Escola Secundária de Casquilhos foi reconhecida como Escola Inovadora do ano, Mérito grau ouro por incentivar a introdução de práticas pedagógicas inovadoras no ensino da matemática com a plataforma MILAGE APRENDER + permitindo que os seus alunos Daniela Pessoa e Sofia Pinto, do 10º A, coordenadas pela professora Sílvia Zuzarte fossem distinguidos como ALUNOS APRENDER+, MÉRITO GRAU OURO, no ano letivo 2018/2019.

Para o ano há mais …

 

[Podes ver aqui uma breve memória fotográfica da entrega dos prémios]

[Podes ver em baixo o vídeo realizado pelas alunas]

 

 

 

 

 

| 2019.05.08 | Professora Sílvia Zuzarte |                              topo

 

3.maio.2019

EXAMES - ALTERAÇÕES À NORMA 01 E 02

Informam-se todos os interessados que na data indicada foram alteradas as Normas 01 (página 8) e Norma 02 (páginas 5, 13, 15, 24, 27, 35, 38, 54, 64, 65, 66, 68, 73, 74 e modelos 1, 2, 4, 4-A, 5, 9, 10, 11, 14).

Estas Normas regulamentam a realização dos exames nacionais e provas de equivalência à frequência pelo que se recomenda aos interessados uma leitura atenta.

 

| 2019.05.06 |       topo

 

04.maio.2019

ISOLINA GONÇALVES - SAUDADE

Lamentamos informar o falecimento, hoje de madrugada, da nossa Assistente Operacional Isolina Jesus Malate Janeiro Gonçalves.

A Iso, como era tratada carinhosamente por todos os colegas da Escola Básica da Quinta Nova da Telha, onde trabalhava há vários anos, encontrava-se à beira da reforma mas, infelizmente, a doença impediu-a nos últimos meses de colaborar connosco como era sua vontade.

À família apresentamos os nossos mais sentidos pêsames.

O velório realiza-se sábado na Igreja de Santo André, seguindo o funeral às 15:30 de dia 5 de maio, domingo, para o cemitério de Vila Chã.

 

| 2019.05.04 |                                                                                      topo

 

25.maio.2019

JANTAR - ANTIGOS ALUNOS DOS CASQUILHOS

O tradicional jantar de Antigos Alunos dos Casquilhos, vai realizar-se no próximo dia 25 de Maio, nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, no Parque Empresarial da Baía do Tejo.

Estamos a ficar “crescidos”. Vai fazer 10 anos que nos reunimos pela 1.ª vez no Jantar de Antigos Alunos dos Casquilhos.

Os Jantares têm promovido o reencontro de amigos e contribuído para fortalecer as amizades da adolescência, acrescentam.

Durante esta caminhada de 10 anos temos contado com a ajuda de diversos patrocinadores fazendo face aos custos de toda a logística do evento, valor esse que ficará à vossa consideração. 

De referir que no dia do jantar, 25 de Maio, haverá um Rollup publicitário onde estão todos os patrocinadores. 

Nota – Pagamento até dia 18 de Maio.

Organização Jantares Casquilhos: antalunoscasquilhos@gmail.com

Pelo segundo ano, o jantar dos antigos alunos dos Casquilhos terá uma vertente solidária; este ano, parte da verba reverte para os Bombeiros Sul e Sueste do Barreiro

 

| 2019.04.30 |                                                                                      topo

 

9 e 10.maio.2019

FEIRA DE OFERTA FORMATIVA

Escolas do Barreiro e Moita juntam-se para organizar a 1ª Feira das Profissões - “Passaporte para o Futuro”, uma Feira de Orientação Escolar e Profissional que decorrerá na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal (ESTB/IPS), nos próximos dias 9 e 10 de Maio de 2019 das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 17:00.

Na Feira das Profissões -“Passaporte para o Futuro” estará patente uma Mostra de Oportunidades, envolvendo diversos operadores na área da formação profissional, apresentando um vasto leque de respostas e recursos relacionados com a temática da orientação vocacional e/ou profissional.

Esta é uma iniciativa que a Rede para a Empregabilidade Barreiro Moita (REBM) promove, no âmbito do Eixo da Qualificação, desde há cerca de um ano, com a Rede de Psicólogos da Frente Ribeirinha, num trabalho conjunto dos Psicólogos dos Serviços de Psicologia e Orientação das Escolas dos Concelhos do Barreiro e Moita, com vista a responder a questões relacionadas com a orientação vocacional e profissional.

 

 

| 2019.05.03 | Dr.ª Ana Beira, Psicóloga Escolar |        topo

 

10.maio.2019

INAUGURAÇÃO DE EXPOSIÇÃO

| 2019.05.03 | Professora Fernanda Martins |                                                   topo

 

29.abril a 3.maio.2019

SEMANA DO AGRUPAMENTO

Durante a semana de 29 de abril a 3 de maio o Agrupamento de Escolas de Casquilhos desenvolve um conjunto de iniciativas que mostram uma (pequena) parte do que faz normalmente ao longo de um ano letivo.     

Podes ver aqui os programas do que vai acontecer:

- dia 29 de abril - Escola Secundária de Casquilhos - CAMINHOS (COM)SENTIDOS [1];

- dia 30 de abril - Escola Secundária de Casquilhos - DIA DAS ARTES;

- dia 29 de abril e 2 de maio - Escola Secundária de Casquilhos e Escola Básica da Quinta Nova da Telha - DIAS DO PROGRAMA ECO-ESCOLAS.

- dia 2 de maio - Escola Básica da Quinta Nova da Telha - CAMINHOS (COM)SENTIDOS [2];

- dia 2 de maio - Escola Básica da Quinta Nova da Telha - OUTRAS INICIATIVAS;

- dias 2 e 3 de maio - Escola Secundária de Casquilhos e Escola Básica da Quinta Nova da Telha - DIAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

[Podes ver aqui pequenas reportagens de:

Caminhos (com)Sentidos;

Dia das Artes;

Dia das Eco-Escolas - Casquilhos

EBQN Telha - 2 de maio]

 

| 2019.05.02 |                                                                                                             topo

 

30.abril.2019

DIA DAS ARTES

      

[Podes ver aqui o Cartaz e o Convite com melhor resolução]

 

| 2019.04.08 |   Autores do cartaz e do convite: Lara Felisberto e Tiago Lopes do 11º G - CP Design Gráfico  |

                                                                                                                                topo

 

29.abril.2019

CAMINHOS (COM)SENTIDOS

| 2019.04.24 |                                                                                          topo

 

30.abril a 14.maio.2019

CONCURSO PARA 3 ASSISTENTES TÉCNICOS

Encontra-se aberto concurso para 3 (três) Assistentes Técnicos (M/F).

