ÚLTIMAS NOTÍCIAS COLOCADAS NESTE SÍTIO

- Sessão de sensibilização ambiental - adiada por uma semana [17/10]

- Vereadoras por um dia com Bruno Vitorino [10/10]

- Reuniões de pais/EE com DT dias 10 e 11.out [08/10]

- Carregamento de cartões - novas regras [08/10]

- Inscreve-te nos Clubes e Projetos do Agrupamento [04/10]

- Governo veio ao Desporto Escolar na EBQNT [29/09]

- Concurso de integração AO PREVPAP [28/09]

- Bolsas de mérito - SASE [19/09]

- Calendário letivo para 2018/2019 [25/08/28]

 

outubro.2018

ALTERAÇÃO DE DATA DA SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

Informamos que a ação de sensibilização ambiental focada na temática dos resíduos urbanos, dinamizada pela empresa Biorumo numa parceria com a Amarsul, prevista para dia 18 de outubro (5ª feira) das 17:30 às 18:30 na Escola Secundária de Casquilhos foi alterada para dia 25 de outubro (5ª feira) no mesmo horário por impossibilidade dessa empresa.

 

| 2018.10.17  |   Professora Sílvia Zuzarte   |                                      topo

 

10 e 11.outubro.2018

REUNIÕES DE PAIS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO COM OS DT

Vão decorrer nos próximos dias 10 e 11 de outubro (quarta e quinta-feira) reuniões dos pais e encarregados de educação com os diretores de turma.

Pode ver aqui os calendários de reuniões da

 

Escola Básica da Quinta Nova da Telha

Escola Secundária de Casquilhos

 

| 2018.10.08  |                                                                                 topo

 

8.outubro.2018

CARREGAMENTO DE CARTÕES - NOVAS REGRAS

Agradecemos a todos os que colaboraram com o Agrupamento ao carregar os cartões apenas com moedas de 1 e de 2 euros.

Esperamos que o continuem a fazer de modo a minimizar os nossos custos.

Contudo, e atendendo a algumas observações que nos chegaram, iremos voltar a permitir carregamentos com moedas de 10 cêntimos e superiores o que, pedimos mais uma vez, deve ser feito de forma excecional.

Esta regra aplica-se aos valores entregues na papelaria da EBQNT e no quiosque da ESC.

Lembra-se que o valor existente no cartão fica sempre disponível para uso pelo educando, independentemente do modo ou da quantia escolhida para o "carregar".

 

| 2018.10.08  |   O Diretor                                                           topo

 

4.outubro.2018

CLUBES E PROJETOS - INSCRIÇÕES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para os clubes e projetos existentes no Agrupamento.

Podes ver mais informações em https://clubeseprojetosaecasquilhos.wordpress.com/ .

 

| 2018.10.04  |   Professor Nuno Inácio   |                                 topo

 

28.setembro.2018

GOVERNO COMEMORA DESPORTO ESCOLAR NA EBQN TELHA

O Governo resolveu comemorar o dia Europeu do Desporto Escolar, deslocando-se à Escola Básica da Quinta Nova da Telha e integrando-se nas comemorações que se centraram nesta escola do nosso Agrupamento.

Para esse efeito, estiveram presentes o Secretário de Estado da Educação, João Costa, o Diretor-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, o Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui de Carvalho, e o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira.

Estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Frederico Rosa, o Presidente da Assembleia Municipal, André Pinotes, e a Vereadora da Educação e Desporto, Sara Ferreira.

Durante a manhã, um conjunto de alunos e professores saíram de bicicleta da Escola Secundária de Casquilhos em direção ao Parque da Cidade, fizeram uma incursão pela EBQNT, deslocaram-se à estação fluvial e regressaram.

Na EBQNT, utilizando as instalações do Centro de Formação Desportiva, os alunos desta escola e de outras escolas do Agrupamento tiveram a oportunidade de "descobrir" os saltos, corridas e lançamentos próprios do atletismo.

Esta atividade foi organizada pelos professores do Grupo de Educação Física.

 

[Podes ver aqui uma breve reportagem fotográfica.]

