AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASQUILHOS - FAQ

 

As perguntas frequentes (FAQ) que apresentamos a seguir tentam responder às dúvidas de alunos, pais/encarregados de educação e docentes.

As questões e as respostas irão sendo atualizadas periodicamente.

Clica em cada pergunta para ver a respetiva resposta.

 

- AULAS

- PROTEÇÃO INDIVIDUAL

- ALIMENTAÇÃO

- QUESTÕES DIVERSAS

Dia 17 de setembro para todos os níveis de ensino e em todas as escolas do Agrupamento.
Consultando as listas de alunos (turmas) que foram afixadas nas respetivas escolas dia 8 de setembro. Não publicamos nomes de alunos na internet.
Está publicado em www.aecasquilhos.pt/turmas.htm desde 11 de setembro. Também não publicamos os nomes dos professores na Internet.
Sim, exceto nas aulas laboratoriais e nas aulas práticas de Educação Física. Poderá haver uma ou duas exceções em todo o Agrupamento (EMRC e algumas opções do 12ºano, por exemplo).
Sim, para sabermos quem estava ao pé de ti em caso de infeção. O teu educador/professor/diretor de turma tem uma planta da sala e a Direção também.
Não, a não ser em casos excecionais. Se tiveres problemas de visão ou audição deves dizer logo no primeiro dia de aulas.
Sim: Educação Física, Físico-Química, Ciências Naturais, Física e Química A e Biologia e Geologia.
Sim, mas em grupos reduzidos com cerca de metade dos alunos (turnos).
Não, cada aluno deve ter a sua bata que leva para casa e lava antes da aula seguinte. Depois de usada, não a deve deixar na escola.
Sim: como a tua sala é apenas ocupada pela tua turma, terás aulas teóricas na sala.
Não, o acesso aos duches estará vedado pois pode potenciar a propagação de infeções. Na Quinta Nova da Telha os balneários também estarão encerrados, enquanto nos Casquilhos servirão apenas para mudança de roupa.
Sim, havendo sempre o cuidado de serem higienizados entre cada aula. Chamamos a atenção para a nota publicada no site do Agrupamento no dia 22 de outubro.
Sim. Informa-te junto do teu professor de Educação Física.
Sim; no caso da CAF, depende do número de pais interessados; no caso das AEC e AAAF, existem em todas as escolas do Ensino Básico do Agrupamento. Os pais devem inscrever-se em https://inscricoes.atbrilhantes.pt/ ou contactar pelo mail paulino@atbrilhantes.pt ou pelo telefone 965 457 388.
Sim, mas cada escola do ensino básico poderá utilizar também outros portões para evitar aglomerações. Estará informação em cada escola e os funcionários darão as indicações necessárias.
Não, deves manter sempre a distância social e evitar provocar aglomerações.
Não. As orientações das autoridades de saúde impedem a saída das escolas e os contactos com outras possíveis cadeias de transmissão (cafés, minimercados, etc.).  Vê também a resposta 18.
Depende: se fores aluno do 5º ao 8º ano, deverás ficar num espaço aberto que te será indicado, fora do bloco, desde que mantenhas o distanciamento social e não perturbes as outras aulas; se frequentas desde o 9º até ao 12º anos, poderás ficar na sala. Excetua-se se o professor faltar ao(s) último(s) tempo(s) da manhã ou da tarde, em que podes ir mais cedo para casa se tiveres autorização do encarregado de educação/pais.
Não. Vê a resposta 17.
Sim, exceto para ir à casa de banho ou no intervalo de 15 minutos. Vê também a resposta 18.
Não, essa responsabilidade é de cada pai/encarregado de educação antes de saíres de casa para vires para a escola .
Os professores irão informar-te no início do ano do que foi decido nos Conselhos de Turma.
Os professores irão informar-te no início do ano do que foi decido nos Conselhos de Turma.
Não, nem deves emprestar os teus materiais aos teus colegas.
Não haverá visitas de estudo ou saídas organizadas pela escola enquanto vigorar o estado de contingência.
Sim, nomeadamente os apoios de Inglês (5º ano) e de Português e Matemática (6º ano).
Para os pais, não tem qualquer significado, destina-se apenas à organização das refeições. O azul é a hora de almoço das crianças.
Atividades Letivas.
Sim, quer dentro da escola, quer nos transportes públicos, quer na deslocação casa-escola e escola-casa.
Sim.
Sim: cada aluno, professor ou funcionário vai receber no primeiro dia de aulas um conjunto de 3 máscaras sociais, certificadas e laváveis para serem utilizadas até ao final do 1º período. Estas máscaras são mais amigas do ambiente. Compete ao encarregado de educação/pais garantir que seja devidamente lavada depois de utilizada.
O conjunto de 3 máscaras traz as instruções de lavagem: devem ser lavadas após 1 dia de uso, a 60 ºC, preferencialmente na máquina de lavar roupa, sem recurso à limpeza a seco e sem passar a ferro. Podem ser lavadas até 25 vezes e usadas bem secas.
Podes, desde que o encarregado de educação/pais garantam que a mesma é certificada.
Não, mas numa situação excecional (não recorrente), ser-te-á fornecida uma máscara descartável, o que deves evitar pelos motivos indicados em 31.
Não, o Agrupamento tem esse produto em quantidade suficiente e espalhou dispensadores pelas várias escolas pelas quais é responsável. Contudo, se quiseres, podes trazes.