Este concurso destina-se apenas aos trabalhadores que se encontram abrangidos pelo  programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP).

O concurso decorre entre 30 de abril e 14 de maio de 2019 e é realizado exclusivamente na plataforma SIGRHE, de acordo com o Aviso publicado na Bolsa de Emprego Público, com o n.º OE201904/0857 e que a seguir se transcreve.

A entrega de documentos deve ser feita durante o mesmo prazo nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro (conferir ponto 10 do mesmo Aviso).

 

Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a assistentes técnicos

 

Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, destinado ao preenchimento de 3 (três) postos de trabalho no Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP)

 

1. Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 26/04/2019, no uso das competências que lhe foram delegadas pelo Despacho n.º 2104/2019 da Diretora-Geral da Administração Escolar, proferido em 25 de fevereiro de 2019, publicado em 1 de março de 2019 no Diário da República, 2.ª série, n.º 43, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de 3 (três) postos de trabalho do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na categoria de assistente técnico, da carreira de assistente técnico.

2. Legislação aplicável: Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro (PREVPAP); Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho; Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, alterada e republicada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 abril; e Código do Procedimento Administrativo.

3. Local de Trabalho: Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sita na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO.

4. O procedimento concursal destina-se à ocupação de 3 (três) posto(s) de trabalho na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, nos termos constantes do artigo 40.º e seguintes da LTFP.

5. Fundamentos para a abertura do procedimento concursal comum: o presente procedimento concursal é aberto no âmbito do PREVPAP, para regularização das situações de trabalho precário previstas no artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

6. Caracterização do posto de trabalho: Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções correspondentes à categoria de assistente técnico da carreira com a mesma designação, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP para os serviços administrativos dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas, compreendendo designadamente as atividades inerentes à gestão de alunos, pessoal, orçamento, contabilidade, património, aprovisionamento, secretaria, arquivo e expediente.

7. Habilitações literárias exigidas: Ser titular do 12.º ano de escolaridade ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 2 de acordo com o previsto na alínea b) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.

8. Posição remuneratória: 1.ª posição remuneratória da categoria de assistente técnico da carreira de assistente técnico, nível 5 da tabela remuneratória única (€ 683,13).

9. Requisitos de admissão relativos ao trabalhador:

9.1. Exerça ou tenha exercido funções que correspondam ao conteúdo funcional da carreira/categoria de assistente técnico, sem o vínculo jurídico adequado, reconhecido nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

9.2. Ser detentor dos requisitos cumulativos, enunciados no artigo 17.º da LTFP:

a)         Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

b)         18 anos de idade completos;

c)         Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

d)         Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

e)         Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

9.3. Possuir as habilitações literárias constantes do ponto 7. do presente aviso.

9.4. A título excecional, no presente procedimento concursal é admissível em substituição do nível habilitacional, a relevância da formação ou experiência profissionais conforme o n.º 2 do artigo 34.º da LTFP e nos termos do artigo 31.º da Lei n.º 71/2018, de 31 de dezembro.

10. Forma e prazo de apresentação das candidaturas:

10.1. Prazo: 10 dias úteis a contar da data da publicação do presente aviso na Bolsa de Emprego Público e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

10.2. Forma: As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais restritos - PREVPAP > Formulário de Candidatura no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt) e formalizadas através da entrega, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, ou enviadas pelo correio, para a morada identificada no n.º 3 do presente Aviso, em carta registada com Aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas ou remetidas por via eletrónica para o endereço de email direção@aecasquilhos.pt até às 24h00 horas do último dia do prazo para apresentação das candidaturas, dos seguintes documentos:

a)         Fotocópia do Certificado de Habilitações;

b)         Fotocópia dos Certificados ou comprovativos de ações de formação realizadas com relevância para o posto de trabalho objeto de candidatura;

c)         Curriculum Vitae;

d)         Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

e)         Declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer ou tenha exercido funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca, a categoria com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente às menções qualitativas e quantitativas obtidas na avaliação do desempenho dos últimos três anos, se aplicável.

10.3. Nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 28.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na atual redação, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

11. Assiste ao júri a faculdade de exigir aos candidatos, em caso de dúvida, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

12. Métodos de Seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular e a entrevista profissional de seleção.

12.1. A avaliação curricular (AC) visa avaliar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e a avaliação de desempenho obtida. Para tal, serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho, nomeadamente: as habilitações académicas, a formação profissional, a experiência profissional e o tempo de desempenho no período anterior, no exercício de funções caracterizadas do posto de trabalho a preencher. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

12.2. A entrevista profissional de seleção (EPS) visa avaliar, de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e os aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal.

12.3. Os candidatos são convocados para a entrevista profissional de seleção nos termos do artigo 32.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, e por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º do mesmo diploma, mas preferencialmente, por correio eletrónico, de acordo com o n.º 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, indicando o dia, hora e local da realização do mencionado método de seleção.

12.4. A publicação dos resultados obtidos nos métodos de seleção é efetuada através de lista, ordenada alfabeticamente, afixada em local visível e público nas instalações deste agrupamento de escolas ou escola não agrupada e na sua página eletrónica.

12.5. A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas, em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através da seguinte fórmula:

CF = 70% (AC) + 30% (EPS)

12.6. São motivos de exclusão do presente procedimento:

a)         O incumprimento dos requisitos mencionados neste aviso, sem prejuízo dos demais legal ou regularmente previstos;

b)         Obtenção de uma valoração inferior a 9,5 valores na avaliação curricular;

c)         A não comparência à entrevista profissional de seleção;

d)         A obtenção de uma valoração final inferior a 9,5 valores, na aplicação dos métodos de seleção ou em resultado do emprego da fórmula do ponto 12.5 do presente aviso.

12.7. Haverá lugar à audiência de interessados, nos termos do Código do Procedimento Administrativo, após a aplicação de todos os métodos de seleção e antes de ser proferida a decisão final. Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º da Portaria n.º 83.º-A/2009, de 22 de janeiro, mas preferencialmente, por correio eletrónico, nos termos dos n. os 7 e 8 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro. As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado pelo Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, disponibilizado no endereço eletrónico da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), em www.dgaep.gov.pt, podendo ser obtido na página eletrónica ou junto dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

12.8. Nos termos da alínea t) do n.º 3 do artigo 19.º da Portaria n.º 83 -A/2009, os parâmetros de avaliação e respetiva ponderação de cada um dos métodos a utilizar, a grelha classificativa e o sistema de valoração final do método constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais serão facultadas aos candidatos, no prazo de 3 dias úteis, sempre que solicitadas.