[Podes ver aqui um vídeo comentado do passeio ciclista]

 

| 2018.09.29  |   Fotos: Luís Valbom  |    Vídeo: Carlos Silva  |                                 topo

 

28.setembro.2018

CONCURSO ASSISTENTES OPERACIONAIS - PREVPAP

Nos termos do disposto nos artigos 9.º e 10.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro, torna-se público que por despacho do Diretor do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, de 28/09/2018, no uso das competências que lhe foram delegadas pelo Despacho n.º 8771/2018 da Diretora-Geral da Administração Escolar em regime de suplência, proferido em 9 de agosto de 2018, publicado em 14 setembro de 2018 no Diário da República, 2.ª série, n.º 178, se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias úteis a contar da publicação do presente aviso, na Bolsa de Emprego Público (BEP), procedimento concursal comum para a constituição de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado para o preenchimento de 6 (seis) postos de trabalho do Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, na categoria de assistente operacional, da carreira de assistente operacional.

O presente procedimento concursal é aberto no âmbito do PREVPAP, para regularização das situações de trabalho precário previstas no artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro.

Requisitos de admissão relativos ao trabalhador:

Exerça ou tenha exercido funções que correspondam ao conteúdo funcional da carreira/categoria de assistente operacional, sem o vínculo jurídico adequado, reconhecido nos termos do artigo 3.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro (PREVPAP).

 

[Podes consultar aqui o Aviso de abertura integral.]

 

| 2018.09.28  |   A Subdiretora    |                                          topo

 

26.setembro.2018

VEREADORAS POR UM DIA

Retiramos do jornal online Rostos a seguinte notícia de mais uma iniciativa dos Casquilhos:

 

Barreiro - Aproximar os jovens dos eleitos<br />"Cinco alunas da Escola Secundária dos Casquilhos acompanharam quarta-feira o vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino, numa atividade que pretendeu dar a conhecer a organização e o funcionamento da autarquia.

"Vereador por um dia" é o nome da iniciativa promovida pelo social-democrata, que tem como principal objetivo "estimular a participação cívica dos mais jovens".

Responsável pelos pelouros do Empreendedorismo e Juventude e da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, Bruno Vitorino deu a conhecer às jovens estudantes o trabalho que vem sendo desenvolvido nestas áreas, bem como o funcionamento geral da autarquia.

Ana, Bruna, Diana, Isabel e Sofia, [alunas do curso profissional, acompanhadas pela professora Isabel Carrilho] tiveram a oportunidade de conhecer o presidente da Câmara Municipal do Barreiro, o comandante e segundo comandante da Escola de Fuzileiros, e contactar com inúmeros trabalhadores da autarquia e da CPCJ.

"Esta é uma iniciativa para continuar, pois é necessário aproximar os jovens dos eleitos, para que possam aprofundar a sua participação cívica, contribuindo assim para o desenvolvimento do concelho", conclui Bruno Vitorino."

 

[Podes consultar aqui mais algumas fotos.]

 

| 2018.10.10  |   rostos.pt   |                                          topo

 

25.setembro.2018

CONCURSO ASSISTENTES OPERACIONAIS - LISTA ORDENADA

Informa-se que foi afixada hoje, nos Serviços Administrativos da Escola Secundária de Casquilhos, Barreiro, a lista ordenada dos/as candidatos/as admitidos/as e da bolsa de recrutamento constituída pelos/as restantes candidatos/as para as necessidades que possam surgir no presente ano letivo.

No final da lista constam os critérios de desempate a que se recorrereu e que tinham sido previamente aprovados pelo júri de seleção.

 

[Podes consultar aqui a lista ordenada.]

 

| 2018.09.25  |   A Subdiretora    |                                          topo

 

21.setembro.2018

MENSAGEM DO PLANO NACIONAL DE LEITURA 2027

Aos Leitores.

              

Ler é um prazer. Mas só para alguns. Para quem cresceu entre livros, por exemplo, e conquistou, a cada página lida, o gosto pela leitura. Ao mesmo tempo, descobriu que cada livro guarda dentro outros mundos, outras pessoas, outros lugares, outros tempos, outras memórias, outras formas de ser, de estar, de sentir, de comunicar, de rir... E essa descoberta, intimamente ligada à preservação da capacidade de espanto que caracteriza a infância, terá sempre alimentado a vontade de continuar a ler. Por prazer, não por obrigação.