Sim, sempre que foi possível, mas nem todos os alunos têm mesas individuais, havendo alguns que terão de se sentar lado a lado em mesas duplas. Isto deve-se à dimensão das turmas, à capacidade das salas e a não haver mesas individuais suficientes.
Não. Se houver alguma exceção (ver resposta 4), o teu lugar será higienizado depois de tu saíres da sala e antes de voltares.
Todos os dias: de manhã, antes de chegarem as turmas da tarde; à tarde, depois de saírem as turmas da manhã.
Os funcionários garantem que tal acontece.
Podes, mas deves ter em atenção 3 coisas: 1º, cada vez que entras e sais da sala, estás a perturbar os teus colegas e a aula; 2º, na casa de banho deves manter a distância social e esperar pela tua vez se já lá estiverem 2 pessoas; 3º lavar as mãos, antes e depois de a utilizares.
Sim, em todos os blocos há casas de banho abertas, mas deves ter atenção o que foi respondido em 39.
Não. Apenas as autoridades de saúde podem determinar a passagem do regime normal (aulas presenciais) para um regime misto ou à distância.
Não, o uso de máscara é obrigatório mas, se quiseres, podes acrescentar uma viseira. Não podes usar a viseira sem a máscara (só a polícia o pode fazer).
Sim, todos irão receber um conjunto de 3 máscaras. Ver 31.
Não, deves contactar a linha Saúde 24 (800 24 24 24) e seguir as suas indicações.
Não, deves contactar a linha Saúde 24 (800 24 24 24) e seguir as suas indicações.
Não deves tocar em nada, ir lavar as mãos e substituir a tua máscara por uma descartável. O professor irá pedir a uma funcionária que limpe o espaço.
Não, deves contactar a linha Saúde 24 (800 24 24 24) e seguir as suas indicações. Considera-se febre uma temperatura igual ou superior a 38 ºC.
Não, nem deves emprestar um se te pedirem: deves evitar sempre contacto com objetos que são manuseados por outras pessoas.
Sim, como sempre fizemos, mas com cuidados de higiene ainda mais redobrados.
Em regra, em casa. Casos excecionais, devem ser comunicados ao DT que articulará uma solução com a Direção.
Em regime de take away exceto para os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que almoçam no Refeitório da sua escola.
As marcações podem ser feitas (preferencialmente) online em http://sige.aecasquilhos.pt/PortalSIGE/ e presencialmente na papelaria da Quinta Nova da Telha e no Quiosque nos Casquilhos. O cartão tem de ter saldo suficiente para esta operação.
Vê a resposta 53.
Não, exceto nalguma situação excecional.
Não, deves ter o cuidado de trazer o "lanche" suficiente para todo o período das aulas.
Sim, mas cada utilizador tem o dever de desinfetar todos os botões antes e depois da utilização (para além de deixar tudo limpo, claro).
Não, vê a resposta 17.
Não, nem deves partilhar com outra pessoa qualquer líquido ou alimento sólido.
Na EB 9, na EB Barreiro e na EB Palhais, por transferência bancária para o IBAN 0007.0011.00170900008.30 (NOVO BANCO). O comprovativo da transferência deverá ser identificado com o nome do aluno e da escola a que pertence e ser enviado por e-mail para cmbarreiro.pagamentos@lx.itau.pt. Na Quinta Nova da Telha, o procedimento é como está descrito na resposta 53.
Sim: as bibliotecas escolares funcionarão apenas mediante requisição prévia, quer em situação de aula com acompanhamento do docente (máximo 1 turma), quer a título individual (aluno ou docente) para uso do espaço multimédia. O serviço de
empréstimo de livros para levar para casa estará disponível, encontrando-se os outros serviços suspensos (consulta de livros, estudo em grupo ou impressão de trabalhos).
Não: deve ser privilegiado o trabalho cooperativo à distância (Teams, por exemplo). Vê a resposta 60.
Sim, respeitando as distâncias de segurança.
Sim mas tens o dever de desinfetar o espaço ocupado, assim como o teclado/rato/impressora antes e depois de os utilizares.
Sim, mas só quando for mesmo necessário. Nunca deve ser partilhado e para acederes ao cacifo tens de garantir as regras de higiene e distanciamento social.
Sim, mas devem fazer os pedidos preferencialmente para o email secretaria@aecasquilhos.pt ou através do telefone 21 214 83 70.
As razões podem ser variadas. Coloque a questão para o mail direcao@aecasquilhos.pt .
Sim, mas tem de ter a aplicação (app) Caderneta Digital instalada no telemóvel. Veja a nota no site do Agrupamento.
Sim, mas deve evitar comparecer na escola. Utilize o mail que ele lhe irá fornecer. As respostas serão enviadas semanalmente durante a hora de atendimento. Pode ligar para o telefone da respetiva escola (ver a página de Contactos no site do Agrupamento) e pedir para falar com ele na hora de atendimento.
Sim. Esse calçado será utilizado pela criança dentro das instalações escolares.
Sim, desde que seja possível localizá-lo. O pedido deve ser feito ao professor da disciplina e/ou ao DT.
Os esclarecimentos são prestados pelos serviços da Câmara Municipal do Barreiro. Veja a informação de 18 de julho no site do Agrupamento ou ligue para 21 206 8199.