13. A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida nos métodos de seleção.

13.1. Critérios de desempate: Em caso de igualdade de valoração, os critérios de desempate a adotar são os constantes do artigo 35.º da Portaria n.º 83-A/2009.

14. O Procedimento concursal tem caráter urgente, prevalecendo as funções próprias do júri sobre quaisquer outras.

15. Composição e identificação do júri

Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, subdiretora do Agrupamento.

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, adjunto do Diretor, e Maria de Guadalupe Guerreiro Malveiro Munhão, coordenadora técnica.

Vogais suplentes: Carlos Avelino Marques Santos Pedro e Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho, adjuntos do Diretor.

15.1. A presidente de júri será substituída nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos.

16. A lista unitária da ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é publicada na BEP; afixada em local público e visível das instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro e disponibilizada na respetiva página eletrónica, sendo ainda publicado um aviso na 2.ª Série do Diário da República, com informação sobre a sua publicitação, nos termos do n.º 6 do artigo 36.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na sua atual redação.

17. Nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, o presente aviso é publicitado na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt) e na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

  

Barreiro, 29 de abril de 2019.

O Diretor, Luís Miguel Mota Rino

 

 

| 2019.04.29 |                                                                                          topo

 

23.abril a 8.maio.2018

CONCURSO PARA 2 ASSISTENTES OPERACIONAIS

Encontra-se aberto concurso para 2 (dois) Assistentes Operacionais (M/F).

O concurso decorre entre 23 de abril e 8 de maio de 2019 e é realizado exclusivamente na plataforma SIGRHE, de acordo com o publicado no Aviso n.º 7091/2019, publicado na II Série do Diário da República de 22 de abril, e que a seguir se transcreve.

A entrega de documentos deve ser feita durante o mesmo prazo nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro (conferir ponto 12 do mesmo Aviso).

 

Educação

Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares

Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro

 

Aviso n.º 7091/2019, de 22 de abril

 

Procedimento concursal comum de recrutamento para o preenchimento de postos de trabalho em regime de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado para carreira e categoria de assistente operacional, tendo em vista assegurar necessidades permanentes, e constituição de reserva de recrutamento interna para o mesmo posto de trabalho, em regime de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo, tendo em vista assegurar necessidades transitórias.

 

1 – Nos termos dos n.os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril torna-se público que, por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro de 26/03/2019, no uso das competências que lhe foram delegadas por Despacho n.º 2103/2019 da Diretora-Geral da Administração Escolar proferido em 25 de fevereiro de 2019, publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 43 — 1 de março de 2019, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República, o procedimento concursal comum para preenchimento de 2 (dois) postos de trabalho para as funções correspondentes à categoria de assistente operacional deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, a constituir por contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

 

2- Caso se verifique a previsão no n.º 1 do artigo 40.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, é constituída uma reserva de recrutamento interna pelo prazo máximo de 18 (dezoito) meses contados da data de homologação da lista de ordenação final, a ser utilizada quando, nesse período, haja necessidade de ocupação transitória de idênticos postos de trabalho, a constituir por contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo aplicando-se, com as necessárias adaptações, o disposto nos artigos 37.º e 38.º.

 

3 – Em cumprimento do disposto no artigo 34.º do regime de valorização profissional dos trabalhadores com vínculo de emprego público, aprovado pela Lei n.º 25/2017, de 30 de maio, foi solicitado parecer prévio à entidade gestora da valorização profissional - INA, que declarou a inexistência de trabalhadores em situação de valorização profissional para os postos de trabalho a preencher.

 

4 – Para efeitos do disposto no n.º 1 do artigo 4.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, na redação dada pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril, declara-se não estarem constituídas reservas de recrutamento no próprio organismo.

 

5 – Legislação aplicável - O presente procedimento rege-se pelas disposições contidas na Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, Decreto Regulamentar n.º 14/2008, de 31 de julho, Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 145-A/2011, de 6 de abril, Portaria n.º 1553-C/2008, de 31 de dezembro e Código do Procedimento Administrativo.

 

6 - Âmbito do recrutamento - O presente recrutamento foi precedido do despacho n.º 169/2019/SEAEP e 184/2019/SEAEP, de Sua Excelência a Secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, respetivamente de 19 e 27 de fevereiro de 2019, de modo a possibilitar o recrutamento de trabalhadores com ou sem vínculo de emprego público, de acordo com os n. os 3 e 4 do artigo 30.º da LTFP.

 

7 - Local de trabalho - Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sita na Quinta dos Casquilhos, 2830-046 BARREIRO.

 

8 – Caracterização do posto de trabalho - Os postos de trabalho a ocupar caracterizam-se pelo exercício de funções na carreira e categoria de assistente operacional, tal como descrito no Anexo referido no n.º 2 do artigo 88.º da LTFP, e de acordo com as atividades inerentes às de auxiliar de ação educativa, de acordo designadamente com o seguinte perfil de competências:

a) Exercer as tarefas de atendimento e encaminhamento dos utilizadores das escolas e controlar as entradas e saídas da escola;

b) Prestar informações, utilizar equipamentos de comunicação, incluindo estabelecer ligações telefónicas, receber e transmitir mensagens;

c) Providenciar a limpeza, arrumação, conservação e boa utilização das instalações, bem como do material e equipamento didático e informático necessário ao desenvolvimento do processo educativo;

d) Exercer atividades de apoio aos serviços de ação social escolar, laboratórios, refeitório, bar e bibliotecas escolares, de modo a permitir o seu normal funcionamento;

e) Reproduzir documentos com utilização de equipamento próprio, assegurando a sua manutenção e gestão de stocks necessários ao seu funcionamento;

f) Participar com os docentes no acompanhamento das crianças e jovens com vista a assegurar um bom ambiente educativo;

g) Cooperar nas atividades que visem a segurança de crianças e jovens na escola;

h) Prestar apoio e assistência em situações de primeiros socorros e, em caso de necessidade, acompanhar a criança ou o aluno à unidade de prestação de cuidados de saúde;

i) Efetuar, no interior e exterior, tarefas de apoio de modo a permitir o normal funcionamento dos serviços.

 

9 Posicionamento remuneratório - 4.ª posição remuneratória da categoria de assistente operacional, nível 4 da tabela remuneratória única, à qual corresponde o montante pecuniário de € 635,07 (base remuneratória na Administração Pública).