Não é muito diferente do que acontece com outras atividades que preenchem o nosso quotidiano, como comer ou fazer exercício físico. Comer pode ser um prazer, para quem desde cedo aprendeu a distinguir o sabor dos alimentos; fazer exercício físico também pode ser um prazer, para quem cresceu a fazer cambalhotas e pinos, a jogar à bola e a correr atrás dos amigos. É certo que todas estas atividades, sendo à partida naturais, implicam depois uma decisão e uma prática. No caso da leitura, essa decisão e essa prática dependem, muitas vezes, de quem nos rodeia: das famílias, dos amigos, dos professores... Se quem nos rodeia tiver a capacidade de nos contaminar com boas leituras, leituras que alimentem a nossa curiosidade e estimulem a nossa imaginação, de certeza que cresceremos leitores.

É também esse o momento em que se torna fundamental o papel do Plano Nacional de Leitura, fornecendo coordenadas para que a leitura se torne um prazer, isto é, sugerindo livros capazes de entusiasmar não apenas os que já são leitores, como aqueles que ainda não são. Funciona como um mapa, útil em qualquer viagem, sobretudo em viagens por territórios desconhecidos, e pode ser usado para orientar leitores de todas as gerações. Assim como para dar pistas para que as famílias e os professores saibam o que partilhar com os leitores mais novos, e até entre si.

Essa troca — de professores com alunos, de famílias com professores, de pais com filhos — é essencial para formar leitores e para, no meio das dezenas de livros que são diariamente publicados em Portugal, distinguir os melhores. Só deste modo será possível criar uma rede em que os livros, escolhidos por especialistas, possam circular pelas mãos dos leitores, os que já o são e os que se tornarão. A leitura implica essa prática. E essa conquista.

 

Com os melhores cumprimentos,

(Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027)

 

| 2018.09.21  |                                                                                topo

 

1.outubro.2018

CARREGAMENTO DE CARTÕES - NOVAS REGRAS

Informa-se que a partir do próximo dia 1 de outubro o carregamento de cartões (Escola Secundária de Casquilhos e Escola Básica da Quinta Nova da Telha) apenas poderá ser feito com moedas de 1 e de 2 euros.

Esta regra aplica-se aos valores entregues na papelaria da EBQNT e no quiosque da ESC.

O Agrupamento viu-se obrigado a introduzir esta regra devido à  Caixa Geral de Depósitos ter passado a cobrar uma comissão pelo depósito de valores em moedas. O elevado número de moedas de 5, 10, 20 e 50 cêntimos que eram usadas no carregamento de moedas tem-se traduzido, nos últimos meses, num acréscimo de despesa para o Agrupamento.

Procura-se, assim, diminuir esta despesa dentro da política de contenção de custos que esta Direção tem seguido desde que tomou posse, dando prioridade aos gastos com educação.

Lembra-se que o valor "carregado" no cartão fica sempre disponível para uso pelo educando, independentemente do modo ou da quantia escolhida.

 

| 2018.09.20  |   O Diretor                                                           topo

 

28.setembro.2018

DIA EUROPEU DO DESPORTO ESCOLAR

No dia Europeu do Desporto Escolar pretende-se desenvolver um conjunto de atividades debaixo da cúpula do Kids Athletics.

Este conceito de Kids Athletics apresenta aos alunos a modalidade de Atletismo numa vertente mais lúdica e entusiasta.

 

1. QUINTA NOVA DA TELHA

 

Turmas interessadas em participar no dia 28 de Setembro (2º e 3º Anos):

* EB Barreiro - 1º D, 2º E, 3º D, 4º D, 4º E, 4º D

* EB Barreiro nº 9 - 1º C, 3º B, 3º C, 4º C

A estas juntar-se-ão as que estão em aula curricular de EF.

A atividade desenvolver-se-á em circuito por estações, com as turmas a passarem por todas as estações.