 

9.1 - Nos casos previstos no número 2 do presente aviso, nos quais é aplicável o regime de contrato de trabalho a termo resolutivo, a remuneração base prevista é também a correspondente à 4.ª posição remuneratória da categoria de assistente operacional, nível 4 da tabela remuneratória única, à qual corresponde o montante pecuniário de € 635,07.

 

10 - Requisitos de admissão:

a) Ser detentor, até à data limite para apresentação das candidaturas, dos requisitos gerais de admissão previstos no artigo 17.º da LTFP, nomeadamente:

i)              Nacionalidade Portuguesa, quando não dispensada pela Constituição, convenção internacional ou lei especial;

ii)             18 anos de idade completos;

iii)            Não inibição do exercício de funções públicas ou não interdição para o exercício daquelas que se propõe a desempenhar;

iv)            Robustez física e perfil psíquico indispensáveis ao exercício das funções;

v)             Cumprimento das leis de vacinação obrigatória;

b) Ser detentor da escolaridade obrigatória (considerando a data de nascimento) ou de curso que lhe seja equiparado, a que corresponde o grau de complexidade 1, de acordo com o previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 86.º da LTFP.

c) A título excecional, no presente procedimento concursal é admissível em substituição do nível habilitacional, a relevância da formação ou experiência profissionais conforme o n.º 2 do artigo 34.º da LTFP.

11 – Para efeitos do disposto na alínea l) do artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, não podem ser admitidos candidatos que, cumulativamente, se encontrem integrados na carreira, sejam titulares da categoria e, não se encontrando em mobilidade, ocupem idênticos postos de trabalho previstos no serviço para cuja ocupação se publicita o procedimento.

11.1 – Tendo em conta os procedimentos em curso no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários na Administração Pública (PREVPAP), considera-se em situação análoga à prevista no número anterior os candidatos que, na sequência de parecer da CAB da respetiva área governamental, homologado pelos membros do Governo competentes, aguardem conclusão do correspondente procedimento que só a eles diga respeito.

 

12 — Formalização das candidaturas:

 

12.1 - Prazo de candidatura - 10 dias úteis contados a partir do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso em Diário da República.

12.2 – Forma - As candidaturas deverão ser submetidas, obrigatoriamente, mediante preenchimento de formulário próprio disponibilizado eletronicamente no Sistema Interativo de Gestão de Recursos Humanos da Educação – SIGRHE > Situação Profissional > PND – Proc. concursais comuns > Formulário de candidatura no portal da Direção Geral da Administração Escolar (www.dgae.mec.pt) e formalizadas através da entrega, nas instalações do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, ou enviadas pelo correio, para a morada identificada no n.º 7 do presente Aviso, em carta registada com Aviso de receção, dirigidas ao Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, até ao último dia do prazo para apresentação das candidaturas, dos seguintes documentos:

 

-      Curriculum Vitae;

-      Fotocópia de documento comprovativo das habilitações literárias;

-      Certificado do registo criminal, de acordo com o artigo 2.º da Lei n.º 113/2009, de 17 de setembro;

-      Fotocópia dos documentos comprovativos das ações de formação frequentadas com indicação da entidade que as promoveu, período em que as mesmas decorreram e respetiva duração, caso existam;

-      Caso seja detentor de relação jurídica de emprego público, declaração emitida pelo serviço onde o candidato se encontra a exercer funções, devidamente atualizada e autenticada, onde conste, de forma inequívoca a modalidade de vínculo de emprego público, bem como da carreira e da categoria de que seja titular, da posição, nível remuneratório e remuneração base que detém, com descrição detalhada das funções, atividades, atribuições e competências inerentes ao posto de trabalho ocupado pelo candidato, devendo a mesma ser complementada com informação referente à avaliação do desempenho relativa ao último período, não superior a 3 anos.

 

12.3. Nos termos do disposto no n.º 9 do artigo 28.º da Portaria n.º 83-A/2009, na atual redação, a não apresentação dos documentos atrás referidos determina a exclusão dos candidatos.

 

12.4 – É garantida a reserva de postos de trabalho para candidatos portadores de deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60 %, nos termos do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro.

 

12.5 - Nos termos do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro, e para efeitos de admissão ao concurso, os candidatos com deficiência devem declarar sob compromisso de honra o respetivo grau de incapacidade e tipo de deficiência.

 

12.6 — Assiste ao júri a faculdade de exigir a qualquer candidato, no caso de dúvida sobre a situação que descreve, a apresentação de documentos comprovativos das suas declarações.

 

13 - Métodos de seleção

13.1 – Nos termos do artigo 36.º da LTFP e do artigo 6.º da Portaria n.º 83-A/2009, aplicam-se os métodos de seleção obrigatórios Prova de Conhecimentos (PC) e Avaliação Psicológica (AP).

 

13.2 – Os candidatos que estejam a cumprir ou a executar atribuição, competência ou atividade caracterizadoras do posto de trabalho em causa, bem como no recrutamento de candidatos em situação de valorização profissional que, imediatamente antes, tenham desempenhado aquela atribuição, competência ou atividade, nos termos do n.º 2 do artigo 36.º da LTFP, os métodos de seleção a aplicar são a Avaliação Curricular (AC) e a Entrevista de Avaliação de Competências (EAC).

 

13.3 – Prova de conhecimentos (PC) visa avaliar os conhecimentos académicos e, ou, profissionais e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício das funções descritas no n.º 8 do presente Aviso. Será valorada de 0 a 20 valores e com expressão até às centésimas.

 

13.3.1 – Tipo, forma e duração da prova de conhecimentos – prova escrita de realização individual, efetuada em papel, com a duração máxima de 90 minutos, composta por:

a) itens de escolha múltipla, preenchimento, associação e/ou ordenação;

b) pelo menos, 1 item de resposta aberta.

 

13.3.2 – Temas da prova de conhecimentos:

a) temas de cultura geral e atualidade;

b) regras básicas de primeiros socorros;

c) normas básicas de higiene e segurança no trabalho;

d) conhecimentos básicos do sistema educativo português;

e) conhecimento do Estatuto do Aluno e Ética Escolar;

f) conhecimento do Agrupamento de Escolas de Casquilhos.

 

13.3.3 – Bibliografia necessária:

Reis, Isabel (2010). Manual de Primeiros Socorros. DGIDC, Ministério da Educação. Disponível online em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Esaude/primeirossocorros.pdf.

Lei 102/2009, de 10 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei 3/2014, de 28 de janeiro. Disponível online em https://dre.pt/application/file/571084 (Anexo que republica a legislação em causa).