Em cada estação as turmas irão "descobrir" os saltos, corridas e lançamentos próprios do atletismo.

 

2. ESCOLA SECUNDÁRIA CASQUILHOS

 

A Escola Secundária de Casquilhos organiza no próximo dia 28 de setembro de 2018, entre as 10:00 e as 12:00, um “Passeio de bicicleta”, integrado na comemoração do “Dia Europeu do Desporto Escolar”.

Os alunos concentram-se no Polidesportivo 1 (ESC) às 9:30.

Em grupos de 10 a 15, saem com 1 Professor através do portão para o Parque da Cidade.

A seguir, utilizam todos os traçados de ciclovias começando na Av. do Parque até à estação fluvial e regresso, depois de uma incursão na EBQNTelha.

 

3. MAIS INFORMAÇÕES

 

Devem ser contactados os professores do Grupo de Educação Física para mais informações.

 

| 2018.09.19  |   Professor Pedro Cabanas   |                                               topo

 

19.setembro.2018

BOLSAS DE MÉRITO

Informam-se os alunos a frequentar o Ensino Secundário, subsidiados pela Ação Social Escolar (escalão A ou escalão B), que o prazo para a candidatura à Bolsa de Mérito decorre até ao dia 30 de setembro de 2018.

 

Condições para obtenção da bolsa:

No ano letivo anterior o aluno deverá ter frequentado todas as disciplinas do plano de estudos e ter tido aproveitamento a todas as disciplinas;

Entende-se por mérito a obtenção de classificação média anual, no ano letivo anterior, igual ou superior a:

·        Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 10º ano: quatro valores no 9º ano;

·        Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 11º ano: catorze valores no 10º ano;

·        Para os alunos candidatos à bolsa a frequentar o 12º ano: catorze valores no 11º ano.

 

Os alunos podem adquirir o impresso de candidatura na Portaria da escola e no SASE.

Após o preenchimento e respetiva assinatura pelo/a Encarregado/a de Educação deve ser entregue no SASE.

 

| 2018.09.17  |    Professor Carlos Pedro    |                                              topo

 

18.setembro.2018

HORÁRIOS - CONTRATAÇÃO DE ESCOLA

Informa-se que o Agrupamento de Escolas de Casquilhos, Barreiro, pretende contratar docentes para os seguintes horários:

 

Horário 19, GR 290 (EMRC): 5 horas letivas semanais

     - Lista ordenada, GR 290 (EMRC)

Horário 20, GR 120 (Inglês, 1º ciclo): 5 horas letivas semanais

     - Lista ordenada, GR 120 (Inglês, 1º ciclo)

Horário 21, GR 400 (História): 6 horas letivas semanais

     - Lista ordenada, GR 400 (História)

Horário 22, GR 500 (Matemática): 6 horas letivas semanais

     - Lista ordenada, GR 500 (Matemática)

Horário 23, GR 550 (Informática): 4 horas letivas semanais

     - Lista ordenada, GR 550 (Informática)

 

(GR =  Grupo de Recrutamento)

 

A candidatura deverá ser efetuada através da plataforma SIGRHE.

 

Após o término da mesma, aplicar-se-ão os seguintes critérios:

 

Critérios Obrigatórios

Graduação Profissional - Ponderação 100%

- Graduação Profissional - nos Termos do n.º 1 do artigo 11.º do DL n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor, ou

- Classificação académica - nos Termos do n.º 1, da alínea b) do artigo 11.º do DL n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor (se não possuir Qualificação Profissional)

 

Informação

Para efeitos de desempate é utilizado o previsto no n.º 2 do artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação em vigor.

Em caso de igualdade na graduação, a ordenação dos candidatos respeita a seguinte ordem de preferências:

a)      Candidatos com classificação profissional mais elevada, nos termos do artigo anterior;

b)      Candidatos com maior tempo de serviço docente prestado após a profissionalização;

c)       Candidatos com maior tempo de serviço docente prestado antes da profissionalização;

d)      Candidatos com maior idade;

e)      Candidatos com o número de candidatura mais baixo.