Lei de Bases do Sistema Educativo - Lei n.º 46/86, de 14 de outubro, alterada pelas Leis n.º 115/97, de 19 de setembro, 49/2005, de 30 de agosto, 85/2009, de 27 de agosto, e 65/15, de 3 de julho. A versão consolidada está disponível online em https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/34444975/view?p_p_state=maximized.

Estatuto do Aluno e Ética Escolar - Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro. Disponível online em https://dre.pt/application/file/a/174901.

Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro. Disponível em https://drive.google.com/file/d/0B2gqK2NVQblqV2pjREYwdHlBblU/view.

 

13.4 – Avaliação psicológica (AP) visa avaliar, através de técnicas de natureza psicológica, aptidões, características de personalidade e competências comportamentais dos candidatos e estabelecer um prognóstico de adaptação às exigências do posto de trabalho a ocupar, tendo como referência o perfil de competências definido no n.º 8 do presente Aviso. A avaliação psicológica pode comportar uma ou mais fases e é valorada, em cada fase intermédia, se existir, através das menções classificativas de Apto e Não apto e, na última fase do método, para os candidatos que a tenham completado, através dos níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 

13.5 - Avaliação curricular (AC) visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, relevância da experiência adquirida e da formação realizada, tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida. Para tal serão considerados e ponderados os elementos de maior relevância para o posto de trabalho a ocupar, e que obrigatoriamente são os seguintes: Habilitação Académica de Base ou Curso equiparado, Experiência Profissional, Formação Profissional e Avaliação de Desempenho. Será expressa numa escala de 0 a 20 valores com valoração às centésimas, sendo a classificação obtida através da média aritmética ponderada das classificações dos elementos a avaliar.

 

13.6 – Entrevista Avaliação de Competências (EAC) visa avaliar, numa relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais diretamente relacionados com as competências essenciais para o exercício da função, sendo avaliada segundo níveis classificativos de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respetivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.

 

13.7 – Nos termos do artigo 7.º da Portaria n.º 83-A/89, aplica-se o método de seleção facultativo Entrevista Profissional de Seleção (EPS).

 

13.8 – Entrevista Profissional de Seleção (EPS) visa avaliar de forma objetiva e sistemática, a experiência profissional e aspetos comportamentais evidenciados durante a interação estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal. A entrevista é pública, sendo o local, data e hora da sua realização atempadamente afixados em local visível e público nas instalações da entidade empregadora pública e disponibilizada na sua página eletrónica.

 

13.9 – A classificação final (CF) dos candidatos expressa-se numa escala de 0 a 20 valores, com valoração às centésimas em resultado da média aritmética ponderada das classificações quantitativas obtidas em cada método de seleção e será efetuada através de uma das seguintes fórmulas:

 

CF = 0,45 PC + 0,25 AP + 0,30 EPS

ou

CF = 0,45 AC + 0,25 EAC + 0,30 EPS

  

13.10 – Serão excluídos do procedimento, nos termos do n.º 13 do artigo 18.º da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro, os candidatos que obtenham uma valoração inferior a 9,5 valores num dos métodos de seleção, não lhes sendo aplicado o método seguinte.

 

13.11 - Atendendo à urgência do presente procedimento concursal, a aplicação dos métodos de seleção poderá ser faseada nos termos do artigo 8.º da Portaria n.º 83 -A/2009, de 22 de janeiro, da seguinte forma:

a) Aplicação, à totalidade dos candidatos, do primeiro método de seleção obrigatório;

b) Aplicação do segundo método obrigatório apenas a parte dos candidatos aprovados no método imediatamente anterior, a convocar por tranches sucessivas, por ordem decrescente de classificação, respeitando a prioridade legal da sua situação jurídico-funcional, até à satisfação das necessidades;

c) Dispensa de aplicação do segundo método aos restantes candidatos, que se consideram excluídos, quando os candidatos aprovados nos termos das alíneas anteriores satisfaçam as necessidades de recrutamento do procedimento concursal.

 

13.12 – Os candidatos aprovados no método de seleção obrigatório a convocar para a realização do segundo método, são notificados por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º, por remissão do n.º 2 do artigo 33.º, ambos da Portaria n.º 83-A/2009, de 22 de janeiro.

 

14 - Composição do Júri:

 

Presidente: Maria Clara Grosso Bernardino, Subdiretora.

Vogais efetivos: Renato Lomelino Pereira Albuquerque, Adjunto do Diretor, e Maria do Rosário Silva Bandeira Ferreira, Encarregada Operacional.

Vogais suplentes: Carlos Avelino Marques dos Santos Pedro e Lina Gertrudes Galiau Janeiro Barrocal Fialho, Adjuntos do Diretor.

 

14.1 — O presidente de júri será substituído nas suas faltas e impedimentos por um dos vogais efetivos.

 

14.2 — Nos termos da alínea t) do n.º 3 do artigo 19.º da Portaria n.º 83 -A/2009, os critérios de apreciação e de ponderação do método de seleção, bem como o sistema de classificação final dos candidatos, incluindo a respetiva fórmula classificativa, constam das atas das reuniões do júri do procedimento, as quais serão facultadas aos candidatos, no prazo de 3 dias úteis, sempre que solicitadas.

 

15Exclusão e notificação dos candidatos - Os candidatos excluídos serão notificados por uma das formas previstas no n.º 3 do artigo 30.º da Portaria n.º 83-A/2009, para realização da audiência dos interessados nos termos do Código do Procedimento Administrativo. As alegações a proferir pelos mesmos devem ser feitas em formulário próprio, aprovado pelo Despacho n.º 11 321/2009, de 8 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 89, de 8 de maio, disponibilizado no endereço eletrónico da Direção-Geral da Administração e Emprego Público (DGAEP), em www.dgaep.gov.pt, podendo ser obtido na página eletrónica ou junto dos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro.

 

16 - A ordenação final dos candidatos admitidos que completem o procedimento concursal é efetuada de acordo com a escala classificativa de 0 a 20 valores com valoração às centésimas em resultado da classificação quantitativa obtida no método de seleção.

 

17 – Critérios de ordenação preferencial

17.1 - Em caso de igualdade de valoração, os critérios de ordenação preferencial a adotar são os constantes do artigo 35.º da Portaria n.º 83-A/2009.

 

17.2 – Para efeitos da alínea b) do n.º 1 do artigo 35.º da referida Portaria, aos candidatos com deficiência deve ser observado o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 29/2001, de 3 de fevereiro e pela Lei n.º 4/2019, de 10 de janeiro.

 

18 – A lista unitária de ordenação final dos candidatos aprovados no decurso da aplicação do método de seleção é notificada, para efeitos de audiência de interessados, nos termos do artigo 36.º da Portaria n.º 83-A/2009.

 

18.1 - A lista unitária da ordenação final dos candidatos, após homologação do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, é afixada nas respetivas instalações em local visível e público e disponibilizada na página eletrónica do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, sendo ainda publicado um aviso no Diário da República, 2.ª série, com informação sobre a sua publicitação.

 

19 - Prazo de validade: O procedimento concursal é válido por 18 meses para o preenchimento dos postos de trabalho a ocupar e para os efeitos do previsto no n.º 2 do artigo 40.º da Portaria n.º 83-A/2009.

 

20 - Em cumprimento da alínea h) do artigo 9.º da Constituição, «A Administração Pública, enquanto entidade empregadora, promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades, entre homens e mulheres, no acesso ao emprego e na progressão profissional, providenciando escrupulosamente no sentido de evitar, toda e qualquer forma de discriminação».

 

21 – Nos termos do disposto n.º 1 do artigo 19.º da Portaria n.º 83-A/2009, o presente aviso é publicitado no Diário da República, 2.ª série, bem como na página eletrónica deste Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na Bolsa de Emprego Público (www.bep.gov.pt), no 1.º dia útil seguinte à publicação no Diário da República, 2.ª série, e, no prazo máximo de três dias úteis contados da mesma data, num jornal de expansão nacional.

 

Barreiro, 8 de abril de 2019. O Diretor, Luís Miguel Mota Rino

 

| 2019.04.23 |                                                                                       topo

 

30.abril e 2.maio.2019

REUNIÕES DE DT COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - EBQNT

Realizam-se, de acordo com o calendário seguinte, as reuniões dos diretores de turma com os pais/encarregados de educação (todas estas reuniões decorrem na Escola Básica da Quinta Nova da Telha).

Nessas reuniões, serão dadas informações sobre o comportamento e o aproveitamento, serão distribuídas as fichas informativas sobre a avaliação dos alunos, assim como os relatórios de Apoio ao Estudo, Oficina de Inglês e Tutorias e tratados outros assuntos pertinentes.

 

ANO/TURMA

DIRETORES DE TURMA

DIA

   SALA

8º A

Luís Bilé

29 de abril, 2ª feira

19:00min

5º A

Helena Flores

30 de abril

(3ª feira)

17:00

1B

5º B

Sónia Mendes

2B

5º D

Cristina Neto

4B

5º E

Isabel Vicente

5B

5º F

Ana Peixoto

6B

6º A

Ana Costa

1C

6º C

Carina Oliveira

2C

6º D

Ana Isabel Silva

3C

6º E

Manuel Rosa

4C

8º C

Benilde Abegão

6C

 

 

 

 

5º C

Isabel Mendes

2 de maio

(5ª feira)

17:00

2D

6º B

Serafim Prates

1B

6º F

Maria Paula Pinto

2C

7º A

Rogério Santos

2B

7º B

Helena Faria

3B

7º C

Miguel Bexiga

4B

7º D

Carlos Gaspar

5B

7º E

Alexandra Santos

6B

7º F

Susana Dina

1C

8º B

Ana Filipa Alexandre

3C

8º D

Hélder Santos

4C

8º E

Vera Nunes

5C

8º F

Mª Natividade Haider

6C

 

| 2019.04.25 |                                                                                       topo

 

30.abril e 2.maio.2019

REUNIÕES DE DT COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - ESC

Realizam-se, de acordo com o calendário seguinte, as reuniões dos diretores de turma com os pais/encarregados de educação (todas estas reuniões decorrem na Escola Secundária de Casquilhos).

Nessas reuniões, serão dadas informações sobre o comportamento e o aproveitamento, serão distribuídas as fichas informativas sobre a avaliação dos alunos e tratados outros assuntos pertinentes.

 

ANO/TURMA

DIRETORES DE TURMA

DIA

SALA

9º A

Susana Nogueira

30 de abril

(3ª feira)

18:00

D2

9º D

Hélder Santos

D6

10º B

Rosa Almeida

Auditório

11º A

Cristina Ramalho

D7

11º C

Lina Heitor

E7

11º D

Emília Santos

E8

11º E

Rui Sampaio

E6

11º F

Carlos Coentro

E10

11º G

Paula Esteves

D4

12º D

Pedro Cabanas

D5

12º F

Carmen Luís

E11

 

 

 

 

9º B

António Soares

2 de maio

(5ª feira)

18:00

D3

9º C

Ana Rita Ribeiro

D1

10º A

Cristina Evangelista

D5

10º C

Ana Paula Andrade

D7

10º D

João Coelho

E10

10º E

Clarisse Gomes

D4

10º F

Cátia Fialho

E8

10º G

Alcino Gonçalves

D6

11º B

Luís Valbom

E7

12º A

Augusto Jorge

E6

12º B

Luzia Capela

E11

12º C

António Parreira

D8

12º E

Maria Cristina Silva

D2

 

| 2019.04.17 |                                                                                       topo

 

21 de março.2019

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS - 2019

Realizaram-se, no passado dia 20, as votações para escolher as propostas apresentadas pelos alunos da Escola Básica da Quinta Nova da Telha e da Escola Secundária de Casquilhos.

Os resultados foram os seguintes:

 

Escola Básica da Quinta Nova da Telha

Total de inscritos no caderno eleitoral: 242;

Total de votantes: 178;

Abstenções: 64;

Votos brancos: 0;

Votos nulos: 1;

Votos na proposta A: 153.

Assim, a proposta A, apresentada por Raquel Figueiredo e Carina Pereira que propunha a "aquisição de mais mesas e cadeiras para o polivalente; aquisição de microondas para o bar dos alunos;  aquisição de bancos a serem colocados na entrada dos blocos" foi aprovada.

 

Escola Secundária de Casquilhos

Total de inscritos no caderno eleitoral: 608;

Total de votantes: 138;

Abstenções: 470;

Votos brancos: 0;

Votos nulos: 1;

Votos na proposta A: 122;

Votos na proposta B: 8;

Votos na proposta C: 8.

Assim, a proposta A, apresentada por Catarina Grilo, Beatriz Lopes, Bárbara Martins, Joana Coutinho e José Gomes que propunha a "melhoria dos espaços interiores e exteriores; substituição de lâmpadas, manutenção de persianas, arranjo das casas de banho, aquisição de mais mesas e cadeiras para o bar dos alunos, aquisição de mais microondas, melhorar o aquecimento das salas de aulas" foi aprovada.