 

Barreiro, 18 de setembro de 2018

 

O Diretor

 

Luís Miguel Mota Rino

 

| 2018.09.18  |   O Diretor   |                                                         topo

 

17.setembro.2018

DOCENTES EM FALTA - 1.º CICLO

Informa-se que os docentes em falta no 1º ciclo (Escola Básica do Barreiro e Escola Básica n.º 9 do Barreiro) irão iniciar as atividades docentes amanhã, dia 18 de setembro, terça-feira.

 

| 2018.09.17  |                                                               topo

 

setembro.2018

ATUALIZAÇÃO DO SITE

Chama-se a atenção que muitos computadores não leem as páginas atualizadas deste site; em vez disso, para acelerar o acesso, os computadores leem a cache, ou seja, a versão que foi consultada pela última vez.

Nos computadores, aconselhamos a fazer CTRL+F5; nos telemóveis ou outros dispositivos deve ser limpo o histórico de navegação.

 

| 2018.09.12  |                                                             topo

 

10 a 21.setembro.2018

CONCURSO PARA ASSISTENTES OPERACIONAIS (HORAS DE LIMPEZA)

Encontra-se aberto, pelo prazo de 10 dias (10 a 21 de setembro de 2018), procedimento concursal para 8 (oito) contratos a tempo parcial para  assistente operacional (horas de limpeza) de acordo com o Aviso n.º 12872/2018, de 7 de setembro, publicado no Diário da República.

Os contratos terminam a 21 de junho de 2019.

O formulário de candidatura pode ser descarregado aqui ou obtido na Portaria da Escola Secundária de Casquilhos.

Chama-se a atenção que devem ser cumpridos os procedimentos descritos nesse aviso, sob pena de exclusão do concurso.

 

| 2018.09.09  |  A Direção  |                                           topo

 

setembro.2018

INÍCIO DO ANO LETIVO - INFORMAÇÕES DIVERSAS

1 - A publicação do Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, veio introduzir algumas alterações nos currículos dos alunos que, este ano, se aplicam às turmas que iniciam os diversos ciclos de escolaridade (1º, 5º, 7º e 10º anos).

Estas alterações irão estender-se, progressivamente, aos restantes anos de escolaridade, nos próximos anos letivos.

Entretanto, em 1018/19, os restantes anos de escolaridade (2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º, 11º e 12º anos) irão reger-se pelo disposto no Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho.

2 - As alterações nos anos iniciais levaram a que o Conselho Pedagógico aprovasse articulações horárias complexas, no sentido de propiciar aos alunos as melhores aprendizagens possíveis.

Estas articulações levarão à existência de desdobramentos (momentos em que os professores de diversas disciplinas trabalharão apenas com metade da turma de cada vez) que serão explicados aos alunos e aos encarregados de educação nas receções e/ou no início do ano letivo.

3 - Na sequência destas alterações, o Conselho Pedagógico, por proposta da Direção, entendeu regressar aos tempos letivos de 50 minutos que parecem ser mais adequados aos objetivos pedagógicos pretendidos.

Assim, a Escola Secundária de Casquilhos e a Escola Básica da Quinta Nova da Telha passarão a ter o seguinte horário letivo:

 

Tempos Letivos

 

Início

Fim

1

08:20

09:10

2

09:15

10:05

3

10:25

11:15

4

11:25

12:15

5

12:20

13:10

ALMOÇO

7

14:15

15:05

8

15:10

16:00

9

16:10

17:00

10

17:05

17:55

Chamamos a atenção que, mesmo com as alterações introduzidas, a quase totalidade dos alunos que têm de ter disciplinas à tarde terminam as atividades letivas por volta das 16:00.

3 - Refletindo a qualidade do ensino e das atividades desenvolvidas por este Agrupamento, houve este ano um afluxo enorme de alunos que se candidataram aos diversos anos de escolaridade e estabelecimentos de ensino.

Infelizmente, não temos capacidade para receber todos, como era nosso desejo e dos encarregados de educação. Mesmo assim, fizemos um esforço enorme que se reflete no facto de todas as turmas estarem no limite máximo permitido por lei.

Chamamos a atenção que dificilmente serão aceites pedidos de mudança de turma visto cada uma delas estar completamente "cheia".