 

O Conselho Administrativo irá agora proceder à execução destas propostas com a verba destinada para este Orçamento Participativo das Escolas~.

 

O nosso obrigado pela participação de todos, numa grande manifestação de cidadania participada.

 

| 2019.03.21 |   O Diretor   |                                                         topo

 

8 a 12.abril.2019

A ESC NA LITUÂNIA - ERASMUS+

Barreiro - Escola Secundária de Casquilhos na Lituânia<br />Com a devida vénia, transcrevemos do jornal Rostos online a seguinte notícia:

 

Durante o intercâmbio, revelou-se extremamente enriquecedora a partilha de experiências pedagógicas no âmbito da literacia digital, relacionadas com os nove elementos da segurança digital, que resultou na consolidação de competências.

Esta inesquecível semana na Lituânia encerrou-se com workshops que visaram a criação de um blog sobre o intercâmbio, que continuará a ser periodicamente atualizado durante o período de vigência do projeto.

Entre os dias oito e doze de abril, a Escola Secundária de Casquilhos teve a oportunidade de «viajar» até à cidade de Širvintos na Lituânia, através de cinco alunos e duas professoras, no âmbito do Projeto DE.CO.DE (“Developing Competences, Developing Europe”), que se iniciou este ano letivo e terá a duração de dois anos. Este projeto resulta da parceria de trabalho entre escolas de cinco países europeus - Grécia, Itália, Letónia, Lituânia e Portugal e tem como base o desenvolvimento das oito competências fundamentais da educação.

O período de intercâmbio presencial na Lituânia revelou-se uma experiência ímpar, não só pelo enriquecimento no âmbito das competências específicas do projeto, mas também no domínio da solidificação de relações interpessoais, pela forma carinhosa e hospitaleira com que os alunos estrangeiros foram imediatamente acolhidos pelas famílias dos alunos lituanos. Com efeito, as famílias lituanas não só nos receberam amistosamente, como também investiram na criação de um ambiente familiar e afetuoso, criando atividades que proporcionassem o convívio efetivo entre os jovens de países diversos, mas unidos no mesmo objetivo, com vista à criação de laços que não dependem da extensão de tempo de confraternização, mas da qualidade e da intensidade do tempo partilhado.

Durante o intercâmbio, revelou-se extremamente enriquecedora a partilha de experiências pedagógicas no âmbito da literacia digital, relacionadas com os nove elementos da segurança digital, que resultou na consolidação de competências, nomeadamente através das apresentações dos alunos das escolas dos países envolvidos, com especial destaque para a escola anfitriã, Sirvintu Lauryno Stuokos-Guceviciaus Gymnasium. A apresentação da escola portuguesa centrou-se na informação pessoal e privada. Foram, ainda, realizados diversos workshops com o objetivo de avaliar a segurança dos sites e das redes sociais das escolas, e fomos apresentados à História da Lituânia através do visionamento de um filme.

Durante dois dias, a imagem da Lituânia criada através do filme transformou-se numa experiência real, em primeiro lugar, através da visita à capital da Lituânia, Vilnius, que permitiu explorar o património cultural e artístico da cidade, por meio de uma visita guiada pelo seu centro histórico, Património Mundial da UNESCO desde 1994. Neste percurso, «descobrimos» monumentos como a emblemática Catedral de Vilnius, o mais importante centro de culto Católico da Lituânia; a Torre do Sino; o Palácio dos Grão-Duques da Lituânia; o Castelo de Gediminas e a Estátua do Grão-Duque Gediminas. Fomos, ainda, guiados nesta rota até à Universidade de Vilnius, uma das mais antigas da Europa; visitámos a praça da Câmara Municipal; a Porta da Aurora, um local de culto e peregrinação; a Igreja de Santa Ana, uma obra-prima do Gótico; a Igreja de São Pedro e São Paulo e a Rua dos Escritores, entre outros. Mas o nosso itinerário não terminaria por aqui, pois fomos ainda guiados até outros pontos turísticos do país anfitrião: partimos até Trakai – uma pequena cidade rodeada de lagos, colinas e florestas, que foi em tempos a capital da Lituânia – onde visitámos um castelo medieval situado numa ilha do lago Galvé, e tendo o privilégio de assistir a uma representação histórica nesse ilustre espaço; seguimos para o Sítio Arqueológico de Kernavé, cidade que foi a primeira capital da Lituânia, e que é Património Mundial da UNESCO desde 2004.

Esta inesquecível semana na Lituânia encerrou-se com workshops que visaram a criação de um blog sobre o intercâmbio, que continuará a ser periodicamente atualizado durante o período de vigência do projeto, e com uma festa de despedida durante a qual pudemos manifestar o nosso apreço às famílias que nos acolheram e a todas as pessoas que conhecemos neste período.

Aguardamos ansiosamente a vinda dos nossos novos amigos a Portugal, em outubro deste ano, pois estes momentos de troca, proporcionados pela multiculturalidade unida num objetivo comum, criam memórias únicas, que contribuem significativamente para o nosso crescimento enquanto alunos e cidadãos mas, acima de tudo, para a tomada de consciência acerca da importância da diversidade para o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos.

 

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

| 2019.04.05 | Beatriz Gomes, Bruno Ramos, Joana Martins e João Pires (11.ºA), Catarina Martins (11.ºE) | Jornal Rostos online |                                                                                       topo

 

8 a 13.abril.2019

OS CASQUILHOS NA ROMÉNIA

Com a devida vénia, transcrevemos do jornal Rostos online a seguinte notícia:

 

Um Grupo de alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Casquilhos viaja até uma cidade da Roménia, Vaslui, já muito próximo da fronteira com a Moldávia, no âmbito do Projeto Erasmus The Great European Pastimes Challenge.

 

Longe é um lugar que não existe!

Richard Bach

 

De 8 a 13 de abril três alunas e duas professoras rumaram até à longínqua cidade de Vaslui (Roménia) no âmbito do Projeto Erasmus+ The Great European Pastimes Challenge, que envolve Bulgária, Eslováquia, Espanha, Portugal, Reino Unido e Roménia. Apesar do longo caminho percorrido, quando este se faz com prazer, o longe torna-se, indubitavelmente, perto!

De Lisboa, passando por Viena e Bucareste, até Vaslui, um dia de viagem foi percorrido sempre com a vontade de participar em mais uma aventura onde a partilha de experiências e a vontade de aprender se vislumbrava no horizonte. 

através da música, da dança, dos jogos tradicionais e de workshops procurou-se unir, ao longo destes dias, todo um grupo, bem como dar sentido a um projeto que já se iniciou, há algum tempo, através de outras viagens, de outros encontros, de outras partilhas.