4 - O envelhecimento dos assistentes operacionais do Agrupamento leva a que um número anormalmente elevado se encontre neste momento doente. Iniciámos já o processo para abertura de um procedimento concursal para 8 assistentes, com horário parcial (3,5 horas diárias) mas que não sabemos ainda quando estará concluído.

Assim, vimo-nos obrigados a encerrar, neste início de ano escolar, as Bibliotecas da Escola Secundária de Casquilhos e da Escola Básica da Quinta Nova da Telha.

4 - As atividades letivas irão iniciar-se em todas as escolas no dia 17 de setembro, de acordo com o horário semanal da turma de cada aluno.

 

Neste início de ano letivo, não quero deixar de, em meu nome e da grande equipa deste Agrupamento que trabalha diariamente com os nossos/as e vossos/as meninos/as, desejar a todos um ótimo ano letivo, que traga a cada um o sucesso educativo e profissional que todos desejamos.

 

Barreiro, 9 de setembro de 2018

 

O Diretor

Luís Miguel Mota Rino

 

| 2018.09.09  |  O Diretor  |                                           topo

 

10.setembro.2018

HORÁRIOS SEMANAIS DAS TURMAS

Os horários semanais das turmas deste Agrupamento (do 5º ao 12º ano) foram afixados na escola sede e na Escola Básica da Quinta Nova da Telha dia 10 de setembro, pelas 16:00.

Serão também divulgados neste site, na página de Turmas/Horários, à mesma hora.

Chama-se a atenção que os anos iniciais de ciclo (1º, 5º, 7º e 10º anos) se regem pelo Decreto-Lei 55/2018, de 6 de julho, enquanto os restantes anos continuam abrangidos pelo Decreto-Lei 139/2012, de 5 de julho.

Isto significa diferenças nos vários currículos e no modo como se organizam as disciplinas pelo que a explicação destes horários será feita pelos Diretores de Turma nas receções aos alunos/encarregados de educação no calendário divulgado em baixo.

NOTA: Lembramos que estes horários podem sofrer ainda algumas pequenas correções e ajustes pelo que não devem ser entendidos como definitivos.

 

| 2018.09.09  |  A Direção  |                                           topo

 

14.setembro.2018

RECEÇÕES AOS ALUNOS / ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

As receções serão realizadas de acordo com o seguinte calendário:

 

EDUCAÇÃO PRÉ ESCOLAR

Escola

Dia

Hora

E. B. da QUINTA NOVA DA TELHA

14.set. (sexta- feira)

10:00

ESCOLA BÁSICA N.º 9

9:30

ESCOLA BÁSICA DO BARREIRO

9:30

ESCOLA BÁSICA DE PALHAIS

9:30

 

1º CICLO

Escola

Anos Dia

Hora

E. B. da QUINTA NOVA DA TELHA

1º ano

14.set. (sexta- feira)

14:00
2º, 3º e 4º anos 16:00

ESCOLA BÁSICA N.º 9

Todos os anos 10:30

ESCOLA BÁSICA DO BARREIRO

ESCOLA BÁSICA DE PALHAIS

 

2º e 3º CICLO e SECUNDÁRIO

Escola

Anos Dia

Hora

E. B. da QUINTA NOVA DA TELHA

5º ano

14.set. (sexta- feira)

9:30

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS

9º ano 9:30
10º ano 11:00

 

 

| 2018.09.09 |  A Direção  |                                         topo

 

11 a 13.setembro.2018

REUNIÕES: CONSELHOS DE TURMA

As primeiras reuniões de conselhos de turma irão realizar-se de acordo com o calendário que pode ser consultado aqui.

Todos os conselhos de turma se realizam na escola sede do Agrupamento (Escola Secundária de Casquilhos)

 

| 2018.09.07  |  A Direção  |                                           topo

 

05.setembro.2018

LISTA DE ALUNOS POR TURMA

Informa-se que as listas de alunos por turma serão afixadas no próximo dia 5 de setembro, quarta-feira, na escola sede do Agrupamento (Escola Secundária de Casquilhos).

Os horários serão afixados em data a divulgar posteriormente.