Também as visitas efetuadas, quer ao centro da cidade anfitriã, quer ao Museu Solesti Village, onde se pôde contactar com algum do artesanato romeno, quer, ainda, a visita a alguns locais da cidade de Iasi, entre eles, o Teatro Nacional, o Palácio Roznovanu, a Catedral e o Museu da Ciência no Palácio da Cultura, permitiram aprofundar ainda mais os conhecimentos das tradições romenas que, inevitavelmente, apesar de únicas, não deixam de fazer recordar outras, próprias de cada um dos países participantes. Afinal, não nos podemos esquecer que o homem, ao longo dos tempos, percorreu inúmeros caminhos e consigo levou as suas tradições. 

De referir, também, que os almoços e os jantares foram momentos importantes, pois permitiram, por um lado, aprofundar laços, e, por outro, conhecer um pouco mais da história do país que acolheu. Os alimentos, os temperos, as texturas e os sabores são essenciais numa semana que rapidamente passa.

Se na ida o longo percurso percorrido foi atenuado pela vontade da chegada, pelas inúmeras novidades que se avizinhavam e pelo sentido de aventura, no regresso, a saudade do que se vivenciou e a tristeza pela despedida torna o caminho mais difícil e moroso. Resta pensar que esta foi apenas uma de muitas experiências que ao longo da vida cada participante terá.

 

Equipa Erasmus+

 

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

| 2019.05.02 | Jornal Rostos online |                                                topo

 

4.maio.2019

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - FASE INTERMUNICIPAL

A fase concelhia da 13ª ed. do  Concurso Nacional de Leitura, realizada no passado dia 22 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, apurou os alunos que vão representar o concelho na fase intermunicipal - Área Metropolitana de Lisboa, que terá lugar no dia 4 de maio, na  Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos), das 9:30 às 18:00.

Os alunos do nosso agrupamento vão marcar, uma vez mais, presença entre os finalistas, três por cada ciclo de ensino.

Assim, passaram à fase seguinte os alunos :

2º ciclo

Martim Balau (5ºA EB Quinta Nova da Telha)

3º ciclo

Ana Teresa Cordeiro (8ºE  EB Quinta Nova da Telha)

Secundário

Inês Simão (12ºB ES Casquilhos)

 

Para a fase intermunicipal, foram selecionadas pela  Biblioteca Municipal de Oeiras as seguintes obras:

2º ciclo - A bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki;

3º ciclo - Os livros que devoraram o meu pai, de Afonso Cruz;

Secundário

Marcas, de Ana Saldanha.

 

Aproveitamos para agradecer a participação e empenho de todos os alunos, a colaboração e apoio dos docentes envolvidos na preparação dos alunos assim como o apoio e acompanhamento das famílias nesta fase do concurso. Aos finalistas, desejamos boa sorte para a fase seguinte.

 

[Podes ver aqui o regulamento da fase intermunicipal]

 

| 2019.03.11 |   Professoras Isabel Teixeira e Leonor Inácio   |                                         topo

 

24 a 29.março.2019

CALENDÁRIO LETIVO PARA 2018/2019

Barreiro â?? Agrupamento de Escolas de Casquilhos<br />Com a devida vénia, transcrevemos do Jornal Rostos on line a seguinte notícia:

 

Durante quatro dias, de 26 a 29 de março, delegações de seis países estiveram em Portugal (Barreiro) no âmbito do Projeto Erasmus+ “The Great European Pastimes Challenge”. Bulgária, Eslováquia, Espanha, Portugal, Reino Unido e Roménia fizeram-se representar para desenvolver atividades no âmbito do referido projeto.

O presente não se pode dissociar do passado. A tradição deve permanecer viva através da memória e da sua (re)criação! O Agrupamento de Escolas de Casquilhos integra um projeto internacional que, através de passatempos, procura isso mesmo. Fomos o país anfitrião durante quatro dias. Desenvolvemos atividades várias ligadas à tradição e à cultura portuguesas. O acolhimento de todos os participantes fez-se na Escola Secundária de Casquilhos onde se apresentou a cidade do Barreiro, o Agrupamento e a música tradicional de cada país participante. No caso português, o Fado, património imaterial da humanidade, foi cantado por um aluno de nono ano, Miguel Dias.

Workshops de azulejaria, de jogos tradicionais e de música, este último dinamizado pelo grupo Tocá Rufar, foram desenvolvidos com e para todos na Escola Básica da Quinta Nova da Telha. Também a embaixadora eTwinning, Ana Paula Pina, dinamizou um workshop sobre Stop Motion.

A tradição também só pode ser vivida se tornarmos os espaços da História vivos. Foi com este intuito que se percorreram ruas e ruelas da Vila de Sintra, que se visitou o Palácio da Pena, que se calcorreou a Baixa Lisboeta, que se entrou no mundo do Lisboa Story Centre, que se admiraram todos os monumentos de Belém que procuram imortalizar a época áurea da História de Portugal, os Descobrimentos Portugueses.

Esta é apenas parte da tradição e da História de um país, que faz parte de um continente. Em breve continuar-se-á na senda da descoberta de novos desafios que permitirão unir a Europa, nomeadamente a dos países participantes em torno de um mesmo objetivo: mostrar aquilo que temos em comum através da diversidade!

A equipa Erasmus+

 

Nota: “Projeto financiado pela Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.”

 

| 2018.04.05 | Rostos online |                                                                               topo

 

junho.2018

CALENDÁRIO LETIVO PARA 2018/2019

O Ministério da Educação fez publicar o Despacho n.º 6020-A/2018, de 19 de junho, que define o calendário escolar para o ano letivo de 2018/2019.

O mesmo calendário, para além de definir o início e o fim dos 3 períodos e as interrupções escolares, fixa também as datas das provas de aferição, das provas finais de ciclo, das provas de equivalência à frequência e dos exames nacionais.

 

| 2018.08.28 |                                                                                       topo

 

03.janeiro.2019

2018/2019 - MEMÓRIA DO 1º E 2º PERÍODOS

Podes ver o que aconteceu no Agrupamento e foi publicado neste site clicando nas Notícias do 1.º período ou nas Notícias do 2.º período.

Número de visitantes (2019):

Janeiro: 5976

Fevereiro: 4982

Março: 5516

 

| 2019.04.16  |                                                                                   topo

 
ESCLARECIMENTO

Os textos e as fotos não assinadas são da autoria e responsabilidade do administrador do site.

 

Renato Albuquerque (administrador de www.aecasquilhos.pt)

webmaster.casquilhos@gmail.com