 

| 2018.08.27 |  A Direção  |                                          topo

 

setembro.2018

MANUAIS ESCOLARES - 2018/2019

PRIMEIRO E SEGUNDO CICLOS

Nos termos dos artigos 170.º da Lei do Orçamento de Estado para 2018 e 64.º do Decreto-Lei de Execução Orçamental, informa-se quais os procedimentos para (...) aquisição de manuais escolares no âmbito da gratuidade (1.º e 2.º ciclos de escolaridade).

A aquisição e distribuição de manuais escolares no âmbito da gratuitidade serão geridos através da plataforma eletrónica criada para o efeito: MEGA (Manuais Escolares GrAtuitos).

Nesta plataforma, os encarregados de educação poderão descarregar o voucher para levantamento dos manuais escolares nas livrarias aderentes. Para aderir, cada livraria necessita apenas de se registar atempadamente na referida plataforma.

 

TERCEIRO CICLO E SECUNDÁRIO

1 - O Município do Barreiro (CMB) lançou a medida de atribuição de manuais escolares para todos os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário [exeto alunos com escalão A do ASE] que residam e estudem no concelho do Barreiro;

2 - Cada aluno candidato terá direito a 2 (dois) manuais escolares a título gratuito.

3 - Não se encontram contemplados na candidatura e no direito à atribuição dos manuais escolares os livros de fichas.

4 - No final do ano letivo os Pais/Encarregados de Educação obrigam-se a devolver ao Agrupamento de Escolas frequentado pelo aluno, os manuais que foram atribuídos ao seu educando, em estado de conservação que permita a sua reutilização.

5 - A atribuição dos manuais escolares implica o preenchimento do formulário para atribuição de manuais escolares, que está disponível para preenchimento nos diversos Agrupamentos de Escolas e no site da Câmara Municipal do Barreiro.

6 - Os manuais escolares oferecidos pelo Município do Barreiro são os das disciplinas base, Português e Matemática. No ensino secundário, se o curso não tiver a disciplina de matemática, será substituído por outro.

7 - Todas as informações relativas à iniciativa estarão disponíveis no site do Município do Barreiro, em www.cm-barreiro.pt.

 

Os manuais oferecidos pela CMB (do 7º ao 12º anos) serão entregues nos próximos dias 10 e 11 de setembro (segunda e terça-feira), na Biblioteca da Escola Básica da Quinta Nova da Telha, no seguinte horário:

09:30-12:30 e 14:15-16.30

Os manuais serão entregues ao/à encarregado/a de educação ou a um adulto que o/a represente.

 

Serão entegues nos próximos dias 13, 14 e 17 de setembro (quinta a segunda-feira), também na Biblioteca da Escola Básica da Quinta Nova da Telha, no mesmo horário os manuais subsidiados pela Ação Social Escolar:

09:30-12:30 e 14:15-16.30

As fichas serão entregues ao/à encarregado/a de educação ou a um adulto que o/a represente.

 

A lista de manuais escolares aprovados para os diversos anos de escolaridade pode ser consultada na página de Manuais Escolares.

 

 

| 2018.08.27 |                                                                                                                topo

 

junho.2018

CALENDÁRIO LETIVO PARA 2018/2019

O Ministério da Educação fez publicar o Despacho n.º 6020-A/2018, de 19 de junho, que define o calendário escolar para o ano letivo de 2018/2019.

O mesmo calendário, para além de definir o início e o fim dos 3 períodos e as interrupções escolares, fixa também as datas das provas de aferição, das provas finais de ciclo, das provas de equivalência à frequência e dos exames nacionais.

 

| 2018.08.28 |                                                                                                                              topo

 

26.junho.2018

2017/2018 - MEMÓRIA

Podes ver o que aconteceu no Agrupamento e foi publicado neste site clicando nas Notícias do 1.º período.

Podes também ver o que aconteceu no 2º período e o que aconteceu no 3º período.

Visitantes do site no 1º trimestre (01/01 a 31/03/2018): 10 673.

Visitantes do site no 2º trimestre (01/04 a 30/06/2018): 16 279.

 

| 2018.04.05  |                                                                                   topo